O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13880 |
Resumo: | O presente trabalho possui como principal objetivo compreender o processo de formação e criação do gênero musical Sambajazz, durante as décadas de 1950 e 1960. Abordando as principais relações entre o Sambajazz e outros gêneros. Suas diferenças e semelhanças. Entendendo as inovações sobre o Samba moderno, e quais impactos são gerados namúsica popular brasileira. Iniciando assim, uma busca pela compreensão de um período de internacionalização da música popular brasileira, e posteriormente a ascensão da canção de protesto em detrimento da música instrumental. |
id |
UFRRJ-1_555b1a084f23d719750bbe0aa9252768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/13880 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Guerra, Pedro LarrubiaBarros, José Costa D'Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/7367148951589975Barros, José Costa D'Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/7367148951589975Campos, Pedro Henrique Pedreirahttps://orcid.org/0000-0002-9280-3649http://lattes.cnpq.br/9808514796479539Silva, Leonardo Santana dahttp://lattes.cnpq.br/3107162656787797120.876.767-47http://lattes.cnpq.br/47984986228117572023-12-22T02:52:03Z2023-12-22T02:52:03Z2018-09-12GUERRA, Pedro Larrubia. O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13880O presente trabalho possui como principal objetivo compreender o processo de formação e criação do gênero musical Sambajazz, durante as décadas de 1950 e 1960. Abordando as principais relações entre o Sambajazz e outros gêneros. Suas diferenças e semelhanças. Entendendo as inovações sobre o Samba moderno, e quais impactos são gerados namúsica popular brasileira. Iniciando assim, uma busca pela compreensão de um período de internacionalização da música popular brasileira, e posteriormente a ascensão da canção de protesto em detrimento da música instrumental.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present work has as main objective to understand the process of formation and creation of the musical genre Sambajazz, during the decades of 1950 and 1960. Addressing the main relations between Sambajazz and other genres. Their differences and similarities. Understanding innovations about modern Samba, and what impacts are generated in Brazilian popular music. Thus, a search for the understanding of a period of internationalization of Brazilian popular music, and later the rise of the protest song to the detriment of instrumental music.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisSambajazzMúsica brasileiraBossa novaSambajazzBrazilian musicHistóriaO sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960The sambajazz: formation of the musical genre in Rio de Janeiro in the years of 1950 and 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO, Theodor. Filosofia da nova música. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989. . Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. . Introdução à sociologia da música. São Paulo: Editora UNESP, 2011. ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de, e NAVES, Santuza Cambraia (orgs.). Por que não? Rupturas e continuidades da contracultura. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2007; ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre a música brasileira. 4ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2006. . Música, Doce Música. Obras completas de Mário de Andrade, vol. VII. São Paulo: Livraria Martins, 1963. ARAÚJO, Paulo Cesar de. Eu não sou cachorro não. Rio de Janeiro: Record, 2013. . O réu e o rei: minha história com Roberto Carlos, em detalhes. São Paulo: Companhia das Letras, 2014 BAIA, S.F. The historiography of popular music in Brazil (1971-1999). Tese de dourado em História BAHIANA, Ana Maria & WISNIK, José Miguel & AUTRAN, Margarida. Anos 70. Rio de Janeiro: Editora Europa, 1980. . Nada será como antes – MPB nos anos 70. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980. BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 4ª ed. São Paulo-Brasília: Edunb/HUCITEC, 1999. BARSALINI, Leandro. As sínteses de Edison Machado: um estudo sobre o desenvolvimento de padrões de samba na bateria. 2009. 185 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. BASTOS, Rafael de Menezes. A “origem do samba” como invenção do Brasil (Por que as canções tem música?). Revista Brasileira de Ciências Sociais, n º 31, ano 11, jun. 1996, pp.156-177. BECKER, Howard S. Mundos Artísticos e Tipos Sociais, in VELHO Gilberto (org.) Arte e Sociedade. Ensaios de sociologia da Arte; Rio de Janeiro : Zahar Editores, 1977. . Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008 . Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254. 126 BERIO, Luciano. Entrevista sobre a Música Contemporânea (realizada por Rosana Dalmonte). Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1981. BLOMBERG, Carla. História da música no Brasil e musicologia: uma leitura preliminar. Projeto História nº 43. Dezembro de 2011. BONETTI, Lucas Zangirolami. A trilha musical como gênese do processo criativo em Moacir Santos. 2014. Dissertação (Mestrado em Música). UNICAMP. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. CABRAL, Sérgio. Elizeth Cardoso, uma vida. Lumiar Editora: Rio, 2000. CALADO, Carlos. O jazz como espetáculo. São Paulo: Perspectiva, Secretaria de Estado da Cultura, 1990. CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1974. CASTRO, Rui. Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova. 2.ed. São Paulo, Companhia das Letras, 1990. . Ela é carioca: um enciclopédia de Ipanema. São Paulo, Companhia das Letras, 1999. CAZES, Henrique: Choro - Do quintal ao Municipal. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. CIRINO, Giovanni. Narrativas musicais: performance e experiência na música popular instrumental brasileira. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2009. COELHO, Frederico; CAETANO, Daniel (orgs.). Tom Jobim. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011. COLEÇÃO REVISTA DA MÚSICA POPULAR. Edição fac-símile 1954-1956. Rio de Janeiro: Funarte: Bem-te-vi Produções Literárias, 2006. COSTA-LIMA NETO, Luiz: Da casa de Tia Ciata à casa da Família Hermeto Pascoal no bairro do Jabour: tradição e pós modernidade na vida e na música de um compositor popular experimental no Brasil. Revista eletrônica da ABET, “Música e Cultura”, 2008. CONTIER, Arnaldo Daraya. O nacional na música erudita brasileira: Mário de Andrade e a questão da identidade cultural. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Outubro/ Novembro/ Dezembro de 2004 Vol. I .Ano I. nº 1. 127 CHARTIER, Roger. A História Cultural - Entre Práticas e Representações. Lisboa, DIFEL/Editora Bertrand Brasil S.A, 1990. DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro, Rocco, 1981. . O ofício do Etnólogo, ou como ter “Anthropological Blues”. in NUNES, Edison de O. A aventura sociológica, Rio de Janeiro: Zahar, 1978. . Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro, Rocco, 2000. DIAS, Caio Gonçalves. Tom Jobim: trajetória, carreira e mediação sócioculturais. 2010. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de PósGraduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. DREYFUSS, Dominique. O violão vadio de Baden Powell. São Paulo, Ed. 34, 1999. ELIAS, Norbert. Mozart – sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. ERNEST DIAS, Andrea. Moacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2014. FAORO, Raymundo. A republica inacabada. São Paulo: Ed. Globo, 2007. FERREIRA, Ernandes Gomes. Literatura música erudita e Popular no modernismo brasileiro. Anais do VII Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Curitiba, Embap, 2011. FRANÇA, Eurico Nogueira. The Negro in Brazilian music. In: The African contribution to Brazil. Rio de Janeiro: Cultural & Information Department of The Brazilian Ministry of Foreign Relations, 1966. . Coisas: Moacir Santos e a composição para seção rítmica na década de 1960. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pósgraduação em Música, Centro de Letras e Artes, UNIRIO. . Gilroy’s Black Atlantic: Samba, Jazz and Sambajazz in Brazil and the Black Atlantic. Africa in words, 28 abr. 2013 . Música das Américas. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 72, p. 96, 2011. . Samba estilizado. In: Revista Ciência Hoje, vol.41, no. 246, p.247. SBPC, 2008. GIACOMINI, Sonia Maria. A alma da festa: família e etnicidade e projetos num clube social da Zona Norte do Rio de janeiro - o Renascença Clube. Belo Horizonte: editora UFMG. Rio de Janeiro: Editora IUPERJ, 2006. GILROY, Paul. O atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001. GOMBRICH, E. H. História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1993. 128 GOMES, Marcelo Silva. As re-invenções e re-significações do samba no período que cerca a inauguração da Bossa Nova: 1952-1967. XVII CONGRESSO DA ANPPOM– Subárea Etnomusicologia. 2007. . Samba-Jazz aquém e além da Bossa Nova: três arranjos para Céu e Mar de Johnny Alf. (2010). (Tese Doutorado em Música). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2010. GRIFFITHS, Paul, A música moderna, Rio de Janeiro, Zahar, 1989. GROUT & PALISCA. História da música ocidental. Lisboa, Portugal: Gradiva, 1988. GRYNBERG, Halina. Paulo Moura: um solo brasileiro. Rio de Janeiro, Casa da palavra, 2011. GUINLE, Jorge. Jazz Panorama. Rio de Janeiro: Agir, 1959. HOBSBAWM, Eric. História social do jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1995. INSTITUTO MOREIRA SALLES. Acervos e pesquisas. Maciel, Luis Carlos. Edison Machado vendeu a bateria. Revista Sombras (Sociedade de Música Brasileira), 1974. . Acervos e pesquisas. Mr. Edison Machado. O Combate, 11/1971. JULLIEN, François. O diálogo ente as culturas. Do universal ao multiculturalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. . Um sábio não tem idéia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. KAZ, Stela. Um jeito Copacabana de ser. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014. KOIDIN, Julie. Os sorrisos do choro. São Paulo: Global choro music. Rio de Janeiro, 2011. KUBIK, Gehard. Natureza e estrutura das escalas africanas. Lisboa, Junta de Investigações do Ultramar, 1970. MARIANO, Cesar Camargo. Solo. São Paulo: Leya, 2011. MELLO, José Eduardo (Zuza). Homem de. A Era dos Festivais – Uma Parábola. São Paulo: Editora 34, 2003. . Música Popular Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, Editora da Universidade de São Paulo, 1976. MENESCAL, Roberto & FONTE, Bruna. Essa tal de Bossa Nova. São Paulo: Prumo, 2012. MICELI, Sergio. Vanguardas em retrocesso. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 129 MIDANI, André. Música, ídolos e poder: do vinil ao download. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. MIS. Pixinguinha. Série Depoimentos. Rio de Janeiro: UERJ, 1997. MORAES, Vinicius de. Para uma menina com uma flor. Rio de Janeiro: José Olympio, 1981. . Samba falado – crônicas musicais. Rio de Janeiro: Azougue, 2008. MOTTA, Nelson. Memória musical. Porto Alegre: Sulina, 1990. . Noites Tropicais - Solos, improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000. MUNIZ, Ion. Functional improvisation technique. Helsinki: VAPK Pub. Series of educational publications / Sibelius Academy, 7, 1991. NAPOLITANO, Marcos. A arte engajada e seus públicos (1955/1968) . In Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n°28,2001,p.103-124. Esquerdas, política e cultura no Brasil (1950-1970): um balanço historiográfico. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. N.58, p.35-50. Jun.2014. História & música – história cultural da música popular / Marcos Napolitano. – Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 120p. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 2011, p.103-112. NAVES, Santuza Cambraia, COELHO, Frederico Oliveira & BACAL, Tatiana. MPB em discussão – Entrevistas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. . A canção popular entre a biblioteca e a rua. In Eisenberg, José et al (Org.). Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p.79-95. . A entrevista como recurso etnográfico. Matraga, vol. 14, nº 21, 2007. . Canção popular no Brasil: a canção crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. . Da bossa nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. . DA BOSSA NOVA À TROPICÁLIA: contenção e excesso na música popular. In: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - VOL. 15 No 43, 2000. . O violão azul: modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2001. NEDER, A. O estudo cultural da música popular brasileira... Per Musi , Belo Horizonte, n.22, 2010, p.181-195. OCHOA, Ana María. Músicas locales en tiempos de globalización. Bogotá, Grupo Editorial Norma, 2003. OLIVEIRA PINTO, Tiago de. Som e Musica. Questões de uma Antropologia Sonora. In: 130 PAIS, José Machado. Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens, Mil Platôs e o Futuro. Porto, Ambar, 2001. PARKER, Charlie. Transcriptions from his recorded solos. Atlantic: J. Aebersold, 1978. PECCI, Eduardo. Samba/Jazz: frases (prática de leitura). São Paulo: Ed. Novas Metas, 1989. PERRENOUD, Marc. Les músicos: enquete sur des musiciens ordinaires. Paris: La découvert, 2007. PIEDADE, Acácio Tadeu. Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades. Opus: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM, ANPPOM/Ed. da UNICAMP, v. 11, n. 1, p.113-123, 2005. Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades. Opus, v.11, 2005, p.197-207. PLAISANCE, Eric. Polémiques sur l’authenticité. Le jazz a-t-il pervert la musique brésilienne? Pixinguinha et les jazz bands parisiense em 1922. In: Les Cahiers du jazz. Nouvelle serie, no. 10. Paris, 2013. PUTERMAN, Paulo. Indústria cultural: a agonia de um conceito. São Paulo: Editora Perspectiva, 1994. REVISTA DE ANTROPOLOGIA, SÃO PAULO, USP, 2001, V. 44 nº 1. RIBEIRO, Guilherme & D’ALCÂNTARA, Daniel. Samba-jazz. São Paulo: Editora Souza Lima, 2008. RIDENTE, Marcelo. Artistas e intelectuais no Brasil pós-1960. In Tempo Social, revista de sociologia da USP, v.17, n.1. 2004. Em Busca do Povo Brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000. RINK, Jhon. Sobre a performance. O ponto de vista da musicologia. Revista música, v. 13, no 1, 2012,p. 32-60. Da Bossa nova à tropicália. Rio de Janeiro. Zahar, 2001. Canção popular no Brasil: a canção critica. Rio de Janeiro. Civilização brasileira, 2010. 131 RODRIGUES, João Carlos.JohnnyAlf: duas ou três coisas que você não sabe. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2012. SADIE, Stanley (Ed.) Dicionário Grove de Música: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1994. SANDRONI, Carlos. Adeus à MPB. In Eisenberg, José et al (Org.). Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 23-35. . Feitiço decente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. SARAIVA, Joana Martins. A invenção do sambajazz: discursos sobre a cena musical de Copacabana no final dos anos de 1950 e início dos anos de 1960. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de História. Rio de Janeiro. 2007 . Da influência do jazz e outras notas. In Emerson, Giumbelli et al (Org.). Leituras sobre música popular: reflexões sobre sonoridade e cultura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p.83-97. SÈVE, Mario. O vocabulário do choro. Rio de Janeiro, Lumiar Editora: 1999. SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro, Ed. Mauad, 1998. SOUZA, Tárik de; ANDREATO, Elifas. Rostos e gostos da MPB. Porto Alegre: LP&M, 1979. SPIELMANN, Daniela. “Tarde de Chuva”: A Contribuição Interpretativa de Paulo Moura para o saxofone no samba-choro e na gafieira, a partir da década de 70. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. TABORDA, Marcia. Violão e identidade nacional. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. TAUBKIN, Benjamim. Viver de música: diálogos com artistas brasileiros. São Paulo BEI comunicação, 2011. TINHORÃO, José R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. 5ª ed. São Paulo: Art, 1986. TINHORÃO, José R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. 5ª ed. São Paulo: Art, 1986. TRAVASSOS, Elizabeth. Mandarins milagrosos: Arte e Etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura /Funarte/Jorge Zahar Editor, 1997. 132 VEIGA, Felipe Berocan. "O Ambiente Exige Respeito": etnografia urbana e memória social da Gafieira Estudantina. Tese (Doutorado em Antropologia). Niterói: PPGA-UFF, 2011. 2 vols. VELLOSO, Rafael Henrique. A Jazz Band Sul Americana. Trabalho apresentado no 13o congresso da IASPM em Roma – Itália, julho de 2005. Disponível em http://www.rafaelvelloso.com.br/pdf/jazzband.pdf. Acesso em: 10/7/2012. VELOSO, Caetano. O Mundo não é chato. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. . Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. VIANNA, Hermano. O Mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar UFRJ, 2002. VIANNA, Luis Werneck. Os “simples” e as classes cultas na MPB. In Eisenberg, Joséet al (Org.). Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 69-78. WISNIK,José Miguel. Entre o erudito e o popular. Revista de História, n. 157,2007, p.55- 72.https://tede.ufrrj.br/retrieve/68471/2018%20-%20Pedro%20Larruba%20Guerra.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5453Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-03-16T20:35:34Z No. of bitstreams: 1 2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf: 4301389 bytes, checksum: 67d7be8734c49673193cd5a04ac5e201 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-16T20:35:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf: 4301389 bytes, checksum: 67d7be8734c49673193cd5a04ac5e201 (MD5) Previous issue date: 2018-09-12info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/1/2018%20-%20Pedro%20Larruba%20Guerra.pdf.jpg10019d8aaec1dfe03ef062238c4c8f2bMD51TEXT2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf.txtExtracted Texttext/plain254071https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/2/2018%20-%20Pedro%20Larruba%20Guerra.pdf.txt52560a916bcaf92cd9d6b702633b35a2MD52ORIGINAL2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf2018 - Pedro Larruba Guerraapplication/pdf4301389https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/3/2018%20-%20Pedro%20Larruba%20Guerra.pdf67d7be8734c49673193cd5a04ac5e201MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD541_license.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/5/1_license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD552_license.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/6/2_license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD563_license.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/7/3_license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD574_license.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/8/4_license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5820.500.14407/138802023-12-21 23:52:03.873oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:52:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The sambajazz: formation of the musical genre in Rio de Janeiro in the years of 1950 and 1960 |
title |
O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
spellingShingle |
O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 Guerra, Pedro Larrubia Sambajazz Música brasileira Bossa nova Sambajazz Brazilian music História |
title_short |
O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
title_full |
O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
title_fullStr |
O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
title_full_unstemmed |
O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
title_sort |
O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
author |
Guerra, Pedro Larrubia |
author_facet |
Guerra, Pedro Larrubia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Pedro Larrubia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros, José Costa D'Assunção |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7367148951589975 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barros, José Costa D'Assunção |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7367148951589975 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Campos, Pedro Henrique Pedreira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9280-3649 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9808514796479539 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Leonardo Santana da |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3107162656787797 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
120.876.767-47 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4798498622811757 |
contributor_str_mv |
Barros, José Costa D'Assunção Barros, José Costa D'Assunção Campos, Pedro Henrique Pedreira Silva, Leonardo Santana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sambajazz Música brasileira Bossa nova |
topic |
Sambajazz Música brasileira Bossa nova Sambajazz Brazilian music História |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sambajazz Brazilian music |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
História |
description |
O presente trabalho possui como principal objetivo compreender o processo de formação e criação do gênero musical Sambajazz, durante as décadas de 1950 e 1960. Abordando as principais relações entre o Sambajazz e outros gêneros. Suas diferenças e semelhanças. Entendendo as inovações sobre o Samba moderno, e quais impactos são gerados namúsica popular brasileira. Iniciando assim, uma busca pela compreensão de um período de internacionalização da música popular brasileira, e posteriormente a ascensão da canção de protesto em detrimento da música instrumental. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T02:52:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T02:52:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUERRA, Pedro Larrubia. O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13880 |
identifier_str_mv |
GUERRA, Pedro Larrubia. O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.por.fl_str_mv |
ADORNO, Theodor. Filosofia da nova música. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989. . Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. . Introdução à sociologia da música. São Paulo: Editora UNESP, 2011. ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de, e NAVES, Santuza Cambraia (orgs.). Por que não? Rupturas e continuidades da contracultura. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2007; ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre a música brasileira. 4ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2006. . Música, Doce Música. Obras completas de Mário de Andrade, vol. VII. São Paulo: Livraria Martins, 1963. ARAÚJO, Paulo Cesar de. Eu não sou cachorro não. Rio de Janeiro: Record, 2013. . O réu e o rei: minha história com Roberto Carlos, em detalhes. São Paulo: Companhia das Letras, 2014 BAIA, S.F. The historiography of popular music in Brazil (1971-1999). Tese de dourado em História BAHIANA, Ana Maria & WISNIK, José Miguel & AUTRAN, Margarida. Anos 70. Rio de Janeiro: Editora Europa, 1980. . Nada será como antes – MPB nos anos 70. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980. BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 4ª ed. São Paulo-Brasília: Edunb/HUCITEC, 1999. BARSALINI, Leandro. As sínteses de Edison Machado: um estudo sobre o desenvolvimento de padrões de samba na bateria. 2009. 185 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. BASTOS, Rafael de Menezes. A “origem do samba” como invenção do Brasil (Por que as canções tem música?). Revista Brasileira de Ciências Sociais, n º 31, ano 11, jun. 1996, pp.156-177. BECKER, Howard S. Mundos Artísticos e Tipos Sociais, in VELHO Gilberto (org.) Arte e Sociedade. Ensaios de sociologia da Arte; Rio de Janeiro : Zahar Editores, 1977. . Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008 . Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254. 126 BERIO, Luciano. Entrevista sobre a Música Contemporânea (realizada por Rosana Dalmonte). Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1981. BLOMBERG, Carla. História da música no Brasil e musicologia: uma leitura preliminar. Projeto História nº 43. Dezembro de 2011. BONETTI, Lucas Zangirolami. A trilha musical como gênese do processo criativo em Moacir Santos. 2014. Dissertação (Mestrado em Música). UNICAMP. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. CABRAL, Sérgio. Elizeth Cardoso, uma vida. Lumiar Editora: Rio, 2000. CALADO, Carlos. O jazz como espetáculo. São Paulo: Perspectiva, Secretaria de Estado da Cultura, 1990. CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1974. CASTRO, Rui. Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova. 2.ed. São Paulo, Companhia das Letras, 1990. . Ela é carioca: um enciclopédia de Ipanema. São Paulo, Companhia das Letras, 1999. CAZES, Henrique: Choro - Do quintal ao Municipal. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. CIRINO, Giovanni. Narrativas musicais: performance e experiência na música popular instrumental brasileira. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2009. COELHO, Frederico; CAETANO, Daniel (orgs.). Tom Jobim. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011. COLEÇÃO REVISTA DA MÚSICA POPULAR. Edição fac-símile 1954-1956. Rio de Janeiro: Funarte: Bem-te-vi Produções Literárias, 2006. COSTA-LIMA NETO, Luiz: Da casa de Tia Ciata à casa da Família Hermeto Pascoal no bairro do Jabour: tradição e pós modernidade na vida e na música de um compositor popular experimental no Brasil. Revista eletrônica da ABET, “Música e Cultura”, 2008. CONTIER, Arnaldo Daraya. O nacional na música erudita brasileira: Mário de Andrade e a questão da identidade cultural. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Outubro/ Novembro/ Dezembro de 2004 Vol. I .Ano I. nº 1. 127 CHARTIER, Roger. A História Cultural - Entre Práticas e Representações. Lisboa, DIFEL/Editora Bertrand Brasil S.A, 1990. DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro, Rocco, 1981. . O ofício do Etnólogo, ou como ter “Anthropological Blues”. in NUNES, Edison de O. A aventura sociológica, Rio de Janeiro: Zahar, 1978. . Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro, Rocco, 2000. DIAS, Caio Gonçalves. Tom Jobim: trajetória, carreira e mediação sócioculturais. 2010. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de PósGraduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. DREYFUSS, Dominique. O violão vadio de Baden Powell. São Paulo, Ed. 34, 1999. ELIAS, Norbert. Mozart – sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. ERNEST DIAS, Andrea. Moacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2014. FAORO, Raymundo. A republica inacabada. São Paulo: Ed. Globo, 2007. FERREIRA, Ernandes Gomes. Literatura música erudita e Popular no modernismo brasileiro. Anais do VII Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Curitiba, Embap, 2011. FRANÇA, Eurico Nogueira. The Negro in Brazilian music. In: The African contribution to Brazil. Rio de Janeiro: Cultural & Information Department of The Brazilian Ministry of Foreign Relations, 1966. . Coisas: Moacir Santos e a composição para seção rítmica na década de 1960. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pósgraduação em Música, Centro de Letras e Artes, UNIRIO. . Gilroy’s Black Atlantic: Samba, Jazz and Sambajazz in Brazil and the Black Atlantic. Africa in words, 28 abr. 2013 . Música das Américas. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 72, p. 96, 2011. . Samba estilizado. In: Revista Ciência Hoje, vol.41, no. 246, p.247. SBPC, 2008. GIACOMINI, Sonia Maria. A alma da festa: família e etnicidade e projetos num clube social da Zona Norte do Rio de janeiro - o Renascença Clube. Belo Horizonte: editora UFMG. Rio de Janeiro: Editora IUPERJ, 2006. GILROY, Paul. O atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2001. GOMBRICH, E. H. História da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1993. 128 GOMES, Marcelo Silva. As re-invenções e re-significações do samba no período que cerca a inauguração da Bossa Nova: 1952-1967. XVII CONGRESSO DA ANPPOM– Subárea Etnomusicologia. 2007. . Samba-Jazz aquém e além da Bossa Nova: três arranjos para Céu e Mar de Johnny Alf. (2010). (Tese Doutorado em Música). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2010. GRIFFITHS, Paul, A música moderna, Rio de Janeiro, Zahar, 1989. GROUT & PALISCA. História da música ocidental. Lisboa, Portugal: Gradiva, 1988. GRYNBERG, Halina. Paulo Moura: um solo brasileiro. Rio de Janeiro, Casa da palavra, 2011. GUINLE, Jorge. Jazz Panorama. Rio de Janeiro: Agir, 1959. HOBSBAWM, Eric. História social do jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1995. INSTITUTO MOREIRA SALLES. Acervos e pesquisas. Maciel, Luis Carlos. Edison Machado vendeu a bateria. Revista Sombras (Sociedade de Música Brasileira), 1974. . Acervos e pesquisas. Mr. Edison Machado. O Combate, 11/1971. JULLIEN, François. O diálogo ente as culturas. Do universal ao multiculturalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. . Um sábio não tem idéia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. KAZ, Stela. Um jeito Copacabana de ser. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014. KOIDIN, Julie. Os sorrisos do choro. São Paulo: Global choro music. Rio de Janeiro, 2011. KUBIK, Gehard. Natureza e estrutura das escalas africanas. Lisboa, Junta de Investigações do Ultramar, 1970. MARIANO, Cesar Camargo. Solo. São Paulo: Leya, 2011. MELLO, José Eduardo (Zuza). Homem de. A Era dos Festivais – Uma Parábola. São Paulo: Editora 34, 2003. . Música Popular Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, Editora da Universidade de São Paulo, 1976. MENESCAL, Roberto & FONTE, Bruna. Essa tal de Bossa Nova. São Paulo: Prumo, 2012. MICELI, Sergio. Vanguardas em retrocesso. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 129 MIDANI, André. Música, ídolos e poder: do vinil ao download. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. MIS. Pixinguinha. Série Depoimentos. Rio de Janeiro: UERJ, 1997. MORAES, Vinicius de. Para uma menina com uma flor. Rio de Janeiro: José Olympio, 1981. . Samba falado – crônicas musicais. Rio de Janeiro: Azougue, 2008. MOTTA, Nelson. Memória musical. Porto Alegre: Sulina, 1990. . Noites Tropicais - Solos, improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000. MUNIZ, Ion. Functional improvisation technique. Helsinki: VAPK Pub. Series of educational publications / Sibelius Academy, 7, 1991. NAPOLITANO, Marcos. A arte engajada e seus públicos (1955/1968) . In Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n°28,2001,p.103-124. Esquerdas, política e cultura no Brasil (1950-1970): um balanço historiográfico. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. N.58, p.35-50. Jun.2014. História & música – história cultural da música popular / Marcos Napolitano. – Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 120p. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 2011, p.103-112. NAVES, Santuza Cambraia, COELHO, Frederico Oliveira & BACAL, Tatiana. MPB em discussão – Entrevistas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. . A canção popular entre a biblioteca e a rua. In Eisenberg, José et al (Org.). Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p.79-95. . A entrevista como recurso etnográfico. Matraga, vol. 14, nº 21, 2007. . Canção popular no Brasil: a canção crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. . Da bossa nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. . DA BOSSA NOVA À TROPICÁLIA: contenção e excesso na música popular. In: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - VOL. 15 No 43, 2000. . O violão azul: modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2001. NEDER, A. O estudo cultural da música popular brasileira... Per Musi , Belo Horizonte, n.22, 2010, p.181-195. OCHOA, Ana María. Músicas locales en tiempos de globalización. Bogotá, Grupo Editorial Norma, 2003. OLIVEIRA PINTO, Tiago de. Som e Musica. Questões de uma Antropologia Sonora. In: 130 PAIS, José Machado. Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens, Mil Platôs e o Futuro. Porto, Ambar, 2001. PARKER, Charlie. Transcriptions from his recorded solos. Atlantic: J. Aebersold, 1978. PECCI, Eduardo. Samba/Jazz: frases (prática de leitura). São Paulo: Ed. Novas Metas, 1989. PERRENOUD, Marc. Les músicos: enquete sur des musiciens ordinaires. Paris: La découvert, 2007. PIEDADE, Acácio Tadeu. Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades. Opus: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM, ANPPOM/Ed. da UNICAMP, v. 11, n. 1, p.113-123, 2005. Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades. Opus, v.11, 2005, p.197-207. PLAISANCE, Eric. Polémiques sur l’authenticité. Le jazz a-t-il pervert la musique brésilienne? Pixinguinha et les jazz bands parisiense em 1922. In: Les Cahiers du jazz. Nouvelle serie, no. 10. Paris, 2013. PUTERMAN, Paulo. Indústria cultural: a agonia de um conceito. São Paulo: Editora Perspectiva, 1994. REVISTA DE ANTROPOLOGIA, SÃO PAULO, USP, 2001, V. 44 nº 1. RIBEIRO, Guilherme & D’ALCÂNTARA, Daniel. Samba-jazz. São Paulo: Editora Souza Lima, 2008. RIDENTE, Marcelo. Artistas e intelectuais no Brasil pós-1960. In Tempo Social, revista de sociologia da USP, v.17, n.1. 2004. Em Busca do Povo Brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000. RINK, Jhon. Sobre a performance. O ponto de vista da musicologia. Revista música, v. 13, no 1, 2012,p. 32-60. Da Bossa nova à tropicália. Rio de Janeiro. Zahar, 2001. Canção popular no Brasil: a canção critica. Rio de Janeiro. Civilização brasileira, 2010. 131 RODRIGUES, João Carlos.JohnnyAlf: duas ou três coisas que você não sabe. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2012. SADIE, Stanley (Ed.) Dicionário Grove de Música: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1994. SANDRONI, Carlos. Adeus à MPB. In Eisenberg, José et al (Org.). Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 23-35. . Feitiço decente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. SARAIVA, Joana Martins. A invenção do sambajazz: discursos sobre a cena musical de Copacabana no final dos anos de 1950 e início dos anos de 1960. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de História. Rio de Janeiro. 2007 . Da influência do jazz e outras notas. In Emerson, Giumbelli et al (Org.). Leituras sobre música popular: reflexões sobre sonoridade e cultura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p.83-97. SÈVE, Mario. O vocabulário do choro. Rio de Janeiro, Lumiar Editora: 1999. SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro, Ed. Mauad, 1998. SOUZA, Tárik de; ANDREATO, Elifas. Rostos e gostos da MPB. Porto Alegre: LP&M, 1979. SPIELMANN, Daniela. “Tarde de Chuva”: A Contribuição Interpretativa de Paulo Moura para o saxofone no samba-choro e na gafieira, a partir da década de 70. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. TABORDA, Marcia. Violão e identidade nacional. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. TAUBKIN, Benjamim. Viver de música: diálogos com artistas brasileiros. São Paulo BEI comunicação, 2011. TINHORÃO, José R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. 5ª ed. São Paulo: Art, 1986. TINHORÃO, José R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. 5ª ed. São Paulo: Art, 1986. TRAVASSOS, Elizabeth. Mandarins milagrosos: Arte e Etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura /Funarte/Jorge Zahar Editor, 1997. 132 VEIGA, Felipe Berocan. "O Ambiente Exige Respeito": etnografia urbana e memória social da Gafieira Estudantina. Tese (Doutorado em Antropologia). Niterói: PPGA-UFF, 2011. 2 vols. VELLOSO, Rafael Henrique. A Jazz Band Sul Americana. Trabalho apresentado no 13o congresso da IASPM em Roma – Itália, julho de 2005. Disponível em http://www.rafaelvelloso.com.br/pdf/jazzband.pdf. Acesso em: 10/7/2012. VELOSO, Caetano. O Mundo não é chato. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. . Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. VIANNA, Hermano. O Mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar UFRJ, 2002. VIANNA, Luis Werneck. Os “simples” e as classes cultas na MPB. In Eisenberg, Joséet al (Org.). Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 69-78. WISNIK,José Miguel. Entre o erudito e o popular. Revista de História, n. 157,2007, p.55- 72. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/1/2018%20-%20Pedro%20Larruba%20Guerra.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/2/2018%20-%20Pedro%20Larruba%20Guerra.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/3/2018%20-%20Pedro%20Larruba%20Guerra.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/4/license.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/5/1_license.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/6/2_license.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/7/3_license.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13880/8/4_license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10019d8aaec1dfe03ef062238c4c8f2b 52560a916bcaf92cd9d6b702633b35a2 67d7be8734c49673193cd5a04ac5e201 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108228906778624 |