Desafios de homens na docência nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas da Rede Municipal de Paty do Alferes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Diego Bacellar de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12933
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral investigar os desafios de homens na docência nos anos iniciais de escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Paty do Alferes. Enquanto objetivos específicos, a pesquisa visou (i) levantar diferentes visões de homens que exercem a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município; (ii) registrar visões de gestoras e professoras que trabalham nas escolas onde esses professores lecionam; (iii) identificar percepções de responsáveis de alunos/as sobre a atuação de professores homens na docência nos anos inicias em escolas do município; (iv) levantar dados acerca da docência e gênero no Município de Paty do Alferes. O caminho metodológico escolhido foi o da pesquisa qualitativa, através de um estudo exploratório e bibliográfico. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários com perguntas semiestruturadas. O marco teórico da pesquisa se apoiou em contribuições de autores como Antônio Nóvoa, Claudia Pereira Vianna, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, e Joan Scott, entre outros, para abordar a problemática do gênero na docência, principalmente nos anos iniciais da escolarização. Foi realizada também uma breve abordagem da historicidade e da gênese da docência e da feminização do magistério no Brasil. A pesquisa de campo foi executada em quatro escolas da Rede Municipal de Educação de Paty do Alferes, na qual foram entrevistados quatro professores do gênero masculino, dez gestoras, 15 professoras e 83 responsáveis. A pesquisa apontou que a presença de homens professores nos anos iniciais de escolas públicas de Paty do Alferes tem sido caracterizada como positiva e uma prática bem-sucedida, sendo ao mesmo tempo constatado que as condições masculinas se encontram demarcadas por um conjunto de estranhamentos, estigmatizações e estereótipos. Espera-se que os resultados alcançados contribuam para a necessária diminuição de desigualdades advindas da divisão sexual do trabalho, sendo a escola um espaço propício para debate, discussão e diálogo acerca do gênero frente aos diversos agentes escolares e a sociedade.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12933O presente trabalho teve como objetivo geral investigar os desafios de homens na docência nos anos iniciais de escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Paty do Alferes. Enquanto objetivos específicos, a pesquisa visou (i) levantar diferentes visões de homens que exercem a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município; (ii) registrar visões de gestoras e professoras que trabalham nas escolas onde esses professores lecionam; (iii) identificar percepções de responsáveis de alunos/as sobre a atuação de professores homens na docência nos anos inicias em escolas do município; (iv) levantar dados acerca da docência e gênero no Município de Paty do Alferes. O caminho metodológico escolhido foi o da pesquisa qualitativa, através de um estudo exploratório e bibliográfico. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários com perguntas semiestruturadas. O marco teórico da pesquisa se apoiou em contribuições de autores como Antônio Nóvoa, Claudia Pereira Vianna, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, e Joan Scott, entre outros, para abordar a problemática do gênero na docência, principalmente nos anos iniciais da escolarização. Foi realizada também uma breve abordagem da historicidade e da gênese da docência e da feminização do magistério no Brasil. A pesquisa de campo foi executada em quatro escolas da Rede Municipal de Educação de Paty do Alferes, na qual foram entrevistados quatro professores do gênero masculino, dez gestoras, 15 professoras e 83 responsáveis. A pesquisa apontou que a presença de homens professores nos anos iniciais de escolas públicas de Paty do Alferes tem sido caracterizada como positiva e uma prática bem-sucedida, sendo ao mesmo tempo constatado que as condições masculinas se encontram demarcadas por um conjunto de estranhamentos, estigmatizações e estereótipos. Espera-se que os resultados alcançados contribuam para a necessária diminuição de desigualdades advindas da divisão sexual do trabalho, sendo a escola um espaço propício para debate, discussão e diálogo acerca do gênero frente aos diversos agentes escolares e a sociedade.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEl objetivo general del presente estudio fue investigar los desafíos que enfrentan los hombres en la enseñanza en los primeros años de las escuelas primarias en la red municipal de Paty do Alferes. Como objetivos específicos, la investigación se propuso (i) levantar las diferentes opiniones de los hombres que enseñan en los primeros años de la educación primaria en el municipio; (ii) registrar las opiniones de los directivos y profesores que trabajan en las escuelas donde estos profesores enseñan; (iii) identificar las percepciones de los tutores de los alumnos sobre el papel de los profesores hombres en la enseñanza en los primeros años en las escuelas de la ciudad; (iv) levantar datos sobre la enseñanza y el género en el municipio de Paty do Alferes. La vía metodológica elegida fue la investigación cualitativa, mediante un estudio exploratorio y bibliográfico. La recogida de datos se realizó mediante cuestionarios con preguntas semiestructuradas. El marco teórico de la investigación se basó en las contribuciones de autores como Antônio Nóvoa, Claudia Pereira Vianna, Judith Butler, Guacira Lopes Louro y Joan Scott, entre otros, para abordar la cuestión del género en la enseñanza, especialmente en los primeros años de escolarización. También se realizó una breve aproximación a la historicidad y génesis de la enseñanza y a la feminización de la profesión docente en Brasil. La investigación de campo se llevó a cabo en cuatro escuelas de la Red Municipal de Educación de Paty do Alferes, entrevistamos a cuatro maestros, diez directivos, 15 maestras y 83 cuidadores. La investigación indicó que la presencia de profesores varones en los primeros años de las escuelas públicas de Paty do Alferes ha sido caracterizada como una práctica positiva y exitosa, mientras que al mismo tiempo las condiciones masculinas están demarcadas por un conjunto de extrañamientos, estigmatizaciones y estereotipos. Se espera que los resultados alcanzados contribuyan a la necesaria reducción de las desigualdades, constituyéndose la escuela en el espacio propicio para el debate, la discusión y el diálogo sobre el género en los espacios escolares y en la sociedad.The general objective of this study was to investigate the challenges faced by men in teaching in the early years of elementary schools in the municipal network of Paty do Alferes. As specific objectives, the research aimed (i) to raise different views of men who teach in the early years of elementary education in the municipality; (ii) to record the views of managers and teachers who work in schools where these teachers teach; (iii) to identify perceptions of guardians of students about the role of male teachers in teaching in the early years in schools in the city; (iv) to raise data on teaching and gender in the city of Paty do Alferes. The methodological path chosen was qualitative research, through an exploratory and bibliographic study. Data collection was carried out using questionnaires with semi-structured questions. The theoretical framework of the research was based on contributions from authors such as Antônio Nóvoa, Claudia Pereira Vianna, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, and Joan Scott, among others, to address the problem of gender in teaching, especially in the early years of schooling. A brief approach to the history and genesis of teaching and the feminization of teaching in Brazil was also carried out. The field research was carried out in four schools of the Municipal Education Network of Paty do Alferes, where we interviewed four male teachers, ten female managers, 15 female teachers and 83 male guardians. The research indicated that the presence of male teachers in the initial years of public schools in Paty do Alferes has been characterized as positive and a successful practice, while at the same time it was observed that the masculine conditions are demarcated by a set of estrangements, stigmatizations and stereotypes. It is hoped that the results achieved will contribute to the necessary reduction of inequalities, with the school being the appropriate space for debate, discussion, and dialogue about gender in school spaces and in society.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaHomensDocênciaGêneroEnsino FundamentalHombresLa enseñanzaEl géneroEscuela primariaMenTeachingGenderElementary SchoolEducaçãoDesafios de homens na docência nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas da Rede Municipal de Paty do AlferesDesafíos de los hombres en la enseñanza en los primeros años de la educación primaria en las escuelas de la Red Municipal de Paty do AlferesChallenges of men teaching in the early years of elementary school in the Municipal Network of Paty do Alferesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Jane S. de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. 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description O presente trabalho teve como objetivo geral investigar os desafios de homens na docência nos anos iniciais de escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Paty do Alferes. Enquanto objetivos específicos, a pesquisa visou (i) levantar diferentes visões de homens que exercem a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município; (ii) registrar visões de gestoras e professoras que trabalham nas escolas onde esses professores lecionam; (iii) identificar percepções de responsáveis de alunos/as sobre a atuação de professores homens na docência nos anos inicias em escolas do município; (iv) levantar dados acerca da docência e gênero no Município de Paty do Alferes. O caminho metodológico escolhido foi o da pesquisa qualitativa, através de um estudo exploratório e bibliográfico. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários com perguntas semiestruturadas. O marco teórico da pesquisa se apoiou em contribuições de autores como Antônio Nóvoa, Claudia Pereira Vianna, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, e Joan Scott, entre outros, para abordar a problemática do gênero na docência, principalmente nos anos iniciais da escolarização. Foi realizada também uma breve abordagem da historicidade e da gênese da docência e da feminização do magistério no Brasil. A pesquisa de campo foi executada em quatro escolas da Rede Municipal de Educação de Paty do Alferes, na qual foram entrevistados quatro professores do gênero masculino, dez gestoras, 15 professoras e 83 responsáveis. A pesquisa apontou que a presença de homens professores nos anos iniciais de escolas públicas de Paty do Alferes tem sido caracterizada como positiva e uma prática bem-sucedida, sendo ao mesmo tempo constatado que as condições masculinas se encontram demarcadas por um conjunto de estranhamentos, estigmatizações e estereótipos. Espera-se que os resultados alcançados contribuam para a necessária diminuição de desigualdades advindas da divisão sexual do trabalho, sendo a escola um espaço propício para debate, discussão e diálogo acerca do gênero frente aos diversos agentes escolares e a sociedade.
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