Avaliação de desempenho como ferramenta gerencial de gestão de pessoas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15299 |
Resumo: | Na década de 1990 as transformações no cenário mundial levaram a administração pública a implementar ações para fortalecer a governança do Estado e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão em bases profissionais e racionais. O novo cenário propiciou uma mudança do modelo burocrático (APB) para o da administração pública gerencial (APG) e demandou a definição de políticas mais consistentes no campo da gestão de pessoas e da implementação da avaliação de desempenho (AD). Nesse processo a orientação voltada aos resultados subjacente à APG, o papel do servidor público se destaca no novo cenário. No entanto as teorias e instrumentos de gestão de pessoas ainda não se consolidaram, revelandose, no lugar, uma percepção de que o instrumento de AD não cumpre sua função para o fortalecimento profissional tanto do servidor quanto das instituições, principalmente no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Especificamente no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foco desse estudo, foi desenvolvida uma pesquisa para identificar a percepção dos servidores Técnico-Administrativo em Educação (TAE) com vistas a formular critérios norteadores que possam transformar o processo de avaliação num instrumento de gestão de pessoas. O marco teórico elaborado apresenta os conceitos de avaliação de desempenho como ferramenta para a gestão de pessoas, o papel da cultura organizacional, da motivação e do contrato psicológico nas relações de trabalho, assim como a evolução da legislação da avaliação de desempenho desde sua origem. A pesquisa de cunho interpretativo-qualitativo foi desenvolvida para elucidar a percepção dos avaliados quanto ao processo de AD junto a onze servidores técnico-administrativos da universidade na sua Faculdade de Direito, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados dessas entrevistas foram analisados de forma indutiva hermenêutica para formular a proposta de critérios a partir da observação dos dados empíricos. Foram identificadas a percepções sobre o processo e elaborados três critérios norteadores necessários para transformar o processo de AD numa ferramenta de gestão de pessoas direcionadora do desenvolvimento do servidor avaliado: (1) publicizar os procedimentos de avaliação de desempenho e capacitar os servidores, no sentido de fortalecer a relação entre a instituição e sua força de trabalho; (2) capacitar os gestores, para desenvolver suas competências gerenciais para implementar um contrato psicológico como ferramenta de gestão com os servidores que propicie construir vínculos de comprometimento com o trabalho, pautados em relações profissionais de confiança mútua, estimular sua motivação e a melhoria do trabalho praticado por estes nos diversos setores e, (3) identificar e adotar ações a partir dos resultados da AD para agregar valor ao processo preenchendo as lacunas identificadas, a fim de fortalecer a gestão de pessoas no âmbito da instituição. Espera-se assim, mediante o uso gerencial, além do legalista, da AD desenvolver a capacidade de desempenho dos servidores assim como propiciar a capacitação dos gestores de estimular a motivação e o desempenho dos avaliados. Tal transformação envolve a capacidade desses gestores aprenderem com os servidores a adotar práticas de gestão de pessoas na IFES examinada e o desenvolvimento da capacidade profissional de seus servidores Técnico-Administrativos em Educação |
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Bardano, Maria de Fátima Fernandes Marques MachadoVillardi, Beatriz Quiroz67220317772http://lattes.cnpq.br/3613664703389917Souza, Marco Antônio Ferreira deSalles, Denise Medeiros Ribeiro62720317772http://lattes.cnpq.br/37852061888475282023-12-22T03:13:15Z2023-12-22T03:13:15Z2015-07-03Bardano, Maria de Fátima Fernandes Marques Machado. Avaliação de desempenho como ferramenta gerencial de gestão de pessoas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2015. [105 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15299Na década de 1990 as transformações no cenário mundial levaram a administração pública a implementar ações para fortalecer a governança do Estado e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão em bases profissionais e racionais. O novo cenário propiciou uma mudança do modelo burocrático (APB) para o da administração pública gerencial (APG) e demandou a definição de políticas mais consistentes no campo da gestão de pessoas e da implementação da avaliação de desempenho (AD). Nesse processo a orientação voltada aos resultados subjacente à APG, o papel do servidor público se destaca no novo cenário. No entanto as teorias e instrumentos de gestão de pessoas ainda não se consolidaram, revelandose, no lugar, uma percepção de que o instrumento de AD não cumpre sua função para o fortalecimento profissional tanto do servidor quanto das instituições, principalmente no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Especificamente no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foco desse estudo, foi desenvolvida uma pesquisa para identificar a percepção dos servidores Técnico-Administrativo em Educação (TAE) com vistas a formular critérios norteadores que possam transformar o processo de avaliação num instrumento de gestão de pessoas. O marco teórico elaborado apresenta os conceitos de avaliação de desempenho como ferramenta para a gestão de pessoas, o papel da cultura organizacional, da motivação e do contrato psicológico nas relações de trabalho, assim como a evolução da legislação da avaliação de desempenho desde sua origem. A pesquisa de cunho interpretativo-qualitativo foi desenvolvida para elucidar a percepção dos avaliados quanto ao processo de AD junto a onze servidores técnico-administrativos da universidade na sua Faculdade de Direito, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados dessas entrevistas foram analisados de forma indutiva hermenêutica para formular a proposta de critérios a partir da observação dos dados empíricos. Foram identificadas a percepções sobre o processo e elaborados três critérios norteadores necessários para transformar o processo de AD numa ferramenta de gestão de pessoas direcionadora do desenvolvimento do servidor avaliado: (1) publicizar os procedimentos de avaliação de desempenho e capacitar os servidores, no sentido de fortalecer a relação entre a instituição e sua força de trabalho; (2) capacitar os gestores, para desenvolver suas competências gerenciais para implementar um contrato psicológico como ferramenta de gestão com os servidores que propicie construir vínculos de comprometimento com o trabalho, pautados em relações profissionais de confiança mútua, estimular sua motivação e a melhoria do trabalho praticado por estes nos diversos setores e, (3) identificar e adotar ações a partir dos resultados da AD para agregar valor ao processo preenchendo as lacunas identificadas, a fim de fortalecer a gestão de pessoas no âmbito da instituição. Espera-se assim, mediante o uso gerencial, além do legalista, da AD desenvolver a capacidade de desempenho dos servidores assim como propiciar a capacitação dos gestores de estimular a motivação e o desempenho dos avaliados. Tal transformação envolve a capacidade desses gestores aprenderem com os servidores a adotar práticas de gestão de pessoas na IFES examinada e o desenvolvimento da capacidade profissional de seus servidores Técnico-Administrativos em EducaçãoIn the 1990s the changes on the world scene have led the government to implement actions to strengthen governance of the state concerning the quality of services provided to citizens in professional and rational basis. The new scenario led public administration sector changes from the bureaucratic model (BPA) to a managerial public administration (MPA) one. It also demanded policies improvement for human management at work and for public servant’s performance evaluation (PE) as well. The results oriented process for MPA highlighted the role of civil servants in the new scenario. However, human resources managerial theories and tools in Brazilian public administration are not yet consolidated leaving instead a perception that public management tools do not fulfill their role in strengthening both the server and the institutions, especially in the context of Federal Higher Education Institutions (HEI). In particular, an examination was developed within the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), focus of this study, to identify the perception of Technical and Administrative servers in Education aiming at formulating guiding criteria for effective public servant evaluation process. The theoretical framework presents concepts related to the performance evaluation as a tool for managing people at work, the role of organizational culture, the motivation and psychological contract at work among public servants relationships, and the development of performance evaluation of legislation since its inception. The interpretive qualitative research elucidated the evaluated servants’ perception on PE through semi-structured interviews with eleven technical and administrative staff of the university working at its law school. Field data was analyzed through an inductively hermeneutic method. After identifying servants’ perceptions, three guiding criteria were formulated in order to transform the PE process in a servant’s professional development guiding management tool. (1) Publicize the performance evaluation process and offer professional development programs to servers as a way to strengthen the relationship between the institution and his staff. (2) Develop managers’ competency to implement a psychological contract in order to build among their subordinates, a bond of work commitment based on trust for stimulating their motivation and thus, improving the work processes carried out at the law school sectors. (3) Identify and take action from PE results to add value to the process and correct servants’ performance gaps in order to strengthen the management of people within the institution. The managerial use of PE process, beyond the legalistic one, would encourage managers’ capacitation on their managerial competency to stimulate motivation and servant’s performance results, as well as developing their performance capability. This transformation involves managerial competency of these managers to learn together with the servants to adopt people management practices in the examined HEI and the professional capacity development of its Education Technical and Administrative servers as wellapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais Aplicadasavaliação de desempenho individual na administração públicagestão de pessoasaprendizagem no trabalhocontrato psicológico no trabalhogestão da motivação e comprometimentopublic sector individual performance evaluationhuman management at worklearning on the jobpsychological contract at workmotivation and commitment managementAdministraçãoAvaliação de desempenho como ferramenta gerencial de gestão de pessoas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Performance assessment as a management tool for people management in the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, M.I. 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Na década de 1990 as transformações no cenário mundial levaram a administração pública a implementar ações para fortalecer a governança do Estado e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão em bases profissionais e racionais. O novo cenário propiciou uma mudança do modelo burocrático (APB) para o da administração pública gerencial (APG) e demandou a definição de políticas mais consistentes no campo da gestão de pessoas e da implementação da avaliação de desempenho (AD). Nesse processo a orientação voltada aos resultados subjacente à APG, o papel do servidor público se destaca no novo cenário. No entanto as teorias e instrumentos de gestão de pessoas ainda não se consolidaram, revelandose, no lugar, uma percepção de que o instrumento de AD não cumpre sua função para o fortalecimento profissional tanto do servidor quanto das instituições, principalmente no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Especificamente no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foco desse estudo, foi desenvolvida uma pesquisa para identificar a percepção dos servidores Técnico-Administrativo em Educação (TAE) com vistas a formular critérios norteadores que possam transformar o processo de avaliação num instrumento de gestão de pessoas. O marco teórico elaborado apresenta os conceitos de avaliação de desempenho como ferramenta para a gestão de pessoas, o papel da cultura organizacional, da motivação e do contrato psicológico nas relações de trabalho, assim como a evolução da legislação da avaliação de desempenho desde sua origem. A pesquisa de cunho interpretativo-qualitativo foi desenvolvida para elucidar a percepção dos avaliados quanto ao processo de AD junto a onze servidores técnico-administrativos da universidade na sua Faculdade de Direito, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados dessas entrevistas foram analisados de forma indutiva hermenêutica para formular a proposta de critérios a partir da observação dos dados empíricos. Foram identificadas a percepções sobre o processo e elaborados três critérios norteadores necessários para transformar o processo de AD numa ferramenta de gestão de pessoas direcionadora do desenvolvimento do servidor avaliado: (1) publicizar os procedimentos de avaliação de desempenho e capacitar os servidores, no sentido de fortalecer a relação entre a instituição e sua força de trabalho; (2) capacitar os gestores, para desenvolver suas competências gerenciais para implementar um contrato psicológico como ferramenta de gestão com os servidores que propicie construir vínculos de comprometimento com o trabalho, pautados em relações profissionais de confiança mútua, estimular sua motivação e a melhoria do trabalho praticado por estes nos diversos setores e, (3) identificar e adotar ações a partir dos resultados da AD para agregar valor ao processo preenchendo as lacunas identificadas, a fim de fortalecer a gestão de pessoas no âmbito da instituição. Espera-se assim, mediante o uso gerencial, além do legalista, da AD desenvolver a capacidade de desempenho dos servidores assim como propiciar a capacitação dos gestores de estimular a motivação e o desempenho dos avaliados. Tal transformação envolve a capacidade desses gestores aprenderem com os servidores a adotar práticas de gestão de pessoas na IFES examinada e o desenvolvimento da capacidade profissional de seus servidores Técnico-Administrativos em Educação |
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