Representações sociais das cotas raciais no ensino superior: o pensamento social dos estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14463 |
Resumo: | As ações afirmativas são políticas públicas que visam garantir a igualdade de direitos entre cidadãos. A principal ação afirmativa utilizada no Brasil é o sistema de cotas, com a finalidade de diminuir desigualdades existentes entre pessoas de diferentes raças, uma vez que, os negros tiveram seus direitos - de melhores condições de vida, trabalho e estudo- historicamente negados. Sempre que são apresentadas, as discussões sobre o sistema de cotas dividem opiniões, por diversos fatores. E, por isto, virou imperativo de pesquisa em psicologia social. Para tal pesquisa, foi utilizada a teoria das Representações Sociais proposta pelo romeno naturalizado francês Serge Moscovici que definiu as representações sociais como o estudo científico do senso comum. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar as representações sociais sobre as cotas para negros no ingresso das universidades, a partir do pensamento social de estudantes de ensino médio, e comparar os resultados entre as redes pública e privada. Foram utilizados questionários com tarefas de evocação livre que foram analisados através do software iramuteq (análise prototípica e similitude) e questões abertas que foram submetidos a análise de conteúdo. Para a maior parte dos participantes, independente da rede de ensino e raça/etnia, as cotas raciais são importantes para a inserção de negros nas universidades. |
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Rocha, Daniele Mota daNaiff, Denis Giovani Monteiro395.476.632-91http://lattes.cnpq.br/7130312932739910Naiff, Denis Giovani MonteiroRodrigues, Rosane PintoNaiff, Luciene Alves Miguez130.9984.417-24http://lattes.cnpq.br/90115805186042842023-12-22T03:01:17Z2023-12-22T03:01:17Z2020-01-30ROCHA, Daniele Mota da. Representações sociais das cotas raciais no ensino superior: o pensamento social dos estudantes do ensino médio. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14463As ações afirmativas são políticas públicas que visam garantir a igualdade de direitos entre cidadãos. A principal ação afirmativa utilizada no Brasil é o sistema de cotas, com a finalidade de diminuir desigualdades existentes entre pessoas de diferentes raças, uma vez que, os negros tiveram seus direitos - de melhores condições de vida, trabalho e estudo- historicamente negados. Sempre que são apresentadas, as discussões sobre o sistema de cotas dividem opiniões, por diversos fatores. E, por isto, virou imperativo de pesquisa em psicologia social. Para tal pesquisa, foi utilizada a teoria das Representações Sociais proposta pelo romeno naturalizado francês Serge Moscovici que definiu as representações sociais como o estudo científico do senso comum. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar as representações sociais sobre as cotas para negros no ingresso das universidades, a partir do pensamento social de estudantes de ensino médio, e comparar os resultados entre as redes pública e privada. Foram utilizados questionários com tarefas de evocação livre que foram analisados através do software iramuteq (análise prototípica e similitude) e questões abertas que foram submetidos a análise de conteúdo. Para a maior parte dos participantes, independente da rede de ensino e raça/etnia, as cotas raciais são importantes para a inserção de negros nas universidades.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAs affirmative actions are public policies that aim to guarantee copyright among citizens. The main affirmative action used in Brazil is the quota system, with a reduction in inequalities between people of different races, since blacks have historically been denied their rights - better living, working and study conditions. Whenever they are used, such as discussions about the dividend quota system, for several factors. It became an imperative of research in social psychology. For such research, a theory of Social Representations proposed by Serge Moscovici was used, which he defined as social representations as the scientific study of common sense. The main objective of this research was to investigate and how social representations about quotas for blacks when entering universities, from the social thought of high school students, and to compare the results between public and private networks. Questionnaires with free recall tasks were used, which were analyzed using the iramuteq software (prototypical analysis and similarity) and how open questions were analyzed by content. For most respondents, regardless of education and race / ethnicity, racial quotas are important for the inclusion of blacks in universities.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoRepresentações sociaisAções AfirmativasCotas raciaisEnsino MédioSocial representationsAffirmative actionsRacial quotasHigh schoolPsicologiaRepresentações sociais das cotas raciais no ensino superior: o pensamento social dos estudantes do ensino médioSocial representations of racial quotas in higher education: the social thinking of high school studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAguiar, M. M.; Piotto, D. C. Combate à desigualdade? análise socioeconômica e étnicoracial de um programa de ação afirmativa no ensino superior . 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt21-4194.pdf Bardin,L. Análise de conteúdo. Tradução Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. 4ed. Lisboa-Portugal: Edicções 70,2007. Carneiro, L.T. Maria. O racismo na Historia do Brasil. 8. Ed. São Paulo:Ática, 2003. Corbucci, P. R. Evolução do Acesso de Jovens à Educação Superior no Brasil. Texto para Discussão 1950. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Rio de Janeiro, 2014. Costa, S. As representações sociais de estudantes universitários sobre o sistema de cotas para negros e alunos de escola pública. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, 2010. Daflon, V.; Feres, J. Jr.; Campos, L. A.. 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P.; Wachelke, J .Critérios de Construção e Relato da Análise Prototípica para Representações Sociais Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Out-Dez 2011, Vol. 27 n. 4, pp. 521-526https://tede.ufrrj.br/retrieve/70708/2020%20-%20Daniele%20Mota%20Da%20Rocha.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5981Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-09-09T18:16:07Z No. of bitstreams: 1 2020 - Daniele Mota Da Rocha.pdf: 1154609 bytes, checksum: 1a97aa94ad435eec77e77f2101b87fce (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-09T18:16:07Z (GMT). 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