O uso de equipamentos de proteção individual - EPIs na educação profissional do IFAM Campus Parintins: sensibilizar para prevenir acidentes e promover saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12641 |
Resumo: | O presente estudo teve como questão investigativa o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas atividades práticas das turmas do 3º Ano do Curso Técnico Integrado de Agropecuária e 3º Módulo Subsequente de Recursos Pesqueiros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi avaliar a percepção de servidores (docentes, técnicos agrícolas) e discentes das turmas citadas sobre a importância do uso de EPIs na promoção da saúde e prevenção de acidentes, durante as atividades práticas dos cursos. A metodologia, predominantemente qualitativa, teve como instrumentos de produção de dados, a observação participante e entrevistas semiestruturadas, sendo realizada com uma amostra referente aos servidores que atuam nessas turmas, além de discentes do referido curso. Os resultados apontam para o não uso de EPIs, inexistência de normas internas relativas à saúde e segurança de servidores e discentes, a não obrigatoriedade de fornecimento de EPIs a servidores e inexistência de legislação clara quanto a fornecer EPIs para discentes. O estudo, ora apresentado, por ser inédito no IFAM, poderá contribuir para o aprimoramento de políticas de promoção da saúde e prevenção de acidentes, tendo como base a sensibilização de gestores, servidores e discentes quanto à segurança das atividades práticas de laboratório e campo. |
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Pimentel, Reidevandro Machado da SilvaThomé, Sandra Maria GomesCPF: 089.233.787-71Sanavria, ArgemiroVilela, Joice aparecida RezendeCPF: 585.564.512-68http://lattes.cnpq.br/30454152977006272023-12-22T02:14:47Z2023-12-22T02:14:47Z2019-09-24PIMENTEL, Reidevandro Machado da Silva. O uso de equipamentos de proteção individual - EPIs na educação profissional do IFAM Campus Parintins: sensibilizar para prevenir acidentes e promover saúde. 2019. 67 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12641O presente estudo teve como questão investigativa o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas atividades práticas das turmas do 3º Ano do Curso Técnico Integrado de Agropecuária e 3º Módulo Subsequente de Recursos Pesqueiros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi avaliar a percepção de servidores (docentes, técnicos agrícolas) e discentes das turmas citadas sobre a importância do uso de EPIs na promoção da saúde e prevenção de acidentes, durante as atividades práticas dos cursos. A metodologia, predominantemente qualitativa, teve como instrumentos de produção de dados, a observação participante e entrevistas semiestruturadas, sendo realizada com uma amostra referente aos servidores que atuam nessas turmas, além de discentes do referido curso. Os resultados apontam para o não uso de EPIs, inexistência de normas internas relativas à saúde e segurança de servidores e discentes, a não obrigatoriedade de fornecimento de EPIs a servidores e inexistência de legislação clara quanto a fornecer EPIs para discentes. O estudo, ora apresentado, por ser inédito no IFAM, poderá contribuir para o aprimoramento de políticas de promoção da saúde e prevenção de acidentes, tendo como base a sensibilização de gestores, servidores e discentes quanto à segurança das atividades práticas de laboratório e campo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present study had as investigative question the use of Personal Protective Equipments (PPEs) in the practical activities of the 3rd year of Integrated Agriculture Technical Course and 3rd year of Subsequent Module of the Fishing Resources classes, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas. - Campus Parintins. Considering this, the general objective of the research was to evaluate the perception of the servants (teachers, agricultural technicians) and students of the mentioned classes about the importance of the use of PPEs in health promotion and accident prevention during the practical activities of the courses. The methodology was predominantly qualitative, as instruments of data production, the participant observation and semi-structured interviews which were carried out with a sample referring to the servers who work in these classes, besides the students of the referred course. The results pointed to the non-use of PPEs, the lack of internal rules regarding the health and safety of servers and students, the no-obligation to provide PPEs for servers and the lack of clear legislation regarding the supply of PPEs for students. This present study, which is unprecedented at IFAM, may contribute to the improvement of health promotion and accident prevention policies based on the awareness of managers, servants and students about the safety of practical laboratory and field activities.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEquipamento de Proteção IndividualEducaçãoPromoção da SaúdePrevenção de AcidentesPersonal Protective EquipmentEducationHealth PromotionAccident PreventionEducaçãoO uso de equipamentos de proteção individual - EPIs na educação profissional do IFAM Campus Parintins: sensibilizar para prevenir acidentes e promover saúdeThe use of personal protective equipments - PPEs in the professional education at IFAM Campus Parintins: raising awareness to prevent accidents and promote healthinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisACRITICA. 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O uso de equipamentos de proteção individual - EPIs na educação profissional do IFAM Campus Parintins: sensibilizar para prevenir acidentes e promover saúde Pimentel, Reidevandro Machado da Silva Equipamento de Proteção Individual Educação Promoção da Saúde Prevenção de Acidentes Personal Protective Equipment Education Health Promotion Accident Prevention Educação |
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O presente estudo teve como questão investigativa o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas atividades práticas das turmas do 3º Ano do Curso Técnico Integrado de Agropecuária e 3º Módulo Subsequente de Recursos Pesqueiros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi avaliar a percepção de servidores (docentes, técnicos agrícolas) e discentes das turmas citadas sobre a importância do uso de EPIs na promoção da saúde e prevenção de acidentes, durante as atividades práticas dos cursos. A metodologia, predominantemente qualitativa, teve como instrumentos de produção de dados, a observação participante e entrevistas semiestruturadas, sendo realizada com uma amostra referente aos servidores que atuam nessas turmas, além de discentes do referido curso. Os resultados apontam para o não uso de EPIs, inexistência de normas internas relativas à saúde e segurança de servidores e discentes, a não obrigatoriedade de fornecimento de EPIs a servidores e inexistência de legislação clara quanto a fornecer EPIs para discentes. O estudo, ora apresentado, por ser inédito no IFAM, poderá contribuir para o aprimoramento de políticas de promoção da saúde e prevenção de acidentes, tendo como base a sensibilização de gestores, servidores e discentes quanto à segurança das atividades práticas de laboratório e campo. |
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PIMENTEL, Reidevandro Machado da Silva. O uso de equipamentos de proteção individual - EPIs na educação profissional do IFAM Campus Parintins: sensibilizar para prevenir acidentes e promover saúde. 2019. 67 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019. |
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