O papel pedagógico das cooperativas-escola: Um estudo comparativo da prática educativa do Campus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins, e do Campus Urutaí, do Instituo Federal Goiano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Alessandra Edna de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12850
Resumo: O texto faz uma análise comparativa e uma reflexão sobre o papel pedagógico das Cooperativas-Escolas implantadas no extinto CEFET Urutaí e extinta Escola Técnica de Palmas – UNED Paraíso do Tocantins, atualmente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Paraíso do Tocantins, respectivamente, em 1979 e em 2008. Buscamos identificar as suas conservações e mudanças, as particularidades, os objetivos e funcionamento, a partir da seguinte questão norteadora: no decorrer dos anos, houve mudanças significativas no papel político-pedagógico das Cooperativas-Escola? Objetivamos comparar a experiência da Cooperativa-Escola de Urutaí e a implantação em Paraíso do Tocantins, para explicitar o seu papel pedagógico na formação profissional. Como instrumentos principais de coleta de dados, usamos a revisão da literatura sobre o tema, em fontes bibliográficas e documentais, e também a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com sujeitos direta ou indiretamente envolvidos nas duas iniciativas. Constatamos que, mesmo sendo implantadas em períodos distintos, as duas Cooperativas possuem semelhanças e diferenças. As semelhanças estão relacionadas a questões organizacionais e à intenção de construir a cultura escolar cooperativa e ser um instrumento educacional capaz de aproximar teoria e prática. De outro lado, identificamos contradições entre uma e outra, especialmente quanto ao cumprimento de seus objetivos e à articulação entre aulas teóricas, prática educativa e preparação para o mercado de trabalho; além disso, a concepção que cada comunidade escolar local tem da respectiva CooperativaEscola, e quanto ao fato de os pesquisados enfatizarem a sua importância no processo educativo e na formação profissional, mas, ao mesmo tempo, afirmarem que elas não desempenham a primordial função pedagógica. Sendo assim, a pesquisa revelou que as contradições entre o discurso e a realidade foram as possíveis causas da descaracterização e finalização das Cooperativas estudadas durante o período da nossa pesquisa. Ademais, constatamos que das reformas educacionais ocorridas no Brasil, entre as décadas de 1970 e 1990 (Lei 5.692/1971, LDB/1996 e Decretos N° 2.208/1997), a de 1971 teve grande influência na organização e no funcionamento das Cooperativas-Escola de modo geral. As demais reformas também tiveram, porém em menor proporção, visto que elas asseguravam a continuidade da formação profissional e a tentativa de articulação entre a educação e trabalho.
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Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12850O texto faz uma análise comparativa e uma reflexão sobre o papel pedagógico das Cooperativas-Escolas implantadas no extinto CEFET Urutaí e extinta Escola Técnica de Palmas – UNED Paraíso do Tocantins, atualmente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Paraíso do Tocantins, respectivamente, em 1979 e em 2008. Buscamos identificar as suas conservações e mudanças, as particularidades, os objetivos e funcionamento, a partir da seguinte questão norteadora: no decorrer dos anos, houve mudanças significativas no papel político-pedagógico das Cooperativas-Escola? Objetivamos comparar a experiência da Cooperativa-Escola de Urutaí e a implantação em Paraíso do Tocantins, para explicitar o seu papel pedagógico na formação profissional. Como instrumentos principais de coleta de dados, usamos a revisão da literatura sobre o tema, em fontes bibliográficas e documentais, e também a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com sujeitos direta ou indiretamente envolvidos nas duas iniciativas. Constatamos que, mesmo sendo implantadas em períodos distintos, as duas Cooperativas possuem semelhanças e diferenças. As semelhanças estão relacionadas a questões organizacionais e à intenção de construir a cultura escolar cooperativa e ser um instrumento educacional capaz de aproximar teoria e prática. De outro lado, identificamos contradições entre uma e outra, especialmente quanto ao cumprimento de seus objetivos e à articulação entre aulas teóricas, prática educativa e preparação para o mercado de trabalho; além disso, a concepção que cada comunidade escolar local tem da respectiva CooperativaEscola, e quanto ao fato de os pesquisados enfatizarem a sua importância no processo educativo e na formação profissional, mas, ao mesmo tempo, afirmarem que elas não desempenham a primordial função pedagógica. Sendo assim, a pesquisa revelou que as contradições entre o discurso e a realidade foram as possíveis causas da descaracterização e finalização das Cooperativas estudadas durante o período da nossa pesquisa. Ademais, constatamos que das reformas educacionais ocorridas no Brasil, entre as décadas de 1970 e 1990 (Lei 5.692/1971, LDB/1996 e Decretos N° 2.208/1997), a de 1971 teve grande influência na organização e no funcionamento das Cooperativas-Escola de modo geral. As demais reformas também tiveram, porém em menor proporção, visto que elas asseguravam a continuidade da formação profissional e a tentativa de articulação entre a educação e trabalho.The text presents a comparative analysis and reflection on the educational role of Coimplanted in Schools extinct, extinct CEFET Urutaí Technical School of Palmas - Tocantins UNED Paradise, currently the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiás - Campus Urutaí and the Federal Institute Education, Science and Technology of Tocantins - Campus Paraíso do Tocantins, respectively, in 1979 and 2008. We seek to identify their conservations and changes, the particular, the goals and operation from the following question: over the years, significant changes in political and educational role of the Cooperative School? We aimed to compare the experience of the Cooperative School in Paradise Urutaí and deployment of Tocantins, to clarify its role in educational training. As primary instruments for data collection, we review the literature on the subject, in bibliographic and documentary sources, and also the use of questionnaires and semistructured interviews with individuals directly or indirectly involved in two initiatives. We note that, despite being deployed in different periods, the two cooperatives have similarities and differences. The similarities are related to organizational issues and the intention to build a cooperative school culture and be an educational tool capable of bringing together theory and practice. On the other hand, we identify contradictions between each other, especially regarding the accomplishment of its objectives and the linkage between lectures, educational practice and preparation for the labor market, moreover, the idea that each community has their local school-Cooperative school, and about the fact that respondents emphasize its importance in education and training, but at the same time, claiming that they do not play the primary educational function. So, the research revealed that the contradictions between discourse and reality were the possible causes of mischaracterization and finalization of Cooperatives studied. Furthermore, we found that the educational reforms in Brazil between the 1970 and 1990 (Law 5.692/1971, LDB/1996 and Decrees No. 2.208/1997), the 1971 had a major influence in the organization and functioning of cooperatives, School in general. Other reforms were also, though to a lesser extent, as they ensured the continuity of training and attempt to link between education and work.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaCooperative SchoolVocational EducationTechnical EducationCooperativa-EscolaEducação ProfissionalEnsino TécnicoTrabalho e EducaçãoLabor and EducationCiências HumanasO papel pedagógico das cooperativas-escola: Um estudo comparativo da prática educativa do Campus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins, e do Campus Urutaí, do Instituo Federal Goiano.The educational role of cooperatives-school: a comparative study of educational practice Campus Paraíso do Tocantins, of Federal Institute of Tocantins, and the Campus Urutaí, of Federal Institute of Goiás.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, Márcio Moreira, Beabá dos MEC-USAID. 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Paraíso do Tocantins/TO, 2008.https://tede.ufrrj.br/retrieve/5223/2010%20-%20Alessandra%20Edna%20de%20Paula.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19918/2010%20-%20Alessandra%20Edna%20de%20Paula.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26199/2010%20-%20Alessandra%20Edna%20de%20Paula.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32644/2010%20-%20Alessandra%20Edna%20de%20Paula.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38978/2010%20-%20Alessandra%20Edna%20de%20Paula.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45366/2010%20-%20Alessandra%20Edna%20de%20Paula.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51776/2010%20-%20Alessandra%20Edna%20de%20Paula.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58226/2010%20-%20Alessandra%20Edna%20de%20Paula.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1739Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-06-06T13:36:50Z No. of bitstreams: 1 2010 - Alessandra Edna de Paula.pdf: 1035667 bytes, checksum: 102c3d792e92546eb9300900b716a395 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-06T13:36:50Z (GMT). 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description O texto faz uma análise comparativa e uma reflexão sobre o papel pedagógico das Cooperativas-Escolas implantadas no extinto CEFET Urutaí e extinta Escola Técnica de Palmas – UNED Paraíso do Tocantins, atualmente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Paraíso do Tocantins, respectivamente, em 1979 e em 2008. Buscamos identificar as suas conservações e mudanças, as particularidades, os objetivos e funcionamento, a partir da seguinte questão norteadora: no decorrer dos anos, houve mudanças significativas no papel político-pedagógico das Cooperativas-Escola? Objetivamos comparar a experiência da Cooperativa-Escola de Urutaí e a implantação em Paraíso do Tocantins, para explicitar o seu papel pedagógico na formação profissional. Como instrumentos principais de coleta de dados, usamos a revisão da literatura sobre o tema, em fontes bibliográficas e documentais, e também a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com sujeitos direta ou indiretamente envolvidos nas duas iniciativas. Constatamos que, mesmo sendo implantadas em períodos distintos, as duas Cooperativas possuem semelhanças e diferenças. As semelhanças estão relacionadas a questões organizacionais e à intenção de construir a cultura escolar cooperativa e ser um instrumento educacional capaz de aproximar teoria e prática. De outro lado, identificamos contradições entre uma e outra, especialmente quanto ao cumprimento de seus objetivos e à articulação entre aulas teóricas, prática educativa e preparação para o mercado de trabalho; além disso, a concepção que cada comunidade escolar local tem da respectiva CooperativaEscola, e quanto ao fato de os pesquisados enfatizarem a sua importância no processo educativo e na formação profissional, mas, ao mesmo tempo, afirmarem que elas não desempenham a primordial função pedagógica. Sendo assim, a pesquisa revelou que as contradições entre o discurso e a realidade foram as possíveis causas da descaracterização e finalização das Cooperativas estudadas durante o período da nossa pesquisa. Ademais, constatamos que das reformas educacionais ocorridas no Brasil, entre as décadas de 1970 e 1990 (Lei 5.692/1971, LDB/1996 e Decretos N° 2.208/1997), a de 1971 teve grande influência na organização e no funcionamento das Cooperativas-Escola de modo geral. As demais reformas também tiveram, porém em menor proporção, visto que elas asseguravam a continuidade da formação profissional e a tentativa de articulação entre a educação e trabalho.
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