A Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Orizona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noleto, Luciana Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12773
Resumo: Este estudo vincula-se à Linha de Pesquisa Educação Agrícola, Ambiente e Sociedade Educação Agrícola, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A pesquisa objetivou a análise e compreensão da formação ofertada pela Escola Família Agrícola de Orizona-GO, a qual orienta-se pelos princípios e instrumentos da Pedagogia da Alternância, que consiste em um sistema de ensino contextualizado e com gestão democrática, que se apresenta como estratégia de desenvolvimento social e permite aos jovens do campo serem protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Como procedimento metodológico, optou-se por um estudo de caso com abordagem qualitativa, com uso do questionário online como instrumento de coleta de dados, direcionado a egressos. Além de pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações e artigos científicos, a fim de fundamentar os elementos teóricos e históricos, bem como a legislação em vigor, pesquisa documental e observações no cotidiano escolar. O aporte teórico se sustentou em autores como Arroyo (2007, 2011, 2014), Begnami (2003, 2004, 2006, 2019), Freire (1997, 2006, 2017), Frossard (2018), Gimonet (2007) e Nosella (1977, 2006, 2019). Os resultados obtidos indicam que a formação integral proporcionada pela Escola Família Agrícola de Orizona, através do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, é uma opção viável para a região em que está inserida, pois tem proporcionado bons resultados aos estudantes e seus familiares, gerando trabalho, renda e oportunidade de continuidade aos estudos em nível superior.
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spelling Noleto, Luciana AraújoSantos, Ramofly Bicalho dos012.549.947-77http://lattes.cnpq.br/3815218617988955Vieira, Muza do Carmo500.171.101-06Santos, Ramofly Bicalho dosOliveira, Lia Maria Teixeira deSilva, Gilson Dourado da762.401.001-10http://lattes.cnpq.br/99026029584081852023-12-22T02:21:02Z2023-12-22T02:21:02Z2020-09-09NOLETO, Luciana Araújo. A Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Orizona. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12773Este estudo vincula-se à Linha de Pesquisa Educação Agrícola, Ambiente e Sociedade Educação Agrícola, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A pesquisa objetivou a análise e compreensão da formação ofertada pela Escola Família Agrícola de Orizona-GO, a qual orienta-se pelos princípios e instrumentos da Pedagogia da Alternância, que consiste em um sistema de ensino contextualizado e com gestão democrática, que se apresenta como estratégia de desenvolvimento social e permite aos jovens do campo serem protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Como procedimento metodológico, optou-se por um estudo de caso com abordagem qualitativa, com uso do questionário online como instrumento de coleta de dados, direcionado a egressos. Além de pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações e artigos científicos, a fim de fundamentar os elementos teóricos e históricos, bem como a legislação em vigor, pesquisa documental e observações no cotidiano escolar. O aporte teórico se sustentou em autores como Arroyo (2007, 2011, 2014), Begnami (2003, 2004, 2006, 2019), Freire (1997, 2006, 2017), Frossard (2018), Gimonet (2007) e Nosella (1977, 2006, 2019). Os resultados obtidos indicam que a formação integral proporcionada pela Escola Família Agrícola de Orizona, através do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, é uma opção viável para a região em que está inserida, pois tem proporcionado bons resultados aos estudantes e seus familiares, gerando trabalho, renda e oportunidade de continuidade aos estudos em nível superior.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis study is linked to the Agricultural Education, Environment and Society Research Line Agricultural Education, from the Graduate Program in Agricultural Education, from the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The research aimed to analyze and understand the formation offered by the Escola Família Agrícola de Orizona-GO, which is guided by the principles and instruments of Pedagogy of Alternation, which consists of a contextualized education system with democratic management, which presents itself as a social development strategy and allows rural youth to be protagonists in the teaching-learning process. As a methodological procedure, a case study with a qualitative approach was chosen, using the online questionnaire as a data collection tool, aimed at graduates. In addition to bibliographic research in books, theses, dissertations and scientific articles, in order to support the theoretical and historical elements, as well as the legislation in force, documentary research and observations in the school routine. The theoretical contribution was supported by authors such as Arroyo (2007, 2011, 2014), Begnami (2003, 2004, 2006, 2019), Freire (1997, 2006, 2017), Gimonet (2007) and Nosella (1977, 2006, 2019). The results obtained indicate that the comprehensive training provided by the Escola Família Agrícola de Orizona, through the Technical Course in Agriculture integrated with High School, is a viable option for the region where it is located, because it has provided good results to students and their families, generating work, income and opportunity to continue studies at higher level.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEscola Família AgrícolaPedagogia da AlternânciaProjeto Profissional do JovemPedagogy of AlternationYouth Professional ProjectEducaçãoA Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de OrizonaPedagogy of Alternation at Escola Família Agrícola de Orizonainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABENSUR, P.L.D. Currículo: o jeito freiriano de fazer. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, UFSCar, v.6, n.2, p.289-310, nov. 2012. 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description Este estudo vincula-se à Linha de Pesquisa Educação Agrícola, Ambiente e Sociedade Educação Agrícola, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A pesquisa objetivou a análise e compreensão da formação ofertada pela Escola Família Agrícola de Orizona-GO, a qual orienta-se pelos princípios e instrumentos da Pedagogia da Alternância, que consiste em um sistema de ensino contextualizado e com gestão democrática, que se apresenta como estratégia de desenvolvimento social e permite aos jovens do campo serem protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Como procedimento metodológico, optou-se por um estudo de caso com abordagem qualitativa, com uso do questionário online como instrumento de coleta de dados, direcionado a egressos. Além de pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações e artigos científicos, a fim de fundamentar os elementos teóricos e históricos, bem como a legislação em vigor, pesquisa documental e observações no cotidiano escolar. O aporte teórico se sustentou em autores como Arroyo (2007, 2011, 2014), Begnami (2003, 2004, 2006, 2019), Freire (1997, 2006, 2017), Frossard (2018), Gimonet (2007) e Nosella (1977, 2006, 2019). Os resultados obtidos indicam que a formação integral proporcionada pela Escola Família Agrícola de Orizona, através do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, é uma opção viável para a região em que está inserida, pois tem proporcionado bons resultados aos estudantes e seus familiares, gerando trabalho, renda e oportunidade de continuidade aos estudos em nível superior.
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