Egressos do curso técnico em Agropecuária na modalidade subsequente: relação do saber de famílias campesinas com o conhecimento científico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12643 |
Resumo: | As relações entre a teoria e a prática permeiam as preocupações de diferentes autores que buscam, sobretudo, compreender como estes conceitos se entrelaçam ou se separam. Inicialmente, pode-se pensar que são conceitos antagônicos, mas uma análise mais profunda pode revelar que coexistem numa relação dialética, e na maioria das vezes se apresentam como complementares. Nesta perspectiva, objetiva-se identificar as percepções dos egressos do curso Técnico em Agropecuária modalidade subsequente, sobre as suas próprias possibilidades de aplicação de conhecimentos científicos, obtidos durante o curso, e de influenciar as práticas agrícolas das famílias. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa visto que esta preocupa-se com o conhecimento aprofundado de uma realidade e compreender os fenômenos sociais estudados a partir da perspectiva dos sujeitos. Infere-se que teoria e prática se relacionam continuamente no cotidiano dos egressos tanto na vida profissional como pessoal. A partir dos conhecimentos obtidos no curso em Técnico em Agropecuária, os egressos conseguiram se inserir no mercado de trabalho e melhorar a vida de suas famílias na medida em que conseguem compartilhar conhecimentos e a trocar experiências que favorecem obter maior produtividade em suas atividades. No entanto, para o novo, a teoria é subsídio primordial visto que pelo fato de não terem um conhecimento empírico anterior, buscam informações que possam determinar melhores resultados. Isto posto, tem-se como respondidos os problemas propostos para esta pesquisa visto que o conhecimento teórico obtido no curso técnico em Agropecuária é aplicado no exercício profissional dos egressos e no dia-a-dia de suas vidas cotidianas quando na fala dos mesmos ratificou-se que tudo o que aprenderam é utilizado por eles, mesmo que não em sua totalidade, eles servem para defini-los como profissionais. A educação técnica favorece uma prática mais eficiente e a prática fornece subsídios para a construção e o aperfeiçoamento de um conjunto de conhecimentos teóricos, na medida em que os egressos conseguem fazer uso das inovações baseando-se no saber acumulado, vivendo dúvidas e incertezas, mas com capacidade para distinguir o que deve permanecer na prática. |
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Varnier, EduardoGoulart, Silvia Moreira019.873.711-43http://lattes.cnpq.br/0346538916616057Goulart, Silvia MoreiraAbboud, Antonio Carlos de SouzaJesus, Vanessa Pereira de084.649.427-29http://lattes.cnpq.br/55148617805693842023-12-22T02:14:52Z2023-12-22T02:14:52Z2021-04-30VARNIER, Eduardo. Egressos do curso técnico em Agropecuária na modalidade subsequente: relação do saber de famílias campesinas com o conhecimento científico. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12643As relações entre a teoria e a prática permeiam as preocupações de diferentes autores que buscam, sobretudo, compreender como estes conceitos se entrelaçam ou se separam. Inicialmente, pode-se pensar que são conceitos antagônicos, mas uma análise mais profunda pode revelar que coexistem numa relação dialética, e na maioria das vezes se apresentam como complementares. Nesta perspectiva, objetiva-se identificar as percepções dos egressos do curso Técnico em Agropecuária modalidade subsequente, sobre as suas próprias possibilidades de aplicação de conhecimentos científicos, obtidos durante o curso, e de influenciar as práticas agrícolas das famílias. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa visto que esta preocupa-se com o conhecimento aprofundado de uma realidade e compreender os fenômenos sociais estudados a partir da perspectiva dos sujeitos. Infere-se que teoria e prática se relacionam continuamente no cotidiano dos egressos tanto na vida profissional como pessoal. A partir dos conhecimentos obtidos no curso em Técnico em Agropecuária, os egressos conseguiram se inserir no mercado de trabalho e melhorar a vida de suas famílias na medida em que conseguem compartilhar conhecimentos e a trocar experiências que favorecem obter maior produtividade em suas atividades. No entanto, para o novo, a teoria é subsídio primordial visto que pelo fato de não terem um conhecimento empírico anterior, buscam informações que possam determinar melhores resultados. Isto posto, tem-se como respondidos os problemas propostos para esta pesquisa visto que o conhecimento teórico obtido no curso técnico em Agropecuária é aplicado no exercício profissional dos egressos e no dia-a-dia de suas vidas cotidianas quando na fala dos mesmos ratificou-se que tudo o que aprenderam é utilizado por eles, mesmo que não em sua totalidade, eles servem para defini-los como profissionais. A educação técnica favorece uma prática mais eficiente e a prática fornece subsídios para a construção e o aperfeiçoamento de um conjunto de conhecimentos teóricos, na medida em que os egressos conseguem fazer uso das inovações baseando-se no saber acumulado, vivendo dúvidas e incertezas, mas com capacidade para distinguir o que deve permanecer na prática.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe relationships between theory and practice permeate the concerns of different authors who seek, above all, to understand how these concepts intertwine or separate. Initially, it can be thought that they are antagonistic concepts, but a deeper analysis may reveal that they coexist in a dialectical relationship, and in most cases they are presented as complementary. In this perspective, the objective is to identify the perceptions of the graduates of the Technical Course in Agricultural and Livestock subsequent modality, about their own possibilities of applying scientific knowledge, obtained during the course, and of influencing the agricultural practices of families. To this end, we opted for a qualitative approach since it is concerned with the in-depth knowledge of a reality and understanding the social phenomena studied from the perspective of the subjects. It is inferred that theory and practice are continuously related in the daily life of graduates both in professional and personal life. Based on the knowledge obtained in the Agricultural Technician course, graduates were able to enter the job market and improve the lives of their families as they were able to share knowledge and exchange experiences that favor greater productivity in their activities. However, for the new, the theory is a fundamental subsidy since, due to the fact that they do not have previous empirical knowledge, they seek information that can determine better results. That said, the problems proposed for this research have been answered, since the theoretical knowledge obtained in the technical course in Agriculture is applied in the professional exercise of the graduates and in their day-to-day daily lives when in their speech it was ratified. although everything they have learned is used by them, even if not in its entirety, they serve to define them as professionals. Technical education favors a more efficient practice and the practice provides subsidies for the construction and improvement of a set of theoretical knowledge, as graduates are able to make use of innovations based on accumulated knowledge, experiencing doubts and uncertainties, but able to distinguish what should remain in practice.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaCurso técnico em Agropecuária - Modalidade subsequente - IfesAprendizagem em agropecuáriaAgricultura familiarTechnical course in Agriculture - Subsequent modality - IfesApprenticeship in agricultureFamily farmingEducaçãoEgressos do curso técnico em Agropecuária na modalidade subsequente: relação do saber de famílias campesinas com o conhecimento científicoGraduates of the technical course in Agriculture in the subsequent modality: relationship between the knowledge of peasant families and scientific knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGUIAR, Teresinha de Jesus Alves de; MONTEIRO, Maria do Socorro Lira. 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Egressos do curso técnico em Agropecuária na modalidade subsequente: relação do saber de famílias campesinas com o conhecimento científico |
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Egressos do curso técnico em Agropecuária na modalidade subsequente: relação do saber de famílias campesinas com o conhecimento científico Varnier, Eduardo Curso técnico em Agropecuária - Modalidade subsequente - Ifes Aprendizagem em agropecuária Agricultura familiar Technical course in Agriculture - Subsequent modality - Ifes Apprenticeship in agriculture Family farming Educação |
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As relações entre a teoria e a prática permeiam as preocupações de diferentes autores que buscam, sobretudo, compreender como estes conceitos se entrelaçam ou se separam. Inicialmente, pode-se pensar que são conceitos antagônicos, mas uma análise mais profunda pode revelar que coexistem numa relação dialética, e na maioria das vezes se apresentam como complementares. Nesta perspectiva, objetiva-se identificar as percepções dos egressos do curso Técnico em Agropecuária modalidade subsequente, sobre as suas próprias possibilidades de aplicação de conhecimentos científicos, obtidos durante o curso, e de influenciar as práticas agrícolas das famílias. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa visto que esta preocupa-se com o conhecimento aprofundado de uma realidade e compreender os fenômenos sociais estudados a partir da perspectiva dos sujeitos. Infere-se que teoria e prática se relacionam continuamente no cotidiano dos egressos tanto na vida profissional como pessoal. A partir dos conhecimentos obtidos no curso em Técnico em Agropecuária, os egressos conseguiram se inserir no mercado de trabalho e melhorar a vida de suas famílias na medida em que conseguem compartilhar conhecimentos e a trocar experiências que favorecem obter maior produtividade em suas atividades. No entanto, para o novo, a teoria é subsídio primordial visto que pelo fato de não terem um conhecimento empírico anterior, buscam informações que possam determinar melhores resultados. Isto posto, tem-se como respondidos os problemas propostos para esta pesquisa visto que o conhecimento teórico obtido no curso técnico em Agropecuária é aplicado no exercício profissional dos egressos e no dia-a-dia de suas vidas cotidianas quando na fala dos mesmos ratificou-se que tudo o que aprenderam é utilizado por eles, mesmo que não em sua totalidade, eles servem para defini-los como profissionais. A educação técnica favorece uma prática mais eficiente e a prática fornece subsídios para a construção e o aperfeiçoamento de um conjunto de conhecimentos teóricos, na medida em que os egressos conseguem fazer uso das inovações baseando-se no saber acumulado, vivendo dúvidas e incertezas, mas com capacidade para distinguir o que deve permanecer na prática. |
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