Letramento literário a partir de letras da Legião Urbana: um olhar crítico do aluno sobre si e sobre o mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Paulo Silva de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15385
Resumo: O professor enfrenta diversas dificuldades para trabalhar com textos literários em sala de aula, principalmente em se tratando daqueles que contêm linguagem poética, conotativa e aberta a múltiplos significados. O tempo escasso para que o ensino de Literatura aconteça de forma efetiva e a falta de um material realmente atraente que desperte o interesse dos alunos, além do próprio despreparo do docente, reduzem a leitura literária a atividades assistemáticas, muitas delas mal conduzidas pelo livro didático, na maioria das vezes usando-as como pretexto para o ensino gramatical e da língua culta. Diante disso, este trabalho tem a proposta de promover o letramento literário em sala de aula, desenvolvendo estratégias para despertar o gosto pela leitura literária, utilizando duas letras do grupo musical Legião Urbana, “Tempo perdido” e “Perfeição”, que propõem um olhar crítico dos alunos sobre si e sobre o mundo à sua volta. Com atividades elaboradas por meio de uma proposta de intervenção didática, durante 9 encontros (18 aulas), e apresentando os resultados de cada atividade realizada e as considerações do pesquisador, esperamos atingir os seguintes objetivos do projeto: despertarnos alunos a fruição, a autonomia e a criatividade que tais textos provocam, ao mesmo tempo em que podem ajudar na formação da cidadania e da humanização desses indivíduos. As estratégias foram desenvolvidas pelo professor a partir de atividades diversas, tendo como suporte a sequência básica de letramento literário em quatro passos sugerida por Cosson (2016) e uma metodologia pedagógica para o ensino de Literatura proposta por Bordini e Aguiar (1983) e por Pereira, Cavalcante e Cabral (2013). Além disso, contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho os estudos voltados para o ensino de Literatura, como Lajolo (1984, 1989a e 1989b), Paulino e Cosson (2009), Magnani (1989), Zilberman e Silva (1990), Lima (2016), Cademartori (2012), Candido (2012), Leahy-Dios (2000 e 2001) entre tantos outros teóricos que tratam sobre a leitura e o letramento literário nas escolas. Desse modo, para que o nosso trabalho seja realizado, aplicamos as atividades em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes, em Vassouras-RJ. Assim, apresentamos a importância da leitura literária em sala de aula, tendo as letras de canção como uma ferramenta possível para que o letramento literário se faça presente em sala de aula.
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spelling Avila, Paulo Silva dePasche, Marcos Estevão Gomes1462493361956902http://lattes.cnpq.br/1462493361956902Lima, André Luiz Dias Lima8559644307489174http://lattes.cnpq.br/8559644307489174Costa, Wagner Alexandre dos Santos5356522896007792http://lattes.cnpq.br/53565228960077928574017450477425http://lattes.cnpq.br/85740174504774252023-12-22T03:16:46Z2023-12-22T03:16:46Z2018-02-21AVILA, Paulo Silva de. Letramento literário a partir de letras da Legião Urbana: um olhar crítico do aluno sobre si e sobre o mundo. 2018. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15385O professor enfrenta diversas dificuldades para trabalhar com textos literários em sala de aula, principalmente em se tratando daqueles que contêm linguagem poética, conotativa e aberta a múltiplos significados. O tempo escasso para que o ensino de Literatura aconteça de forma efetiva e a falta de um material realmente atraente que desperte o interesse dos alunos, além do próprio despreparo do docente, reduzem a leitura literária a atividades assistemáticas, muitas delas mal conduzidas pelo livro didático, na maioria das vezes usando-as como pretexto para o ensino gramatical e da língua culta. Diante disso, este trabalho tem a proposta de promover o letramento literário em sala de aula, desenvolvendo estratégias para despertar o gosto pela leitura literária, utilizando duas letras do grupo musical Legião Urbana, “Tempo perdido” e “Perfeição”, que propõem um olhar crítico dos alunos sobre si e sobre o mundo à sua volta. Com atividades elaboradas por meio de uma proposta de intervenção didática, durante 9 encontros (18 aulas), e apresentando os resultados de cada atividade realizada e as considerações do pesquisador, esperamos atingir os seguintes objetivos do projeto: despertarnos alunos a fruição, a autonomia e a criatividade que tais textos provocam, ao mesmo tempo em que podem ajudar na formação da cidadania e da humanização desses indivíduos. As estratégias foram desenvolvidas pelo professor a partir de atividades diversas, tendo como suporte a sequência básica de letramento literário em quatro passos sugerida por Cosson (2016) e uma metodologia pedagógica para o ensino de Literatura proposta por Bordini e Aguiar (1983) e por Pereira, Cavalcante e Cabral (2013). Além disso, contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho os estudos voltados para o ensino de Literatura, como Lajolo (1984, 1989a e 1989b), Paulino e Cosson (2009), Magnani (1989), Zilberman e Silva (1990), Lima (2016), Cademartori (2012), Candido (2012), Leahy-Dios (2000 e 2001) entre tantos outros teóricos que tratam sobre a leitura e o letramento literário nas escolas. Desse modo, para que o nosso trabalho seja realizado, aplicamos as atividades em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes, em Vassouras-RJ. Assim, apresentamos a importância da leitura literária em sala de aula, tendo as letras de canção como uma ferramenta possível para que o letramento literário se faça presente em sala de aula.The teacher faces several difficulties to work with literary texts in the classroom, especially in dealing with those that contain poetic language, connotative and open to multiple meanings. The short time for the teaching of literature to take place effectively and the lack of a really attractive material that arouses the interest of the students, as well as the teachers’ own lack of preparation, reduce literary reading to unsystematic activities, many of them poorly guided by the textbook, most often using them as a pretext for learning of grammar rules as well as the formal language. Therefore this work has the proposal to promote the literary literacy in classroom, developing strategies to awaken a taste for literary reading, using two lyrics of the musical group called Legião Urbana, “Tempo Perdido” and “Perfeição”, which propose a critical eye of the students about themselves and about the world around them. With activities elaborated through a proposal of didactic intervention, during nine meetings (eighteen classes), and presenting the results of each activity performed and the researcher’s considerations, we hope to achieve the project objectives, which are to awaken in students the fruition, autonomy and creativity that such texts cause, while at the same time they can help in the formation of citizenship and the humanization of these individuals. The strategies were developed by the teacher from diverse activities, having as support the basic sequence of literary literacy in four steps suggested by Cosson (2016) and a pedagogical methodology for the teaching of literature proposed by Bordini and Aguiar (1983) and by Pereira, Cavalcante and Cabral (2013). Moreover, contributed to the development of this work the studies focused on the teaching of literature, such as Lajolo (1984, 1989a and 1989b), Paulino and Cosson (2009), Magnani (1989), Zilberman and Silva (1990), Lima (2016), Cademartori (2012), Candido (2012), Leahy-Dios (2000 and 2001), among many other theorists that deal with reading and literary literacy in schools. In this way, in order for our work to be carried out, we applied the activities in a 7th grade class of Elementary Education in a public school called Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes, located in Vassouras, state of Rio de Janeiro. Like this, we presented the importance of literary reading in the classroom, having lyrics as a possible tool for literary literacy to be present in the classroom.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisEnsino de LiteraturaLetratamento literárioLetras e cançõesLiterature teachingLiterary literacy,Song lyricsLetrasLetramento literário a partir de letras da Legião Urbana: um olhar crítico do aluno sobre si e sobre o mundoLiterary literacy from Legião Urbana’s lyrics: a critical eye of the student about himself and about the worldinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Márcia. Cultura Letrada, literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006. AGUIAR, Vera Teixeira de. Leituras para o 1º grau: Critérios de seleção e sugestões. In: ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 3.ed. 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description O professor enfrenta diversas dificuldades para trabalhar com textos literários em sala de aula, principalmente em se tratando daqueles que contêm linguagem poética, conotativa e aberta a múltiplos significados. O tempo escasso para que o ensino de Literatura aconteça de forma efetiva e a falta de um material realmente atraente que desperte o interesse dos alunos, além do próprio despreparo do docente, reduzem a leitura literária a atividades assistemáticas, muitas delas mal conduzidas pelo livro didático, na maioria das vezes usando-as como pretexto para o ensino gramatical e da língua culta. Diante disso, este trabalho tem a proposta de promover o letramento literário em sala de aula, desenvolvendo estratégias para despertar o gosto pela leitura literária, utilizando duas letras do grupo musical Legião Urbana, “Tempo perdido” e “Perfeição”, que propõem um olhar crítico dos alunos sobre si e sobre o mundo à sua volta. Com atividades elaboradas por meio de uma proposta de intervenção didática, durante 9 encontros (18 aulas), e apresentando os resultados de cada atividade realizada e as considerações do pesquisador, esperamos atingir os seguintes objetivos do projeto: despertarnos alunos a fruição, a autonomia e a criatividade que tais textos provocam, ao mesmo tempo em que podem ajudar na formação da cidadania e da humanização desses indivíduos. As estratégias foram desenvolvidas pelo professor a partir de atividades diversas, tendo como suporte a sequência básica de letramento literário em quatro passos sugerida por Cosson (2016) e uma metodologia pedagógica para o ensino de Literatura proposta por Bordini e Aguiar (1983) e por Pereira, Cavalcante e Cabral (2013). Além disso, contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho os estudos voltados para o ensino de Literatura, como Lajolo (1984, 1989a e 1989b), Paulino e Cosson (2009), Magnani (1989), Zilberman e Silva (1990), Lima (2016), Cademartori (2012), Candido (2012), Leahy-Dios (2000 e 2001) entre tantos outros teóricos que tratam sobre a leitura e o letramento literário nas escolas. Desse modo, para que o nosso trabalho seja realizado, aplicamos as atividades em uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Ministro Raul Fernandes, em Vassouras-RJ. Assim, apresentamos a importância da leitura literária em sala de aula, tendo as letras de canção como uma ferramenta possível para que o letramento literário se faça presente em sala de aula.
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