Saberes matemáticos produzidos por agricultores: uma visão Etnomtemática na Educação Agrícola
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12949 |
Resumo: | Esta dissertação é um trabalho de pesquisa desenvolvido em uma Comunidade Agrícola localizada no município de Porto Grande, no Estado do Amapá, no Brasil. A pesquisa teve como objetivo principal investigar os saberes e fazeres produzidos e praticados por agricultores em sua prática laboral e a relação desses com os conhecimentos escolarizados. Propomos a utilização da Etnomatemática como uma forma de reflexão sobre as atividades desse grupo social. Os dados coletados nas visitas realizadas nos lócus pesquisados tratam dos métodos matemáticos utilizados por esses grupos de trabalhadores e as possibilidades de aplicação desses em sala de aula. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Discorremos sobre o trabalho desenvolvido pelos agricultores na referida comunidade. Entrevistamos trabalhadores agrícolas em seu ambiente de trabalho e analisamos os conhecimentos matemáticos existentes em suas atividades laborais. Apresentamos em duas escolas de Macapá alguns dos problemas tratados com os agricultores para analisarmos os conteúdos escolarizados ou não dos alunos diante de tais problemas. Percebemos que os alunos têm dificuldades para solucionar os problemas por não conseguirem relacionar os mesmos com as atividades agrícolas cotidianas |
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Brito, Dejildo Roque deMattos, José Roberto Linhares de549.417.927-34http://lattes.cnpq.br/1508772914490157Mattos, Sandra Maria Nascimento deNascimento, Eulina Coutinho Silva do659.797.452-20http://lattes.cnpq.br/77880105216773912023-12-22T02:31:45Z2023-12-22T02:31:45Z2016-11-16Brito, Dejildo Roque de. Saberes matemáticos produzidos por agricultores: uma visão Etnomtemática na Educação Agrícola. 2016. 44 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12949Esta dissertação é um trabalho de pesquisa desenvolvido em uma Comunidade Agrícola localizada no município de Porto Grande, no Estado do Amapá, no Brasil. A pesquisa teve como objetivo principal investigar os saberes e fazeres produzidos e praticados por agricultores em sua prática laboral e a relação desses com os conhecimentos escolarizados. Propomos a utilização da Etnomatemática como uma forma de reflexão sobre as atividades desse grupo social. Os dados coletados nas visitas realizadas nos lócus pesquisados tratam dos métodos matemáticos utilizados por esses grupos de trabalhadores e as possibilidades de aplicação desses em sala de aula. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Discorremos sobre o trabalho desenvolvido pelos agricultores na referida comunidade. Entrevistamos trabalhadores agrícolas em seu ambiente de trabalho e analisamos os conhecimentos matemáticos existentes em suas atividades laborais. Apresentamos em duas escolas de Macapá alguns dos problemas tratados com os agricultores para analisarmos os conteúdos escolarizados ou não dos alunos diante de tais problemas. Percebemos que os alunos têm dificuldades para solucionar os problemas por não conseguirem relacionar os mesmos com as atividades agrícolas cotidianasThis dissertation is a research work in a agricultural community in the municipality of Porto Grande, in the state of Amapá in Brazil. The research aimed to investigate the produced knowledge and practices and practiced by farmers in their working practice and the relationship of these with the educated knowledge. We propose the use of Ethnomathematics as a form of reflection on the activities of this social group. Data collected from visits in loci surveyed treat the mathematical methods used by these groups of workers and the application possibilities of these in the classroom. The methodology used for this research is a qualitative approach. We discuss the work of the farmers in that community. We interviewed farm workers in their working environment and analyzed the existing mathematical knowledge in their work activities. We present two schools of Macapá some of the problems dealt with farmers to analyze the content or not schooled students facing such problems. We realize that students have difficulties to solve problems because they can not relate them to the everyday agricultural activities.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaGeometrymathematical knowledge of farmersEthnomatematicsGeometriaSaberes matemáticos de agricultoresEtnomatemáticaCiências HumanasSaberes matemáticos produzidos por agricultores: uma visão Etnomtemática na Educação AgrícolaMathematicians knowledge produced by farmers: A etnomtemática vision in agricultural educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBRASIL/MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998. BRITO, Dejildo Roque de; MATTOS, José Roberto Linhares de. 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Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo. Política e Educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003. GERDES, Paulus. Aritmética e ornamentação geométrica: a análise de alguns cestos de índios do Brasil. In: LEAL FERREIRA, Mariana Kawall. (Org.). Ideias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002. (Série antropologia e educação). KNIJNIK, Gelsa. As novas modalidades de exclusão social. In: XIX Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 1996. p. 35-42. KNIJNIK, Gelsa. Itinerários da Etnomatemática: Questões e Desafios Sobre o Cultural, Social e Político na Educação Matemática. Educação em Revista, 36, 2002, p. 161-176. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1996. LEITES, Carmem Becker. 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