Formação em educação agrícola: contribuições na prática pedagógica do egresso professor dos institutos federais na área dos saberes técnicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Lucila Maria Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12925
Resumo: A formação continuada para docentes busca a qualificação para o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e prática pedagógica. Em áreas como a de Educação, é muito comum que os pós-graduandos já tenham formação e experiência docentes antes do ingresso no mestrado ou no doutorado. Mas pouco se sabe sobre as repercussões da pós-graduação nas suas práticas pedagógicas e na carreira. Nesse sentido, o estudo de egressos torna-se um mecanismo indispensável ao processo de avaliação do ensino visto que são obtidas informações concretas sobre o curso. São conhecidas as opiniões e percepções destes e ainda são revelados os impactos dos resultados das atividades desenvolvidas. Esta pesquisa visou caracterizar o egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) no território brasileiro, no período de 2005 a 2013, e analisar a representação do egresso da área dos saberes técnicos em relação à inferência da formação em Educação Agrícola na sua prática pedagógica. A pesquisa apresentou abordagem Quali-quantitativa na qual atividades exploratórias de levantamento, sistematizações dos dados e das dissertações dos egressos foram impostas. Foram empregadas as técnicas de pesquisa documental a partir das informações do PPGEA, pesquisa bibliográfica a partir da consulta em livros, periódicos e das dissertações dos egressos. Fez-se uso de formulário virtual para envio aos titulados e finalizando com a análise e interpretação de conteúdo das dissertações dos egressos. Os resultados revelaram que, entre 2005 e 2013, foram titulados 413 mestres em Educação Agrícola, sendo 64,4% representados pela área de Ensino em Educação e Gestão e 35,6% por profissionais de áreas técnicas. Os docentes dos Institutos Federais predominam neste montante, com 79%. A região Sudeste foi a que apresentou o maior número de docentes matriculados, com 39,5% de frequência. A população de egressos da área dos Saberes Técnicos compreendeu o total de 117, sendo distribuídos em áreas de Ensino em Agroindústria, Meio Ambiente, Produção Animal e Produção Vegetal. As respostas dos questionários revelaram que a formação acadêmica predominante dos egressos se deu a partir de cursos de licenciatura, logo estes já apresentavam em seu histórico as disciplinas pedagógicas. O tempo de docência ultrapassou os 15 anos, mostrando que a qualificação é relevante a qualquer momento da carreira profissional. Cerca de 63% dos egressos respondentes prosseguiram com a continuidade na formação, com o ingresso em Programas de Doutorado e especializações. Os egressos apresentaram-se satisfeitos (47,2%) sua atuação profissional em relação à formação pelo PPGEA promovendo aumento do conhecimento técnico, da remuneração e confiança ao lecionar. A avaliação e melhoria do processo de ensino-aprendizagem ocorreram através da aplicação da pedagogia de projetos na qual os discentes, comunidade, produtores locais foram envolvidos promovendo melhor interação entre teoria e prática. Logo, percebe-se o Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola proporcionou aos docentes da área dos Saberes Técnicos mudanças e melhorias em sua atuação, seja em relação a sua prática pedagógica, seja a partir da prática da interdisciplinaridade e da contextualização para a reflexão e construção do conhecimento.
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spelling Nunes, Lucila Maria TeixeiraGregório, Sandra Regina617.032.907-63Gregorio, Sandra ReginaMoura, Mirian Ribeiro LeiteSouza, Nádia Maria Pereira deSantos, Gabriel de Araújo056.296.907-10http://lattes.cnpq.br/86814258635269892023-12-22T02:30:10Z2023-12-22T02:30:10Z2015-03-30NUNES, Lucila Maria Teixeira. Formação em Educação Agrícola: Contribuições na prática pedagógica do egresso professor dos institutos federais na área dos saberes técnicos. 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12925A formação continuada para docentes busca a qualificação para o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e prática pedagógica. Em áreas como a de Educação, é muito comum que os pós-graduandos já tenham formação e experiência docentes antes do ingresso no mestrado ou no doutorado. Mas pouco se sabe sobre as repercussões da pós-graduação nas suas práticas pedagógicas e na carreira. Nesse sentido, o estudo de egressos torna-se um mecanismo indispensável ao processo de avaliação do ensino visto que são obtidas informações concretas sobre o curso. São conhecidas as opiniões e percepções destes e ainda são revelados os impactos dos resultados das atividades desenvolvidas. Esta pesquisa visou caracterizar o egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) no território brasileiro, no período de 2005 a 2013, e analisar a representação do egresso da área dos saberes técnicos em relação à inferência da formação em Educação Agrícola na sua prática pedagógica. A pesquisa apresentou abordagem Quali-quantitativa na qual atividades exploratórias de levantamento, sistematizações dos dados e das dissertações dos egressos foram impostas. Foram empregadas as técnicas de pesquisa documental a partir das informações do PPGEA, pesquisa bibliográfica a partir da consulta em livros, periódicos e das dissertações dos egressos. Fez-se uso de formulário virtual para envio aos titulados e finalizando com a análise e interpretação de conteúdo das dissertações dos egressos. Os resultados revelaram que, entre 2005 e 2013, foram titulados 413 mestres em Educação Agrícola, sendo 64,4% representados pela área de Ensino em Educação e Gestão e 35,6% por profissionais de áreas técnicas. Os docentes dos Institutos Federais predominam neste montante, com 79%. A região Sudeste foi a que apresentou o maior número de docentes matriculados, com 39,5% de frequência. A população de egressos da área dos Saberes Técnicos compreendeu o total de 117, sendo distribuídos em áreas de Ensino em Agroindústria, Meio Ambiente, Produção Animal e Produção Vegetal. As respostas dos questionários revelaram que a formação acadêmica predominante dos egressos se deu a partir de cursos de licenciatura, logo estes já apresentavam em seu histórico as disciplinas pedagógicas. O tempo de docência ultrapassou os 15 anos, mostrando que a qualificação é relevante a qualquer momento da carreira profissional. Cerca de 63% dos egressos respondentes prosseguiram com a continuidade na formação, com o ingresso em Programas de Doutorado e especializações. Os egressos apresentaram-se satisfeitos (47,2%) sua atuação profissional em relação à formação pelo PPGEA promovendo aumento do conhecimento técnico, da remuneração e confiança ao lecionar. A avaliação e melhoria do processo de ensino-aprendizagem ocorreram através da aplicação da pedagogia de projetos na qual os discentes, comunidade, produtores locais foram envolvidos promovendo melhor interação entre teoria e prática. Logo, percebe-se o Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola proporcionou aos docentes da área dos Saberes Técnicos mudanças e melhorias em sua atuação, seja em relação a sua prática pedagógica, seja a partir da prática da interdisciplinaridade e da contextualização para a reflexão e construção do conhecimento.The continuous teacher training looking to qualify for the improvement of their knowledge and pedagogical practice. In areas such as education, it is very common for graduate students already have training and experience teaching before entering the master's or doctorate in. But little is known about the graduate impact on their teaching practices and career. In this sense, the study of graduates becomes an indispensable mechanism to review the process of education as they are obtained concrete information about the course. The opinions and perceptions of these and the impact of the results of the activities are yet to be revealed are known. This research aimed to characterize the egress of the Graduate Program in Agricultural Education (PPGEA) teachers of the Federal Institutes in Brazil, from 2005 to 2013, and analyze the representation of the area of the egress of technical knowledge regarding the inference of training in Agricultural Education in their teaching and their commitment to the construction of the student's knowledge. The research presented Qualitative and quantitative approach in which exploratory activities of survey, systematization of data and dissertations of the graduates were imposed. The techniques of documentary research were employed from PPGEA information, literature from the query in books, journals and dissertations of graduates. Virtual form of use has been made to send the graduates belonging to the area of Knowledge Technical and ending with the analysis and interpretation of the content of the dissertations of graduates. The results revealed that, between 2005 and 2013, 413 teachers were titrated in Agricultural Education, with 64.4% represented by the education area in Education and Management and 35.6% of professionals from technical areas. Teachers of the Federal Institutes predominate in this amount, with 79%. The Southeast region was the one with the largest number of registered teachers, with 39.5% frequency. The population of Knowledge Technical Area graduates understood the total of 117, being distributed in areas of Education in Agribusiness, Environment, Animal Production and Plant Production. The responses to the questionnaire revealed that the predominant academic training of graduates took from degree courses, so they already had in their historical pedagogical disciplines. The teaching experience exceeded 15 years showing that the classification is relevant at any time professional career. About 63% of respondents graduates continued with continuity in training, with the entry into PhD programs and specializations. The graduates had to be satisfied (47.2%) their professional activities with regard to training by PPGEA promoting increased technical knowledge, remuneration and confidence to teach. The evaluation and improvement of the teaching-learning process occurred by applying the pedagogy of projects in which the students, community, local producers were involved promoting better interaction between theory and practice. Therefore, we can see the Graduate Diploma in Agricultural Education Program has provided teachers Area of Knowledge Technical changes and improvements in its performance, in relation to their teaching, whether from the practice of interdisciplinarity and contextualization for reflection and construction of knowledge.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaInterdisciplinarydidactic transpositionteaching-learning processInterdisciplinaridadetransposição didáticaprocesso de ensino-aprendizagemEducaçãoFormação em educação agrícola: contribuições na prática pedagógica do egresso professor dos institutos federais na área dos saberes técnicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAAKER, D. A., KUMAR, V., DAY, G. S. Pesquisa de marketing. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. ANDRADE, R. R.M. 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description A formação continuada para docentes busca a qualificação para o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e prática pedagógica. Em áreas como a de Educação, é muito comum que os pós-graduandos já tenham formação e experiência docentes antes do ingresso no mestrado ou no doutorado. Mas pouco se sabe sobre as repercussões da pós-graduação nas suas práticas pedagógicas e na carreira. Nesse sentido, o estudo de egressos torna-se um mecanismo indispensável ao processo de avaliação do ensino visto que são obtidas informações concretas sobre o curso. São conhecidas as opiniões e percepções destes e ainda são revelados os impactos dos resultados das atividades desenvolvidas. Esta pesquisa visou caracterizar o egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) no território brasileiro, no período de 2005 a 2013, e analisar a representação do egresso da área dos saberes técnicos em relação à inferência da formação em Educação Agrícola na sua prática pedagógica. A pesquisa apresentou abordagem Quali-quantitativa na qual atividades exploratórias de levantamento, sistematizações dos dados e das dissertações dos egressos foram impostas. Foram empregadas as técnicas de pesquisa documental a partir das informações do PPGEA, pesquisa bibliográfica a partir da consulta em livros, periódicos e das dissertações dos egressos. Fez-se uso de formulário virtual para envio aos titulados e finalizando com a análise e interpretação de conteúdo das dissertações dos egressos. Os resultados revelaram que, entre 2005 e 2013, foram titulados 413 mestres em Educação Agrícola, sendo 64,4% representados pela área de Ensino em Educação e Gestão e 35,6% por profissionais de áreas técnicas. Os docentes dos Institutos Federais predominam neste montante, com 79%. A região Sudeste foi a que apresentou o maior número de docentes matriculados, com 39,5% de frequência. A população de egressos da área dos Saberes Técnicos compreendeu o total de 117, sendo distribuídos em áreas de Ensino em Agroindústria, Meio Ambiente, Produção Animal e Produção Vegetal. As respostas dos questionários revelaram que a formação acadêmica predominante dos egressos se deu a partir de cursos de licenciatura, logo estes já apresentavam em seu histórico as disciplinas pedagógicas. O tempo de docência ultrapassou os 15 anos, mostrando que a qualificação é relevante a qualquer momento da carreira profissional. Cerca de 63% dos egressos respondentes prosseguiram com a continuidade na formação, com o ingresso em Programas de Doutorado e especializações. Os egressos apresentaram-se satisfeitos (47,2%) sua atuação profissional em relação à formação pelo PPGEA promovendo aumento do conhecimento técnico, da remuneração e confiança ao lecionar. A avaliação e melhoria do processo de ensino-aprendizagem ocorreram através da aplicação da pedagogia de projetos na qual os discentes, comunidade, produtores locais foram envolvidos promovendo melhor interação entre teoria e prática. Logo, percebe-se o Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola proporcionou aos docentes da área dos Saberes Técnicos mudanças e melhorias em sua atuação, seja em relação a sua prática pedagógica, seja a partir da prática da interdisciplinaridade e da contextualização para a reflexão e construção do conhecimento.
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