Uma abordagem da Informática educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Valkennedy de Moura
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12436
Resumo: Na sociedade atual, cada vez mais informatizada, ocorrem grandes transformações, em especial nas formas de comunicação e de acesso ao conhecimento. Estas transformações tecnológicas modificam o processo de ensino e aprendizagem, e é papel da escola acompanhar estas mudanças. Pesquisadores têm indicado possíveis caminhos variados, e uma das alternativas apresentadas para a melhoria deste processo tem sido o uso da Informática na prática pedagógica. Neste contexto, a presente dissertação teve como objetivo avaliar a influência de atividades com o uso do software MICROSFOT EXCEL® na aprendizagem de conceitos estatísticos por alunos do Ensino Médio e Técnico em Agropecuária do CEFET JANUÁRIA, localizado no município de Januária, Estado de Minas Gerais. Para chegar a este objetivo, foi elaborada, realizada e avaliada, pelo autor deste estudo, que desempenhou os papéis de pesquisador e de professor, uma intervenção pedagógica que se caracterizou pela organização de um curso envolvendo parte dos conteúdos estatísticos que os alunos teriam de estudar no curso de Técnico em Agropecuária. O curso foi realizado em um dos Laboratórios de Tecnologia (Informática) do CEFET com a participação de dez alunos. Os resultados mostraram que, além do impacto do uso do software MICROSOFT EXCEL® ter sido positivo, sua proposta favoreceu um aprendizado otimizado dos conceitos estatísticos e, conseqüentemente, contribuiu com melhoras na formação dos estudantes para um mundo cada vez mais mediado pela informática.
id UFRRJ-1_5e12cbd53b3d84646bb85e828a81c68c
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12436
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Castro, Valkennedy de MouraBairral, Marcelo Almeida001.661.987-06http://lattes.cnpq.br/0159010164759435677.411.426-15http://lattes.cnpq.br/10595603230965842023-12-22T02:08:00Z2023-12-22T02:08:00Z2008-09-26CASTRO, Valkennedy de Moura. Uma abordagem da Informática Educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária. 2008. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12436Na sociedade atual, cada vez mais informatizada, ocorrem grandes transformações, em especial nas formas de comunicação e de acesso ao conhecimento. Estas transformações tecnológicas modificam o processo de ensino e aprendizagem, e é papel da escola acompanhar estas mudanças. Pesquisadores têm indicado possíveis caminhos variados, e uma das alternativas apresentadas para a melhoria deste processo tem sido o uso da Informática na prática pedagógica. Neste contexto, a presente dissertação teve como objetivo avaliar a influência de atividades com o uso do software MICROSFOT EXCEL® na aprendizagem de conceitos estatísticos por alunos do Ensino Médio e Técnico em Agropecuária do CEFET JANUÁRIA, localizado no município de Januária, Estado de Minas Gerais. Para chegar a este objetivo, foi elaborada, realizada e avaliada, pelo autor deste estudo, que desempenhou os papéis de pesquisador e de professor, uma intervenção pedagógica que se caracterizou pela organização de um curso envolvendo parte dos conteúdos estatísticos que os alunos teriam de estudar no curso de Técnico em Agropecuária. O curso foi realizado em um dos Laboratórios de Tecnologia (Informática) do CEFET com a participação de dez alunos. Os resultados mostraram que, além do impacto do uso do software MICROSOFT EXCEL® ter sido positivo, sua proposta favoreceu um aprendizado otimizado dos conceitos estatísticos e, conseqüentemente, contribuiu com melhoras na formação dos estudantes para um mundo cada vez mais mediado pela informática.At present society, which is more and more computerized, there are big transformations, especially in terms of communication and knowledge access. These technological transformations change the teaching and learning process, and the school needs to follow them. Researchers have pointed out possible various ways, and one of the choices presented to improve this process has been the use of informatics at pedagogical practice. At this context, the aim of the present dissertation is to evaluate the influence of activities using the MICROSOFT EXCEL® software by high school and agriculture and livestock technical course students when learning statistics concepts at CEFET JANUARIA, in Januaria, state of Minas Gerais. In order to reach this goal, a pedagogical intervention characterized by the organization of a course involving part of the statistics contents the students would have to study at the agriculture and livestock technical course was elaborated, accomplished and evaluated by the author of this study, who played the role of researcher and teacher. The course took place at one of the Technological (Informatics) Laboratories at CEFET with the participation of ten students. The result showed that, besides the impact of the use of MICROSOFT EXCEL® software has been positive, its purpose favo red an optimized learning of the statistics concepts and, consequently, contributed with improvements of students formations at a world which is more and more mediated by informatics.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiainformática EducativaMicrosoft Excel®matemáticaeducational informaticsmathematicsEducaçãoUma abordagem da Informática educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET JanuáriaAn approach to educational informatics using Microsoft Excel® in the agriculture and livestock technical course at CEFET-Januariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12622/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17782/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24068/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30465/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36869/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43231/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49579/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56040/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/122info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2008 - Valkennedy de Moura Castro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12436/1/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD51TEXT2008 - Valkennedy de Moura Castro.pdf.txtExtracted Texttext/plain109715https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12436/2/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.txt001c37755de0d413b31a02d4ea2134e5MD52ORIGINAL2008 - Valkennedy de Moura Castro.pdfDocumento principalapplication/pdf8278759https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12436/3/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf85b2d8f6b0eaf08e44992a8a674712bdMD5320.500.14407/124362023-12-21 23:08:00.731oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma abordagem da Informática educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv An approach to educational informatics using Microsoft Excel® in the agriculture and livestock technical course at CEFET-Januaria
title Uma abordagem da Informática educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária
spellingShingle Uma abordagem da Informática educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária
Castro, Valkennedy de Moura
informática Educativa
Microsoft Excel®
matemática
educational informatics
mathematics
Educação
title_short Uma abordagem da Informática educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária
title_full Uma abordagem da Informática educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária
title_fullStr Uma abordagem da Informática educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária
title_full_unstemmed Uma abordagem da Informática educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária
title_sort Uma abordagem da Informática educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária
author Castro, Valkennedy de Moura
author_facet Castro, Valkennedy de Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Valkennedy de Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 001.661.987-06
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0159010164759435
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 677.411.426-15
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1059560323096584
contributor_str_mv Bairral, Marcelo Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv informática Educativa
Microsoft Excel®
matemática
topic informática Educativa
Microsoft Excel®
matemática
educational informatics
mathematics
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv educational informatics
mathematics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Na sociedade atual, cada vez mais informatizada, ocorrem grandes transformações, em especial nas formas de comunicação e de acesso ao conhecimento. Estas transformações tecnológicas modificam o processo de ensino e aprendizagem, e é papel da escola acompanhar estas mudanças. Pesquisadores têm indicado possíveis caminhos variados, e uma das alternativas apresentadas para a melhoria deste processo tem sido o uso da Informática na prática pedagógica. Neste contexto, a presente dissertação teve como objetivo avaliar a influência de atividades com o uso do software MICROSFOT EXCEL® na aprendizagem de conceitos estatísticos por alunos do Ensino Médio e Técnico em Agropecuária do CEFET JANUÁRIA, localizado no município de Januária, Estado de Minas Gerais. Para chegar a este objetivo, foi elaborada, realizada e avaliada, pelo autor deste estudo, que desempenhou os papéis de pesquisador e de professor, uma intervenção pedagógica que se caracterizou pela organização de um curso envolvendo parte dos conteúdos estatísticos que os alunos teriam de estudar no curso de Técnico em Agropecuária. O curso foi realizado em um dos Laboratórios de Tecnologia (Informática) do CEFET com a participação de dez alunos. Os resultados mostraram que, além do impacto do uso do software MICROSOFT EXCEL® ter sido positivo, sua proposta favoreceu um aprendizado otimizado dos conceitos estatísticos e, conseqüentemente, contribuiu com melhoras na formação dos estudantes para um mundo cada vez mais mediado pela informática.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:08:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:08:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, Valkennedy de Moura. Uma abordagem da Informática Educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária. 2008. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12436
identifier_str_mv CASTRO, Valkennedy de Moura. Uma abordagem da Informática Educativa utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do CEFET Januária. 2008. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12436/1/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12436/2/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12436/3/2008%20-%20Valkennedy%20de%20Moura%20Castro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
001c37755de0d413b31a02d4ea2134e5
85b2d8f6b0eaf08e44992a8a674712bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108000065552384