Contribuição do programa de assistência estudantil para estudantes ingressantes por meio de ações afirmativas para o curso de nível Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, Kely Meiry
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12706
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições do Programa de Assistência Estudantil (PAE) para permanência dos estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFMG-SJE, considerando as turmas que ingressaram nos anos de 2013 e 2014, por ações afirmativas, no referido curso. Como objetivos específicos, buscou-se determinar o índice de permanência no período regular (3 anos) dos estudantes ingressantes por meio do Programa de Ações Afirmativas – PAA, no período analisado; comparar o índice de permanência no período regular (3 anos) dos estudantes que ingressaram nos anos de 2013 e 2014, por meio do PAA com e sem apoio do PAE; identificar as contribuições de PAA e de PAA mais PAE na taxa de sucesso dos egressos do curso, provenientes daquelas turmas que o concluíram em 2015 e 2016, respectivamente. Optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa para contemplar a análise e identificação das contribuições do PAE para permanência dos estudantes no período delimitado. Foram utilizados diferentes instrumentos de pesquisa que permitiram, após a análise dos dados coletados, dentre as várias reflexões suscitadas, reafirmar a importância do Programa de Assistência Estudantil para a permanência dos estudantes ingressantes por ações afirmativas, embora elas não sejam as únicas responsáveis, indicando a necessidade de novas pesquisas que possam apontar outras ações a serem desenvolvidas para assegurar maior sucesso na formação dos estudantes.
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Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12706O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições do Programa de Assistência Estudantil (PAE) para permanência dos estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFMG-SJE, considerando as turmas que ingressaram nos anos de 2013 e 2014, por ações afirmativas, no referido curso. Como objetivos específicos, buscou-se determinar o índice de permanência no período regular (3 anos) dos estudantes ingressantes por meio do Programa de Ações Afirmativas – PAA, no período analisado; comparar o índice de permanência no período regular (3 anos) dos estudantes que ingressaram nos anos de 2013 e 2014, por meio do PAA com e sem apoio do PAE; identificar as contribuições de PAA e de PAA mais PAE na taxa de sucesso dos egressos do curso, provenientes daquelas turmas que o concluíram em 2015 e 2016, respectivamente. Optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa para contemplar a análise e identificação das contribuições do PAE para permanência dos estudantes no período delimitado. Foram utilizados diferentes instrumentos de pesquisa que permitiram, após a análise dos dados coletados, dentre as várias reflexões suscitadas, reafirmar a importância do Programa de Assistência Estudantil para a permanência dos estudantes ingressantes por ações afirmativas, embora elas não sejam as únicas responsáveis, indicando a necessidade de novas pesquisas que possam apontar outras ações a serem desenvolvidas para assegurar maior sucesso na formação dos estudantes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present work had as main objective was to analyze the contributions of the Student Assistance Program (PAE) for the permanence of the students of the IFMG-SJE Integrated Agricultural Technical Course, considering the groups that joined in 2013 and 2014, by affirmative actions in that course. As specific objectives, it was sought to determine the permanence rate in the regular period (3 years) of incoming students through the Affirmative Actions Program - PAA, in the analyzed period; to compare the index of permanence in the regular period (3 years) of students who entered in the years 2013 and 2014, through the PAA with and without support from the PAE; Identify the contributions of PAA and PAA plus PAE in the success rate of graduates from those classes that completed in 2015 and 2016, respectively. A qualitative research approach was chosen to contemplate the analysis and identification of the contributions of the PAE to the students' permanence in the delimited period. Different research instruments were used, which allowed, after analyzing the collected data, among the various reflections raised, to reaffirm the importance of the Student Assistance Program for the permanence of students entering by affirmative actions, although they are not solely responsible, indicating the need for further research that can point out other actions to be developed to ensure greater success in student education.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEnsino Médio-Técnicocotaspermanênciaevasãoquotaspermanenceschool truancyNational Student Assistance ProgramHigh SchoolEducaçãoContribuição do programa de assistência estudantil para estudantes ingressantes por meio de ações afirmativas para o curso de nível Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista.Contribution of the Student Assistance Program for Incoming Students through Affirmative Actions for the Integrated Technical Level Course in Agriculture of the Federal Institute of Minas Gerais - São João Evangelista Campus.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMARO, S. 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description O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições do Programa de Assistência Estudantil (PAE) para permanência dos estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFMG-SJE, considerando as turmas que ingressaram nos anos de 2013 e 2014, por ações afirmativas, no referido curso. Como objetivos específicos, buscou-se determinar o índice de permanência no período regular (3 anos) dos estudantes ingressantes por meio do Programa de Ações Afirmativas – PAA, no período analisado; comparar o índice de permanência no período regular (3 anos) dos estudantes que ingressaram nos anos de 2013 e 2014, por meio do PAA com e sem apoio do PAE; identificar as contribuições de PAA e de PAA mais PAE na taxa de sucesso dos egressos do curso, provenientes daquelas turmas que o concluíram em 2015 e 2016, respectivamente. Optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa para contemplar a análise e identificação das contribuições do PAE para permanência dos estudantes no período delimitado. Foram utilizados diferentes instrumentos de pesquisa que permitiram, após a análise dos dados coletados, dentre as várias reflexões suscitadas, reafirmar a importância do Programa de Assistência Estudantil para a permanência dos estudantes ingressantes por ações afirmativas, embora elas não sejam as únicas responsáveis, indicando a necessidade de novas pesquisas que possam apontar outras ações a serem desenvolvidas para assegurar maior sucesso na formação dos estudantes.
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