Eleição de diretores em dois campi agrícolas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco: os reflexos no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12377 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada junto às comunidades escolares dos Campi Barreiros e Belo Jardim, do Instituto Federal de Pernambuco, envolvendo os segmentos discente, docente, técnico-administrativo e de egressos. Nosso objetivo foi o de investigar os reflexos do processo democrático de escolha dos diretores gerais através de eleição direta no cotidiano daquelas unidades de ensino, pertencentes à rede federal de educação profissional e tecnológica, processo esse instituído pelo Decreto nº 4.877/2003. Dentre outras questões, na pesquisa procuramos investigar se o processo de eleição direta realizada naquelas duas escolas tinha contribuído para a efetivação de uma gestão realmente democrática, se os gestores eleitos tinham implementado mecanismos que garantissem a participação da comunidade na gestão escolar, se os segmentos da comunidade estavam tendo participação na gestão e se essas eleições e os gestores nelas eleitos tinham contribuído para a melhoria da qualidade do ensino oferecido naquelas escolas. O propósito dessas investigações foi confirmar ou refutar as teorias já levantadas em trabalhos publicados por alguns estudiosos, entre eles Vitor Henrique Paro e Luiz Fernandes Dourado, baseado ainda nas concepções freireanas de gestão escolar participativa e democrática. As discussões sobre a natureza da gestão democrática e participativa nas escolas também se fizeram presentes em nossa abordagem a partir das análises das entrevistas e das contribuições dos diversos autores sobre o assunto. Como resultado de nossa pesquisa constatamos que a eleição direta para diretores contribuiu para uma ligeira melhoria nas escolas pesquisadas, sobretudo nos aspectos de estrutura física e nas relações internas, mas ela não garantiu de fato a implementação de uma gestão democrática preconizada pelas teorias norteadoras deste trabalho nem contribuiu para uma melhoria da qualidade de ensino ofertado. Esperamos que o produto final de nosso trabalho se constitua em um referencial sobre as questões que envolvem os problemas decorrentes de gestões escolares autoritárias, centralizadoras e personalistas ainda hoje existentes em nossas escolas, mesmo depois de implementadas as formas democráticas de escolha dos gestores. |
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Silva Filho, João Pereira daYukizaki, Suemy275.569.647-87http://lattes.cnpq.br/2122375026816115194.303.104-53http://lattes.cnpq.br/64944455676974352023-12-22T02:06:47Z2023-12-22T02:06:47Z2010-07-01SILVA FILHO, João Pereira da. Eleição de diretores em dois campi agrícolas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco: os reflexos no cotidiano escolar. 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2010.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12377Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada junto às comunidades escolares dos Campi Barreiros e Belo Jardim, do Instituto Federal de Pernambuco, envolvendo os segmentos discente, docente, técnico-administrativo e de egressos. Nosso objetivo foi o de investigar os reflexos do processo democrático de escolha dos diretores gerais através de eleição direta no cotidiano daquelas unidades de ensino, pertencentes à rede federal de educação profissional e tecnológica, processo esse instituído pelo Decreto nº 4.877/2003. Dentre outras questões, na pesquisa procuramos investigar se o processo de eleição direta realizada naquelas duas escolas tinha contribuído para a efetivação de uma gestão realmente democrática, se os gestores eleitos tinham implementado mecanismos que garantissem a participação da comunidade na gestão escolar, se os segmentos da comunidade estavam tendo participação na gestão e se essas eleições e os gestores nelas eleitos tinham contribuído para a melhoria da qualidade do ensino oferecido naquelas escolas. O propósito dessas investigações foi confirmar ou refutar as teorias já levantadas em trabalhos publicados por alguns estudiosos, entre eles Vitor Henrique Paro e Luiz Fernandes Dourado, baseado ainda nas concepções freireanas de gestão escolar participativa e democrática. As discussões sobre a natureza da gestão democrática e participativa nas escolas também se fizeram presentes em nossa abordagem a partir das análises das entrevistas e das contribuições dos diversos autores sobre o assunto. Como resultado de nossa pesquisa constatamos que a eleição direta para diretores contribuiu para uma ligeira melhoria nas escolas pesquisadas, sobretudo nos aspectos de estrutura física e nas relações internas, mas ela não garantiu de fato a implementação de uma gestão democrática preconizada pelas teorias norteadoras deste trabalho nem contribuiu para uma melhoria da qualidade de ensino ofertado. Esperamos que o produto final de nosso trabalho se constitua em um referencial sobre as questões que envolvem os problemas decorrentes de gestões escolares autoritárias, centralizadoras e personalistas ainda hoje existentes em nossas escolas, mesmo depois de implementadas as formas democráticas de escolha dos gestores.This work presents the results of a research made with the school community of Campi Barreiros and Belo Jardim, from the Federal Institute of Pernambuco, and involved the segments of estudents, teachears, technical administrative end graduates. Our aims was to investigate the reflections of the democratic process on the choice of the general directors through an direct election on the daily routine of those units of education, which belong to a federal lace of professional and technological education, instituded by the Decree 4.877/2003. Among other issues, on this research we tried to investigate: if the direct election process held on those two schools had indeed contributed to an effective democratic manageme nt; if the managers elected had implemented places or mechanisms to ensure community participatition on the school management; if the segments of the school community had have participation on the management; and if that elections and his elect managers had contributing for an advance on the quality of the education offered on those schools. The point of these investigations was to confirm or refute the theories already raised on previous researches in works published by some scholars like Vitor Henrique Paro and Luiz Fernandes Dourado, who were still based on the Freyre s conceptions for participative and democratic school. The debates about the nature of the democratic and participative school management were also present on our approach from the analysis about interviews and the study that diverse authors wrote about this subject. As a result of our research we found that the direct election of the directors, despite did help to a slightly improvement at the schools researched, above all on its physical structures and internal relationship, we couldn t confirm if these elections had actually effected the implementation of a democratic management reccomended by the guiding theories of this work or contributed for the quality of the instrution that the schools offered. We hope the product of our final conclusion work can be constitute a reference on the questions that involve problems appearing on schools from an authoritarians, centralizings, and personalists management which still exists in our schools, even after the implementation of a democratic choice of managers.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeleição de diretoresgestão democráticaqualidade de ensinodirector´s electiondemocratic managementquality of instructionEducaçãoEleição de diretores em dois campi agrícolas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco: os reflexos no cotidiano escolarDirector´s election in two agricultural campi of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco: the eflections in the school daily routineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14673/2010%20-%20Jo%c3%a3o%20Pereira%20da%20Silva%20Filho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17644/2010%20-%20Jo%c3%a3o%20Pereira%20da%20Silva%20Filho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23982/2010%20-%20Jo%c3%a3o%20Pereira%20da%20Silva%20Filho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30337/2010%20-%20Jo%c3%a3o%20Pereira%20da%20Silva%20Filho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36732/2010%20-%20Jo%c3%a3o%20Pereira%20da%20Silva%20Filho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43078/2010%20-%20Jo%c3%a3o%20Pereira%20da%20Silva%20Filho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49464/2010%20-%20Jo%c3%a3o%20Pereira%20da%20Silva%20Filho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55932/2010%20-%20Jo%c3%a3o%20Pereira%20da%20Silva%20Filho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/60Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:22Z (GMT). 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