Jeca Tatu, Tatuzinho e Zé Brasil: uma representação da realidade brasileira nas décadas de 1910 a 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Victor Hugo Neitzke
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12297
Resumo: Muitas são as fontes e as formas de analisar a multidimensionalidade da realidade brasileira. Nesta Dissertação, a escolha recaiu na produção literária de Monteiro Lobato, analisando-se tanto sua literatura adulta quanto sua literatura infantil. Para isso, dois pressupostos deram suporte à proposta de pesquisa: o primeiro relaciona-se ao entendimento de que a literatura é importante mecanismo de propagação de ideologias; o segundo afirma-se na ideia de que a literatura, muitas vezes, vale-se de personagens fictícios para disseminar crenças, valores e propósitos. A pesquisa pretendeu configurar a realidade brasileira, nas décadas de 1910 a 1950, a partir dos personagens Jeca Tatu, Jeca Tatuzinho e Zé Brasil, frutos da criatividade de Monteiro Lobato. A investigação resultou do interesse do pesquisador pela literatura de Lobato e de sua vivência familiar junto a meeiros, os quais apresentam depoimentos sobre a realidade da vida no campo. A pesquisa, caracterizada como bibliográfica, utilizou fontes de consulta primária e secundária, o que permitiu a construção de relevante revisão de literatura, orientada para o problema e os objetivos da investigação. Mantém-se, ao longo do texto dissertativo, a preocupação em associar a produção literária analisada aos elementos históricos do contexto nacional e internacional, procurando-se destacar os movimentos político-ideológicos vigentes em cada década. Esses movimentos serviram, também, para caracterizar o pensamento de Monteiro Lobato e suas implicações na produção de sua obra e na criação de seus personagens. A análise realizada permitiu, ainda, perceber a transformação desse pensamento, identificando Lobato, primeiramente, como um ser preconceituoso e racista, capaz de ironizar seus agregados, criando o Jeca Tatu, mostrando-o como um caipira preguiçoso, um parasita responsável pelo atraso socioeconômico do Brasil. Ao tornar-se um latifundiário, assumiu a identidade de um “coronel”, envolvendo-se com a política partidária, decepcionando-se de pronto. Viveu experiências de tensão com figuras do movimento modernista, tendo sua obra sido ignorada por adeptos desse movimento. Exerceu atividade empresarial, inovando em relação ao mercado editorial. Acredita-se que foi influenciado pelas ideias de Anísio Teixeira e Henry George, motivos que o levaram a uma grande transformação de seu pensamento político-social, chegando, então, à publicação de Zé Brasil, obra considerada como o coroamento de suas reflexões a respeito do caipira e da realidade brasileira. Essas são abordagens de maior relevância nesta Dissertação, tendo permitido o aprofundamento do tema proposto no projeto de pesquisa. Ressalta-se que o pressuposto de que literatura e ideologia se aproximam constituiu-se, nesta Dissertação, como fio condutor da caminhada empreendida. Entende-se que a pesquisa possibilitou, também, o desvelamento de processos que engendraram/engendram as relações entre proprietários e não proprietários de terra, encaminhando para a inarredável Reforma Agrária. Esta Dissertação abriu horizontes para novas pesquisas concernentes à realidade do Brasil.
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Para isso, dois pressupostos deram suporte à proposta de pesquisa: o primeiro relaciona-se ao entendimento de que a literatura é importante mecanismo de propagação de ideologias; o segundo afirma-se na ideia de que a literatura, muitas vezes, vale-se de personagens fictícios para disseminar crenças, valores e propósitos. A pesquisa pretendeu configurar a realidade brasileira, nas décadas de 1910 a 1950, a partir dos personagens Jeca Tatu, Jeca Tatuzinho e Zé Brasil, frutos da criatividade de Monteiro Lobato. A investigação resultou do interesse do pesquisador pela literatura de Lobato e de sua vivência familiar junto a meeiros, os quais apresentam depoimentos sobre a realidade da vida no campo. A pesquisa, caracterizada como bibliográfica, utilizou fontes de consulta primária e secundária, o que permitiu a construção de relevante revisão de literatura, orientada para o problema e os objetivos da investigação. Mantém-se, ao longo do texto dissertativo, a preocupação em associar a produção literária analisada aos elementos históricos do contexto nacional e internacional, procurando-se destacar os movimentos político-ideológicos vigentes em cada década. Esses movimentos serviram, também, para caracterizar o pensamento de Monteiro Lobato e suas implicações na produção de sua obra e na criação de seus personagens. A análise realizada permitiu, ainda, perceber a transformação desse pensamento, identificando Lobato, primeiramente, como um ser preconceituoso e racista, capaz de ironizar seus agregados, criando o Jeca Tatu, mostrando-o como um caipira preguiçoso, um parasita responsável pelo atraso socioeconômico do Brasil. Ao tornar-se um latifundiário, assumiu a identidade de um “coronel”, envolvendo-se com a política partidária, decepcionando-se de pronto. Viveu experiências de tensão com figuras do movimento modernista, tendo sua obra sido ignorada por adeptos desse movimento. Exerceu atividade empresarial, inovando em relação ao mercado editorial. Acredita-se que foi influenciado pelas ideias de Anísio Teixeira e Henry George, motivos que o levaram a uma grande transformação de seu pensamento político-social, chegando, então, à publicação de Zé Brasil, obra considerada como o coroamento de suas reflexões a respeito do caipira e da realidade brasileira. Essas são abordagens de maior relevância nesta Dissertação, tendo permitido o aprofundamento do tema proposto no projeto de pesquisa. Ressalta-se que o pressuposto de que literatura e ideologia se aproximam constituiu-se, nesta Dissertação, como fio condutor da caminhada empreendida. Entende-se que a pesquisa possibilitou, também, o desvelamento de processos que engendraram/engendram as relações entre proprietários e não proprietários de terra, encaminhando para a inarredável Reforma Agrária. Esta Dissertação abriu horizontes para novas pesquisas concernentes à realidade do Brasil.Many are the sources and ways of analyzing the multiple dimensions of the Brazilian reality. In this dissertation, Monteiro Lobato's literary production was chosen to be one of this sources, taking as material for analysis both adult's and children's literature. For this purpose, two main assumptions supported the research's proposal: the first one relates to the understanding that literature works as a mechanism of propagation of ideologies; and the second one stands on the idea that literature, many times, uses fictional characters to disseminate beliefs, values and purposes. The research intended to configure Brazilian reality, in the 1910 to 1950 decades, using as parameters the characters Jeca Tatu, Jeca Tatuzinho and Zé brasil, which are products of Monteiro Lobato's creativity. The investigation resulted from the interest of the researcher in Lobato's literature, and from the familiarity that he had with sharecroppers, who presented testimonials about the reality on the countryside. Characterized as bibliographical, this research used primary and secondary sources, which allowed a relevant literary revision, directed to the questions and objectives of the investigation. The concern of associating the literary production analyzed to the historical elements of the national and international context is kept, looking forward to highlight the political and ideological movements of each decade. This movements were also good to characterize Monteiro Lobato's thoughts and its implications on the production of his works and on the creation of his characters. The analysis performed allowed to perceive the transformation of this thought, indentifying Lobato as a racist and prejudiced being in first place, capable of mocking his aggregates, and that created the character Jeca Tatu, showing him as a lazy hick, a parasite who was responsible for the Brazilian social and economical delay. When he becomes a landowner, he assumes the identity of the "coronel" (the authoritarian landlord), getting involved with partisan politics and getting immediately disappointed. He lived tense experiences with figures of the modernist movement, his works being ignored by the members of this movement. He also dedicated to business activities, innovating the editorial market. It is believed that he was influenced by Anísio Teixeira's and Henry George's ideas, reasons that took to a huge transformation of his social and political thought, leading to the publication of Zé Brasil, a work considered as the most emblematic of Lobato's reflections around the countryside men and the Brazilian reality. This are the most relevant approaches in this Dissertation, which work as guidelines of the investigation's path. It is understood that the research also enabled the revealing of a processes that engendered/engender the relations between landowners and the ones who don't have any land, leading to the unwavering Agrarian Reform. This dissertation also opened horizons to further research concerning Brazilian reality.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaVida e obra de Monteiro Lobato,, ,Personagens Jeca TatuJeca Tatuzinho e Zé BrasilRealidade brasileiraMonteiro Lobato's live and worksCharacters Jeca TatuBrazilian realityEducaçãoJeca Tatu, Tatuzinho e Zé Brasil: uma representação da realidade brasileira nas décadas de 1910 a 1950Jeca Tatu, Tatuzinho and Ze Brazil: a representation of the Brazilian reality in the decades from 1910 to 1950info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Alzira Alves de. O ISEB e o desenvolvimento. Disponível em: <cpdoc.fgv.br/produção/dossiês/JK/artigos/Economia/ISEB>. Acesso em: 05 mar. 2014. ALMEIDA JÚNIOR In: Blog Arte Brasileira. Disponível em: <http://artefontedeconhecimento.blogspot.com.br/2011/07/caipira-picando-fumo-almeida-jr.html>. 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description Muitas são as fontes e as formas de analisar a multidimensionalidade da realidade brasileira. Nesta Dissertação, a escolha recaiu na produção literária de Monteiro Lobato, analisando-se tanto sua literatura adulta quanto sua literatura infantil. Para isso, dois pressupostos deram suporte à proposta de pesquisa: o primeiro relaciona-se ao entendimento de que a literatura é importante mecanismo de propagação de ideologias; o segundo afirma-se na ideia de que a literatura, muitas vezes, vale-se de personagens fictícios para disseminar crenças, valores e propósitos. A pesquisa pretendeu configurar a realidade brasileira, nas décadas de 1910 a 1950, a partir dos personagens Jeca Tatu, Jeca Tatuzinho e Zé Brasil, frutos da criatividade de Monteiro Lobato. A investigação resultou do interesse do pesquisador pela literatura de Lobato e de sua vivência familiar junto a meeiros, os quais apresentam depoimentos sobre a realidade da vida no campo. A pesquisa, caracterizada como bibliográfica, utilizou fontes de consulta primária e secundária, o que permitiu a construção de relevante revisão de literatura, orientada para o problema e os objetivos da investigação. Mantém-se, ao longo do texto dissertativo, a preocupação em associar a produção literária analisada aos elementos históricos do contexto nacional e internacional, procurando-se destacar os movimentos político-ideológicos vigentes em cada década. Esses movimentos serviram, também, para caracterizar o pensamento de Monteiro Lobato e suas implicações na produção de sua obra e na criação de seus personagens. A análise realizada permitiu, ainda, perceber a transformação desse pensamento, identificando Lobato, primeiramente, como um ser preconceituoso e racista, capaz de ironizar seus agregados, criando o Jeca Tatu, mostrando-o como um caipira preguiçoso, um parasita responsável pelo atraso socioeconômico do Brasil. Ao tornar-se um latifundiário, assumiu a identidade de um “coronel”, envolvendo-se com a política partidária, decepcionando-se de pronto. Viveu experiências de tensão com figuras do movimento modernista, tendo sua obra sido ignorada por adeptos desse movimento. Exerceu atividade empresarial, inovando em relação ao mercado editorial. Acredita-se que foi influenciado pelas ideias de Anísio Teixeira e Henry George, motivos que o levaram a uma grande transformação de seu pensamento político-social, chegando, então, à publicação de Zé Brasil, obra considerada como o coroamento de suas reflexões a respeito do caipira e da realidade brasileira. Essas são abordagens de maior relevância nesta Dissertação, tendo permitido o aprofundamento do tema proposto no projeto de pesquisa. Ressalta-se que o pressuposto de que literatura e ideologia se aproximam constituiu-se, nesta Dissertação, como fio condutor da caminhada empreendida. Entende-se que a pesquisa possibilitou, também, o desvelamento de processos que engendraram/engendram as relações entre proprietários e não proprietários de terra, encaminhando para a inarredável Reforma Agrária. Esta Dissertação abriu horizontes para novas pesquisas concernentes à realidade do Brasil.
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