Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zelio, Anita Carmen Rossetto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12551
Resumo: Pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio-SC, nos anos de 2007 e 2008, com a participação de 262 alunos residentes, 227 pais de alunos residentes, 08 servidores da CGAE e 16 professores. O objetivo principal da pesquisa foi identificar as dificuldades e possibilidades no processo de integração da EAFSombrio com as famílias dos alunos residentes. Com este trabalho buscamos compreender as dificuldades que se estabelecem neste campo e sugerir possibilidades de melhorias nesta relação. A investigação valeu-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados utilizando questionários semi-estruturados, aplicados em alunos residentes, seus pais, professores e servidores da CGAE. Esta pesquisa enfocou as características institucionais e familiares que interagem na produção da qualidade de ensino e da excelência escolar. Neste sentido, buscamos investigar quais os fatores que aproximam ou afastam as famílias da escola e as estratégias que podem facilitar essa aproximação. Para o desenvolvimento da pesquisa foi necessário analisar o perfil das famílias que investem na escolaridade dos filhos, quanto ao acompanhamento mais próximo de sua vida escolar. A hipótese inicial quanto à relação escola-família foi ratificada, confirmando a sua importância na construção da identidade e autonomia do aluno, principalmente o aluno residente (regime de internato). A partir da parceria escola e família, estas duas instituições, embora de características distintas com que realizam sua função formativa de crianças e jovens, são complementares e podem atuar de forma integrada, contribuindo assim, para o crescimento institucional, o desenvolvimento humano e a integração da escola com as famílias.
id UFRRJ-1_4acca626fea8cc44bad6ff6983bcf58b
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12551
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Zelio, Anita Carmen RossettoPaula, Lucília Augusta Lino de582.372.167-68http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769020J1690.252.820-912023-12-22T02:11:24Z2023-12-22T02:11:24Z2009-11-11ZELIO, Anita Carmen Rossetto. Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes. 2009. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12551Pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio-SC, nos anos de 2007 e 2008, com a participação de 262 alunos residentes, 227 pais de alunos residentes, 08 servidores da CGAE e 16 professores. O objetivo principal da pesquisa foi identificar as dificuldades e possibilidades no processo de integração da EAFSombrio com as famílias dos alunos residentes. Com este trabalho buscamos compreender as dificuldades que se estabelecem neste campo e sugerir possibilidades de melhorias nesta relação. A investigação valeu-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados utilizando questionários semi-estruturados, aplicados em alunos residentes, seus pais, professores e servidores da CGAE. Esta pesquisa enfocou as características institucionais e familiares que interagem na produção da qualidade de ensino e da excelência escolar. Neste sentido, buscamos investigar quais os fatores que aproximam ou afastam as famílias da escola e as estratégias que podem facilitar essa aproximação. Para o desenvolvimento da pesquisa foi necessário analisar o perfil das famílias que investem na escolaridade dos filhos, quanto ao acompanhamento mais próximo de sua vida escolar. A hipótese inicial quanto à relação escola-família foi ratificada, confirmando a sua importância na construção da identidade e autonomia do aluno, principalmente o aluno residente (regime de internato). A partir da parceria escola e família, estas duas instituições, embora de características distintas com que realizam sua função formativa de crianças e jovens, são complementares e podem atuar de forma integrada, contribuindo assim, para o crescimento institucional, o desenvolvimento humano e a integração da escola com as famílias.Research carried through at Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, in the years 2007 and 2008, with participation of 262 resident students, 08 servers of the General Coordination of Student Assistance (CGAE) and 16 teachers. The main objective of the research was to identify the difficulties and possibilities in the process of integration of the EAFSombrio (school) with the families of the resident students. With this work we search to understand the difficulties that establish in this field and to suggest possibilities of improvements in these relations. The inquiry used qualitative research, with collect of data using half-structuralized questionnaires applied with resident students, its parents, teachers and servers of the CGAE. This research focused the institution and familiar characteristics that interact in the production of the quality of education and the school excellence. In this direction, it searched to investigate which the factors that approach or move away the families from the school and the strategies that can facilitate this approach; and to analyze the profile of the families that invest in the scholarity of the children in direction to the accompaniment next to the school life. Thus, the research has as result to ratify the relation school-family, and its importance in the construction of the identity and autonomy of the student, mainly the resident student (regimen of boarding school). Therefore from the partnership school and family, these two institutions, even so of distinct characteristics that they carry through its formative function of children and young, they are complementary and can act of integrated form, thus contributing for the institution growth, the human development and the integration of the school with the families.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducaçãorelação escola-famíliaalunos residentesintegraçãoeducationrelation school-familyresident studentsintegrationEducaçãoDificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentesDifficulties and possibilities in the process of integration of Escola Agrotécnica Federal de Sombrio with the families of the resident studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3731/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17960/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24250/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30649/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/37057/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43429/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49791/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56212/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/164Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Anita Carmem Rossetto Zilio.pdf: 1722376 bytes, checksum: eeea501aa6a3e7e0f767e24395ad3443 (MD5) Previous issue date: 2009-11-11info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Anita Carmem Rossetto Zilio.pdf.txtExtracted Texttext/plain196929https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12551/1/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.txt40177a733c333efb5ab7f0491fe43028MD51ORIGINAL2009 - Anita Carmem Rossetto Zilio.pdfapplication/pdf1722453https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12551/2/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf496ba6ae3f1ce0522082148f53637065MD52THUMBNAIL2009 - Anita Carmem Rossetto Zilio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12551/3/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD5320.500.14407/125512023-12-21 23:11:24.466oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Difficulties and possibilities in the process of integration of Escola Agrotécnica Federal de Sombrio with the families of the resident students
title Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes
spellingShingle Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes
Zelio, Anita Carmen Rossetto
educação
relação escola-família
alunos residentes
integração
education
relation school-family
resident students
integration
Educação
title_short Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes
title_full Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes
title_fullStr Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes
title_full_unstemmed Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes
title_sort Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes
author Zelio, Anita Carmen Rossetto
author_facet Zelio, Anita Carmen Rossetto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zelio, Anita Carmen Rossetto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Lucília Augusta Lino de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 582.372.167-68
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769020J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 690.252.820-91
contributor_str_mv Paula, Lucília Augusta Lino de
dc.subject.por.fl_str_mv educação
relação escola-família
alunos residentes
integração
topic educação
relação escola-família
alunos residentes
integração
education
relation school-family
resident students
integration
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv education
relation school-family
resident students
integration
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Pesquisa realizada na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio-SC, nos anos de 2007 e 2008, com a participação de 262 alunos residentes, 227 pais de alunos residentes, 08 servidores da CGAE e 16 professores. O objetivo principal da pesquisa foi identificar as dificuldades e possibilidades no processo de integração da EAFSombrio com as famílias dos alunos residentes. Com este trabalho buscamos compreender as dificuldades que se estabelecem neste campo e sugerir possibilidades de melhorias nesta relação. A investigação valeu-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados utilizando questionários semi-estruturados, aplicados em alunos residentes, seus pais, professores e servidores da CGAE. Esta pesquisa enfocou as características institucionais e familiares que interagem na produção da qualidade de ensino e da excelência escolar. Neste sentido, buscamos investigar quais os fatores que aproximam ou afastam as famílias da escola e as estratégias que podem facilitar essa aproximação. Para o desenvolvimento da pesquisa foi necessário analisar o perfil das famílias que investem na escolaridade dos filhos, quanto ao acompanhamento mais próximo de sua vida escolar. A hipótese inicial quanto à relação escola-família foi ratificada, confirmando a sua importância na construção da identidade e autonomia do aluno, principalmente o aluno residente (regime de internato). A partir da parceria escola e família, estas duas instituições, embora de características distintas com que realizam sua função formativa de crianças e jovens, são complementares e podem atuar de forma integrada, contribuindo assim, para o crescimento institucional, o desenvolvimento humano e a integração da escola com as famílias.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:11:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:11:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZELIO, Anita Carmen Rossetto. Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes. 2009. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12551
identifier_str_mv ZELIO, Anita Carmen Rossetto. Dificuldades e possibilidades no processo de integração da Escola Agrotécnica Federal de Sombrio com as famílias dos alunos residentes. 2009. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12551/1/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12551/2/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12551/3/2009%20-%20Anita%20Carmem%20Rossetto%20Zilio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 40177a733c333efb5ab7f0491fe43028
496ba6ae3f1ce0522082148f53637065
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108229161582592