Competências necessárias à implantação dos grupos semi-autônomos: um estudo de caso dos hiatos em relação à etodologia de Implantação de uma multinacional francesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauria, Rodrigo Linhares
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15210
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada numa filial brasileira de uma empresa multinacional francesa, que objetiva analisar como a metodologia grupos semiautônomos está em termos de gestão. Como o aumento da responsabilização pela utilização destes grupos semi-autônomos é uma prática reconhecida de melhoria da competitividade das empresas, visualizou-se a necessidade de identificar quais aspectos ligados à metodologia de implantação, escolhida pela multinacional, apresentavam aspectos positivos e deficiências na ótica dos funcionários objeto de sua ação. A metodologia utilizada é um estudo de caso, onde na coleta de dados utilizou-se um questionário e observações do cotidiano da empresa. O universo escolhido é a parte operacional da multinacional, pois são os maiores implicados na implementação dos grupos semi-autônomos. A amostra escolhida é referente a um setor específico de produção do departamento de montagem, por este ser considerado representativo do universo em análise. O referencial teórico, a partir do qual foi elaborado o questionário, levantou as habilidades/conhecimentos necessárias à implementação de grupos semi-autônomos, assim como, as três dimensões da competência idealizadas por Le Boterf, gerando trinta e seis perguntas, sendo duas para cada relação entre habilidades/conhecimentos e dimensões da competência. A conclusão das análises dos resultados dos questionários a luz das teorias levantadas, do manual de implantação da multinacional e das observações realizadas neste setor em questão, identificaram cinco vias de progresso para que seja possível desenvolver as competências necessárias aos grupos semi-autônomos desta multinacional. As quais são: formação e sensibilização da chefia, evolução do sistema de avaliação, implantação completa dos representantes, formação/ treinamento nas outras competências necessárias ao GSA e formalização de reuniões mensais das equipes.
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Como o aumento da responsabilização pela utilização destes grupos semi-autônomos é uma prática reconhecida de melhoria da competitividade das empresas, visualizou-se a necessidade de identificar quais aspectos ligados à metodologia de implantação, escolhida pela multinacional, apresentavam aspectos positivos e deficiências na ótica dos funcionários objeto de sua ação. A metodologia utilizada é um estudo de caso, onde na coleta de dados utilizou-se um questionário e observações do cotidiano da empresa. O universo escolhido é a parte operacional da multinacional, pois são os maiores implicados na implementação dos grupos semi-autônomos. A amostra escolhida é referente a um setor específico de produção do departamento de montagem, por este ser considerado representativo do universo em análise. O referencial teórico, a partir do qual foi elaborado o questionário, levantou as habilidades/conhecimentos necessárias à implementação de grupos semi-autônomos, assim como, as três dimensões da competência idealizadas por Le Boterf, gerando trinta e seis perguntas, sendo duas para cada relação entre habilidades/conhecimentos e dimensões da competência. A conclusão das análises dos resultados dos questionários a luz das teorias levantadas, do manual de implantação da multinacional e das observações realizadas neste setor em questão, identificaram cinco vias de progresso para que seja possível desenvolver as competências necessárias aos grupos semi-autônomos desta multinacional. As quais são: formação e sensibilização da chefia, evolução do sistema de avaliação, implantação completa dos representantes, formação/ treinamento nas outras competências necessárias ao GSA e formalização de reuniões mensais das equipes.It is a descriptive qualitative research, accomplished in a Brazilian branch of a French multinational company, that it aims at to analyze how the semi-autonomous groups methodology works in a management point of view. As the increasing empowerment by the use of these semi-autonomous groups is a recognized practice of improving competitiveness in the companies, it was necessary to identify which aspects related to the implantation methodology, chosen by the multinational, presented positive aspects and deficiencies in the employees optics. The used methodology is a case study, where in the data collection was used a questionnaire and daily observations of the company. The chosen universe is the operational department of the multinational, due to its largest implication in the implementation of the semi-autonomous groups. The chosen sample refers to a specific section of the assembly department, because it was considered representative in the analysis universe. The associate theory, from which the questionnaire was elaborated, found the necessary abilities/knowledge to the implementation of semi-autonomous groups, as well as the three competence dimensions idealized for Le Boterf, generating thirty six questions, being two for each relationship abilities/knowledge - competence dimensions between abilities/knowledge and competence dimensions. The conclusion of the questionnaires results analyses basing on the lifted up theories, the implantation manual of the multinational and the section observations, identified five roads of progress so that it is possible to develop the necessary competences to the semi-autonomous groups of this multinational. Which are: leadership formation and sensitization, development of the evaluation system, complete implantation of the spokes, formation / training in the other necessary competences to GSA and implantation of monthly team meetings.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisgrupos semi-autônomosempowermentcompetênciatrabalho em equipesemi-autonomous groupsempowermentabilityteam workAdministraçãoCompetências necessárias à implantação dos grupos semi-autônomos: um estudo de caso dos hiatos em relação à etodologia de Implantação de uma multinacional francesaNecessary abilities to the semi-autonomous groups implantation: a case study of the gaps in relation to a french multinacional methodology implantationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4565/2009%20-%20Rodrigo%20Linhares%20Lauria.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19165/2009%20-%20Rodrigo%20Linhares%20Lauria.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25507/2009%20-%20Rodrigo%20Linhares%20Lauria.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/31885/2009%20-%20Rodrigo%20Linhares%20Lauria.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38293/2009%20-%20Rodrigo%20Linhares%20Lauria.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44684/2009%20-%20Rodrigo%20Linhares%20Lauria.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51032/2009%20-%20Rodrigo%20Linhares%20Lauria.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57510/2009%20-%20Rodrigo%20Linhares%20Lauria.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1030Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:28Z (GMT). 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