Estratégias de Ensino do Gênero oral debate regrado público
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15421 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo geral, a partir da descrição e análise do trabalho realizado com os gêneros orais em sala de aula e da observação do que é proposto para esses gêneros nos PCN de Língua Portuguesa, discutir uma proposta pedagógica de ensino do gênero Debate Regrado Público, aplicada a uma turma do 7º ano pelo professor-pesquisador, a partir de temas presentes nos livros paradidáticos trabalhados nas aulas de língua portuguesa. A fim de conduzir esta pesquisa os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: 1) discutir a relação fala e escrita e a importância do aprimoramento da modalidade oral em sala de aula; 2) analisar materiais didáticos, documentos oficiais de ensino como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a fim de verificar as orientações propostas para o trabalho com os gêneros orais no Ensino Fundamental II; e, a partir da proposta e desenvolvimento de atividades relacionadas ao gênero debate regrado público, 3) desenvolver o senso crítico dos alunos, aperfeiçoando o seu modo de se expressar e a sua capacidade de compreensão do discurso do outro seja por marcas linguísticas ou por marcas não linguísticas, sendo capaz de posicionar-se em relação a esse discurso. Trata-se de uma pesquisa-ação que parte de uma fase exploratória em que foram coletados dados utilizados para compor uma descrição do tempo aplicado nas aulas de Língua Portuguesa para o ensino dos gêneros orais e de que forma esse ensino se desenvolve nos momentos em que se faz presente. Da análise dos dados, concluiu-se que, nas aulas de Língua Portuguesa observadas, apesar da publicação dos PCN em 1998, os gêneros orais, enquanto objeto de ensino sistematizado, estão ausentes. Com a aplicação da Sequência Didática, constatou-se que, apesar das muitas dificuldades encontradas na escola, o trabalho com os gêneros orais contribui para uma maior autonomia do aluno, para o aprimoramento de sua capacidade de expressão oral e também escrita; além de promover o desenvolvimento da capacidade de escuta e avaliação do seu discurso e do discurso do outro. |
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Pinto, Marinazia CordeiroPereira, Marli Hermenegildahttp://lattes.cnpq.br/5872540373589107Alencar, Patricia VargasFreire, Gilson CostaRibeiro, Patricia Ferreira NevesBravin, Angela Maria02503890709http://lattes.cnpq.br/39589263609454322023-12-22T03:17:07Z2023-12-22T03:17:07Z2015-06-10Pinto, Marinazia Cordeiro. Estratégias de ensino do gênero oral debate regrado público. 2015. [116 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15421A presente pesquisa teve como objetivo geral, a partir da descrição e análise do trabalho realizado com os gêneros orais em sala de aula e da observação do que é proposto para esses gêneros nos PCN de Língua Portuguesa, discutir uma proposta pedagógica de ensino do gênero Debate Regrado Público, aplicada a uma turma do 7º ano pelo professor-pesquisador, a partir de temas presentes nos livros paradidáticos trabalhados nas aulas de língua portuguesa. A fim de conduzir esta pesquisa os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: 1) discutir a relação fala e escrita e a importância do aprimoramento da modalidade oral em sala de aula; 2) analisar materiais didáticos, documentos oficiais de ensino como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a fim de verificar as orientações propostas para o trabalho com os gêneros orais no Ensino Fundamental II; e, a partir da proposta e desenvolvimento de atividades relacionadas ao gênero debate regrado público, 3) desenvolver o senso crítico dos alunos, aperfeiçoando o seu modo de se expressar e a sua capacidade de compreensão do discurso do outro seja por marcas linguísticas ou por marcas não linguísticas, sendo capaz de posicionar-se em relação a esse discurso. Trata-se de uma pesquisa-ação que parte de uma fase exploratória em que foram coletados dados utilizados para compor uma descrição do tempo aplicado nas aulas de Língua Portuguesa para o ensino dos gêneros orais e de que forma esse ensino se desenvolve nos momentos em que se faz presente. Da análise dos dados, concluiu-se que, nas aulas de Língua Portuguesa observadas, apesar da publicação dos PCN em 1998, os gêneros orais, enquanto objeto de ensino sistematizado, estão ausentes. Com a aplicação da Sequência Didática, constatou-se que, apesar das muitas dificuldades encontradas na escola, o trabalho com os gêneros orais contribui para uma maior autonomia do aluno, para o aprimoramento de sua capacidade de expressão oral e também escrita; além de promover o desenvolvimento da capacidade de escuta e avaliação do seu discurso e do discurso do outro.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis research aimed to counteract the proposals of the National Curriculum Standards of Portuguese Language with pedagogic practice and educational materials available to teach portuguese language in the municipality of Rio de Janeiro regarding the oral genres. In order to conduct this research the following specific objectives were established: 1) discuss the relationship between speaking and writing and the importance of the oral modality enhancement work in the classroom; 2) analyze the learning materials, as well as the official documents of teaching: the National Curricular Parameters for Portuguese Language (NCP) and the National Textbook Program (PNLD) in order to verify the proposals for work guidelines with oral genres in Elementary Education II; 3) from the proposal and application of a didactic sequence consisted by activities related to the regimented public debate gender, develop a critical sense in the students, perfecting the way to express themselves and the ability to understand the other's speech, either by linguistic marks or by brands non-linguistic, and being able to position themselves in relation to these speechs. This is an action research with an exploratory phase in which were collected data used to compose a description of the time applied to the Portuguese classes for the teaching of oral genres and how this teaching develops at the present moment. After the data analysis, it was possible to concluded that despite the publication of Portuguese Speaking NCP in 1998, the oral genres as learning object are absent from Portuguese classes in the city of Rio de Janeiro. With the application of Didactic Sequence, it was found that, despite the many difficulties faced in school, the work with oral genres contributes to greater autonomy of the student, improving its abililty to communicate orally as well as in writing; it also promotes the development of listening skills and, evaluation of his speech and another speech.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoEnsino de língua portuguesaOralidadeDebateSequência didáticaPortuguese language teachingOralityDebateDidactic sequenceLetrasEstratégias de Ensino do Gênero oral debate regrado público...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003 – (Série Aula; 1). ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática. Entrepalavras. 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A presente pesquisa teve como objetivo geral, a partir da descrição e análise do trabalho realizado com os gêneros orais em sala de aula e da observação do que é proposto para esses gêneros nos PCN de Língua Portuguesa, discutir uma proposta pedagógica de ensino do gênero Debate Regrado Público, aplicada a uma turma do 7º ano pelo professor-pesquisador, a partir de temas presentes nos livros paradidáticos trabalhados nas aulas de língua portuguesa. A fim de conduzir esta pesquisa os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: 1) discutir a relação fala e escrita e a importância do aprimoramento da modalidade oral em sala de aula; 2) analisar materiais didáticos, documentos oficiais de ensino como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a fim de verificar as orientações propostas para o trabalho com os gêneros orais no Ensino Fundamental II; e, a partir da proposta e desenvolvimento de atividades relacionadas ao gênero debate regrado público, 3) desenvolver o senso crítico dos alunos, aperfeiçoando o seu modo de se expressar e a sua capacidade de compreensão do discurso do outro seja por marcas linguísticas ou por marcas não linguísticas, sendo capaz de posicionar-se em relação a esse discurso. Trata-se de uma pesquisa-ação que parte de uma fase exploratória em que foram coletados dados utilizados para compor uma descrição do tempo aplicado nas aulas de Língua Portuguesa para o ensino dos gêneros orais e de que forma esse ensino se desenvolve nos momentos em que se faz presente. Da análise dos dados, concluiu-se que, nas aulas de Língua Portuguesa observadas, apesar da publicação dos PCN em 1998, os gêneros orais, enquanto objeto de ensino sistematizado, estão ausentes. Com a aplicação da Sequência Didática, constatou-se que, apesar das muitas dificuldades encontradas na escola, o trabalho com os gêneros orais contribui para uma maior autonomia do aluno, para o aprimoramento de sua capacidade de expressão oral e também escrita; além de promover o desenvolvimento da capacidade de escuta e avaliação do seu discurso e do discurso do outro. |
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