O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Marília Monitchele Macêdo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13930
Resumo: A presente dissertação tem como proposta analisar os elementos discursivos da série de filmes Why We Fight, produzida por Frank Capra entre 1942 e 1945, logo após a entrada oficial dos EUA na Segunda Guerra Mundial, e suas imbricações com o nacionalismo estadunidense. Para tal, apresentaremos o diretor, indicando algumas de suas visões de mundo e posicionamentos sociais e políticos, falaremos sobre a construção narrativa e os elementos fílmicos dos documentários analisados e nos deteremos em seus elementos retóricos e suas funções sociais e discursivas. Além disso, este material analítico apresenta elementos comparativos, trazendo filmes de Capra em outras fases de sua vida e de outros diretores que produziram no mesmo período, elencando características que podem ser comparáveis com o trabalho do diretor Ítalo-americano e oferecendo uma base mais sólida de análise. Tal esforço nos ajuda a compreender a potência dos objetos de cultura (no nosso caso o cinema) como campo de análise das disputas sociais e militares, bem como seu uso para a propagação e legitimação de políticas de Estado.
id UFRRJ-1_4f00f19a8fd3d860713ea8e9a0810123
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/13930
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling FERNANDES, Marília Monitchele MacêdoMoraes, Luis Edmundo de Souza950.262.667-20http://lattes.cnpq.br/7497301779570000Moraes, Luis Edmundo de Souza950.262.667-20http://lattes.cnpq.br/7497301779570000Heinz, Flavio Madureirahttp://lattes.cnpq.br/6016604770248827Gherman, Michelhttp://lattes.cnpq.br/5419654016461691166.920.177-50http://lattes.cnpq.br/70477085549650412023-12-22T02:52:42Z2023-12-22T02:52:42Z2021-09-29FERNANDES, Marília Monitchele Macêdo. O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial. 2021. 150f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13930A presente dissertação tem como proposta analisar os elementos discursivos da série de filmes Why We Fight, produzida por Frank Capra entre 1942 e 1945, logo após a entrada oficial dos EUA na Segunda Guerra Mundial, e suas imbricações com o nacionalismo estadunidense. Para tal, apresentaremos o diretor, indicando algumas de suas visões de mundo e posicionamentos sociais e políticos, falaremos sobre a construção narrativa e os elementos fílmicos dos documentários analisados e nos deteremos em seus elementos retóricos e suas funções sociais e discursivas. Além disso, este material analítico apresenta elementos comparativos, trazendo filmes de Capra em outras fases de sua vida e de outros diretores que produziram no mesmo período, elencando características que podem ser comparáveis com o trabalho do diretor Ítalo-americano e oferecendo uma base mais sólida de análise. Tal esforço nos ajuda a compreender a potência dos objetos de cultura (no nosso caso o cinema) como campo de análise das disputas sociais e militares, bem como seu uso para a propagação e legitimação de políticas de Estado.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe purpose of this work is to analyze the discursive elements of the film series Why We Fight, produced by Frank Capra between 1942 and 1945, shortly after the official entry of the USA into World War II, and its connections with american nationalism. To this end, we will present the director, indicating some of his worldviews and social and political positions, we also will talk about the narrative construction and the filmic elements of the documentaries, and we will focus on its rhetorical elements and its social and discursive functions. Besides that, this work shows comparative elements, bringing Capra’s movies in different phases of production and movies of others directors that made films in the same time of Capra, listing technical features that can be compared with the italian-american director offering a more solid base of analysis. Such effort helps us to understand the power of cultural objects (in our case, cinema) as a field of analysis of social and military disputes, as well as their use for the propagation and legitimation of State policies.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisFrank CapraCinemaSegunda Guerra MundialNacionalismoPropagandaFrank CapraCinemaWorld War IINationalismPropagandaHistóriaO Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra MundialCinema at the Front: Frank Capra, Nationalism and propaganda at the World War IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDERSON, Perry. A Política Externa Norte-Americana e seus teóricos. São Paulo: Editora Boitempo, 2015. 148 AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. Tradução de: Danilo Marcondes de Souza Filho. BACZKO, Bronislaw. A imaginação social. In: Leach, Edmund et Alii. Anthropos-Homem. Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985. BARTA, Tony. Screening the past: film and the representation of history. Connecticut: Editora Praeger. 1998. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. BURNS, Tom. A narrativa norte-americana e a Segunda Guerra Mundial. Aletria, v. 7, n.2, p. 140-159, 2006. CAPRA. Frank. Frank Capra, the name above the title. New York: Macmillan, 1971. CAPRA, Frank. The war years and... [entrevista concedida a] Humphrey Leynse. Washington State University. Mar. 1977. CARTROGA, Fernando. Nação, mito e rito: religião civil e comemoracionismo (EUA, França e Portugal). Ed: NUDOC. Fortaleza, 2005. CRUNDEN, Robert. M. Uma Breve História da Cultura Americana. Ed: Nordica. Rio de Janeiro, 1990. FERRO, Marc. Sobre o Anti-nazismo Americano. In: Cinema e história. Ed: Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1992. GERMAN, Kathleen M. Frank Capra’s Why We Fight Series and American Audience. Western Journal of Speech Comunication, v.54, n. 1, set./nov., p. 237-248. GIRONA, Ramon. Estados Unidos en guerra. “Why we fight” de Frank Capra: la historia al servicio de la causa aliada. Revista de estudios históricos sobre la imagem, n. 55, p. 40-57, 2007 GIRONA, Ramon. La razón frente a la imposición em las estratégias didático-propagandísticas do ejército estadonidense durante la Segunda Guerra Mundial: “Why We Fight” de Frank Capra como ejemplo. História y Comunicacion Social, n. 14, p. 271-284, 2009. HARRIS, Mark. Cinco Voltaram: uma história de Hollywood na Segunda Guerra Mundial. Nova York. Ed: Objetiva, 2016. HARTZ, Louis. The Liberal Tradition in America. Nova York, Editora: Harcourt Brace, 1955. HOFSTADTER, Richard. The American Political Tradition and the Men Who Made it. Nova York, Editora: Randon House Inc, 1989 KLEIN, Stefan. America first? Isolationism in U.S. foreign policy from the 19th to the 21st century. Dissertação (Dissertação em Security Studies) – Naval Postgraduate School. Monterey, CA, 2017. KOPPES, Clayton R. Hollywood goes to war: How Politics, Profits, and Propaganda Shaped World War II Movies. Nova York: Editora Macmillan, 1987. LOURDEAUX, Lee. Italian and Irish Filmmakers in America: Ford, Capra, Coppola e Scorcese. Filadelfia. Ed: Temple University Press, 1990. 149 MALTBY, Richard. Hollywood Cinema. Oxford: Editora Blackwell, 1995. MELLING, Phil. The Mind of the Mob. In: Cinema, Politics and Society, ed. Philip Davies and Brian Neve. Manchester: Editora Manchester University Press, 1981. METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980. Tradução de: Marilda Pereira. MOUNTJOY, Shane. Manifest destiny: westward Expansion. Milestones in American History. Nova York: Editora Infobase Publishing, 2009. NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla B. (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2005. NEVE, Brian. Film and Politics in America: a Social Tradition. Londres: Editora Routledge, 1992. NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005. ÖZKIRIMLI, Umut. Contemporary Debates on Nationalism: A Critical Engagement. Nova York: Editora: Palgrave Macmillan, 2005. PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema e Propaganda Política no Fascismo, Nazismo, Salazarismo e Franquismo. História: Questões e Debates. Curitiba, n. 38, 2003. PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema e política na Era Roosevelt: o “American Dream” nos filmes de Frank Capra (1933 – 1945). In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 06, 2011. Anais eletrônicos... São Paulo, 2011. PHELPS, Glenn Alan. The “populist” films of Frank Capra. Journal of American Studies, Estados Unidos, v.13, n. 3, p. 377-392, out./dez., 2009. RODRIGUES, Pauline Bitzer. Uma Guerra pela Opinião: A Propaganda Político-Ideológica Estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial. In: III ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, 05, 2011. Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: Centro de Letras e Ciências Humanas/ UEL, 2013. ROLLINS, Peter C. Frank Capra’s Why We Fight Series and our American Dream. Journal of American Culture, v. 3, n. 1, p. 81-86, 2010. SCOTT, Ian. Frank Capra and Leni Riefenstahl: politcs, propaganda and the personal. Comparative American Studies, v. 7, n. 4, p. 285-297, 2009. SCOTT, Ian. American Politics in Hollywood Films. Edimburgo: Editora, Edinburgh University Press, 2011. SKLAR, Robert. História Social do Cinema Americano. São Paulo: Ed. Cultrix, 1978. SKLAR, Robert. Movie-Made America: a Cultural History of American Movies. Nova York: Editora Randon House Inc, 1994. SMITH, Peter H. La Democracia em América Latina. Madrid: Editora Marcia Pons, 2009. TOLES, George E. Frank Capra: the art of moralist. The Canadian Review of American Studies, Canadá, v.9, n.2, p. 249-260, set./nov. 1996. 150 XIFRA, Jordi; GIRONA, Ramon. Frank Capra’s Why We Fight and film documentary discourse in public relations. Public Relations Review, v. 38, n. 13, p. 40-45, 2011. WOLFE, Charles. Mapping Why We Fight: Frank Capra and the US Army Orientantion film in World War II. In: LUCIA, Cynthia; GRUNDMANN, Roy; SIMON, Art. The Willey- Blackwell history of american film. Ed: Blackwell Publishing Ltda, 2009.https://tede.ufrrj.br/retrieve/73060/2021%20-%20Marilia%20Monitchele%20Mac%c3%aado%20Fernandes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6548Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-04-28T14:14:26Z No. of bitstreams: 1 2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandes.pdf: 2962112 bytes, checksum: ff18ce8a4e86349fccbe06478539fc3f (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-28T14:14:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandes.pdf: 2962112 bytes, checksum: ff18ce8a4e86349fccbe06478539fc3f (MD5) Previous issue date: 2021-09-29info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2676https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13930/1/2021%20-%20Marilia%20Monitchele%20Mac%c3%aado%20Fernandes.pdf.jpg281bff378ccc9d284b2040c6d4a14227MD51TEXT2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandes.pdf.txtExtracted Texttext/plain371222https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13930/2/2021%20-%20Marilia%20Monitchele%20Mac%c3%aado%20Fernandes.pdf.txtaaacc2dae8f85ab6b56e315c5abf574bMD52ORIGINAL2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandes.pdf2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandesapplication/pdf2962112https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13930/3/2021%20-%20Marilia%20Monitchele%20Mac%c3%aado%20Fernandes.pdfff18ce8a4e86349fccbe06478539fc3fMD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13930/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/139302023-12-21 23:52:42.851oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/13930Tk9UQTogQ09MT1FVRSBBUVVJIEEgU1VBIFBSP1BSSUEgTElDRU4/QQpFc3RhIGxpY2VuP2EgZGUgZXhlbXBsbyA/IGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxJQ0VOP0EgREUgRElTVFJJQlVJPz9PIE4/Ty1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YT8/byBkZXN0YSBsaWNlbj9hLCB2b2M/IChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSA/IFVuaXZlcnNpZGFkZSAKWFhYIChTaWdsYSBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUpIG8gZGlyZWl0byBuP28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyP25pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zID91ZGlvIG91IHY/ZGVvLgoKVm9jPyBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZT9kbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhPz9vLgoKVm9jPyB0YW1iP20gY29uY29yZGEgcXVlIGEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGM/cGlhIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgCmRpc3NlcnRhPz9vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuP2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YT8/by4KClZvYz8gZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byA/IG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvYz8gdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2VuP2EuIFZvYz8gdGFtYj9tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVwP3NpdG8gZGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gbj9vLCBxdWUgc2VqYSBkZSBzZXUgCmNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3U/bS4KCkNhc28gYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jPyBuP28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jPyAKZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzcz9vIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgPyBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbj9hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Q/IGNsYXJhbWVudGUgCmlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlP2RvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgVEVTRSBPVSBESVNTRVJUQT8/TyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0M/TklPIE9VIApBUE9JTyBERSBVTUEgQUc/TkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTj9PIFNFSkEgQSBTSUdMQSBERSAKVU5JVkVSU0lEQURFLCBWT0M/IERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJUz9PIENPTU8gClRBTUI/TSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBPz9FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28sIGUgbj9vIGZhcj8gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhPz9vLCBhbD9tIGRhcXVlbGFzIApjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2VuP2EuCg==Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:52:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Cinema at the Front: Frank Capra, Nationalism and propaganda at the World War II
title O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial
spellingShingle O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial
FERNANDES, Marília Monitchele Macêdo
Frank Capra
Cinema
Segunda Guerra Mundial
Nacionalismo
Propaganda
Frank Capra
Cinema
World War II
Nationalism
Propaganda
História
title_short O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial
title_full O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial
title_fullStr O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial
title_full_unstemmed O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial
title_sort O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial
author FERNANDES, Marília Monitchele Macêdo
author_facet FERNANDES, Marília Monitchele Macêdo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Marília Monitchele Macêdo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Luis Edmundo de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 950.262.667-20
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7497301779570000
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Moraes, Luis Edmundo de Souza
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 950.262.667-20
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7497301779570000
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Heinz, Flavio Madureira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6016604770248827
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gherman, Michel
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5419654016461691
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 166.920.177-50
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7047708554965041
contributor_str_mv Moraes, Luis Edmundo de Souza
Moraes, Luis Edmundo de Souza
Heinz, Flavio Madureira
Gherman, Michel
dc.subject.por.fl_str_mv Frank Capra
Cinema
Segunda Guerra Mundial
Nacionalismo
Propaganda
topic Frank Capra
Cinema
Segunda Guerra Mundial
Nacionalismo
Propaganda
Frank Capra
Cinema
World War II
Nationalism
Propaganda
História
dc.subject.eng.fl_str_mv Frank Capra
Cinema
World War II
Nationalism
Propaganda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História
description A presente dissertação tem como proposta analisar os elementos discursivos da série de filmes Why We Fight, produzida por Frank Capra entre 1942 e 1945, logo após a entrada oficial dos EUA na Segunda Guerra Mundial, e suas imbricações com o nacionalismo estadunidense. Para tal, apresentaremos o diretor, indicando algumas de suas visões de mundo e posicionamentos sociais e políticos, falaremos sobre a construção narrativa e os elementos fílmicos dos documentários analisados e nos deteremos em seus elementos retóricos e suas funções sociais e discursivas. Além disso, este material analítico apresenta elementos comparativos, trazendo filmes de Capra em outras fases de sua vida e de outros diretores que produziram no mesmo período, elencando características que podem ser comparáveis com o trabalho do diretor Ítalo-americano e oferecendo uma base mais sólida de análise. Tal esforço nos ajuda a compreender a potência dos objetos de cultura (no nosso caso o cinema) como campo de análise das disputas sociais e militares, bem como seu uso para a propagação e legitimação de políticas de Estado.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:52:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:52:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Marília Monitchele Macêdo. O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial. 2021. 150f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13930
identifier_str_mv FERNANDES, Marília Monitchele Macêdo. O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial. 2021. 150f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2021.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ANDERSON, Perry. A Política Externa Norte-Americana e seus teóricos. São Paulo: Editora Boitempo, 2015. 148 AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. Tradução de: Danilo Marcondes de Souza Filho. BACZKO, Bronislaw. A imaginação social. In: Leach, Edmund et Alii. Anthropos-Homem. Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985. BARTA, Tony. Screening the past: film and the representation of history. Connecticut: Editora Praeger. 1998. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. BURNS, Tom. A narrativa norte-americana e a Segunda Guerra Mundial. Aletria, v. 7, n.2, p. 140-159, 2006. CAPRA. Frank. Frank Capra, the name above the title. New York: Macmillan, 1971. CAPRA, Frank. The war years and... [entrevista concedida a] Humphrey Leynse. Washington State University. Mar. 1977. CARTROGA, Fernando. Nação, mito e rito: religião civil e comemoracionismo (EUA, França e Portugal). Ed: NUDOC. Fortaleza, 2005. CRUNDEN, Robert. M. Uma Breve História da Cultura Americana. Ed: Nordica. Rio de Janeiro, 1990. FERRO, Marc. Sobre o Anti-nazismo Americano. In: Cinema e história. Ed: Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1992. GERMAN, Kathleen M. Frank Capra’s Why We Fight Series and American Audience. Western Journal of Speech Comunication, v.54, n. 1, set./nov., p. 237-248. GIRONA, Ramon. Estados Unidos en guerra. “Why we fight” de Frank Capra: la historia al servicio de la causa aliada. Revista de estudios históricos sobre la imagem, n. 55, p. 40-57, 2007 GIRONA, Ramon. La razón frente a la imposición em las estratégias didático-propagandísticas do ejército estadonidense durante la Segunda Guerra Mundial: “Why We Fight” de Frank Capra como ejemplo. História y Comunicacion Social, n. 14, p. 271-284, 2009. HARRIS, Mark. Cinco Voltaram: uma história de Hollywood na Segunda Guerra Mundial. Nova York. Ed: Objetiva, 2016. HARTZ, Louis. The Liberal Tradition in America. Nova York, Editora: Harcourt Brace, 1955. HOFSTADTER, Richard. The American Political Tradition and the Men Who Made it. Nova York, Editora: Randon House Inc, 1989 KLEIN, Stefan. America first? Isolationism in U.S. foreign policy from the 19th to the 21st century. Dissertação (Dissertação em Security Studies) – Naval Postgraduate School. Monterey, CA, 2017. KOPPES, Clayton R. Hollywood goes to war: How Politics, Profits, and Propaganda Shaped World War II Movies. Nova York: Editora Macmillan, 1987. LOURDEAUX, Lee. Italian and Irish Filmmakers in America: Ford, Capra, Coppola e Scorcese. Filadelfia. Ed: Temple University Press, 1990. 149 MALTBY, Richard. Hollywood Cinema. Oxford: Editora Blackwell, 1995. MELLING, Phil. The Mind of the Mob. In: Cinema, Politics and Society, ed. Philip Davies and Brian Neve. Manchester: Editora Manchester University Press, 1981. METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Perspectiva, 1980. Tradução de: Marilda Pereira. MOUNTJOY, Shane. Manifest destiny: westward Expansion. Milestones in American History. Nova York: Editora Infobase Publishing, 2009. NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla B. (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2005. NEVE, Brian. Film and Politics in America: a Social Tradition. Londres: Editora Routledge, 1992. NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005. ÖZKIRIMLI, Umut. Contemporary Debates on Nationalism: A Critical Engagement. Nova York: Editora: Palgrave Macmillan, 2005. PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema e Propaganda Política no Fascismo, Nazismo, Salazarismo e Franquismo. História: Questões e Debates. Curitiba, n. 38, 2003. PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema e política na Era Roosevelt: o “American Dream” nos filmes de Frank Capra (1933 – 1945). In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 06, 2011. Anais eletrônicos... São Paulo, 2011. PHELPS, Glenn Alan. The “populist” films of Frank Capra. Journal of American Studies, Estados Unidos, v.13, n. 3, p. 377-392, out./dez., 2009. RODRIGUES, Pauline Bitzer. Uma Guerra pela Opinião: A Propaganda Político-Ideológica Estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial. In: III ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, 05, 2011. Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: Centro de Letras e Ciências Humanas/ UEL, 2013. ROLLINS, Peter C. Frank Capra’s Why We Fight Series and our American Dream. Journal of American Culture, v. 3, n. 1, p. 81-86, 2010. SCOTT, Ian. Frank Capra and Leni Riefenstahl: politcs, propaganda and the personal. Comparative American Studies, v. 7, n. 4, p. 285-297, 2009. SCOTT, Ian. American Politics in Hollywood Films. Edimburgo: Editora, Edinburgh University Press, 2011. SKLAR, Robert. História Social do Cinema Americano. São Paulo: Ed. Cultrix, 1978. SKLAR, Robert. Movie-Made America: a Cultural History of American Movies. Nova York: Editora Randon House Inc, 1994. SMITH, Peter H. La Democracia em América Latina. Madrid: Editora Marcia Pons, 2009. TOLES, George E. Frank Capra: the art of moralist. The Canadian Review of American Studies, Canadá, v.9, n.2, p. 249-260, set./nov. 1996. 150 XIFRA, Jordi; GIRONA, Ramon. Frank Capra’s Why We Fight and film documentary discourse in public relations. Public Relations Review, v. 38, n. 13, p. 40-45, 2011. WOLFE, Charles. Mapping Why We Fight: Frank Capra and the US Army Orientantion film in World War II. In: LUCIA, Cynthia; GRUNDMANN, Roy; SIMON, Art. The Willey- Blackwell history of american film. Ed: Blackwell Publishing Ltda, 2009.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13930/1/2021%20-%20Marilia%20Monitchele%20Mac%c3%aado%20Fernandes.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13930/2/2021%20-%20Marilia%20Monitchele%20Mac%c3%aado%20Fernandes.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13930/3/2021%20-%20Marilia%20Monitchele%20Mac%c3%aado%20Fernandes.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13930/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 281bff378ccc9d284b2040c6d4a14227
aaacc2dae8f85ab6b56e315c5abf574b
ff18ce8a4e86349fccbe06478539fc3f
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107831915905024