A formação do técnico em agropecuária, na perspectiva agroecológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12664 |
Resumo: | Este estudo foi realizado para compreender o quanto a formação do técnico em agropecuária do Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff (CEIA) segue a perspectiva agroecológica. Trata-se de um colégio agrícola localizado no município de Magé, Estado do Rio de Janeiro. Sob a avaliação dos ingressos do curso técnico, egressos e docentes do CEIA, a pesquisa demostrou, por meio de entrevistas e questionários, que os docentes e discentes compreendem a agroecologia simplesmente como um conjunto de práticas de produção e preservação ambiental, faltando-lhes a compreensão mais ampla da agroecologia como ciência baseada em novos paradigmas. Os estudantes do curso técnico têm dificuldade em diferenciar o que é agroecologia e agricultura orgânica, estes externalizam que existe uma única disciplina no curso que fala sobre agroecologia, ministrada apenas no primeiro ano do curso técnico, mostrando ser uma deficiência na formação. Os alunos e docentes também apontam que o colégio não possui relação com a comunidade local e que os estudantes se mostram insatisfeitos diante desta situação. Já os alunos formados, em sua maioria, exercem a profissão de técnico em agropecuária e, no momento, alguns trabalham com experiências agroecológicas no Estado do Rio de Janeiro. Os egressos analisam que no decorrer da formação, as questões sociais foram pouco tratadas, os temas transversais foram medianamente citados, tendo sido predominantes os temas técnicos. O estudo permitiu observar que a formação do CEIA, no que diz respeito à agroecologia, tema de sua proposta educacional, ainda está distante de ser alcançada, contudo, o colégio forma técnicos que conseguem se inserir no mercado de trabalho focado na agroecologia. |
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Simas, Anna Salles deAbboud, Antônio Carlos de SouzaCPF: 738.698.217-87Abboud, Antônio Carlos de SouzaMonteiro, Rosa CristinaFernandes, Maria do Carmo de AraújoCPF: 138.197.257-84http://lattes.cnpq.br/15316335671317512023-12-22T02:15:45Z2023-12-22T02:15:45Z2019-03-29SIMAS, Anna Salles. A formação do técnico em agropecuária, na perspectiva agroecológica. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12664Este estudo foi realizado para compreender o quanto a formação do técnico em agropecuária do Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff (CEIA) segue a perspectiva agroecológica. Trata-se de um colégio agrícola localizado no município de Magé, Estado do Rio de Janeiro. Sob a avaliação dos ingressos do curso técnico, egressos e docentes do CEIA, a pesquisa demostrou, por meio de entrevistas e questionários, que os docentes e discentes compreendem a agroecologia simplesmente como um conjunto de práticas de produção e preservação ambiental, faltando-lhes a compreensão mais ampla da agroecologia como ciência baseada em novos paradigmas. Os estudantes do curso técnico têm dificuldade em diferenciar o que é agroecologia e agricultura orgânica, estes externalizam que existe uma única disciplina no curso que fala sobre agroecologia, ministrada apenas no primeiro ano do curso técnico, mostrando ser uma deficiência na formação. Os alunos e docentes também apontam que o colégio não possui relação com a comunidade local e que os estudantes se mostram insatisfeitos diante desta situação. Já os alunos formados, em sua maioria, exercem a profissão de técnico em agropecuária e, no momento, alguns trabalham com experiências agroecológicas no Estado do Rio de Janeiro. Os egressos analisam que no decorrer da formação, as questões sociais foram pouco tratadas, os temas transversais foram medianamente citados, tendo sido predominantes os temas técnicos. O estudo permitiu observar que a formação do CEIA, no que diz respeito à agroecologia, tema de sua proposta educacional, ainda está distante de ser alcançada, contudo, o colégio forma técnicos que conseguem se inserir no mercado de trabalho focado na agroecologia.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis study was carried out to understand in which extent agroecology is part of the education of the agricultural technicians at Barão de Langsdorff Agronomic Integrated Education Center (CEIA). This is an agricultural school located in the municipality of Magé, in the State of Rio de Janeiro. The study evaluated the students of three grades, graduates and teachers of CEIA. The research showed, through interviews and questionnaires, that teachers and students understand agroecology simply as a set of environmental production and preservation practices, lacking a broader dimension of agroecology as a science based on a novel set of paradigms. The students had difficulty in discriminating agroecology from organic agriculture; there is a single class in the curriculum focusing on agroecology in the first year, showing an important gap of the course. The students and teachers also pointed out that the school has no relation with the local community, which makes students dissatisfied. The graduates, for the most part, work as agricultural technicians and some currently work with agroecological themes in Rio de Janeiro state. The graduates that during their training, social issues were little exploited, transversal subjects were treated only superficially, and the technical subjects predominated. This study made it possible to observe that education given at CEIA, lacks a real emphasis on agroecology, even though agroecology is the ‘slogan’ of its educational proposal. However, technicians formed at CEIA are able to act as professionals on agroecology.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação profissionalAgricultura OrgânicaColégio Agrícola MagéProfessional educationOrganic AgricultureMagé Agricultural SchoolEducaçãoA formação do técnico em agropecuária, na perspectiva agroecológicaThe professional qualification of the technician in agriculture, from the agroecological perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAMO, Laís. Diversidade – Avanço Conceitual para a Educação Profissional e o Trabalho. Ensaios e Reflexões. 2002, p. 33. ALTIERI, Miguel. AGROECOLOGIA: Bases Cientificas para uma Agricultura Sustentável/3º ed. Ver. ampl. - São Paulo, Rio de Janeiro: Expressão Popular, AS-PTA 2012. ALTIERI, Miguel. Agroecologia: A dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: ED. Universidade/UFRGS, 1998.110p. INFORMATIVO do CEIA/ CEIAGRIM (Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff/ Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto). Agroeco Notícias. Magé. Agosto/Setembro de 2010. P. 3; 6. AGROECOLOGIA: um caminho amigável de conservação da natureza e valorização da vida. Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental. NEMA, Rio Grande 2008, p 28. BRASIL, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. BRASIL, Conselho Nacional de Educação Nº 16/1999- CEB- Aprovado em 5.10.99. p.563-596. 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Tese (Doutoramento em Estudos da Cultura e Mundo Rural) - Universidade Federal Rural do Rio Janeiro - UFRRJ. Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/cpda/wp-content/uploads/2011/09/tese_lia_oliveira.pd f>. Acesso em: 03 jun. 2016. ______. OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. Ensino técnico agropecuário e formação de professores: “novas” perspectivas ou uma velha receita? In: Anais do II congresso brasileiro de história da educação–história e memória da educação brasileira. Natal - RN: UFRN, 2002. Disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/ Tema3/0327.pdf>. Acesso em: 03 jun. 2016. PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Educação Profissional, p. 38-42. Disponível em: <http://Plano_Estadual_Educacao%20Usar%20pg%2037%20ET.pdf>. Acesso em: 03 jun.2016. RELATÓRIO FINAL E CARTA POLÍTICA DO II SNEA. II Seminário Nacional de Educação e Agroecologia. Rio de Janeiro, 2017. SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. 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Este estudo foi realizado para compreender o quanto a formação do técnico em agropecuária do Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff (CEIA) segue a perspectiva agroecológica. Trata-se de um colégio agrícola localizado no município de Magé, Estado do Rio de Janeiro. Sob a avaliação dos ingressos do curso técnico, egressos e docentes do CEIA, a pesquisa demostrou, por meio de entrevistas e questionários, que os docentes e discentes compreendem a agroecologia simplesmente como um conjunto de práticas de produção e preservação ambiental, faltando-lhes a compreensão mais ampla da agroecologia como ciência baseada em novos paradigmas. Os estudantes do curso técnico têm dificuldade em diferenciar o que é agroecologia e agricultura orgânica, estes externalizam que existe uma única disciplina no curso que fala sobre agroecologia, ministrada apenas no primeiro ano do curso técnico, mostrando ser uma deficiência na formação. Os alunos e docentes também apontam que o colégio não possui relação com a comunidade local e que os estudantes se mostram insatisfeitos diante desta situação. Já os alunos formados, em sua maioria, exercem a profissão de técnico em agropecuária e, no momento, alguns trabalham com experiências agroecológicas no Estado do Rio de Janeiro. Os egressos analisam que no decorrer da formação, as questões sociais foram pouco tratadas, os temas transversais foram medianamente citados, tendo sido predominantes os temas técnicos. O estudo permitiu observar que a formação do CEIA, no que diz respeito à agroecologia, tema de sua proposta educacional, ainda está distante de ser alcançada, contudo, o colégio forma técnicos que conseguem se inserir no mercado de trabalho focado na agroecologia. |
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