O processo de verticalização da educação profissional e tecnológica e suas implicações na qualidade do trabalho dos docentes do Câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12192 |
Resumo: | Diante de mudanças tão significativas no ensino profissional de níveis técnico e tecnológico, demandadas pela Lei nº 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a presente pesquisa, descritiva quanto aos objetivos, com cunho qualitativo, objetivou investigar de que formas o processo de verticalização do ensino influencia na qualidade do trabalho docente. O universo da pesquisa constituiu-se no Câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, onde se buscou detectar os reflexos mais significativos da verticalização na atividade docente e na qualidade de vida dos professores que atuam na instituição. Para isso, fez-se necessário conhecer e evidenciar as percepções dos professores que trabalham em pelo menos dois níveis de ensino distintos, visto que cada nível possui características próprias. O trabalho foi dividido em introdução, quatro capítulos e conclusão. No primeiro capítulo foi brevemente retomado o histórico da educação no Brasil, ressaltando os principais eventos que influenciaram na sua transformação. No segundo capítulo foi tratado do resgate histórico e do reconhecimento do trabalho educativo e social desenvolvido pelo Câmpus. No terceiro capítulo foram tratadas as definições e entendimentos sobre a verticalização do ensino e do trabalho docente. E, no quarto e último capítulo, constam os resultados da pesquisa, focados na qualidade do trabalho desenvolvido, pelos professores, no Câmpus. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário aos informantes já definidos, cujos resultados foram computados e organizados conforme a relevância das respostas. Foi evidenciado, através da análise dos questionários, que a verticalização do ensino afeta o trabalho dos professores, pois acaba por verticalizar, em consequência, o próprio trabalho docente. Isso ocorre porque cada um tem uma maneira singular de gerir suas relações com o grupo e com os indivíduos que o compõem. Dessa maneira, com base nas concepções apresentadas no referencial teórico e nas manifestações dos informantes, ressalta-se a importância de implantar um processo de formação continuada para os docentes, extensivo aos servidores da área pedagógica, a fim de minimizar as dificuldades enfrentadas, tanto no planejamento e desenvolvimento dos cursos, quanto no trabalho docente verticalizado. |
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Fernandes, Maria Regina da SilvaOtranto, Celia Regina443.476.507-87http://lattes.cnpq.br/6452959271161723Quaresma, Maisa dos ReisSouza, Nádia Maria Pereira de451.957.650-49http://lattes.cnpq.br/05775432841568362023-12-22T02:03:41Z2023-12-22T02:03:41Z2013-03-12FERNANDES, Maria Regina da Silva. O processo de verticalização da educação profissional e tecnológica e suas implicações na qualidade do trabalho dos docentes do Câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha.. 2013. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12192Diante de mudanças tão significativas no ensino profissional de níveis técnico e tecnológico, demandadas pela Lei nº 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a presente pesquisa, descritiva quanto aos objetivos, com cunho qualitativo, objetivou investigar de que formas o processo de verticalização do ensino influencia na qualidade do trabalho docente. O universo da pesquisa constituiu-se no Câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, onde se buscou detectar os reflexos mais significativos da verticalização na atividade docente e na qualidade de vida dos professores que atuam na instituição. Para isso, fez-se necessário conhecer e evidenciar as percepções dos professores que trabalham em pelo menos dois níveis de ensino distintos, visto que cada nível possui características próprias. O trabalho foi dividido em introdução, quatro capítulos e conclusão. No primeiro capítulo foi brevemente retomado o histórico da educação no Brasil, ressaltando os principais eventos que influenciaram na sua transformação. No segundo capítulo foi tratado do resgate histórico e do reconhecimento do trabalho educativo e social desenvolvido pelo Câmpus. No terceiro capítulo foram tratadas as definições e entendimentos sobre a verticalização do ensino e do trabalho docente. E, no quarto e último capítulo, constam os resultados da pesquisa, focados na qualidade do trabalho desenvolvido, pelos professores, no Câmpus. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário aos informantes já definidos, cujos resultados foram computados e organizados conforme a relevância das respostas. Foi evidenciado, através da análise dos questionários, que a verticalização do ensino afeta o trabalho dos professores, pois acaba por verticalizar, em consequência, o próprio trabalho docente. Isso ocorre porque cada um tem uma maneira singular de gerir suas relações com o grupo e com os indivíduos que o compõem. Dessa maneira, com base nas concepções apresentadas no referencial teórico e nas manifestações dos informantes, ressalta-se a importância de implantar um processo de formação continuada para os docentes, extensivo aos servidores da área pedagógica, a fim de minimizar as dificuldades enfrentadas, tanto no planejamento e desenvolvimento dos cursos, quanto no trabalho docente verticalizado.In face of such significant changes in professional education of technical and technological levels required by the law nº 11.892/2008, which establishes a network of professional, scientific and technological education to which the Federal Institutes of Science and Technology belongs, the present research, descriptive as to the objectives with imprint qualitative study aimed to investigate how the process of verticalization of education influences the quality of the teaching work. The universe of research was constituted in the campus of São Vicente do Sul, which belongs to the Farroupilha Federal Institute, where it was sought to detect the most significant reflexes of verticalization in the teaching activity and in the quality of life of teachers working in the institution. For this reason, it was necessary to know and show the perceptions of teachers working in at least two distinct levels of education because each level has its own features. The work was divided into introduction, four chapters and conclusion. In the first chapter, the history of education in Brazil was briefly taken over, highlighting the major events that influenced in its process. In the second chapter, the historic rescue and recognition of educational and social work developed by the campus were treated. The definitions and the understandings about the verticalization of teaching and teaching work were treated in the third chapter. And, in the fourth and final chapter, the results found which are focused on the quality of the work developed by teachers in Campus are discussed. To carry out the research, a questionnaire previously defined was applied to the reporters. Its results were computed and organized according to the relevance of the answers. Through the analysis of the questionnaires it was evidenced that the verticalization of education affects the work of teachers, because it verticalizes the teaching work consequently. This occurs because each teacher has a unique way to manage its relations with the group and with the individuals that compose it. This way, based on concepts presented in a theoretical background and on the demonstrations of the informants, it is emphasized the importance of implementing a process of continuing education for teachers, extended to servers of pedagogical area, in order to minimize the difficulties faced, both in the planning and development of courses, as in the verticalized teaching work.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaverticalização do ensinoqualidadetrabalho docenteverticalization of educationqualityteacher workEducaçãoO processo de verticalização da educação profissional e tecnológica e suas implicações na qualidade do trabalho dos docentes do Câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha.The process of verticalization of professional and technological education and its implications on the quality of the work of teachers from Campus São Vicente do Sul of Federal Institute Farroupilha.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, José Ricardo Pires de. 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Diante de mudanças tão significativas no ensino profissional de níveis técnico e tecnológico, demandadas pela Lei nº 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a presente pesquisa, descritiva quanto aos objetivos, com cunho qualitativo, objetivou investigar de que formas o processo de verticalização do ensino influencia na qualidade do trabalho docente. O universo da pesquisa constituiu-se no Câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, onde se buscou detectar os reflexos mais significativos da verticalização na atividade docente e na qualidade de vida dos professores que atuam na instituição. Para isso, fez-se necessário conhecer e evidenciar as percepções dos professores que trabalham em pelo menos dois níveis de ensino distintos, visto que cada nível possui características próprias. O trabalho foi dividido em introdução, quatro capítulos e conclusão. No primeiro capítulo foi brevemente retomado o histórico da educação no Brasil, ressaltando os principais eventos que influenciaram na sua transformação. No segundo capítulo foi tratado do resgate histórico e do reconhecimento do trabalho educativo e social desenvolvido pelo Câmpus. No terceiro capítulo foram tratadas as definições e entendimentos sobre a verticalização do ensino e do trabalho docente. E, no quarto e último capítulo, constam os resultados da pesquisa, focados na qualidade do trabalho desenvolvido, pelos professores, no Câmpus. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário aos informantes já definidos, cujos resultados foram computados e organizados conforme a relevância das respostas. Foi evidenciado, através da análise dos questionários, que a verticalização do ensino afeta o trabalho dos professores, pois acaba por verticalizar, em consequência, o próprio trabalho docente. Isso ocorre porque cada um tem uma maneira singular de gerir suas relações com o grupo e com os indivíduos que o compõem. Dessa maneira, com base nas concepções apresentadas no referencial teórico e nas manifestações dos informantes, ressalta-se a importância de implantar um processo de formação continuada para os docentes, extensivo aos servidores da área pedagógica, a fim de minimizar as dificuldades enfrentadas, tanto no planejamento e desenvolvimento dos cursos, quanto no trabalho docente verticalizado. |
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Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. ______. Decreto 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. ______. Decreto 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. ______. Decreto 62.178, de 25 de Janeiro de 1968. Provê sobre a transferência de estabelecimentos de ensino agrícola para Universidades e dá outras providências. ______. Decreto 64.827, de 16 de Julho de 1969. 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