Abordagem lúdico-experimental para o ensino de química: uma sequência didática para a abordagem do conceito de acidez e basicidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15740 |
Resumo: | Como forma de trabalhar os conceitos químicos de forma mais contextualizada e relacionados com o cotidiano dos alunos, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática (SD) sobre o tema acidez e basicidade, aplicada a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A escolha da SD como metodologia de ensino deveu-se ao fato de ser uma proposta de ensino onde é possível utilizar variadas estratégias metodológicas e recursos didáticos para abordar determinado tema. Quando uma SD é bem planejada, ela pode facilitar a aprendizagem, trazer uma maior motivação para a aula e tornar o aluno mais participativo no processo. Antes de iniciar as atividades propostas pela sequência didática, foi realizado um questionário com oito perguntas abertas com o objetivo de levantar as ideias prévias dos alunos em relação ao conteúdo de ácidos e bases, conceito de pH, e saber se tais temas estavam presentes no cotidiano deles. Após esse levantamento, a SD foi executada em 5 aulas e a metodologia utilizada foram as atividades de problematização, de leitura, atividades lúdicas e experimentais. As atividades aplicadas tiveram como objetivos: a busca de uma aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos, baseada na teoria de David Ausubel; e alunos mais protagonistas na construção do conhecimento, sendo orientados pelo professor, baseado em um dos principais pressupostos de Vygotsky, o processo de mediação. Diante das atividades realizadas pelos discentes, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, uma evolução dos conhecimentos e um comportamento participativo e motivado dos alunos durante as aulas, atingindo assim o principal objetivo do trabalho, propiciar aos estudantes uma aprendizagem significativa. |
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Marinho, Carla Cristina de SouzaSantos, Andressa Esteves de Souza dos032.496.947-38Almeida, Vanessa Gomes Kelly100.094.987-70Santos, Andressa Esteve de Souza dosGuedes, Guilherme PereiraSantos, André Marques dosSantos, Claudio Eduardo Rodrigues dosSantos, Ana Cristina Souza dos056.969.517-16http://lattes.cnpq.br/90060610877035402023-12-22T03:21:51Z2023-12-22T03:21:51Z2021-07-30MARINHO, Carla Cristina de Souza. Abordagem lúdico-experimental para o ensino de química: uma sequência didática para a abordagem do conceito de acidez e basicidade. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Seropédica, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15740Como forma de trabalhar os conceitos químicos de forma mais contextualizada e relacionados com o cotidiano dos alunos, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática (SD) sobre o tema acidez e basicidade, aplicada a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A escolha da SD como metodologia de ensino deveu-se ao fato de ser uma proposta de ensino onde é possível utilizar variadas estratégias metodológicas e recursos didáticos para abordar determinado tema. Quando uma SD é bem planejada, ela pode facilitar a aprendizagem, trazer uma maior motivação para a aula e tornar o aluno mais participativo no processo. Antes de iniciar as atividades propostas pela sequência didática, foi realizado um questionário com oito perguntas abertas com o objetivo de levantar as ideias prévias dos alunos em relação ao conteúdo de ácidos e bases, conceito de pH, e saber se tais temas estavam presentes no cotidiano deles. Após esse levantamento, a SD foi executada em 5 aulas e a metodologia utilizada foram as atividades de problematização, de leitura, atividades lúdicas e experimentais. As atividades aplicadas tiveram como objetivos: a busca de uma aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos, baseada na teoria de David Ausubel; e alunos mais protagonistas na construção do conhecimento, sendo orientados pelo professor, baseado em um dos principais pressupostos de Vygotsky, o processo de mediação. Diante das atividades realizadas pelos discentes, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, uma evolução dos conhecimentos e um comportamento participativo e motivado dos alunos durante as aulas, atingindo assim o principal objetivo do trabalho, propiciar aos estudantes uma aprendizagem significativa.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTo work the chemical concepts in a more contextualized way and more related to the daily life of the students, this research aimed the elaboration of a didactic sequence (DS) on the theme acidity and basicity, applied to a class of the 9th grade of elementary school. I have chosen a DS as a teaching methodology since it is a teaching proposal where it is possible to use several methodological strategies and didactic resources to address a given theme. When a DS is well planned, it can facilitate learning, bring greater motivation to the class and make students more participative in the process. Before starting the activities proposed by the didactic sequence, a questionnaire with eight open questions was conducted in order to raise the students' previous ideas regarding the content of acids and bases, pH concept, and whether such themes were present in their daily lives. After this survey, the DS was performed in 5 classes and the methodology used were problematization, reading, recreational and experimental activities. The applied activities had as objectives: the search for a meaningful and contextualized learning of the contents, based on David Ausubel’s theory; and students who act as protagonists in the construction of knowledge, being guided by the teacher, based on one of Vygotsky’s main assumptions, the mediation process. Given the activities carried out by the students, it was possible to perceive the progress achieved with this teaching strategy, an evolution of knowledge and a participatory and motivated behavior of the students during the classes, thus achieving the main objective of the work, providing students with purposeful learning.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de QuímicaAprendizagem significativarecursos didáticosacidez e basicidadepurposeful learningdidactic resourcesacidity and basicityQuímicaEducaçãoAbordagem lúdico-experimental para o ensino de química: uma sequência didática para a abordagem do conceito de acidez e basicidadeLúdico-experimental approach to chemistry teaching: a didactic sequence to teach the concept of acidity and basicityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES FILHO, J. P. 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Como forma de trabalhar os conceitos químicos de forma mais contextualizada e relacionados com o cotidiano dos alunos, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática (SD) sobre o tema acidez e basicidade, aplicada a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A escolha da SD como metodologia de ensino deveu-se ao fato de ser uma proposta de ensino onde é possível utilizar variadas estratégias metodológicas e recursos didáticos para abordar determinado tema. Quando uma SD é bem planejada, ela pode facilitar a aprendizagem, trazer uma maior motivação para a aula e tornar o aluno mais participativo no processo. Antes de iniciar as atividades propostas pela sequência didática, foi realizado um questionário com oito perguntas abertas com o objetivo de levantar as ideias prévias dos alunos em relação ao conteúdo de ácidos e bases, conceito de pH, e saber se tais temas estavam presentes no cotidiano deles. Após esse levantamento, a SD foi executada em 5 aulas e a metodologia utilizada foram as atividades de problematização, de leitura, atividades lúdicas e experimentais. As atividades aplicadas tiveram como objetivos: a busca de uma aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos, baseada na teoria de David Ausubel; e alunos mais protagonistas na construção do conhecimento, sendo orientados pelo professor, baseado em um dos principais pressupostos de Vygotsky, o processo de mediação. Diante das atividades realizadas pelos discentes, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, uma evolução dos conhecimentos e um comportamento participativo e motivado dos alunos durante as aulas, atingindo assim o principal objetivo do trabalho, propiciar aos estudantes uma aprendizagem significativa. |
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