O saber Compartilhado na filosofia/cosmovisão Guarani Mbyá e a formação em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Emerson José
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13011
Resumo: A grave crise socioambiental instalada na sociedade moderna é um convite a reflexão crítica na busca por outros caminhos. Os povos originários são outros modos de vida que se constituíram muito antes da modernidade e que têm suas cosmovisões referenciadas pela centralidade na relação integrada entre os seres humanos e a natureza. Constatamos que a convivência com essas culturas tem muito a ensinar sobre relações sustentáveis com a natureza e que pode ser muito pedagógico para se considerar no processo formativo de Educação Ambiental. Nesse sentido, optamos por uma aproximação com a cultura do Povo Guarani Mbyá, para com objetivo geral da pesquisa compreendermos seus modos próprios de compartilhamentos de saberes e fazeres as novas gerações, na manutenção dos seus modos de vida sustentável. Percebemos e registramos elementos importantes para o processo formativo do Educador Ambiental e suas práxis. Elementos esses vivenciados em aldeia Guarani durante o período de campo, através do diálogo horizontalizado de saberes, ou seja, por meio de um aprendizado intercultural. Buscou-se assim valorizar e reconhecer as múltiplas e diversas epistemologias “outras” para enriquecer o processo formativo do educador ambiental. Privilegiamos a abordagem qualitativa, através de estudos de base etnográfica realizada na Aldeia Ará Rovy, localizada no distrito de Itaipuaçu, Município de Maricá – RJ, entre outubro de 2014 a maio de 2017. Em nossos resultados, identificamos e descrevemos dois elementos basilares desse jeito de ser e viver fundamentados no Mbyá Reko: o respeito e o cuidado com “outro”, no sentido ser humano-sociedade-natureza de forma integral/integrada na/com a natureza
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spelling Gonçalves, Emerson JoséGuimarães, Mauro89919459704http://lattes.cnpq.br/538244463032122Guimarães, MauroMonteiro, Aloísio Jorge de JesusPereira, Celso Sanchez02365632700http://lattes.cnpq.br/26308435160586962023-12-22T02:39:42Z2023-12-22T02:39:42Z2017-08-31GONÇALVES, Emerson José. O saber compartilhado na filosofia/cosmovisão Guarani MBYÁ e a formação em educação ambiental. 2017. 145 f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13011A grave crise socioambiental instalada na sociedade moderna é um convite a reflexão crítica na busca por outros caminhos. Os povos originários são outros modos de vida que se constituíram muito antes da modernidade e que têm suas cosmovisões referenciadas pela centralidade na relação integrada entre os seres humanos e a natureza. Constatamos que a convivência com essas culturas tem muito a ensinar sobre relações sustentáveis com a natureza e que pode ser muito pedagógico para se considerar no processo formativo de Educação Ambiental. Nesse sentido, optamos por uma aproximação com a cultura do Povo Guarani Mbyá, para com objetivo geral da pesquisa compreendermos seus modos próprios de compartilhamentos de saberes e fazeres as novas gerações, na manutenção dos seus modos de vida sustentável. Percebemos e registramos elementos importantes para o processo formativo do Educador Ambiental e suas práxis. Elementos esses vivenciados em aldeia Guarani durante o período de campo, através do diálogo horizontalizado de saberes, ou seja, por meio de um aprendizado intercultural. Buscou-se assim valorizar e reconhecer as múltiplas e diversas epistemologias “outras” para enriquecer o processo formativo do educador ambiental. Privilegiamos a abordagem qualitativa, através de estudos de base etnográfica realizada na Aldeia Ará Rovy, localizada no distrito de Itaipuaçu, Município de Maricá – RJ, entre outubro de 2014 a maio de 2017. Em nossos resultados, identificamos e descrevemos dois elementos basilares desse jeito de ser e viver fundamentados no Mbyá Reko: o respeito e o cuidado com “outro”, no sentido ser humano-sociedade-natureza de forma integral/integrada na/com a naturezaLa grave crisis socioambiental instalada em la sociedade moderna es uma invitación a la reflexión crítica em la búsqueda de otros caminhos. Los Pueblos originales posúen otros modos de vida que se constituyeron mucho antes de la modernidade y que tienen sus cosmovisiones referenciadas por la centralidade en la relación integrada entre los seres humanos y la naturaliza. Encontramos que la convivência con estos culturass tiene mucho que enseñar sobre relaciones sostenibles conn la naturaliza y que puede ser muy pedagógica para el processo formativo de Educación Ambiental. En este sentido optamos por um acercamiento con la cultura del Pueblo Guarani Mbyá, para con objetivo general de la investigación compreender sus modos propios de compartir los saberes y hacer nuevas generaciones en el mantenimiento de sus modos de vida sostenible. Percibimos y registramos elementos para el processo formativo del Educador Ambiental y sus práxis. Elementos que se han vivido en la Aldea Guarani durante el período de campo, a través del diálogo horizontalizado de saberes, es decir, a través de um aprendizaje intercultural. Se busxó así valorar y conocer las múltiples y diversas epistemologias “otras” para enriquecer el processo formativo del educador ambiental. En los resultados, identificamos y describimos dos elementos básicos de esta manera, en los resultados de la encuesta, que se realizó enla ciudad de Itaipuaçu, Município de Maricá – RJ, entre octubre de 2014 a mayo de 2017. En nuestros resultados, identificamos y descobrimos dos elementos básicos de esa manera de ser e vivir fundamentados em el Mbyá Reko: el respeto y el cuidado com “otro”, em el sentido ser humano-sociedade-naturaleza de forma integral / integrada em la naturalezaapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuEducação AmbientalProcesso FormativoGuarani MbyáOutras EpistemologiasEducación AmbietnalProceso FormativoGuarani MbyáOtras EpistemologíasEducaçãoO saber Compartilhado na filosofia/cosmovisão Guarani Mbyá e a formação em educação ambientalEl saber compartilhado en la filosofia / cosmovisión Guarani Mbyá y la formación en educación ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisACSELRAD, H. 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Gonçalves, Emerson José
Educação Ambiental
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description A grave crise socioambiental instalada na sociedade moderna é um convite a reflexão crítica na busca por outros caminhos. Os povos originários são outros modos de vida que se constituíram muito antes da modernidade e que têm suas cosmovisões referenciadas pela centralidade na relação integrada entre os seres humanos e a natureza. Constatamos que a convivência com essas culturas tem muito a ensinar sobre relações sustentáveis com a natureza e que pode ser muito pedagógico para se considerar no processo formativo de Educação Ambiental. Nesse sentido, optamos por uma aproximação com a cultura do Povo Guarani Mbyá, para com objetivo geral da pesquisa compreendermos seus modos próprios de compartilhamentos de saberes e fazeres as novas gerações, na manutenção dos seus modos de vida sustentável. Percebemos e registramos elementos importantes para o processo formativo do Educador Ambiental e suas práxis. Elementos esses vivenciados em aldeia Guarani durante o período de campo, através do diálogo horizontalizado de saberes, ou seja, por meio de um aprendizado intercultural. Buscou-se assim valorizar e reconhecer as múltiplas e diversas epistemologias “outras” para enriquecer o processo formativo do educador ambiental. Privilegiamos a abordagem qualitativa, através de estudos de base etnográfica realizada na Aldeia Ará Rovy, localizada no distrito de Itaipuaçu, Município de Maricá – RJ, entre outubro de 2014 a maio de 2017. Em nossos resultados, identificamos e descrevemos dois elementos basilares desse jeito de ser e viver fundamentados no Mbyá Reko: o respeito e o cuidado com “outro”, no sentido ser humano-sociedade-natureza de forma integral/integrada na/com a natureza
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