Representações sociais das cotas raciais no ensino superior: o pensamento social dos estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Daniele Mota da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14463
Resumo: As ações afirmativas são políticas públicas que visam garantir a igualdade de direitos entre cidadãos. A principal ação afirmativa utilizada no Brasil é o sistema de cotas, com a finalidade de diminuir desigualdades existentes entre pessoas de diferentes raças, uma vez que, os negros tiveram seus direitos - de melhores condições de vida, trabalho e estudo- historicamente negados. Sempre que são apresentadas, as discussões sobre o sistema de cotas dividem opiniões, por diversos fatores. E, por isto, virou imperativo de pesquisa em psicologia social. Para tal pesquisa, foi utilizada a teoria das Representações Sociais proposta pelo romeno naturalizado francês Serge Moscovici que definiu as representações sociais como o estudo científico do senso comum. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar as representações sociais sobre as cotas para negros no ingresso das universidades, a partir do pensamento social de estudantes de ensino médio, e comparar os resultados entre as redes pública e privada. Foram utilizados questionários com tarefas de evocação livre que foram analisados através do software iramuteq (análise prototípica e similitude) e questões abertas que foram submetidos a análise de conteúdo. Para a maior parte dos participantes, independente da rede de ensino e raça/etnia, as cotas raciais são importantes para a inserção de negros nas universidades.
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A principal ação afirmativa utilizada no Brasil é o sistema de cotas, com a finalidade de diminuir desigualdades existentes entre pessoas de diferentes raças, uma vez que, os negros tiveram seus direitos - de melhores condições de vida, trabalho e estudo- historicamente negados. Sempre que são apresentadas, as discussões sobre o sistema de cotas dividem opiniões, por diversos fatores. E, por isto, virou imperativo de pesquisa em psicologia social. Para tal pesquisa, foi utilizada a teoria das Representações Sociais proposta pelo romeno naturalizado francês Serge Moscovici que definiu as representações sociais como o estudo científico do senso comum. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar as representações sociais sobre as cotas para negros no ingresso das universidades, a partir do pensamento social de estudantes de ensino médio, e comparar os resultados entre as redes pública e privada. Foram utilizados questionários com tarefas de evocação livre que foram analisados através do software iramuteq (análise prototípica e similitude) e questões abertas que foram submetidos a análise de conteúdo. Para a maior parte dos participantes, independente da rede de ensino e raça/etnia, as cotas raciais são importantes para a inserção de negros nas universidades.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAs affirmative actions are public policies that aim to guarantee copyright among citizens. The main affirmative action used in Brazil is the quota system, with a reduction in inequalities between people of different races, since blacks have historically been denied their rights - better living, working and study conditions. Whenever they are used, such as discussions about the dividend quota system, for several factors. It became an imperative of research in social psychology. For such research, a theory of Social Representations proposed by Serge Moscovici was used, which he defined as social representations as the scientific study of common sense. The main objective of this research was to investigate and how social representations about quotas for blacks when entering universities, from the social thought of high school students, and to compare the results between public and private networks. Questionnaires with free recall tasks were used, which were analyzed using the iramuteq software (prototypical analysis and similarity) and how open questions were analyzed by content. For most respondents, regardless of education and race / ethnicity, racial quotas are important for the inclusion of blacks in universities.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoRepresentações sociaisAções AfirmativasCotas raciaisEnsino MédioSocial representationsAffirmative actionsRacial quotasHigh schoolPsicologiaRepresentações sociais das cotas raciais no ensino superior: o pensamento social dos estudantes do ensino médioSocial representations of racial quotas in higher education: the social thinking of high school studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAguiar, M. M.; Piotto, D. C. 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P.; Wachelke, J .Critérios de Construção e Relato da Análise Prototípica para Representações Sociais Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Out-Dez 2011, Vol. 27 n. 4, pp. 521-526https://tede.ufrrj.br/retrieve/70708/2020%20-%20Daniele%20Mota%20Da%20Rocha.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5981Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-09-09T18:16:07Z No. of bitstreams: 1 2020 - Daniele Mota Da Rocha.pdf: 1154609 bytes, checksum: 1a97aa94ad435eec77e77f2101b87fce (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-09T18:16:07Z (GMT). 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