Os laços da educação popular e da agroecologia na práxis da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12063 |
Resumo: | O presente estudo busca compreender a Educação Popular como instrumento de fortalecimento cultural, de identidade e territorial, focalizando a cidade de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, que tem na Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ uma importante fonte de desenvolvimento da agricultura local. Essa pesquisa apresenta como problemática a Escolinha de Agroecologia como produto de um protagonismo de movimentos sociais e agricultores que utilizam em sua metodologia a educação popular como um catalisador de potencialidades das identidades, de autonomia, de entendimento do papel da agricultura familiar e da transformação social. Partindo desses princípios, essa dissertação apresenta como objetivo identificar e analisar a metodologia da educação popular e o desenvolvimento rural expressados pela territorialidade junto aos agricultores. Como metodologia utilizada no levantamento de dados, partiu-se da técnica “bola de neve” na realização das entrevistas; a análise de conteúdo auxiliou na discussão qualitativa. Ao pretender identificar uma territorialidade rural na região periurbana na construção de alternativas, foi encontrada uma proposta que permite aos agricultores uma práxis emancipadora e sustentável, que vem ajudando a traçar os rumos de um modelo de desenvolvimento territorial rural |
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Soares, Suziane Hermes de MendonçaAmâncio, Cristhiane Oliveira da Graçahttp://lattes.cnpq.br/9457988323432593Fernandez, Annelise Caetano FragaFonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costahttp://lattes.cnpq.br/47160257417559362023-12-22T02:02:11Z2023-12-22T02:02:11Z2015-12-21SOARES, Suziane Hermes de Mendonça. Os laços da educação popular e da agroecologia na práxis da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12063O presente estudo busca compreender a Educação Popular como instrumento de fortalecimento cultural, de identidade e territorial, focalizando a cidade de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, que tem na Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ uma importante fonte de desenvolvimento da agricultura local. Essa pesquisa apresenta como problemática a Escolinha de Agroecologia como produto de um protagonismo de movimentos sociais e agricultores que utilizam em sua metodologia a educação popular como um catalisador de potencialidades das identidades, de autonomia, de entendimento do papel da agricultura familiar e da transformação social. Partindo desses princípios, essa dissertação apresenta como objetivo identificar e analisar a metodologia da educação popular e o desenvolvimento rural expressados pela territorialidade junto aos agricultores. Como metodologia utilizada no levantamento de dados, partiu-se da técnica “bola de neve” na realização das entrevistas; a análise de conteúdo auxiliou na discussão qualitativa. Ao pretender identificar uma territorialidade rural na região periurbana na construção de alternativas, foi encontrada uma proposta que permite aos agricultores uma práxis emancipadora e sustentável, que vem ajudando a traçar os rumos de um modelo de desenvolvimento territorial ruralThis study investigated the Popular Education as cultural empowerment tool, identity and territorial cohesion, focusing on the city of Nova Iguaçu, state of Rio de Janeiro, which has the Little School of Nova Iguaçu Agroecology / RJ an important source of development local agriculture. This research shows how problematic the Little School of Agroecology as a product of a role of social movements and farmers using in their methodology popular education as one of the identities potential catalyst of autonomy, understanding the role of family farming and social transformation. Based on these principles, this dissertation presents to identify and analyze the methodology of popular education and rural development expressed by the territoriality to farmers. The methodology used in data collection, broke the technique "snowball" in the interviews; content analysis helped in the qualitative discussion. When you want to identify a rural territoriality in per urban area in the construction of alternatives it found a proposal that allows farmers an emancipatory praxis and sustainable, which is helping to chart the course of a rural territorial development modapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas PúblicasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais Aplicadasterritorialityfamily farmingTerritorialidadeAgricultura familiarAgroecologiaAgroecologyCiências SociaisOs laços da educação popular e da agroecologia na práxis da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJThe sorrows of popular education and agroecology in the praxis of Little School of Agroecology New Iguaçu/RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão.Hucitec/Edunicamp/ANPOCS - São Paulo. 2012. __________________. 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O presente estudo busca compreender a Educação Popular como instrumento de fortalecimento cultural, de identidade e territorial, focalizando a cidade de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, que tem na Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ uma importante fonte de desenvolvimento da agricultura local. Essa pesquisa apresenta como problemática a Escolinha de Agroecologia como produto de um protagonismo de movimentos sociais e agricultores que utilizam em sua metodologia a educação popular como um catalisador de potencialidades das identidades, de autonomia, de entendimento do papel da agricultura familiar e da transformação social. Partindo desses princípios, essa dissertação apresenta como objetivo identificar e analisar a metodologia da educação popular e o desenvolvimento rural expressados pela territorialidade junto aos agricultores. Como metodologia utilizada no levantamento de dados, partiu-se da técnica “bola de neve” na realização das entrevistas; a análise de conteúdo auxiliou na discussão qualitativa. Ao pretender identificar uma territorialidade rural na região periurbana na construção de alternativas, foi encontrada uma proposta que permite aos agricultores uma práxis emancipadora e sustentável, que vem ajudando a traçar os rumos de um modelo de desenvolvimento territorial rural |
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