O fio da memória: encontros que tecem a educação das relações étnico-raciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13090 |
Resumo: | Esta pesquisa é um fio puxado do projeto Educação das relações étnico-raciais na cultura digital , tocado pelo LEAM. O projeto central, a grosso modo, pretende enfrentar os desafios colocados pela questão do racismo na sociedade brasileira e os usos das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). A partir disto, esta dissertação busca pensar o problema do racismo na produção do conhecimento científico, especialmente, os métodos acolhidos hegemonicamente pelas ciências humanas. Como o acesso de parte da população negra às universidades brasileiras repercute e altera os modos hegemônicos de produzir conhecimento? Esta pergunta reflete o encontro entre o que era encarado como “objeto” e a ciência. Para me ajudar a compreender esse encontro, fui colher inspirações nas obras do Eduardo Coutinho, principalmente, o filme O Fio da Memória, como um contraponto aos modos de produção da ciência hegemônica, que para assegurar a hegemonia condena outros modos ao apagamento. Coutinho não apenas me oferece elementos para pensar o encontro em si, mas outras coisas que fazem parte desse evento: a escuta, a conversa, o outro; fatores elementares para a pesquisa na área de humanas e para os processos educativos em geral. A partir do filme O Fio da Memória, encontrei personagens que oferecem alternativas importantes para a produção do conhecimento, dentre esses, crucial para esta pesquisa foi Gabriel Joaquim dos Santos. O construtor da Casa da Flor, responsável por puxar o fio, no filme, que entrelaça outros fios formando uma rede de experiências negras no Rio de Janeiro |
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O projeto central, a grosso modo, pretende enfrentar os desafios colocados pela questão do racismo na sociedade brasileira e os usos das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). A partir disto, esta dissertação busca pensar o problema do racismo na produção do conhecimento científico, especialmente, os métodos acolhidos hegemonicamente pelas ciências humanas. Como o acesso de parte da população negra às universidades brasileiras repercute e altera os modos hegemônicos de produzir conhecimento? Esta pergunta reflete o encontro entre o que era encarado como “objeto” e a ciência. Para me ajudar a compreender esse encontro, fui colher inspirações nas obras do Eduardo Coutinho, principalmente, o filme O Fio da Memória, como um contraponto aos modos de produção da ciência hegemônica, que para assegurar a hegemonia condena outros modos ao apagamento. Coutinho não apenas me oferece elementos para pensar o encontro em si, mas outras coisas que fazem parte desse evento: a escuta, a conversa, o outro; fatores elementares para a pesquisa na área de humanas e para os processos educativos em geral. A partir do filme O Fio da Memória, encontrei personagens que oferecem alternativas importantes para a produção do conhecimento, dentre esses, crucial para esta pesquisa foi Gabriel Joaquim dos Santos. O construtor da Casa da Flor, responsável por puxar o fio, no filme, que entrelaça outros fios formando uma rede de experiências negras no Rio de JaneiroCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research is a branch from the project Education of Racial and Ethnic Relations in Digital Culture, endeavored by LEAM. Roughly speaking, the main intent is to face the challenges posed by the issue of racism in Brazilian society and the uses of ICTs (Information and Communication Technologies). Starting from here, this dissertation tries to think about the production of scientific knowledge among racism problematics, especially, the methods hegemonically accepted by the human sciences. How does the access of the black population to Brazilian universities affect and / or alter the hegemonic ways of producing knowledge? This question reflects the encounter between what was regarded as "object" and science. In order to help me understand this, I have drawn inspiration from Eduardo Coutinho's work, especially The Memory Wire movie, as a counterpoint to the hegemonic sciences production´s mode that, in order to ensure hegemony, condemns other ways by erasing them. Coutinho, not only offers me elements to question the encounter itself, but many other situations that are part of this event: the listening, the conversation, otherness; human sciences elementary factors and educational processes in general. The Wire of Memory presents characters that offer important alternatives for the production of knowledge, among them, the crucial one for this research was Gabriel Joaquim dos Santos. The builder of Casa da Flor, responsible for pulling the thread, in the film, that interweaves other threads forming a network of black experiences in Rio de Janeiroapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoRelações étnico-raciaisCinemaEducaçãoMétodoEncontroRacial and ethnic relationsCinemaEducationMethodEncounterEducaçãoO fio da memória: encontros que tecem a educação das relações étnico-raciaisThe thread of memory: meetings that teach the education of ethnic racial relationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLEFEBVRE, Henri. Lógica formal lógica dialética. 2. ed. 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(85 min.)https://tede.ufrrj.br/retrieve/67456/2019%20-%20Yago%20Feitosa%20da%20Paschoa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5217Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-11-03T13:49:34Z No. of bitstreams: 1 2019 - Yago Feitosa da Paschoa.pdf: 8370883 bytes, checksum: fc22e6da99cec4fffac5ab12e8163ad9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-03T13:49:34Z (GMT). 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