Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Wendell dos Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10057
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal analisar a criação de uma sexualidade, a qual eu denomino de sexualidade divina, a partir de cinco tratados polêmicos atribuídos a Aurélio Agostinho (354-430), bispo da região de Hipona no Norte da África (395-430). Os tratados escritos entre os séculos IV e V e entendidos como campo discursivo, são, De Vera Religione, Confessiones, De Bonno Coniugalli, De Sancta Virginitate e De Civitate Dei, os quais foram analisados através de uma hermenêutica histórica e pressupostos da Análise de Discurso. O argumento desenvolvido ao longo da tese é que em momento de sistematização da religião cristã como um sistema de crenças e práticas adotadas voluntariamente o bispo Agostinho de Hipona propôs uma identidade cristã específica. Esta, ancorada no poder pastoral e no contato com o neoplatonismo, propunha-se estável, substanciosa e fixa em contraposição às identidades múltiplas que ficavam em modo de espera para ser acionadas de acordo com a circunstância. Tratou-se da imposição de uma identidade baseada em hierarquia sobre uma que se estruturava em arranjos laterais. Neste contexto, os elementos ligados à sexualidade foram utilizados pelo hiponense como demarcador identitário, de modo que, influenciado por Michel Foucault, defendo que o dispositivo de sexualidade agostiniano cria a sexualidade divina que deveria caracterizar de modo permamente a identidade cristã católica orquestrada pelo bispo de Hipona. Ou seja, entendendo que parte considerável do poder pastoral advém do combate à dissidência religiosa, o dispositivo de sexualidade agostiniano ficcionaliza as racionalidades governativas do episcopado exercido por Agostinho ao forjar uma sexualidade orientada para a continência, a qual se antagoniza ao prazer e se propõe fixa e natural. Esta sexualidade divina se antagonizava à sexualidade plástica (orientada para o prazer) que caracterizava às comunidades tradicionais do Império Romano.
id UFRRJ-1_585c7ef64f34cddb4b4cf4b855245370
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/10057
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Veloso, Wendell dos ReisBerriel, Marcelo SantiagoCPF: 071.593.287-01Teixeira, Igor SalomãoCPF: 045.850.796-29Lopes, Fábio HenriqueSilva, Daniele Gallindo GonçalvesSilva, Paulo DuarteFortes, Carolina CoelhoCPF: 107.072.287-19http://lattes.cnpq.br/87089233404730792023-12-21T18:56:53Z2023-12-21T18:56:53Z2019-05-10VELOSO, Wendell dos Reis. Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V). 2019. 227 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10057Esta tese tem como objetivo principal analisar a criação de uma sexualidade, a qual eu denomino de sexualidade divina, a partir de cinco tratados polêmicos atribuídos a Aurélio Agostinho (354-430), bispo da região de Hipona no Norte da África (395-430). Os tratados escritos entre os séculos IV e V e entendidos como campo discursivo, são, De Vera Religione, Confessiones, De Bonno Coniugalli, De Sancta Virginitate e De Civitate Dei, os quais foram analisados através de uma hermenêutica histórica e pressupostos da Análise de Discurso. O argumento desenvolvido ao longo da tese é que em momento de sistematização da religião cristã como um sistema de crenças e práticas adotadas voluntariamente o bispo Agostinho de Hipona propôs uma identidade cristã específica. Esta, ancorada no poder pastoral e no contato com o neoplatonismo, propunha-se estável, substanciosa e fixa em contraposição às identidades múltiplas que ficavam em modo de espera para ser acionadas de acordo com a circunstância. Tratou-se da imposição de uma identidade baseada em hierarquia sobre uma que se estruturava em arranjos laterais. Neste contexto, os elementos ligados à sexualidade foram utilizados pelo hiponense como demarcador identitário, de modo que, influenciado por Michel Foucault, defendo que o dispositivo de sexualidade agostiniano cria a sexualidade divina que deveria caracterizar de modo permamente a identidade cristã católica orquestrada pelo bispo de Hipona. Ou seja, entendendo que parte considerável do poder pastoral advém do combate à dissidência religiosa, o dispositivo de sexualidade agostiniano ficcionaliza as racionalidades governativas do episcopado exercido por Agostinho ao forjar uma sexualidade orientada para a continência, a qual se antagoniza ao prazer e se propõe fixa e natural. Esta sexualidade divina se antagonizava à sexualidade plástica (orientada para o prazer) que caracterizava às comunidades tradicionais do Império Romano.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis has as main goals to analyze the creation of a sexuality, which I denominate of divine sexuality, from five controversial treatises attributed to Augustine (354-430), bishop of the region of Hippo in North Africa (395-430 ). The treatises written between the fourth and fifth centuries and understood as a discursive field are De Vera Religione, Confessiones, De Bonno Coniugalli, De Sancta Virginitate and De Civitate Dei, which were analyzed through a historical hermeneutics and presuppositions of Discourse Analysis . The argument developed throughout the thesis is that at the moment of systematizing the Christian religion as a system of beliefs and practices adopted voluntarily, Bishop Augustine of Hippo, anchored by the pastoral power, proposed a christian identity that, from the contact with neoplatonism, it was proposed to be stable, substantial and fixed in contrast to the multiple identities, which were in stand by mode to be triggered according to circumstance. It is the attempt to impose a hierarchical identity on one that is structured in lateral arrangements. In this context, the elements linked to sexuality were used by the Bishop of Hippo as identity tracer, so that, influenced by Michel Foucault, I propose that the device of Augustinian sexuality creates the divine sexuality that should characterize in a permanent way the catholic christian identity orchestrated by the bishop of Hippo. That is to say, considering that a considerable part of the pastoral power comes from the fight against religious dissent, the augustinian sexuality device fictionalizes the governmental rationalities of the episcopate exerted by Augustine in forging a sexuality oriented towards the continence, that antagonizes to the pleasure and proposes itself fixed and natural. This divine sexuality was antagonistic to the plastic sexuality (pleasure-oriented) that characterized the traditional communities of the Roman Empire.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisAgostinho de HiponaSexualidadeIdentidade CristãPoder PastoralAugustine of HippoSexualityChristian IdentityPastoral PowerHistóriaOs Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)The Continentes, the Conjugati and the Others: christian identity and the institution of the divine sexuality in the writings of Augustine of Hippo (IV and V Centurys)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFontes Documentais: AGOSTINHO, Santo. A Cidade de Deus: Contra os Pagãos. 8ª ed. Tradução de Oscar Paes Leme. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008. (Coleção Pensamento Humano). 2 v. AGOSTINHO, Santo. A Santa Virgindade. 2ª ed. Tradução de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 2007a. AGOSTINHO, Santo. A Verdadeira Religião. Tradução de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 2002. AGOSTINHO, Santo. Confissões. Tradução de J. Oliveira e A. Ambrosio de Pina. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011. AGOSTINHO, Santo. Dos Bens do Matrimônio. 2ª ed. Tradução de Vicente Rabanal. São Paulo: Paulus, 2007b. AGUSTIN, San. La Bondad del Matrimonio. In: Obras de San Agustin. Texto Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica, 2007a. (Biblioteca de Autores Cristianos, Tomo XII) AGUSTIN, San. La Santa Virginidad. In: Obras de San Agustin. Texto Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica, 2007b. (Biblioteca de Autores Cristianos, Tomo XII) AUGUSTINUS, Aurelius. Confessiones. In: Obras de San Agustin. Texto Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica, 1963. (Biblioteca de Autores Cristianos, Tomo II) AUGUSTINUS, Aurelius. De Bono Coniugalli. In: Obras de San Agustin. Texto Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica, 2007a. AUGUSTINUS, Aurelius. De Sancta Virginitate. In: Obras de San Agustin. Texto Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica, 2007b. CATULO, Caio Valério. Catulo 48. In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 49. CATULLUS, Gaius Valerius. Catullus 48. In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 48. GELIO, Aulo. Poema 19.11. In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 265. GELLIUS, Aulus. 19.11. In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 264. S. AURELII AUGUSTINI HIPPONENSIS EPISCOPI CONFESSIONUM LIBRI TREDECIM. Disponível na Internet: http://www.documentacatholicaomnia.eu/04z/z_0354- 0430__Augustinus__Confessionum_Libri_Tredecim__MLT.pdf.html. Acessado em: maio de 2012. S. AURELII AUGUSTINI HIPPONENSIS EPISCOPI AD MARCELLINUM DE CIVITATE DEI CONTRA PAGANOS. Disponível na Internet: http://www.documentacatholicaomnia.eu/04z/z_0354- 0430__Augustinus__De_Civitate_Dei__MLT.pdf.html. Acessado em: maio de 2012. S. AURELII AUGUSTINI HIPPONENSIS EPISCOPI DE VERA RELIGIONE LIBER UNUS. Disponível na Internet: http://www.documentacatholicaomnia.eu/04z/z_0354- 0430__Augustinus__De_Vera_Religione_Liber_Unus__MLT.pdf.html. Acessado em: maio de 2012. The Codex Theodosianus: on Religion, 4th Century CE. In: Documenta Catholica Omnia. Disponível em: http://www.documentacatholicaomnia.eu/10_10_0438-0438- _Codex_Theodosianus.html. Acesso em fevereiro de 2011. (CIL IV 5092) Uma Inscrição da Via Venéria em Pompéia. In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 283. (CIL IV 5092). In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 282. ============ Textos Teóricos e Historiográficos: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Escrever como Fogo que Consome: Reflexões em Torno do Papel da Escrita nos Estudos de Gênero. In: VII Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental. 2013. Disponível em: simposioufac.blogspot.com.br/2013/07/durval-muniz-de-albuquerque-junior_22.html. Acessado em março de 2015. AMALVI, Christian. Idade Média. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Vol. I. São Paulo: EDUSC/Imprensa Oficial, 2002, p. 537-551. AMARAL, Ronaldo. As Origens Platônicas da Cosmovisão Cristã: a Gênese do Universo e do Homem entre o Último Período Antigo e o Alvorecer da Cristandade. Mato Grosso do Sul: Life, 2017. ANDO, Clifford. Pagan Apologetcs and Christian Intolerance in the Ages of Themistius and Augustine. Journal of Early Christian Studies, Baltimore: The Johns Hopkins University Press, v. 4, n. 2, p. 171-207, jun-set. 1996. ANDO, Clifford. Religion and Violence in Late Roman North Africa. Journal of Late Antiquity. The Johns Hopkins University Press, v. 6, n. 2, p. 197-202, 2013. ARIÉS, Philip; BÉJIN, André. (Orgs.). Sexualidades Ocidentais: Contribuições para a História e para a Sociologia da Sexualidade. São Paulo: Brasiliense, 1985. BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. Introdução. In: ______. A Pedagogia do Sexo em o Ateneu: Gênero e Sexualidade no Internato da Annablume, 2015, p. 23-34. BENTIVOGLIO, Julio. História e Hermenêutica: a Compreensão como um Fundamento do Método Histórico Percursos em Droysen, Dilthey, Langlois e Seignobos. OPSIS: Revista do Departamento de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Goias/Campus Catalão, Catalão, v. 7, n. 9, Jul/Dez, p. 67-79, 2007. BLOCH, Marc. A Sociedade Feudal. Lisboa: Edições 70, 1987. BOSWELL, John. Christianity, Social Tolerance, and Homosexuality: Gay People in Western Europe from the Beginning of the Christian Era to the Fourteenth Century. Chicago: The University of Chicago Press, 2005. BOYARIN, Daniel. Israel Carnal: Lendo o Sexo na Cultura Talmúdica. Rio de Janeiro: Imago, 1994. [Col.Bereshit] BOYARIN, Daniel. Rethinking Jewish Christianity: An Argument for Dismantlinga Dubious Category (to which is Appended a Correction of my Border Lines). Jewish Quarterly Review, V. 99, N. 1, p. 7-36, 2009. BROWN, Peter. A Ascenção do Cristianismo no Ocidente. Tradução de Eduardo Nogueira. Lisboa: Editorial Presença, 1999. BROWN, Peter. Antiguidade Tardia. In: VEYNE, Paul (Org.). História da Vida Privada I: do Império Romano ao Ano Mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 213-284. BROWN, Peter. Corpo e Sociedade: o Homem, a Mulher e a Renúncia Sexual no Início do Cristianismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. BROWN, Peter. Power and persuation in Late Antiquity towards a Christian Empire. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1992. BROWN, Peter. Religion and Society in the Age of Saint Augustine. Eugene, Oregon: Wipf & Stock Publishers, 2007. BROWN, Peter. Tempora Christiana: Tempos Cristãos In: ______. A Ascenção do Cristianismo no Ocidente. Tradução de Eduardo Nogueira. Lisboa: Editorial Presença, 1999, p. 52-70. BROWN, Peter Robert Lamont. Santo Agostinho: uma Biografia. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. BRUNDAGE, James. Law, Sex, and Christian Society in Medieval Europe. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1990. BULLOUGH, Vern L. Introduction: The Christian Inheritance. In: BULLOUGH, Vern L.; BRUNDAGE, James. Sexual Practices & The Medieval Church. New York:Prometheus Books, 1994, p. 1-12. BURGER, Glenn; KRUGER, Steven F. (Editors). Queering the Middle Ages. Minneapolis: University of Minessota Press, 2001. BURKE, Peter. A Escola dos Annales: a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Editora da UNESP, 1997. BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013, p. 56-58. BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha. O Casamento e a Esposa: A Visão de Agostinho de Hipona. Tese (Mestrado em História Social), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Rio de Janeiro, 1990. BUTLER, Judith P. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 14 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. CAMERON, Averil. The Violence of Orthodoxy. In: IRINSCHI, Edward, ZELLENTIN, Holger (ed). Heresy and Identity in Late Antiquity. Mohr Siebeck: Gulde-Druck, 2008, p. 102- 14. CAMPOS, Carlos Eduardo da Costa. A masculinidade de Otaviano sob ataque: relações de poder e potencialidade para liderança de Roma, no século I AEC. Revista de História da Unisinos, 2019. (Artigo no prelo) CANDIOTTO, Cesar. As Religiões e o Cristianismo na Investigação de Foucault: Elementos de Contexto. In: CANDIOTTO, Cesar; SOUZA, Pedro de. (Orgs.) Foucault e o Cristianismo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 15-22. CARDOSO, Ciro Flamarion. Apresentação. In: CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele. Judaísmo, Cristianismo e Helenismo. São Paulo: Annablume, 2007, p. 11-13. CARLAN, Cláudio Umpierre. O Imperialismo Romano no Século IV. PHILÍA: Informativo de História Antiga, Rio de Janeiro: Núcleo de Estudos da Antiguidade/UERJ, n. XII, p. 3, Jul/Ago/Set. 2010. CHADWICK, Henry. Augustine of Hippo: a Life. Oxford/New York: Oxford University Press, 2009. CHARTIER, Roger. História Cultural: entre Práticas e Representações. Trad. Lisboa; Rio de Janeiro: Difel; Bertrand, 1990. CHAUI, Marilena. Introdução à História da Filosofia: dos Pré-Socráticos a Aristóteles, vol. 1. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. CHAUI, Marilena. Repressão Sexual: essa nossa (Des)conhecida. São Paulo: Brasiliense, 1984. CLARK, Elizabeth Ann. "Adam's Only Companion": Augustine and the Early Christian debate on marriage. Recherches Augustiniennes et Patristiques, 21, p. 139-162, 1986. CLARK, Elizabeth Ann. Introduction. In: BISHOP OF HIPPO, Saint Augustine. St. Augustine on Marriage and Sexuality. Edited by Elizabeth Ann Clark. Washington: The Catholic University of America Press, 1996, p. 1-12. CLARK, Elizabeth A. Theory and practice in Late Ancient asceticism: Jerônimo, Chrysostom, and Augustine. Journal of feminist studies in religion. Vol. 5, n. 2, p. 25-46, 1989. COELHO, Fabiano de Souza. Cristianismo, Sexualidade e Poder: um Estudo Comparado da Condição dos Casados em Textos de Agostinho e Jerônimo. Revista Jesus Histórico e sua Recepção. Revista do Laboratório de História das Experiências Religiosas da UFRJ,, v. 8, p. 8-22, 2015, p. 9. COELHO, Fabiano de Souza. O monge Jerônimo e o Bispo Agostinho em torno da Controvérsia Religiosa Jovinianista. Revista Jesus Histórico e sua Recepção. Revista do Laboratório de História das Experiências Religiosas da UFRJ, v. 13, p. 40-52, 2014. CORREIA, Joana Paula Pereira. O Discurso Anti-maniqueu de Agostinho de Hipona na Construção da Identidade Cristã. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2014. CORSI SILVA, Semíramis. Identidade Cultural e Gênero no Principado Romano: Uma Proposta de Análise Interseccional das Representações do Imperador Heliogábalo (Século III E.C.). Phoînix, v. 24, p. 142-166, 2018. COSTA, Marcos Roberto Nunes. 10 Lições sobre Santo Agostinho. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. COSTA, Marcos Roberto Nunes. Maniqueísmo: História, Filosofia e Religião. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. DAM, R. V. Bishops and society. In: CASIDAY, A.; NORRIS, F. W. (Eds.). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 343-366. DARNTON, Robert. História Intelectual e Cultural. In: ______. O Beijo de Lamourette: Mídia, Cultura e Revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 204-231. DRAKE, H. A. The Church, Society and Political Power. In: CASIDAY, A.; NORRIS, F. W. (Eds.). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 403-428. Amor e Sexualidade no Ocidente L&PM, 1992. ENGEL, Magali. História e Sexualidade. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997, p. 297-311. ESTEVES, Anderson de Araújo Martins. Nero e o paradigma priápico: a construção de uma identidade. Conferência de Abertura proferida dia 29/05/2017 na IV Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM. Prazeres Antigos: Comer, Jogar e Amar na Antiguidade. FEITOSA, Lourdes Conde. O Amor entre Iguais: o Universo Masculino na Sociedade Romana. In: ESTEVES, Anderson Martins; AZEVEDO, Katia Teonia; FROHWEIN, Fábio (orgs.). O Homoerotismo na Antiguidade Clássica. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016, p. 124- 140. FEBVRE, Lucien. La Sensibilité et l'Histoire: Comment Reconstituer la Vie Affective d'Autrefois? Annales d'Histoire Sociale (1939-1941), T. 3, n. 1/2, p. 5-20, 1941. FIGUINHA, Matheus Coutinho. Servos de Deus: Monasticismo, Poder e Ortodoxia em Santo Agostinho. São Paulo: Annablume, 2009. FLANDRIN, Jean-Louis. O Sexo e o Ocidente: Evolução das Atitudes e dos Comportamentos. São Paulo: Brasiliense, 1988. FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Aula Inaugural no Collège de France, Pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2006a. FOUCAULT, Michel. As Relações de Poder Passam para o Interior dos Corpos. In: ______. Ditos e escritos, volume IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a, p. 35-43. FOUCAULT, Michel. Do Governo dos Vivos: Curso no Collège de France. (1979-1980). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014b. FOUCAULT, Michel. Genealogia e Poder. In: ______. Microfísica do Poder. Organização e tradução Roberto Machado. 23ª ed. Rio de Janeiro, Edições Graal, 2007a, p. 167-191. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de Saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988a. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: O Uso dos Saberes. Rio de Janeiro: Graal, 1988b. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade III: O Cuidado de Si. Rio de Janeiro: Graal, 1985. FOUCAULT, Michel. Michel Foucault, uma Entrevista: Sexo, Poder e a Política da Identidade. In: ______. Ditos e escritos, volume IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014c, p. 251-263. FOUCAULT, Michel. Não ao Sexo Rei. In: ______. Microfísica do Poder. Organização e tradução Roberto Machado. 23ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007b, p. 229-242. FOUCAULT, Michel. O Jogo de Michel Foucault. In: ______. Ditos e escritos, volume IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014d, p. 44-77. Omnes et Singulatim Ditos e escritos, volume IV: Estratégia, Poder-Saber. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Vera Lúcia Avellar Ribeiro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b, p. 355-385. FOUCAULT, Michel. O que é um Autor? In: ______. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Org. Manoel Barros da Motta. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006c, p. 264-298. FOUCAULT, Michel. Poder - Corpo. In: ______. Microfísica do Poder. Organização e tradução Roberto Machado. 23ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007c, p. 145-152. FOUCAULT, Michel. Prefácio à História da Sexualidade. In: ______. Ditos e escritos, volume IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014e, p. 207-213. FOUCAULT, Michel. Sexualidade e Poder. In: ______. Ditos e escritos, volume V: Ética, Sexualidade, Política. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014f, p. 55-75. FOUCAULT, Michel. Sexualidade e Solidão. In: ______. Ditos e escritos, volume V: Ética, Sexualidade, Política. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014g, p. 91-101. FOUCAULT, Michel. Sobre a História da Sexualidade. In: ______. Microfísica do Poder. Organização e tradução Roberto Machado. 23ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007c, p. 243-276. FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In: ______. Microfísica do Poder. Organização e tradução Roberto Machado. 23ª ed. Rio de Janeiro, Edições Graal, 2007d, p. 1-14. GARCIA MORENTE, Manuel. Fundamentos de Filosofia I: lições preliminares. 8ª Ed. São Paulo: Mestre Jou, 1980. GARDNER, Ian; LIEU, Samuel N. C. Manichaean Texts from the Roman Empire. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. GEARY, P. O Mito das Nações. São Paulo: Conrad, 2005. GIDDENS, Anthony. A Transformação da Intimidade: Sexualidade, Amor e Erotismo nas Sociedades Modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993. GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. ______. O Queijo e os Vermes: o Cotidiano e as Idéias de um Moleiro Perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013. GUARINELLO, Norberto Luiz. Uma Morfologia da História: As Formas da História Antiga. Politeia: História e Sociedade, Vitória da Conquista, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2003. HALPERIN, David M. How To Do the History of Homosexuality. GLQ: A Journal of Lesbian and Gay Studies, vol. 6, n. 1, p. 87-123, 2000. HARPER, April; PROCTOR, Caroline. Introduction. In: ______. (Eds.). Medieval Sexuality: A Casebook. New York: Routledge, 2008. Historia de BAC. Disponível em: <http://bac-editorial.es/content/4-historia-de-bac>. Acessado em: 30 de ago. de 2016. HUNTER, David G. Augustine on the Body. In: VESSEY, Mark. (Ed.) A Companion to Augustine. Malden, Oxford, West Sussex: Wiley-Blackwell, 2012, p. 353-364. HUNTER, D. G. Joviniano. In: FITZGERALD, A. (Dir.) Diccionario de San Augustín. San Agustín a través del Tiempo. Burgos: Monte Carmelo, 2006, p. 769-770. JARNUT, J., POHL, W. (eds.). Regna and Gentes: The Relationship between Late Antique and Early Medieval Peoples and Kingdoms in the Transformation of the Roman World. Leiden, Boston: Brill, 2003. JENKINS, Philip. Guerras Santas: Como 4 Patriarcas, 3 Rainhas e 3 Imperadores decidiram em que os cristãos acreditariam pelos próximos 1500 anos. Rio de Janeiro: LeYa, 2013. JOHANSSON, Warren; DYNES, Wayne R.; LAURITSEN, John. (Editors). Homosexuality, Intolerance, and Christianity Pink Triangle Trust Library, 2003. Disponível em: http://www.pinktriangle.org.uk/lib/hic/index.html. Acessado em maio de 2007. KOSELLECK, Reinhart. A Semântica Histórico-Política dos Conceitos Antitéticos Assimétricos. In: ______. Futuro Passado: Contribuição à Semântica dos Tempos Históricos Rio de Janeiro: PUC-Rio Ed., 2006, p. 191-231. LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: Corpo e Gênero dos Gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001. LE GOFF, Jacques. Observações sobre o corpo e Ideologia no Ocidente Medieval. In: ______. O Maravilhoso e o Quotidiano no Ocidente Medieval. Lisboa: Edições 70, 2015, p. 53-56. LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma História do Corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. LEONE, Anna. Christianity and Paganism, IV: North Africa. In: CASIDAY, Augustine; NORRIS, Frederick W. (Editors). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 231-247. (The Cambridge History of Christianity, V. 2) LIEU, Samuel N. C. Christianity and Manichaeism. In: CASIDAY, Augustine; NORRIS, Frederick W. (Editors). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 279-295. (The Cambridge History of Christianity, V. 2) LÖHR, Winrich. Western Christianities. In: CASIDAY, Augustine; NORRIS, Frederick W. (Editors). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 9-51. (The Cambridge History of Christianity, V. 2). LOPES, Fábio Henrique. Cisgeneridade e Historiografia: um Debate Necessário. In: SOUZA NETO, Miguel Rodrigues de; GOMES, Aguinaldo Rodrigues. (Orgs.). História e Teoria Queer. Salvador: Devires, 2018, p. 77-99. LOPES, Fábio Henrique. Reflexões sobre a Operação Historiográfica: Diálogos e Aproximações Possíveis. Tempo e Argumento. Santa Catarina, vol. 4, n. 1, p. 96-113, 2012. MAINGUENEAU, Dominique. A Polêmica como Intercompreensão. In:______. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábula editorial, 2008a, p. 99-118. MAINGUENEAU, Dominique. Do Discurso à Prática Discursiva. In:______. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábula editorial, 2008b, p. 119-136. MAINGUENEAU, Dominique. Primado do Interdiscurso. In:______. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábula editorial, 2008c, p. 31-45. MARROU, Henri. Santo Agostinho e o Agostinismo. Rio de Janeiro: Agir, 1957. MATA, Sérgio da. História e Religião. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. MEEKS, Wayne. As Origens da Moralidade Cristã: os Dois Primeiros Séculos. São Paulo: Paulus, 1997. MENDES, Norma Musco. O Sistema Político do Principado. In: SILVA, Gilvan Ventura da.; MENDES, Norma Musco. (Orgs.) Repensando o Império Romano: Perspectiva Socieconômica, Solítica e Cultural. Rio de Janeiro; Vitória, ES: Mauad, EDUFES, 2006, p. 21-51. MEREU, Italo. A Intolerância institucional: Origem e Instauração de um Sistema sempre Dissimulado. In: DRUCROCQ, Françoise Barret (org). A Intolerância: Foro Internacional sobre a Intolerância. Academia Universal das Culturas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000, p. 42-45. MISKOLCI, Richard. Abjeção e desejo. Afinidades e tensões entre a Teoria Queer e a obra de Michel Foucault. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Por uma vida nãofascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 325-338. MISKOLCI, Richard; SIMOES, Júlio Assis. Apresentação. Cadernos Pagu, Campinas, n. 28, p. 9-18, jun. 2007. MORA, José Ferrater. Dialética. In: ______. Dicionário de Filosofia. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 182-187. MUNIZ, Ana Paula de Almeida. Fou trabalho inacabado. Dissertação (Mestrado em Filosofia), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. MUSSKOPF, André Sidnei. Queer: Teoria, Hermenêutica e Corporeidade. In: TRASFERETTI, José (Org.). Teologia e Sexualidade: um Ensaio contra a Exclusão Moral. São Paulo: Átomo, 2004. OORT, Johannes Van. (Ed.) Augustine and Manichaean Christianity: Selected Papers from the First South African Conference on Augustine of Hippo, University of Pretoria, 24-26 April 2012. Leiden, Boston: Brill, 2013. OTTAVIANI, Edelcio; FABRA, André Luiz; CHACON, Jerry Adriano. Entre o Assujeitamento e a Constituição de Si: Pastoral Cristã à Luz de Michel Foucault. In: CANDIOTTO, Cesar; SOUZA, Pedro de. (Orgs.) Foucault e o Cristianismo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 147-156. PAGELS, Elaine. Adam, Eve, and the Serpent: Sex and Politcs in Early Christianity. New York: Vintage Books, 1989. PARATORE, Ettore. História da Literatura Latina. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983. PIÑERO, Antonio. Los Cristinianismos Derrotados: ¿Cuál fue el pensamiento de los primeros cristianos, heréticos y heterodoxos? Madrid: EDAF, 2007. PINTO, R.; PINTO, L. C. G. Corpos Emasculados, Corpos Sagrados: dos sacerdotes de (Org.). Corpo a corpo: representações antigas e modernas da figura humana. 1ed. São Paulo: Editora Unifesp, 2014, v. 1, p. 111-133. PLAMPER, J.. Historia de las emociones: caminos y retos. Cuadernos de Historia Contemporánea, Madrid, Norteamérica, 36, nov. p. 17-29, 2014. PLAMPER, J.. The History of Emotions: An Interview with William Reddy, Barbara H. Rosenwein, and Peter Stearns, History and Theory, Middletown, v. 49, n. 2, p. 237-265, 2010. PORTER, Roy. História do Corpo. In: Burke, Peter. (Org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992, p. 291-326. POSSENTI, Sírio. Apresentação. In: MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábula editorial, 2008, p. 7-9. PRO, Juan. Presentación del Editor. Rubrica Contemporanea (Dossier Historia de las Emociones), Barcelona, v. 4, n. 7, p. 1-4, 2015. PUERTAS, Alberto J. Quiroga. El Obispo como Orator Christianus. In: ACERBI, Silvia; MARCOS, Mar; TORRES, Juana. El Obispo en la Antiguidad Tardía. Homenaje A Ramón Teja. Madrid: Editorial Trotta, 2016, p. 247-258. REBILLARD, Éric. Christians and their Many Identities in Late Antiquity, North Africa, 200- 450 CE. Ithaca, NY: Cornell University Press, 2012. RICHARD, Nelly. A Escrita tem Sexo? In. ______. Intervenções Críticas. Arte, Cultura, Gênero e Política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 127-172. RICHTER, Melvin. Reconstructing the History of Political Languages: Pocock, Skinner, and the Geschichtiche Grundbegriffe. History and Theory, vol. 29, n. 1, p. 38-70, 1990. RODRIGUES, José Carlos. O Tabu do Corpo. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979. ROSSIAUD, Jacques. Sexualidade. In: LE GOFF, Jacques.; SCHMITT, Jean-Claude (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. 2. ed. São Paulo: EDUSC, 2006. 2 Vols. p. 477- 493. ROSSIAUD, Jacques. Sexualités au Moyen Âge. Paris: Gisserot, 2015. SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como Invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. SALISBURY, Joyce E. Pais da Igreja, Virgens Independentes. São Paulo: Página Aberta, 1995. SALISBURY, Joyce E. The Latin Doctors of the Church on Sexuality. Journal of Medieval History. Elsevier Science Publishers, v. 12, n. 4, p. 279-289, 1986. SALISBURY, Joyce E. When Sex Stopped Being a Social Disease: Sex and the Desert Fathers and Mothers. In: HARPER, April; PROCTOR, Caroline. (Eds.). Medieval Sexuality: A Casebook. New York: Routledge, 2008, p. 47-58. SCHMITT, Jean-Claude. Corpo e Alma. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. 1° volume. São Paulo: EDUSC, 2006, p. 253-267. SCHULTZ, James A. Heterosexuality as a Threat to Medieval Studies. Journal of the History of Sexuality, vol. 15, no. 1, p. 14 29, 2006. SEDWICK, Eve Kosofsky. A Epistemologia do Armário. Cadernos Pagu. Campinas, n. 28, 2007, p. 19-54. SEDGWICK, Eve Kosofsky. Tendencies. London: Routledge, 1994. SENELLART, Michel. As Artes de Governar: do Regimen Medieval ao Conceito de Governo. São Paulo: Editora 34, 2006. SENNET, Richard. Carne e Pedra: o Corpo e a Cidade na civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2008. SFORZINI, Arianna. Corpo de Prazer, Corpo de Desejo: a Teoria Agostiniana do Casamento Relida por Michel Foucault. Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo. Vitória da Conquista, v. 7, n. 1, p. 118-126, 2015. SFORZINI, Arianna. Michel Foucault. Une pensée du corps. Paris: Presses Universitaires de France, 2014. SFORZINI, Arianna. Scènes de la vérité. Michel Foucault et le théâtre. Lormont: Éditions Le SHAW, Brent D. Sacred Violence: African Christians and Sectarian Hatred in the Age of Saint Augustine. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. SILVA, Gilvan Ventura da. Ascetismo, Gênero e Poder no Baixo Império Romano: Paládio de Helenópolis e o status das Devotas Cristãs. História, v. 26, n.1, p. 63-78, 2007. SILVA, Gilvan Ventura da.; MENDES, Norma Musco. Diocleciano e Constantino: A Construção do Dominato. In: ______ (Orgs.) Repensando o Império Romano: Perspectiva Socieconômica, Solítica e Cultural. Rio de Janeiro; Vitória, ES: Mauad, EDUFES, 2006, p. 193-221. SILVA, Paulo Duarte. O Debate Historiográfico sobre a Passagem da Antiguidade à Idade Média: Considerações sobre as Noções de Antiguidade Tardia e Primeira Idade Média. Signum, 14, n. 1, 73-91, 2013. SKINNER, Quentin. Significação e Compreensão na História das Ideias. In: ______. Visões da Política. Sobre os Métodos Históricos. Algés: DIFEL, 2005, p. 81-126. SOUZA, Mauro Araujo de. Introdução. In: AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Martin Claret, 2004, p. 13-28. STEARNS, Peter N. Preface: Why Do Emotions History? Rubrica Contemporanea (Dossier Historia de las Emociones), Barcelona, v. 4, n. 7, p. 5-9, 2015. STEINHAUSER, Kenneth B. Manuscritos. In: FITZGERALD, A. (Dir.) Diccionario de San Augustín. San Agustín a través del Tiempo. Burgos: Monte Carmelo, 2006, p. 838-850. UBINA, José Fernández. Origen y Consolidación del Episcopado Monárquico. In: ACERBI, Silvia; MARCOS, Mar; TORRES, Juana. El Obispo en la Antiguidad Tardía Homenaje A Ramón Teja. Madrid: Editorial Trotta, 2016, p. 37-51. ULLMANN, Reinholdo Aloysio. Plotino: a Relação do Uno (Archê) com o Mundo. In: STEIN, Ernildo. (Org.) A Cidade de Deus e a Cidade dos Homens: de Agostinho a Vico. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. VELOSO, Wendell dos Reis. Humanidade e Sexualidade na Proposta de Identidade Cristã de Agostinho de Hipona em Confissões. 128 páginas. (Mestrado em História) Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História PPHR, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2014b. VESSEY, Mark. (Ed.) A Companion to Augustine. Malden, Oxford, West Sussex: Wiley- Blackwell, 2012. (Blackwell Companions to the Ancient World). VESSEY, Mark. Jerónimo. In: FITZGERALD, A. (Dir.) Diccionario de San Augustín. San Agustín a través del Tiempo. Burgos: Monte Carmelo, 2006, p. 751-755. VEYNE, Paul. A Família e o Amor no Alto Império Romano. In: Idem. A Sociedade Romana. Lisboa: Edições 70, 1990, p. 157-196. ______. A Sociedade Romana. Lisboa: Edições 70, 1990. WETZEL, James. Compreender Agostinho. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011. WOOD, Ian. Entrevista com o Prof. Dr. Ian Wood. Entrevista e Tradução Otávio Luiz Vieira Pinto. PHILÍA: Informativo de História Antiga, Rio de Janeiro, Núcleo de Estudos da Antiguidade/UERJ, n. 49, p. 3, 2014. WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: uma Introdução Teórica e Conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a Perspectiva dos Estudos Culturais. 6ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, p 7-72.https://tede.ufrrj.br/retrieve/67623/2019%20-%20Wendell%20dos%20Reis%20Veloso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5256Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-11-23T18:52:08Z No. of bitstreams: 1 2019 - Wendell dos Reis Veloso.pdf: 6147066 bytes, checksum: 74d124900984b30d46b4f53ccbacce85 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-23T18:52:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Wendell dos Reis Veloso.pdf: 6147066 bytes, checksum: 74d124900984b30d46b4f53ccbacce85 (MD5) Previous issue date: 2019-05-10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2019 - Wendell dos Reis Veloso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3565https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10057/1/2019%20-%20Wendell%20dos%20Reis%20Veloso.pdf.jpgf459bee76ce31c2ee1636993a4d206dcMD51TEXT2019 - Wendell dos Reis Veloso.pdf.txtExtracted Texttext/plain638718https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10057/2/2019%20-%20Wendell%20dos%20Reis%20Veloso.pdf.txtd709cd82937cf313e10e935ab46f4047MD52ORIGINAL2019 - Wendell dos Reis Veloso.pdfapplication/pdf6147066https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10057/3/2019%20-%20Wendell%20dos%20Reis%20Veloso.pdf74d124900984b30d46b4f53ccbacce85MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10057/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/100572023-12-21 15:56:53.381oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-21T18:56:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The Continentes, the Conjugati and the Others: christian identity and the institution of the divine sexuality in the writings of Augustine of Hippo (IV and V Centurys)
title Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)
spellingShingle Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)
Veloso, Wendell dos Reis
Agostinho de Hipona
Sexualidade
Identidade Cristã
Poder Pastoral
Augustine of Hippo
Sexuality
Christian Identity
Pastoral Power
História
title_short Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)
title_full Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)
title_fullStr Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)
title_full_unstemmed Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)
title_sort Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V)
author Veloso, Wendell dos Reis
author_facet Veloso, Wendell dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Wendell dos Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Berriel, Marcelo Santiago
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF: 071.593.287-01
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Teixeira, Igor Salomão
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv CPF: 045.850.796-29
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lopes, Fábio Henrique
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Daniele Gallindo Gonçalves
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Paulo Duarte
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Fortes, Carolina Coelho
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF: 107.072.287-19
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8708923340473079
contributor_str_mv Berriel, Marcelo Santiago
Teixeira, Igor Salomão
Lopes, Fábio Henrique
Silva, Daniele Gallindo Gonçalves
Silva, Paulo Duarte
Fortes, Carolina Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Agostinho de Hipona
Sexualidade
Identidade Cristã
Poder Pastoral
topic Agostinho de Hipona
Sexualidade
Identidade Cristã
Poder Pastoral
Augustine of Hippo
Sexuality
Christian Identity
Pastoral Power
História
dc.subject.eng.fl_str_mv Augustine of Hippo
Sexuality
Christian Identity
Pastoral Power
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História
description Esta tese tem como objetivo principal analisar a criação de uma sexualidade, a qual eu denomino de sexualidade divina, a partir de cinco tratados polêmicos atribuídos a Aurélio Agostinho (354-430), bispo da região de Hipona no Norte da África (395-430). Os tratados escritos entre os séculos IV e V e entendidos como campo discursivo, são, De Vera Religione, Confessiones, De Bonno Coniugalli, De Sancta Virginitate e De Civitate Dei, os quais foram analisados através de uma hermenêutica histórica e pressupostos da Análise de Discurso. O argumento desenvolvido ao longo da tese é que em momento de sistematização da religião cristã como um sistema de crenças e práticas adotadas voluntariamente o bispo Agostinho de Hipona propôs uma identidade cristã específica. Esta, ancorada no poder pastoral e no contato com o neoplatonismo, propunha-se estável, substanciosa e fixa em contraposição às identidades múltiplas que ficavam em modo de espera para ser acionadas de acordo com a circunstância. Tratou-se da imposição de uma identidade baseada em hierarquia sobre uma que se estruturava em arranjos laterais. Neste contexto, os elementos ligados à sexualidade foram utilizados pelo hiponense como demarcador identitário, de modo que, influenciado por Michel Foucault, defendo que o dispositivo de sexualidade agostiniano cria a sexualidade divina que deveria caracterizar de modo permamente a identidade cristã católica orquestrada pelo bispo de Hipona. Ou seja, entendendo que parte considerável do poder pastoral advém do combate à dissidência religiosa, o dispositivo de sexualidade agostiniano ficcionaliza as racionalidades governativas do episcopado exercido por Agostinho ao forjar uma sexualidade orientada para a continência, a qual se antagoniza ao prazer e se propõe fixa e natural. Esta sexualidade divina se antagonizava à sexualidade plástica (orientada para o prazer) que caracterizava às comunidades tradicionais do Império Romano.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-21T18:56:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-21T18:56:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VELOSO, Wendell dos Reis. Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V). 2019. 227 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10057
identifier_str_mv VELOSO, Wendell dos Reis. Os Continentes, os Conjugati e os Outros: identidade cristã e a instituição da sexualidade divina nos escritos de Agostinho de Hipona (Séculos IV e V). 2019. 227 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv Fontes Documentais: AGOSTINHO, Santo. A Cidade de Deus: Contra os Pagãos. 8ª ed. Tradução de Oscar Paes Leme. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008. (Coleção Pensamento Humano). 2 v. AGOSTINHO, Santo. A Santa Virgindade. 2ª ed. Tradução de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 2007a. AGOSTINHO, Santo. A Verdadeira Religião. Tradução de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 2002. AGOSTINHO, Santo. Confissões. Tradução de J. Oliveira e A. Ambrosio de Pina. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011. AGOSTINHO, Santo. Dos Bens do Matrimônio. 2ª ed. Tradução de Vicente Rabanal. São Paulo: Paulus, 2007b. AGUSTIN, San. La Bondad del Matrimonio. In: Obras de San Agustin. Texto Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica, 2007a. (Biblioteca de Autores Cristianos, Tomo XII) AGUSTIN, San. La Santa Virginidad. In: Obras de San Agustin. Texto Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica, 2007b. (Biblioteca de Autores Cristianos, Tomo XII) AUGUSTINUS, Aurelius. Confessiones. In: Obras de San Agustin. Texto Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica, 1963. (Biblioteca de Autores Cristianos, Tomo II) AUGUSTINUS, Aurelius. De Bono Coniugalli. In: Obras de San Agustin. Texto Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica, 2007a. AUGUSTINUS, Aurelius. De Sancta Virginitate. In: Obras de San Agustin. Texto Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica, 2007b. CATULO, Caio Valério. Catulo 48. In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 49. CATULLUS, Gaius Valerius. Catullus 48. In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 48. GELIO, Aulo. Poema 19.11. In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 265. GELLIUS, Aulus. 19.11. In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 264. S. AURELII AUGUSTINI HIPPONENSIS EPISCOPI CONFESSIONUM LIBRI TREDECIM. Disponível na Internet: http://www.documentacatholicaomnia.eu/04z/z_0354- 0430__Augustinus__Confessionum_Libri_Tredecim__MLT.pdf.html. Acessado em: maio de 2012. S. AURELII AUGUSTINI HIPPONENSIS EPISCOPI AD MARCELLINUM DE CIVITATE DEI CONTRA PAGANOS. Disponível na Internet: http://www.documentacatholicaomnia.eu/04z/z_0354- 0430__Augustinus__De_Civitate_Dei__MLT.pdf.html. Acessado em: maio de 2012. S. AURELII AUGUSTINI HIPPONENSIS EPISCOPI DE VERA RELIGIONE LIBER UNUS. Disponível na Internet: http://www.documentacatholicaomnia.eu/04z/z_0354- 0430__Augustinus__De_Vera_Religione_Liber_Unus__MLT.pdf.html. Acessado em: maio de 2012. The Codex Theodosianus: on Religion, 4th Century CE. In: Documenta Catholica Omnia. Disponível em: http://www.documentacatholicaomnia.eu/10_10_0438-0438- _Codex_Theodosianus.html. Acesso em fevereiro de 2011. (CIL IV 5092) Uma Inscrição da Via Venéria em Pompéia. In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 283. (CIL IV 5092). In: CARVALHO, Raimundo; FLORES, Guilherme Gontijo; GOUVÊA JÚNIOR, Márcio Meirelles; OLIVA NETO, João Angelo. (Orgs.). Por que Calar Nossos Amores? Poesia Homoerótica Latina. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, p. 282. ============ Textos Teóricos e Historiográficos: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Escrever como Fogo que Consome: Reflexões em Torno do Papel da Escrita nos Estudos de Gênero. In: VII Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental. 2013. Disponível em: simposioufac.blogspot.com.br/2013/07/durval-muniz-de-albuquerque-junior_22.html. Acessado em março de 2015. AMALVI, Christian. Idade Média. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Vol. I. São Paulo: EDUSC/Imprensa Oficial, 2002, p. 537-551. AMARAL, Ronaldo. As Origens Platônicas da Cosmovisão Cristã: a Gênese do Universo e do Homem entre o Último Período Antigo e o Alvorecer da Cristandade. Mato Grosso do Sul: Life, 2017. ANDO, Clifford. Pagan Apologetcs and Christian Intolerance in the Ages of Themistius and Augustine. Journal of Early Christian Studies, Baltimore: The Johns Hopkins University Press, v. 4, n. 2, p. 171-207, jun-set. 1996. ANDO, Clifford. Religion and Violence in Late Roman North Africa. Journal of Late Antiquity. The Johns Hopkins University Press, v. 6, n. 2, p. 197-202, 2013. ARIÉS, Philip; BÉJIN, André. (Orgs.). Sexualidades Ocidentais: Contribuições para a História e para a Sociologia da Sexualidade. São Paulo: Brasiliense, 1985. BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. Introdução. In: ______. A Pedagogia do Sexo em o Ateneu: Gênero e Sexualidade no Internato da Annablume, 2015, p. 23-34. BENTIVOGLIO, Julio. História e Hermenêutica: a Compreensão como um Fundamento do Método Histórico Percursos em Droysen, Dilthey, Langlois e Seignobos. OPSIS: Revista do Departamento de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Goias/Campus Catalão, Catalão, v. 7, n. 9, Jul/Dez, p. 67-79, 2007. BLOCH, Marc. A Sociedade Feudal. Lisboa: Edições 70, 1987. BOSWELL, John. Christianity, Social Tolerance, and Homosexuality: Gay People in Western Europe from the Beginning of the Christian Era to the Fourteenth Century. Chicago: The University of Chicago Press, 2005. BOYARIN, Daniel. Israel Carnal: Lendo o Sexo na Cultura Talmúdica. Rio de Janeiro: Imago, 1994. [Col.Bereshit] BOYARIN, Daniel. Rethinking Jewish Christianity: An Argument for Dismantlinga Dubious Category (to which is Appended a Correction of my Border Lines). Jewish Quarterly Review, V. 99, N. 1, p. 7-36, 2009. BROWN, Peter. A Ascenção do Cristianismo no Ocidente. Tradução de Eduardo Nogueira. Lisboa: Editorial Presença, 1999. BROWN, Peter. Antiguidade Tardia. In: VEYNE, Paul (Org.). História da Vida Privada I: do Império Romano ao Ano Mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 213-284. BROWN, Peter. Corpo e Sociedade: o Homem, a Mulher e a Renúncia Sexual no Início do Cristianismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. BROWN, Peter. Power and persuation in Late Antiquity towards a Christian Empire. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1992. BROWN, Peter. Religion and Society in the Age of Saint Augustine. Eugene, Oregon: Wipf & Stock Publishers, 2007. BROWN, Peter. Tempora Christiana: Tempos Cristãos In: ______. A Ascenção do Cristianismo no Ocidente. Tradução de Eduardo Nogueira. Lisboa: Editorial Presença, 1999, p. 52-70. BROWN, Peter Robert Lamont. Santo Agostinho: uma Biografia. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. BRUNDAGE, James. Law, Sex, and Christian Society in Medieval Europe. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1990. BULLOUGH, Vern L. Introduction: The Christian Inheritance. In: BULLOUGH, Vern L.; BRUNDAGE, James. Sexual Practices & The Medieval Church. New York:Prometheus Books, 1994, p. 1-12. BURGER, Glenn; KRUGER, Steven F. (Editors). Queering the Middle Ages. Minneapolis: University of Minessota Press, 2001. BURKE, Peter. A Escola dos Annales: a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Editora da UNESP, 1997. BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013, p. 56-58. BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha. O Casamento e a Esposa: A Visão de Agostinho de Hipona. Tese (Mestrado em História Social), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Rio de Janeiro, 1990. BUTLER, Judith P. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 14 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. CAMERON, Averil. The Violence of Orthodoxy. In: IRINSCHI, Edward, ZELLENTIN, Holger (ed). Heresy and Identity in Late Antiquity. Mohr Siebeck: Gulde-Druck, 2008, p. 102- 14. CAMPOS, Carlos Eduardo da Costa. A masculinidade de Otaviano sob ataque: relações de poder e potencialidade para liderança de Roma, no século I AEC. Revista de História da Unisinos, 2019. (Artigo no prelo) CANDIOTTO, Cesar. As Religiões e o Cristianismo na Investigação de Foucault: Elementos de Contexto. In: CANDIOTTO, Cesar; SOUZA, Pedro de. (Orgs.) Foucault e o Cristianismo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 15-22. CARDOSO, Ciro Flamarion. Apresentação. In: CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele. Judaísmo, Cristianismo e Helenismo. São Paulo: Annablume, 2007, p. 11-13. CARLAN, Cláudio Umpierre. O Imperialismo Romano no Século IV. PHILÍA: Informativo de História Antiga, Rio de Janeiro: Núcleo de Estudos da Antiguidade/UERJ, n. XII, p. 3, Jul/Ago/Set. 2010. CHADWICK, Henry. Augustine of Hippo: a Life. Oxford/New York: Oxford University Press, 2009. CHARTIER, Roger. História Cultural: entre Práticas e Representações. Trad. Lisboa; Rio de Janeiro: Difel; Bertrand, 1990. CHAUI, Marilena. Introdução à História da Filosofia: dos Pré-Socráticos a Aristóteles, vol. 1. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. CHAUI, Marilena. Repressão Sexual: essa nossa (Des)conhecida. São Paulo: Brasiliense, 1984. CLARK, Elizabeth Ann. "Adam's Only Companion": Augustine and the Early Christian debate on marriage. Recherches Augustiniennes et Patristiques, 21, p. 139-162, 1986. CLARK, Elizabeth Ann. Introduction. In: BISHOP OF HIPPO, Saint Augustine. St. Augustine on Marriage and Sexuality. Edited by Elizabeth Ann Clark. Washington: The Catholic University of America Press, 1996, p. 1-12. CLARK, Elizabeth A. Theory and practice in Late Ancient asceticism: Jerônimo, Chrysostom, and Augustine. Journal of feminist studies in religion. Vol. 5, n. 2, p. 25-46, 1989. COELHO, Fabiano de Souza. Cristianismo, Sexualidade e Poder: um Estudo Comparado da Condição dos Casados em Textos de Agostinho e Jerônimo. Revista Jesus Histórico e sua Recepção. Revista do Laboratório de História das Experiências Religiosas da UFRJ,, v. 8, p. 8-22, 2015, p. 9. COELHO, Fabiano de Souza. O monge Jerônimo e o Bispo Agostinho em torno da Controvérsia Religiosa Jovinianista. Revista Jesus Histórico e sua Recepção. Revista do Laboratório de História das Experiências Religiosas da UFRJ, v. 13, p. 40-52, 2014. CORREIA, Joana Paula Pereira. O Discurso Anti-maniqueu de Agostinho de Hipona na Construção da Identidade Cristã. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2014. CORSI SILVA, Semíramis. Identidade Cultural e Gênero no Principado Romano: Uma Proposta de Análise Interseccional das Representações do Imperador Heliogábalo (Século III E.C.). Phoînix, v. 24, p. 142-166, 2018. COSTA, Marcos Roberto Nunes. 10 Lições sobre Santo Agostinho. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. COSTA, Marcos Roberto Nunes. Maniqueísmo: História, Filosofia e Religião. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. DAM, R. V. Bishops and society. In: CASIDAY, A.; NORRIS, F. W. (Eds.). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 343-366. DARNTON, Robert. História Intelectual e Cultural. In: ______. O Beijo de Lamourette: Mídia, Cultura e Revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 204-231. DRAKE, H. A. The Church, Society and Political Power. In: CASIDAY, A.; NORRIS, F. W. (Eds.). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 403-428. Amor e Sexualidade no Ocidente L&PM, 1992. ENGEL, Magali. História e Sexualidade. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997, p. 297-311. ESTEVES, Anderson de Araújo Martins. Nero e o paradigma priápico: a construção de uma identidade. Conferência de Abertura proferida dia 29/05/2017 na IV Jornada de Estudos do GEMAM/UFSM. Prazeres Antigos: Comer, Jogar e Amar na Antiguidade. FEITOSA, Lourdes Conde. O Amor entre Iguais: o Universo Masculino na Sociedade Romana. In: ESTEVES, Anderson Martins; AZEVEDO, Katia Teonia; FROHWEIN, Fábio (orgs.). O Homoerotismo na Antiguidade Clássica. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016, p. 124- 140. FEBVRE, Lucien. La Sensibilité et l'Histoire: Comment Reconstituer la Vie Affective d'Autrefois? Annales d'Histoire Sociale (1939-1941), T. 3, n. 1/2, p. 5-20, 1941. FIGUINHA, Matheus Coutinho. Servos de Deus: Monasticismo, Poder e Ortodoxia em Santo Agostinho. São Paulo: Annablume, 2009. FLANDRIN, Jean-Louis. O Sexo e o Ocidente: Evolução das Atitudes e dos Comportamentos. São Paulo: Brasiliense, 1988. FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Aula Inaugural no Collège de France, Pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2006a. FOUCAULT, Michel. As Relações de Poder Passam para o Interior dos Corpos. In: ______. Ditos e escritos, volume IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a, p. 35-43. FOUCAULT, Michel. Do Governo dos Vivos: Curso no Collège de France. (1979-1980). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014b. FOUCAULT, Michel. Genealogia e Poder. In: ______. Microfísica do Poder. Organização e tradução Roberto Machado. 23ª ed. Rio de Janeiro, Edições Graal, 2007a, p. 167-191. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de Saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988a. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: O Uso dos Saberes. Rio de Janeiro: Graal, 1988b. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade III: O Cuidado de Si. Rio de Janeiro: Graal, 1985. FOUCAULT, Michel. Michel Foucault, uma Entrevista: Sexo, Poder e a Política da Identidade. In: ______. Ditos e escritos, volume IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014c, p. 251-263. FOUCAULT, Michel. Não ao Sexo Rei. In: ______. Microfísica do Poder. Organização e tradução Roberto Machado. 23ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007b, p. 229-242. FOUCAULT, Michel. O Jogo de Michel Foucault. In: ______. Ditos e escritos, volume IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014d, p. 44-77. Omnes et Singulatim Ditos e escritos, volume IV: Estratégia, Poder-Saber. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Vera Lúcia Avellar Ribeiro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b, p. 355-385. FOUCAULT, Michel. O que é um Autor? In: ______. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Org. Manoel Barros da Motta. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006c, p. 264-298. FOUCAULT, Michel. Poder - Corpo. In: ______. Microfísica do Poder. Organização e tradução Roberto Machado. 23ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007c, p. 145-152. FOUCAULT, Michel. Prefácio à História da Sexualidade. In: ______. Ditos e escritos, volume IX: genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014e, p. 207-213. FOUCAULT, Michel. Sexualidade e Poder. In: ______. Ditos e escritos, volume V: Ética, Sexualidade, Política. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014f, p. 55-75. FOUCAULT, Michel. Sexualidade e Solidão. In: ______. Ditos e escritos, volume V: Ética, Sexualidade, Política. Org., seleção e revisão técnica Manoel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014g, p. 91-101. FOUCAULT, Michel. Sobre a História da Sexualidade. In: ______. Microfísica do Poder. Organização e tradução Roberto Machado. 23ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007c, p. 243-276. FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In: ______. Microfísica do Poder. Organização e tradução Roberto Machado. 23ª ed. Rio de Janeiro, Edições Graal, 2007d, p. 1-14. GARCIA MORENTE, Manuel. Fundamentos de Filosofia I: lições preliminares. 8ª Ed. São Paulo: Mestre Jou, 1980. GARDNER, Ian; LIEU, Samuel N. C. Manichaean Texts from the Roman Empire. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. GEARY, P. O Mito das Nações. São Paulo: Conrad, 2005. GIDDENS, Anthony. A Transformação da Intimidade: Sexualidade, Amor e Erotismo nas Sociedades Modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993. GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. ______. O Queijo e os Vermes: o Cotidiano e as Idéias de um Moleiro Perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013. GUARINELLO, Norberto Luiz. Uma Morfologia da História: As Formas da História Antiga. Politeia: História e Sociedade, Vitória da Conquista, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2003. HALPERIN, David M. How To Do the History of Homosexuality. GLQ: A Journal of Lesbian and Gay Studies, vol. 6, n. 1, p. 87-123, 2000. HARPER, April; PROCTOR, Caroline. Introduction. In: ______. (Eds.). Medieval Sexuality: A Casebook. New York: Routledge, 2008. Historia de BAC. Disponível em: <http://bac-editorial.es/content/4-historia-de-bac>. Acessado em: 30 de ago. de 2016. HUNTER, David G. Augustine on the Body. In: VESSEY, Mark. (Ed.) A Companion to Augustine. Malden, Oxford, West Sussex: Wiley-Blackwell, 2012, p. 353-364. HUNTER, D. G. Joviniano. In: FITZGERALD, A. (Dir.) Diccionario de San Augustín. San Agustín a través del Tiempo. Burgos: Monte Carmelo, 2006, p. 769-770. JARNUT, J., POHL, W. (eds.). Regna and Gentes: The Relationship between Late Antique and Early Medieval Peoples and Kingdoms in the Transformation of the Roman World. Leiden, Boston: Brill, 2003. JENKINS, Philip. Guerras Santas: Como 4 Patriarcas, 3 Rainhas e 3 Imperadores decidiram em que os cristãos acreditariam pelos próximos 1500 anos. Rio de Janeiro: LeYa, 2013. JOHANSSON, Warren; DYNES, Wayne R.; LAURITSEN, John. (Editors). Homosexuality, Intolerance, and Christianity Pink Triangle Trust Library, 2003. Disponível em: http://www.pinktriangle.org.uk/lib/hic/index.html. Acessado em maio de 2007. KOSELLECK, Reinhart. A Semântica Histórico-Política dos Conceitos Antitéticos Assimétricos. In: ______. Futuro Passado: Contribuição à Semântica dos Tempos Históricos Rio de Janeiro: PUC-Rio Ed., 2006, p. 191-231. LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: Corpo e Gênero dos Gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001. LE GOFF, Jacques. Observações sobre o corpo e Ideologia no Ocidente Medieval. In: ______. O Maravilhoso e o Quotidiano no Ocidente Medieval. Lisboa: Edições 70, 2015, p. 53-56. LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma História do Corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. LEONE, Anna. Christianity and Paganism, IV: North Africa. In: CASIDAY, Augustine; NORRIS, Frederick W. (Editors). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 231-247. (The Cambridge History of Christianity, V. 2) LIEU, Samuel N. C. Christianity and Manichaeism. In: CASIDAY, Augustine; NORRIS, Frederick W. (Editors). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 279-295. (The Cambridge History of Christianity, V. 2) LÖHR, Winrich. Western Christianities. In: CASIDAY, Augustine; NORRIS, Frederick W. (Editors). Constantine to c. 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 9-51. (The Cambridge History of Christianity, V. 2). LOPES, Fábio Henrique. Cisgeneridade e Historiografia: um Debate Necessário. In: SOUZA NETO, Miguel Rodrigues de; GOMES, Aguinaldo Rodrigues. (Orgs.). História e Teoria Queer. Salvador: Devires, 2018, p. 77-99. LOPES, Fábio Henrique. Reflexões sobre a Operação Historiográfica: Diálogos e Aproximações Possíveis. Tempo e Argumento. Santa Catarina, vol. 4, n. 1, p. 96-113, 2012. MAINGUENEAU, Dominique. A Polêmica como Intercompreensão. In:______. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábula editorial, 2008a, p. 99-118. MAINGUENEAU, Dominique. Do Discurso à Prática Discursiva. In:______. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábula editorial, 2008b, p. 119-136. MAINGUENEAU, Dominique. Primado do Interdiscurso. In:______. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábula editorial, 2008c, p. 31-45. MARROU, Henri. Santo Agostinho e o Agostinismo. Rio de Janeiro: Agir, 1957. MATA, Sérgio da. História e Religião. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. MEEKS, Wayne. As Origens da Moralidade Cristã: os Dois Primeiros Séculos. São Paulo: Paulus, 1997. MENDES, Norma Musco. O Sistema Político do Principado. In: SILVA, Gilvan Ventura da.; MENDES, Norma Musco. (Orgs.) Repensando o Império Romano: Perspectiva Socieconômica, Solítica e Cultural. Rio de Janeiro; Vitória, ES: Mauad, EDUFES, 2006, p. 21-51. MEREU, Italo. A Intolerância institucional: Origem e Instauração de um Sistema sempre Dissimulado. In: DRUCROCQ, Françoise Barret (org). A Intolerância: Foro Internacional sobre a Intolerância. Academia Universal das Culturas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000, p. 42-45. MISKOLCI, Richard. Abjeção e desejo. Afinidades e tensões entre a Teoria Queer e a obra de Michel Foucault. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Por uma vida nãofascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 325-338. MISKOLCI, Richard; SIMOES, Júlio Assis. Apresentação. Cadernos Pagu, Campinas, n. 28, p. 9-18, jun. 2007. MORA, José Ferrater. Dialética. In: ______. Dicionário de Filosofia. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 182-187. MUNIZ, Ana Paula de Almeida. Fou trabalho inacabado. Dissertação (Mestrado em Filosofia), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. MUSSKOPF, André Sidnei. Queer: Teoria, Hermenêutica e Corporeidade. In: TRASFERETTI, José (Org.). Teologia e Sexualidade: um Ensaio contra a Exclusão Moral. São Paulo: Átomo, 2004. OORT, Johannes Van. (Ed.) Augustine and Manichaean Christianity: Selected Papers from the First South African Conference on Augustine of Hippo, University of Pretoria, 24-26 April 2012. Leiden, Boston: Brill, 2013. OTTAVIANI, Edelcio; FABRA, André Luiz; CHACON, Jerry Adriano. Entre o Assujeitamento e a Constituição de Si: Pastoral Cristã à Luz de Michel Foucault. In: CANDIOTTO, Cesar; SOUZA, Pedro de. (Orgs.) Foucault e o Cristianismo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 147-156. PAGELS, Elaine. Adam, Eve, and the Serpent: Sex and Politcs in Early Christianity. New York: Vintage Books, 1989. PARATORE, Ettore. História da Literatura Latina. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983. PIÑERO, Antonio. Los Cristinianismos Derrotados: ¿Cuál fue el pensamiento de los primeros cristianos, heréticos y heterodoxos? Madrid: EDAF, 2007. PINTO, R.; PINTO, L. C. G. Corpos Emasculados, Corpos Sagrados: dos sacerdotes de (Org.). Corpo a corpo: representações antigas e modernas da figura humana. 1ed. São Paulo: Editora Unifesp, 2014, v. 1, p. 111-133. PLAMPER, J.. Historia de las emociones: caminos y retos. Cuadernos de Historia Contemporánea, Madrid, Norteamérica, 36, nov. p. 17-29, 2014. PLAMPER, J.. The History of Emotions: An Interview with William Reddy, Barbara H. Rosenwein, and Peter Stearns, History and Theory, Middletown, v. 49, n. 2, p. 237-265, 2010. PORTER, Roy. História do Corpo. In: Burke, Peter. (Org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992, p. 291-326. POSSENTI, Sírio. Apresentação. In: MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábula editorial, 2008, p. 7-9. PRO, Juan. Presentación del Editor. Rubrica Contemporanea (Dossier Historia de las Emociones), Barcelona, v. 4, n. 7, p. 1-4, 2015. PUERTAS, Alberto J. Quiroga. El Obispo como Orator Christianus. In: ACERBI, Silvia; MARCOS, Mar; TORRES, Juana. El Obispo en la Antiguidad Tardía. Homenaje A Ramón Teja. Madrid: Editorial Trotta, 2016, p. 247-258. REBILLARD, Éric. Christians and their Many Identities in Late Antiquity, North Africa, 200- 450 CE. Ithaca, NY: Cornell University Press, 2012. RICHARD, Nelly. A Escrita tem Sexo? In. ______. Intervenções Críticas. Arte, Cultura, Gênero e Política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 127-172. RICHTER, Melvin. Reconstructing the History of Political Languages: Pocock, Skinner, and the Geschichtiche Grundbegriffe. History and Theory, vol. 29, n. 1, p. 38-70, 1990. RODRIGUES, José Carlos. O Tabu do Corpo. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979. ROSSIAUD, Jacques. Sexualidade. In: LE GOFF, Jacques.; SCHMITT, Jean-Claude (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. 2. ed. São Paulo: EDUSC, 2006. 2 Vols. p. 477- 493. ROSSIAUD, Jacques. Sexualités au Moyen Âge. Paris: Gisserot, 2015. SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como Invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. SALISBURY, Joyce E. Pais da Igreja, Virgens Independentes. São Paulo: Página Aberta, 1995. SALISBURY, Joyce E. The Latin Doctors of the Church on Sexuality. Journal of Medieval History. Elsevier Science Publishers, v. 12, n. 4, p. 279-289, 1986. SALISBURY, Joyce E. When Sex Stopped Being a Social Disease: Sex and the Desert Fathers and Mothers. In: HARPER, April; PROCTOR, Caroline. (Eds.). Medieval Sexuality: A Casebook. New York: Routledge, 2008, p. 47-58. SCHMITT, Jean-Claude. Corpo e Alma. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. 1° volume. São Paulo: EDUSC, 2006, p. 253-267. SCHULTZ, James A. Heterosexuality as a Threat to Medieval Studies. Journal of the History of Sexuality, vol. 15, no. 1, p. 14 29, 2006. SEDWICK, Eve Kosofsky. A Epistemologia do Armário. Cadernos Pagu. Campinas, n. 28, 2007, p. 19-54. SEDGWICK, Eve Kosofsky. Tendencies. London: Routledge, 1994. SENELLART, Michel. As Artes de Governar: do Regimen Medieval ao Conceito de Governo. São Paulo: Editora 34, 2006. SENNET, Richard. Carne e Pedra: o Corpo e a Cidade na civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2008. SFORZINI, Arianna. Corpo de Prazer, Corpo de Desejo: a Teoria Agostiniana do Casamento Relida por Michel Foucault. Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo. Vitória da Conquista, v. 7, n. 1, p. 118-126, 2015. SFORZINI, Arianna. Michel Foucault. Une pensée du corps. Paris: Presses Universitaires de France, 2014. SFORZINI, Arianna. Scènes de la vérité. Michel Foucault et le théâtre. Lormont: Éditions Le SHAW, Brent D. Sacred Violence: African Christians and Sectarian Hatred in the Age of Saint Augustine. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. SILVA, Gilvan Ventura da. Ascetismo, Gênero e Poder no Baixo Império Romano: Paládio de Helenópolis e o status das Devotas Cristãs. História, v. 26, n.1, p. 63-78, 2007. SILVA, Gilvan Ventura da.; MENDES, Norma Musco. Diocleciano e Constantino: A Construção do Dominato. In: ______ (Orgs.) Repensando o Império Romano: Perspectiva Socieconômica, Solítica e Cultural. Rio de Janeiro; Vitória, ES: Mauad, EDUFES, 2006, p. 193-221. SILVA, Paulo Duarte. O Debate Historiográfico sobre a Passagem da Antiguidade à Idade Média: Considerações sobre as Noções de Antiguidade Tardia e Primeira Idade Média. Signum, 14, n. 1, 73-91, 2013. SKINNER, Quentin. Significação e Compreensão na História das Ideias. In: ______. Visões da Política. Sobre os Métodos Históricos. Algés: DIFEL, 2005, p. 81-126. SOUZA, Mauro Araujo de. Introdução. In: AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Martin Claret, 2004, p. 13-28. STEARNS, Peter N. Preface: Why Do Emotions History? Rubrica Contemporanea (Dossier Historia de las Emociones), Barcelona, v. 4, n. 7, p. 5-9, 2015. STEINHAUSER, Kenneth B. Manuscritos. In: FITZGERALD, A. (Dir.) Diccionario de San Augustín. San Agustín a través del Tiempo. Burgos: Monte Carmelo, 2006, p. 838-850. UBINA, José Fernández. Origen y Consolidación del Episcopado Monárquico. In: ACERBI, Silvia; MARCOS, Mar; TORRES, Juana. El Obispo en la Antiguidad Tardía Homenaje A Ramón Teja. Madrid: Editorial Trotta, 2016, p. 37-51. ULLMANN, Reinholdo Aloysio. Plotino: a Relação do Uno (Archê) com o Mundo. In: STEIN, Ernildo. (Org.) A Cidade de Deus e a Cidade dos Homens: de Agostinho a Vico. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. VELOSO, Wendell dos Reis. Humanidade e Sexualidade na Proposta de Identidade Cristã de Agostinho de Hipona em Confissões. 128 páginas. (Mestrado em História) Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História PPHR, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2014b. VESSEY, Mark. (Ed.) A Companion to Augustine. Malden, Oxford, West Sussex: Wiley- Blackwell, 2012. (Blackwell Companions to the Ancient World). VESSEY, Mark. Jerónimo. In: FITZGERALD, A. (Dir.) Diccionario de San Augustín. San Agustín a través del Tiempo. Burgos: Monte Carmelo, 2006, p. 751-755. VEYNE, Paul. A Família e o Amor no Alto Império Romano. In: Idem. A Sociedade Romana. Lisboa: Edições 70, 1990, p. 157-196. ______. A Sociedade Romana. Lisboa: Edições 70, 1990. WETZEL, James. Compreender Agostinho. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011. WOOD, Ian. Entrevista com o Prof. Dr. Ian Wood. Entrevista e Tradução Otávio Luiz Vieira Pinto. PHILÍA: Informativo de História Antiga, Rio de Janeiro, Núcleo de Estudos da Antiguidade/UERJ, n. 49, p. 3, 2014. WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: uma Introdução Teórica e Conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a Perspectiva dos Estudos Culturais. 6ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, p 7-72.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10057/1/2019%20-%20Wendell%20dos%20Reis%20Veloso.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10057/2/2019%20-%20Wendell%20dos%20Reis%20Veloso.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10057/3/2019%20-%20Wendell%20dos%20Reis%20Veloso.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10057/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f459bee76ce31c2ee1636993a4d206dc
d709cd82937cf313e10e935ab46f4047
74d124900984b30d46b4f53ccbacce85
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108149910208512