Da subjetividade à reflexão crítica: leitura de vidas secas no ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15466 |
Resumo: | No ensino fundamental, o aluno costuma ter contato com o texto literário através de contos, poemas e fragmentos de romances ou peças teatrais. Porém, nas escolas públicas, a leitura completa de obras canônicas não é tão comum. Esta pesquisa tem como propósito questionar as razões de não ser frequente a leitura de romances abonados pela crítica literária nessa etapa da educação básica, bem como possibilitar como resultado dessa leitura a coexistência entre análises subjetivas e literárias propostas pelos alunos-leitores, mostrando que o diálogo entre essas diferentes leituras pode servir de andaime para que se alcancem leituras cada vez mais reflexivas. Outra intenção deste trabalho é criar mecanismos para que o propósito da avaliação de produção textual da rede municipal do Rio de Janeiro seja alcançado, pois a pesquisa feita com professores dessa rede indica que as práticas que envolvem essa avaliação têm provocado apenas o tangenciamento de algumas de suas propostas. Para alcançar os objetivos citados, foi empreendida a leitura do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos. A escolha desse livro se deve ao fato de ele abrigar críticas sociais que atravessam tempo e espaço, tornando-o atual e necessário à compreensão da realidade brasileira. Além da ideologia subjacente à sua produção, interessa à pesquisa a composição estilística do livro cuja estrutura poderá ajudar o aluno a organizar seu pensamento. Paralelamente à leitura, ocorreram debates coletivos como forma de oportunizar o aparecimento e aperfeiçoamento dos níveis de leitura mencionados acima. Ao final das atividades de leitura e debate, os alunos produziram dois textos com enfoques diferentes e através deles é possível perceber que a proposta defendida nesta pesquisa é viável e passível de extensão aos currículos dos alunos de nono ano do ensino fundamental. E, para o embasamento teórico, a pesquisa se apoia em leituras de Annie Rouxel, Antonio Candido, Alfredo Bosi, Beatriz Sarlo, Michèle Petit, Rildo Cosson e Tereza Colomer. |
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Esta pesquisa tem como propósito questionar as razões de não ser frequente a leitura de romances abonados pela crítica literária nessa etapa da educação básica, bem como possibilitar como resultado dessa leitura a coexistência entre análises subjetivas e literárias propostas pelos alunos-leitores, mostrando que o diálogo entre essas diferentes leituras pode servir de andaime para que se alcancem leituras cada vez mais reflexivas. Outra intenção deste trabalho é criar mecanismos para que o propósito da avaliação de produção textual da rede municipal do Rio de Janeiro seja alcançado, pois a pesquisa feita com professores dessa rede indica que as práticas que envolvem essa avaliação têm provocado apenas o tangenciamento de algumas de suas propostas. Para alcançar os objetivos citados, foi empreendida a leitura do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos. A escolha desse livro se deve ao fato de ele abrigar críticas sociais que atravessam tempo e espaço, tornando-o atual e necessário à compreensão da realidade brasileira. Além da ideologia subjacente à sua produção, interessa à pesquisa a composição estilística do livro cuja estrutura poderá ajudar o aluno a organizar seu pensamento. Paralelamente à leitura, ocorreram debates coletivos como forma de oportunizar o aparecimento e aperfeiçoamento dos níveis de leitura mencionados acima. Ao final das atividades de leitura e debate, os alunos produziram dois textos com enfoques diferentes e através deles é possível perceber que a proposta defendida nesta pesquisa é viável e passível de extensão aos currículos dos alunos de nono ano do ensino fundamental. E, para o embasamento teórico, a pesquisa se apoia em leituras de Annie Rouxel, Antonio Candido, Alfredo Bosi, Beatriz Sarlo, Michèle Petit, Rildo Cosson e Tereza Colomer.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn elementary school, the student usually has contact with the literary text through tales, poems and fragments of novels or plays. However, in the public school, the full reading of canonical works is not so common. This research aims to question the reasons for that the reading of novels accredited by literary critics is not frequent in this stage of basic education, as well as to enable, as a result of this reading, the coexistence between subjective and literary analyzes proposed by student-readers, showing that the dialogue between these different readings can serve as scaffolding to reach ever more reflective readings. Another intention of this work is to create mechanisms so that the purpose of the textual production evaluation of the municipal network of Rio de Janeiro is reached, since the research done with teachers of this network indicates that the practices that involve this evaluation have only provoked the tangency of some of its proposals. In order to reach the objectives mentioned, the reading of the novel Vidas Secas, by Graciliano Ramos, was undertaken. The choice of this book is due to the fact that it shelters social criticism that crosses time and space, making it current and necessary to an understanding of the brazilian reality. In addition to the ideology underlying its production, it interests the research the stylistic composition of the book, because we believe that its organization can help the student in its turn to organize his thinking. Parallel to the reading, there were collective debates as a way of opportunizing the appearance and improvement of the reading levels mentioned above. At the end of the reading and debate activities, the students produced two texts with different approaches and through them it is possible to perceive that the proposal defended in this research is not only feasible but could be extended to the curriculum of the ninth grade students of the elementary school. And, for the theorethical basis, the reserch relies on Annie Rouxel, Antonio Candido, Alfredo Bosi, Beatriz Sarlo, Michèle Petit, Rildo Cosson and Tereza Colomerapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisLeitura literáriaEnsino fundamentalFormação do leitorVidas SecasLiterary readingElementary educationReader formationVidas SecasEducaçãoDa subjetividade à reflexão crítica: leitura de vidas secas no ensino fundamentalFrom subjectivity to critical reflection: reading vidas secas in elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAUSTEN, Jane. Orgulho e preconceito. Tradução e notas: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2012. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. Primeiro e segundo Ciclo. 3. ed. v.2. Brasília: MEC/ SEEF, 2001. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 42ª ed. 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São Paulo: Alameda, 2013. p. 133-48. 89 LÍNGUA PORTUGUESA – 9.º ANO – 1º Bimestre/2017 (Material didático). Org. Gina Paula Bernardino Capitão Mor. Rio de Janeiro: Edigráfica, 2017. MEIRA, Caio. “Prefácio”. In. TODOROV, Tzetvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução: Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008. RAMOS, Graciliano. Fortuna Crítica. v.2. Org. Sônia Brayner. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. ______. São Bernardo. Rio de Janeiro. Record: 2006. ______. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. ROUXEL, Annie. “A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade”. In:______; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. (Org.) Leitura subjetiva e ensino de literatura. 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Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.https://tede.ufrrj.br/retrieve/67512/2018%20-%20F%c3%a1bio%20Braga%20Souza%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5230Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-11-10T13:28:50Z No. of bitstreams: 1 2018 - Fábio Braga Souza da Silva.pdf: 6176045 bytes, checksum: 63b6ce1da9c64402bdd5e400bf7e466f (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-10T13:28:50Z (GMT). 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