O Deus encarnado: Giotto e a estigmatização de São Francisco no trecento italiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mayara Fernanda Silva dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13858
Resumo: A imagem cristã medieval está no centro desta pesquisa. Entende-se que a imagem tem seu lugar de produção, como também é destinada a um fim, no qual todos os elementos constitutivos desta colaboram na construção de um social. A imagem medieval cristã tem como fim elevar o homem ao sobrenatural, ou seja, ela é mediadora da relação entre o o homem e o divino. Na Baixa Idade Média na Europa ocidental, o cristianismo se torna uma "religião das imagens". Utilizamos as imagens da estigmatização de são Francisco de Assis de Giotto feitas entre o final do século XIII e início do século XIV no Norte da Itália a fim de refletir como estas contribuem na construção de uma nova espiritualidade na Idade Média cujo centro é Cristo. Podemos afirmar que a estigmatização de São Francisco põe fim, ou pelo menos minimiza, o caráter abstrato do cristianismo, pois deixa o campo da especulação teológica e se concretiza nos estigmas do santo. Giotto é o primeiro pintor que se destaca na representação, de forma única em seu tempo, desta importante modificação na espiritualidade, porque, de certa forma, permitiu, através da noção medieval de transitus, a todos aqueles que visualizassem a imagem/objeto vivenciar a experiência do santo.
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A imagem medieval cristã tem como fim elevar o homem ao sobrenatural, ou seja, ela é mediadora da relação entre o o homem e o divino. Na Baixa Idade Média na Europa ocidental, o cristianismo se torna uma "religião das imagens". Utilizamos as imagens da estigmatização de são Francisco de Assis de Giotto feitas entre o final do século XIII e início do século XIV no Norte da Itália a fim de refletir como estas contribuem na construção de uma nova espiritualidade na Idade Média cujo centro é Cristo. Podemos afirmar que a estigmatização de São Francisco põe fim, ou pelo menos minimiza, o caráter abstrato do cristianismo, pois deixa o campo da especulação teológica e se concretiza nos estigmas do santo. Giotto é o primeiro pintor que se destaca na representação, de forma única em seu tempo, desta importante modificação na espiritualidade, porque, de certa forma, permitiu, através da noção medieval de transitus, a todos aqueles que visualizassem a imagem/objeto vivenciar a experiência do santo.The medieval Christian image is at the core of this research. One understands that the image has its place of production, as also is destined to a goal in which all its constitutive elements collaborate for the construction of a social. The medieval Christian image has as its end the elevation of man to the supernatural, i.e., it is a mediator in the relation between man and divine. In the Low Middle Ages of Western Europe, Christianism turns into a “image’s religion”. We use the stigmatization images of Francis of Assisi made by Giotto between the end of 13th century and beginning of 14th century in the North of Italy with the purpose of meditate how these contribute to the construction of a new spirituality in the Middle Ages whose center is Christ. We can affirm that the stigmatization of Saint Francis puts an end, or at least reduces to a minimum, the abstract character of Christianism, since it leaves the field of theological speculation and materializes in the stigmas of the saint. Giotto is the first painter who stands out in representation, in a unique way of his time, of this important modification of spirituality, since, by certain way, he enabled, through the medieval notion of transitus, that everyone who see the image/object could live the saint’s experience.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisImagemEspiritualidadeEstigmatizaçãoImageSpiritualityStigmatizationHistóriaO Deus encarnado: Giotto e a estigmatização de São Francisco no trecento italianoThe incarnated God: Giotto and the stigmatization of Saint Francis in the Italian 13th centuryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64654/2017%20-%20Mayara%20Fernanda%20Silva%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4541Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-04-15T17:51:34Z No. of bitstreams: 1 2017 - Mayara Fernanda Silva dos Santos.pdf: 1443190 bytes, checksum: 90b1e7c6d50d76947852339330bf2b6b (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-15T17:51:34Z (GMT). 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