O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5453 |
Resumo: | The present work has as main objective to understand the process of formation and creation of the musical genre Sambajazz, during the decades of 1950 and 1960. Addressing the main relations between Sambajazz and other genres. Their differences and similarities. Understanding innovations about modern Samba, and what impacts are generated in Brazilian popular music. Thus, a search for the understanding of a period of internationalization of Brazilian popular music, and later the rise of the protest song to the detriment of instrumental music. |
id |
UFRRJ-1_684816881ab9d3a966cefc5ed7c2258d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:jspui/5453 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Barros, Jos? Costa D'Assun??ohttp://lattes.cnpq.br/7367148951589975Barros, Jos? Costa D'Assun??ohttp://lattes.cnpq.br/7367148951589975Campos, Pedro Henrique Pedreirahttps://orcid.org/0000-0002-9280-3649http://lattes.cnpq.br/9808514796479539Silva, Leonardo Santana dahttp://lattes.cnpq.br/3107162656787797120.876.767-47http://lattes.cnpq.br/4798498622811757Guerra, Pedro Larrubia2022-03-16T20:35:34Z2018-09-12GUERRA, Pedro Larrubia. O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960. 2018. 139 f. Disserta??o (Mestrado em Hist?ria) - Instituto de Ci?ncias Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Serop?dica, 2018.https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5453The present work has as main objective to understand the process of formation and creation of the musical genre Sambajazz, during the decades of 1950 and 1960. Addressing the main relations between Sambajazz and other genres. Their differences and similarities. Understanding innovations about modern Samba, and what impacts are generated in Brazilian popular music. Thus, a search for the understanding of a period of internationalization of Brazilian popular music, and later the rise of the protest song to the detriment of instrumental music.O presente trabalho possui como principal objetivo compreender o processo de forma??o e cria??o do g?nero musical Sambajazz, durante as d?cadas de 1950 e 1960. Abordando as principais rela??es entre o Sambajazz e outros g?neros. Suas diferen?as e semelhan?as. Entendendo as inova??es sobre o Samba moderno, e quais impactos s?o gerados nam?sica popular brasileira. Iniciando assim, uma busca pela compreens?o de um per?odo de internacionaliza??o da m?sica popular brasileira, e posteriormente a ascens?o da can??o de protesto em detrimento da m?sica instrumental.Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-03-16T20:35:34Z No. of bitstreams: 1 2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf: 4301389 bytes, checksum: 67d7be8734c49673193cd5a04ac5e201 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-16T20:35:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf: 4301389 bytes, checksum: 67d7be8734c49673193cd5a04ac5e201 (MD5) Previous issue date: 2018-09-12CAPES - Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superiorapplication/pdfhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68471/2018%20-%20Pedro%20Larruba%20Guerra.pdf.jpgporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de P?s-Gradua??o em Hist?riaUFRRJBrasilInstituto de Ci?ncias Humanas e SociaisADORNO, Theodor. Filosofia da nova m?sica. S?o Paulo: Editora Perspectiva, 1989. . Ind?stria cultural e sociedade. S?o Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. . Introdu??o ? sociologia da m?sica. S?o Paulo: Editora UNESP, 2011. ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de, e NAVES, Santuza Cambraia (orgs.). Por que n?o? Rupturas e continuidades da contracultura. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2007; ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre a m?sica brasileira. 4? ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2006. . M?sica, Doce M?sica. Obras completas de M?rio de Andrade, vol. VII. S?o Paulo: Livraria Martins, 1963. ARA?JO, Paulo Cesar de. Eu n?o sou cachorro n?o. Rio de Janeiro: Record, 2013. . O r?u e o rei: minha hist?ria com Roberto Carlos, em detalhes. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2014 BAIA, S.F. The historiography of popular music in Brazil (1971-1999). Tese de dourado em Hist?ria BAHIANA, Ana Maria & WISNIK, Jos? Miguel & AUTRAN, Margarida. Anos 70. Rio de Janeiro: Editora Europa, 1980. . Nada ser? como antes ? MPB nos anos 70. Rio de Janeiro: Editora Civiliza??o Brasileira, 1980. BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade M?dia e no Renascimento: o contexto de Fran?ois Rabelais. 4? ed. S?o Paulo-Bras?lia: Edunb/HUCITEC, 1999. BARSALINI, Leandro. As s?nteses de Edison Machado: um estudo sobre o desenvolvimento de padr?es de samba na bateria. 2009. 185 p. Disserta??o (Mestrado em M?sica) ? Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. BASTOS, Rafael de Menezes. A ?origem do samba? como inven??o do Brasil (Por que as can??es tem m?sica?). Revista Brasileira de Ci?ncias Sociais, n ? 31, ano 11, jun. 1996, pp.156-177. BECKER, Howard S. Mundos Art?sticos e Tipos Sociais, in VELHO Gilberto (org.) Arte e Sociedade. Ensaios de sociologia da Arte; Rio de Janeiro : Zahar Editores, 1977. . Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008 . Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na ?poca de sua reprodutibilidade t?cnica. In: ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. S?o Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254. 126 BERIO, Luciano. Entrevista sobre a M?sica Contempor?nea (realizada por Rosana Dalmonte). Ed. Civiliza??o Brasileira, Rio de Janeiro, 1981. BLOMBERG, Carla. Hist?ria da m?sica no Brasil e musicologia: uma leitura preliminar. Projeto Hist?ria n? 43. Dezembro de 2011. BONETTI, Lucas Zangirolami. A trilha musical como g?nese do processo criativo em Moacir Santos. 2014. Disserta??o (Mestrado em M?sica). UNICAMP. BOURDIEU, Pierre. O poder simb?lico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1989. CABRAL, S?rgio. Elizeth Cardoso, uma vida. Lumiar Editora: Rio, 2000. CALADO, Carlos. O jazz como espet?culo. S?o Paulo: Perspectiva, Secretaria de Estado da Cultura, 1990. CAMPOS, Augusto de. Balan?o da bossa e outras bossas. S?o Paulo: Perspectiva, 1974. CASTRO, Rui. Chega de saudade: a hist?ria e as hist?rias da bossa nova. 2.ed. S?o Paulo, Companhia das Letras, 1990. . Ela ? carioca: um enciclop?dia de Ipanema. S?o Paulo, Companhia das Letras, 1999. CAZES, Henrique: Choro - Do quintal ao Municipal. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. CIRINO, Giovanni. Narrativas musicais: performance e experi?ncia na m?sica popular instrumental brasileira. S?o Paulo: Annablume; Fapesp, 2009. COELHO, Frederico; CAETANO, Daniel (orgs.). Tom Jobim. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011. COLEC??O REVISTA DA MU?SICA POPULAR. Edi??o fac-s?mile 1954-1956. Rio de Janeiro: Funarte: Bem-te-vi Produ??es Liter?rias, 2006. COSTA-LIMA NETO, Luiz: Da casa de Tia Ciata ? casa da Fam?lia Hermeto Pascoal no bairro do Jabour: tradi??o e p?s modernidade na vida e na m?sica de um compositor popular experimental no Brasil. Revista eletr?nica da ABET, ?M?sica e Cultura?, 2008. CONTIER, Arnaldo Daraya. O nacional na m?sica erudita brasileira: M?rio de Andrade e a quest?o da identidade cultural. F?nix ? Revista de Hist?ria e Estudos Culturais Outubro/ Novembro/ Dezembro de 2004 Vol. I .Ano I. n? 1. 127 CHARTIER, Roger. A Hist?ria Cultural - Entre Pr?ticas e Representa??es. Lisboa, DIFEL/Editora Bertrand Brasil S.A, 1990. DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e her?is: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro, Rocco, 1981. . O of?cio do Etn?logo, ou como ter ?Anthropological Blues?. in NUNES, Edison de O. A aventura sociol?gica, Rio de Janeiro: Zahar, 1978. . Relativizando: uma introdu??o ? antropologia social. Rio de Janeiro, Rocco, 2000. DIAS, Caio Gon?alves. Tom Jobim: trajet?ria, carreira e media??o s?cioculturais. 2010. Disserta??o de Mestrado apresentada ao Programa de P?sGradua??o em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. DREYFUSS, Dominique. O viol?o vadio de Baden Powell. S?o Paulo, Ed. 34, 1999. ELIAS, Norbert. Mozart ? sociologia de um g?nio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. ERNEST DIAS, Andrea. Moacir Santos, ou os caminhos de um m?sico brasileiro. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2014. FAORO, Raymundo. A republica inacabada. S?o Paulo: Ed. Globo, 2007. FERREIRA, Ernandes Gomes. Literatura m?sica erudita e Popular no modernismo brasileiro. Anais do VII F?rum de Pesquisa Cient?fica em Arte. Curitiba, Embap, 2011. FRAN?A, Eurico Nogueira. The Negro in Brazilian music. In: The African contribution to Brazil. Rio de Janeiro: Cultural & Information Department of The Brazilian Ministry of Foreign Relations, 1966. . Coisas: Moacir Santos e a composi??o para se??o r?tmica na d?cada de 1960. 2007. Disserta??o (Mestrado em M?sica) ? Programa de P?sgradua??o em M?sica, Centro de Letras e Artes, UNIRIO. . Gilroy?s Black Atlantic: Samba, Jazz and Sambajazz in Brazil and the Black Atlantic. Africa in words, 28 abr. 2013 . M?sica das Am?ricas. Revista de Hist?ria (Rio de Janeiro), v. 72, p. 96, 2011. . Samba estilizado. In: Revista Ci?ncia Hoje, vol.41, no. 246, p.247. SBPC, 2008. GIACOMINI, Sonia Maria. A alma da festa: fam?lia e etnicidade e projetos num clube social da Zona Norte do Rio de janeiro - o Renascen?a Clube. Belo Horizonte: editora UFMG. Rio de Janeiro: Editora IUPERJ, 2006. GILROY, Paul. O atl?ntico negro: modernidade e dupla consci?ncia. S?o Paulo: Editora 34, 2001. GOMBRICH, E. H. Hist?ria da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1993. 128 GOMES, Marcelo Silva. As re-inven??es e re-significa??es do samba no per?odo que cerca a inaugura??o da Bossa Nova: 1952-1967. XVII CONGRESSO DA ANPPOM? Sub?rea Etnomusicologia. 2007. . Samba-Jazz aqu?m e al?m da Bossa Nova: tr?s arranjos para C?u e Mar de Johnny Alf. (2010). (Tese Doutorado em M?sica). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2010. GRIFFITHS, Paul, A m?sica moderna, Rio de Janeiro, Zahar, 1989. GROUT & PALISCA. Hist?ria da m?sica ocidental. Lisboa, Portugal: Gradiva, 1988. GRYNBERG, Halina. Paulo Moura: um solo brasileiro. Rio de Janeiro, Casa da palavra, 2011. GUINLE, Jorge. Jazz Panorama. Rio de Janeiro: Agir, 1959. HOBSBAWM, Eric. Hist?ria social do jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. HOLANDA, S?rgio Buarque. Ra?zes do Brasil. S?o Paulo: Companhia das letras, 1995. INSTITUTO MOREIRA SALLES. Acervos e pesquisas. Maciel, Luis Carlos. Edison Machado vendeu a bateria. Revista Sombras (Sociedade de M?sica Brasileira), 1974. . Acervos e pesquisas. Mr. Edison Machado. O Combate, 11/1971. JULLIEN, Fran?ois. O di?logo ente as culturas. Do universal ao multiculturalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. . Um s?bio n?o tem id?ia. S?o Paulo: Martins Fontes, 2000. KAZ, Stela. Um jeito Copacabana de ser. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014. KOIDIN, Julie. Os sorrisos do choro. S?o Paulo: Global choro music. Rio de Janeiro, 2011. KUBIK, Gehard. Natureza e estrutura das escalas africanas. Lisboa, Junta de Investiga??es do Ultramar, 1970. MARIANO, Cesar Camargo. Solo. S?o Paulo: Leya, 2011. MELLO, Jos? Eduardo (Zuza). Homem de. A Era dos Festivais ? Uma Par?bola. S?o Paulo: Editora 34, 2003. . M?sica Popular Brasileira. S?o Paulo: Melhoramentos, Editora da Universidade de S?o Paulo, 1976. MENESCAL, Roberto & FONTE, Bruna. Essa tal de Bossa Nova. S?o Paulo: Prumo, 2012. MICELI, Sergio. Vanguardas em retrocesso. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2012. 129 MIDANI, Andr?. M?sica, ?dolos e poder: do vinil ao download. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. MIS. Pixinguinha. S?rie Depoimentos. Rio de Janeiro: UERJ, 1997. MORAES, Vinicius de. Para uma menina com uma flor. Rio de Janeiro: Jos? Olympio, 1981. . Samba falado ? cr?nicas musicais. Rio de Janeiro: Azougue, 2008. MOTTA, Nelson. Mem?ria musical. Porto Alegre: Sulina, 1990. . Noites Tropicais - Solos, improvisos e mem?rias musicais. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000. MUNIZ, Ion. Functional improvisation technique. Helsinki: VAPK Pub. Series of educational publications / Sibelius Academy, 7, 1991. NAPOLITANO, Marcos. A arte engajada e seus p?blicos (1955/1968) . In Estudos Hist?ricos, Rio de Janeiro, n?28,2001,p.103-124. Esquerdas, pol?tica e cultura no Brasil (1950-1970): um balan?o historiogr?fico. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. N.58, p.35-50. Jun.2014. Hist?ria & m?sica ? hist?ria cultural da m?sica popular / Marcos Napolitano. ? Belo Horizonte: Aut?ntica, 2002. 120p. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e t?picas. Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 2011, p.103-112. NAVES, Santuza Cambraia, COELHO, Frederico Oliveira & BACAL, Tatiana. MPB em discuss?o ? Entrevistas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. . A can??o popular entre a biblioteca e a rua. In Eisenberg, Jos? et al (Org.). Decantando a rep?blica: invent?rio hist?rico e pol?tico da can??o popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p.79-95. . A entrevista como recurso etnogr?fico. Matraga, vol. 14, n? 21, 2007. . Can??o popular no Brasil: a can??o cr?tica. Rio de Janeiro: Civiliza??o Brasileira, 2010. . Da bossa nova ? Tropic?lia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. . DA BOSSA NOVA ? TROPIC?LIA: conten??o e excesso na m?sica popular. In: REVISTA BRASILEIRA DE CIE?NCIAS SOCIAIS - VOL. 15 No 43, 2000. . O viol?o azul: modernismo e m?sica popular. Rio de Janeiro: Funda??o Get?lio Vargas, 2001. NEDER, A. O estudo cultural da m?sica popular brasileira... Per Musi , Belo Horizonte, n.22, 2010, p.181-195. OCHOA, Ana Mar?a. M?sicas locales en tiempos de globalizaci?n. Bogot?, Grupo Editorial Norma, 2003. OLIVEIRA PINTO, Tiago de. Som e Musica. Quest?es de uma Antropologia Sonora. In: 130 PAIS, Jos? Machado. Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens, Mil Plat?s e o Futuro. Porto, Ambar, 2001. PARKER, Charlie. Transcriptions from his recorded solos. Atlantic: J. Aebersold, 1978. PECCI, Eduardo. Samba/Jazz: frases (pr?tica de leitura). S?o Paulo: Ed. Novas Metas, 1989. PERRENOUD, Marc. Les m?sicos: enquete sur des musiciens ordinaires. Paris: La d?couvert, 2007. PIEDADE, Ac?cio Tadeu. Jazz, m?sica brasileira e fric??o de musicalidades. Opus: Revista da Associa??o Nacional de Pesquisa e P?s-Gradua??o em M?sica - ANPPOM, ANPPOM/Ed. da UNICAMP, v. 11, n. 1, p.113-123, 2005. Jazz, m?sica brasileira e fric??o de musicalidades. Opus, v.11, 2005, p.197-207. PLAISANCE, Eric. Pol?miques sur l?authenticit?. Le jazz a-t-il pervert la musique br?silienne? Pixinguinha et les jazz bands parisiense em 1922. In: Les Cahiers du jazz. Nouvelle serie, no. 10. Paris, 2013. PUTERMAN, Paulo. Ind?stria cultural: a agonia de um conceito. S?o Paulo: Editora Perspectiva, 1994. REVISTA DE ANTROPOLOGIA, S?O PAULO, USP, 2001, V. 44 n? 1. RIBEIRO, Guilherme & D?ALC?NTARA, Daniel. Samba-jazz. S?o Paulo: Editora Souza Lima, 2008. RIDENTE, Marcelo. Artistas e intelectuais no Brasil p?s-1960. In Tempo Social, revista de sociologia da USP, v.17, n.1. 2004. Em Busca do Povo Brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000. RINK, Jhon. Sobre a performance. O ponto de vista da musicologia. Revista m?sica, v. 13, no 1, 2012,p. 32-60. Da Bossa nova ? tropic?lia. Rio de Janeiro. Zahar, 2001. Can??o popular no Brasil: a can??o critica. Rio de Janeiro. Civiliza??o brasileira, 2010. 131 RODRIGUES, Jo?o Carlos.JohnnyAlf: duas ou tr?s coisas que voc? n?o sabe. S?o Paulo: Imprensa Oficial do Estado de S?o Paulo, 2012. SADIE, Stanley (Ed.) Dicion?rio Grove de M?sica: edi??o concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1994. SANDRONI, Carlos. Adeus ? MPB. In Eisenberg, Jos? et al (Org.). Decantando a rep?blica: invent?rio hist?rico e pol?tico da can??o popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 23-35. . Feiti?o decente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. SARAIVA, Joana Martins. A inven??o do sambajazz: discursos sobre a cena musical de Copacabana no final dos anos de 1950 e in?cio dos anos de 1960. Disserta??o de Mestrado ? Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio de Janeiro, Departamento de Hist?ria. Rio de Janeiro. 2007 . Da influ?ncia do jazz e outras notas. In Emerson, Giumbelli et al (Org.). Leituras sobre m?sica popular: reflex?es sobre sonoridade e cultura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p.83-97. S?VE, Mario. O vocabul?rio do choro. Rio de Janeiro, Lumiar Editora: 1999. SODR?, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro, Ed. Mauad, 1998. SOUZA, T?rik de; ANDREATO, Elifas. Rostos e gostos da MPB. Porto Alegre: LP&M, 1979. SPIELMANN, Daniela. ?Tarde de Chuva?: A Contribui??o Interpretativa de Paulo Moura para o saxofone no samba-choro e na gafieira, a partir da d?cada de 70. 2008. Disserta??o (Mestrado em M?sica) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. TABORDA, Marcia. Viol?o e identidade nacional. Rio de Janeiro: Civiliza??o Brasileira, 2011. TAUBKIN, Benjamim. Viver de m?sica: di?logos com artistas brasileiros. S?o Paulo BEI comunica??o, 2011. TINHOR?O, Jos? R. Pequena hist?ria da m?sica popular: da modinha ao tropicalismo. 5? ed. S?o Paulo: Art, 1986. TINHOR?O, Jos? R. Pequena hist?ria da m?sica popular: da modinha ao tropicalismo. 5? ed. S?o Paulo: Art, 1986. TRAVASSOS, Elizabeth. Mandarins milagrosos: Arte e Etnografia em M?rio de Andrade e B?la Bart?k. Rio de Janeiro: Minist?rio da Cultura /Funarte/Jorge Zahar Editor, 1997. 132 VEIGA, Felipe Berocan. "O Ambiente Exige Respeito": etnografia urbana e mem?ria social da Gafieira Estudantina. Tese (Doutorado em Antropologia). Niter?i: PPGA-UFF, 2011. 2 vols. VELLOSO, Rafael Henrique. A Jazz Band Sul Americana. Trabalho apresentado no 13o congresso da IASPM em Roma ? It?lia, julho de 2005. Dispon?vel em http://www.rafaelvelloso.com.br/pdf/jazzband.pdf. Acesso em: 10/7/2012. VELOSO, Caetano. O Mundo n?o ? chato. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2005. . Verdade Tropical. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2002. VIANNA, Hermano. O Mist?rio do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar UFRJ, 2002. VIANNA, Luis Werneck. Os ?simples? e as classes cultas na MPB. In Eisenberg, Jos?et al (Org.). Decantando a rep?blica: invent?rio hist?rico e pol?tico da can??o popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 69-78. WISNIK,Jos? Miguel. Entre o erudito e o popular. Revista de Hist?ria, n. 157,2007, p.55- 72.SambajazzM?sica brasileiraBossa novaSambajazzBrazilian musicHist?riaO sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960The sambajazz: formation of the musical genre in Rio de Janeiro in the years of 1950 and 1960info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf.jpg2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf.jpgimage/jpeg1943http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/8/2018+-+Pedro+Larruba+Guerra.pdf.jpg10019d8aaec1dfe03ef062238c4c8f2bMD58TEXT2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf.txt2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf.txttext/plain254071http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/7/2018+-+Pedro+Larruba+Guerra.pdf.txt52560a916bcaf92cd9d6b702633b35a2MD57ORIGINAL2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf2018 - Pedro Larruba Guerra.pdfapplication/pdf4301389http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/6/2018+-+Pedro+Larruba+Guerra.pdf67d7be8734c49673193cd5a04ac5e201MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82089http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/2/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82089http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/3/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82089http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82089http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/5/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82089http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/1/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD51jspui/54532022-03-17 01:00:21.616oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2022-03-17T04:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The sambajazz: formation of the musical genre in Rio de Janeiro in the years of 1950 and 1960 |
title |
O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
spellingShingle |
O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 Guerra, Pedro Larrubia Sambajazz M?sica brasileira Bossa nova Sambajazz Brazilian music Hist?ria |
title_short |
O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
title_full |
O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
title_fullStr |
O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
title_full_unstemmed |
O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
title_sort |
O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
author |
Guerra, Pedro Larrubia |
author_facet |
Guerra, Pedro Larrubia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros, Jos? Costa D'Assun??o |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7367148951589975 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barros, Jos? Costa D'Assun??o |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7367148951589975 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Campos, Pedro Henrique Pedreira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9280-3649 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9808514796479539 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Leonardo Santana da |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3107162656787797 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
120.876.767-47 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4798498622811757 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Pedro Larrubia |
contributor_str_mv |
Barros, Jos? Costa D'Assun??o Barros, Jos? Costa D'Assun??o Campos, Pedro Henrique Pedreira Silva, Leonardo Santana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sambajazz M?sica brasileira Bossa nova |
topic |
Sambajazz M?sica brasileira Bossa nova Sambajazz Brazilian music Hist?ria |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sambajazz Brazilian music |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Hist?ria |
description |
The present work has as main objective to understand the process of formation and creation of the musical genre Sambajazz, during the decades of 1950 and 1960. Addressing the main relations between Sambajazz and other genres. Their differences and similarities. Understanding innovations about modern Samba, and what impacts are generated in Brazilian popular music. Thus, a search for the understanding of a period of internationalization of Brazilian popular music, and later the rise of the protest song to the detriment of instrumental music. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-16T20:35:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUERRA, Pedro Larrubia. O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960. 2018. 139 f. Disserta??o (Mestrado em Hist?ria) - Instituto de Ci?ncias Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Serop?dica, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5453 |
identifier_str_mv |
GUERRA, Pedro Larrubia. O sambajazz: forma??o do g?nero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960. 2018. 139 f. Disserta??o (Mestrado em Hist?ria) - Instituto de Ci?ncias Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Serop?dica, 2018. |
url |
https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.por.fl_str_mv |
ADORNO, Theodor. Filosofia da nova m?sica. S?o Paulo: Editora Perspectiva, 1989. . Ind?stria cultural e sociedade. S?o Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. . Introdu??o ? sociologia da m?sica. S?o Paulo: Editora UNESP, 2011. ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de, e NAVES, Santuza Cambraia (orgs.). Por que n?o? Rupturas e continuidades da contracultura. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2007; ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre a m?sica brasileira. 4? ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2006. . M?sica, Doce M?sica. Obras completas de M?rio de Andrade, vol. VII. S?o Paulo: Livraria Martins, 1963. ARA?JO, Paulo Cesar de. Eu n?o sou cachorro n?o. Rio de Janeiro: Record, 2013. . O r?u e o rei: minha hist?ria com Roberto Carlos, em detalhes. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2014 BAIA, S.F. The historiography of popular music in Brazil (1971-1999). Tese de dourado em Hist?ria BAHIANA, Ana Maria & WISNIK, Jos? Miguel & AUTRAN, Margarida. Anos 70. Rio de Janeiro: Editora Europa, 1980. . Nada ser? como antes ? MPB nos anos 70. Rio de Janeiro: Editora Civiliza??o Brasileira, 1980. BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade M?dia e no Renascimento: o contexto de Fran?ois Rabelais. 4? ed. S?o Paulo-Bras?lia: Edunb/HUCITEC, 1999. BARSALINI, Leandro. As s?nteses de Edison Machado: um estudo sobre o desenvolvimento de padr?es de samba na bateria. 2009. 185 p. Disserta??o (Mestrado em M?sica) ? Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. BASTOS, Rafael de Menezes. A ?origem do samba? como inven??o do Brasil (Por que as can??es tem m?sica?). Revista Brasileira de Ci?ncias Sociais, n ? 31, ano 11, jun. 1996, pp.156-177. BECKER, Howard S. Mundos Art?sticos e Tipos Sociais, in VELHO Gilberto (org.) Arte e Sociedade. Ensaios de sociologia da Arte; Rio de Janeiro : Zahar Editores, 1977. . Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008 . Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na ?poca de sua reprodutibilidade t?cnica. In: ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. S?o Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254. 126 BERIO, Luciano. Entrevista sobre a M?sica Contempor?nea (realizada por Rosana Dalmonte). Ed. Civiliza??o Brasileira, Rio de Janeiro, 1981. BLOMBERG, Carla. Hist?ria da m?sica no Brasil e musicologia: uma leitura preliminar. Projeto Hist?ria n? 43. Dezembro de 2011. BONETTI, Lucas Zangirolami. A trilha musical como g?nese do processo criativo em Moacir Santos. 2014. Disserta??o (Mestrado em M?sica). UNICAMP. BOURDIEU, Pierre. O poder simb?lico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1989. CABRAL, S?rgio. Elizeth Cardoso, uma vida. Lumiar Editora: Rio, 2000. CALADO, Carlos. O jazz como espet?culo. S?o Paulo: Perspectiva, Secretaria de Estado da Cultura, 1990. CAMPOS, Augusto de. Balan?o da bossa e outras bossas. S?o Paulo: Perspectiva, 1974. CASTRO, Rui. Chega de saudade: a hist?ria e as hist?rias da bossa nova. 2.ed. S?o Paulo, Companhia das Letras, 1990. . Ela ? carioca: um enciclop?dia de Ipanema. S?o Paulo, Companhia das Letras, 1999. CAZES, Henrique: Choro - Do quintal ao Municipal. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. CIRINO, Giovanni. Narrativas musicais: performance e experi?ncia na m?sica popular instrumental brasileira. S?o Paulo: Annablume; Fapesp, 2009. COELHO, Frederico; CAETANO, Daniel (orgs.). Tom Jobim. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011. COLEC??O REVISTA DA MU?SICA POPULAR. Edi??o fac-s?mile 1954-1956. Rio de Janeiro: Funarte: Bem-te-vi Produ??es Liter?rias, 2006. COSTA-LIMA NETO, Luiz: Da casa de Tia Ciata ? casa da Fam?lia Hermeto Pascoal no bairro do Jabour: tradi??o e p?s modernidade na vida e na m?sica de um compositor popular experimental no Brasil. Revista eletr?nica da ABET, ?M?sica e Cultura?, 2008. CONTIER, Arnaldo Daraya. O nacional na m?sica erudita brasileira: M?rio de Andrade e a quest?o da identidade cultural. F?nix ? Revista de Hist?ria e Estudos Culturais Outubro/ Novembro/ Dezembro de 2004 Vol. I .Ano I. n? 1. 127 CHARTIER, Roger. A Hist?ria Cultural - Entre Pr?ticas e Representa??es. Lisboa, DIFEL/Editora Bertrand Brasil S.A, 1990. DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e her?is: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro, Rocco, 1981. . O of?cio do Etn?logo, ou como ter ?Anthropological Blues?. in NUNES, Edison de O. A aventura sociol?gica, Rio de Janeiro: Zahar, 1978. . Relativizando: uma introdu??o ? antropologia social. Rio de Janeiro, Rocco, 2000. DIAS, Caio Gon?alves. Tom Jobim: trajet?ria, carreira e media??o s?cioculturais. 2010. Disserta??o de Mestrado apresentada ao Programa de P?sGradua??o em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. DREYFUSS, Dominique. O viol?o vadio de Baden Powell. S?o Paulo, Ed. 34, 1999. ELIAS, Norbert. Mozart ? sociologia de um g?nio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. ERNEST DIAS, Andrea. Moacir Santos, ou os caminhos de um m?sico brasileiro. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2014. FAORO, Raymundo. A republica inacabada. S?o Paulo: Ed. Globo, 2007. FERREIRA, Ernandes Gomes. Literatura m?sica erudita e Popular no modernismo brasileiro. Anais do VII F?rum de Pesquisa Cient?fica em Arte. Curitiba, Embap, 2011. FRAN?A, Eurico Nogueira. The Negro in Brazilian music. In: The African contribution to Brazil. Rio de Janeiro: Cultural & Information Department of The Brazilian Ministry of Foreign Relations, 1966. . Coisas: Moacir Santos e a composi??o para se??o r?tmica na d?cada de 1960. 2007. Disserta??o (Mestrado em M?sica) ? Programa de P?sgradua??o em M?sica, Centro de Letras e Artes, UNIRIO. . Gilroy?s Black Atlantic: Samba, Jazz and Sambajazz in Brazil and the Black Atlantic. Africa in words, 28 abr. 2013 . M?sica das Am?ricas. Revista de Hist?ria (Rio de Janeiro), v. 72, p. 96, 2011. . Samba estilizado. In: Revista Ci?ncia Hoje, vol.41, no. 246, p.247. SBPC, 2008. GIACOMINI, Sonia Maria. A alma da festa: fam?lia e etnicidade e projetos num clube social da Zona Norte do Rio de janeiro - o Renascen?a Clube. Belo Horizonte: editora UFMG. Rio de Janeiro: Editora IUPERJ, 2006. GILROY, Paul. O atl?ntico negro: modernidade e dupla consci?ncia. S?o Paulo: Editora 34, 2001. GOMBRICH, E. H. Hist?ria da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1993. 128 GOMES, Marcelo Silva. As re-inven??es e re-significa??es do samba no per?odo que cerca a inaugura??o da Bossa Nova: 1952-1967. XVII CONGRESSO DA ANPPOM? Sub?rea Etnomusicologia. 2007. . Samba-Jazz aqu?m e al?m da Bossa Nova: tr?s arranjos para C?u e Mar de Johnny Alf. (2010). (Tese Doutorado em M?sica). Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2010. GRIFFITHS, Paul, A m?sica moderna, Rio de Janeiro, Zahar, 1989. GROUT & PALISCA. Hist?ria da m?sica ocidental. Lisboa, Portugal: Gradiva, 1988. GRYNBERG, Halina. Paulo Moura: um solo brasileiro. Rio de Janeiro, Casa da palavra, 2011. GUINLE, Jorge. Jazz Panorama. Rio de Janeiro: Agir, 1959. HOBSBAWM, Eric. Hist?ria social do jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. HOLANDA, S?rgio Buarque. Ra?zes do Brasil. S?o Paulo: Companhia das letras, 1995. INSTITUTO MOREIRA SALLES. Acervos e pesquisas. Maciel, Luis Carlos. Edison Machado vendeu a bateria. Revista Sombras (Sociedade de M?sica Brasileira), 1974. . Acervos e pesquisas. Mr. Edison Machado. O Combate, 11/1971. JULLIEN, Fran?ois. O di?logo ente as culturas. Do universal ao multiculturalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. . Um s?bio n?o tem id?ia. S?o Paulo: Martins Fontes, 2000. KAZ, Stela. Um jeito Copacabana de ser. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014. KOIDIN, Julie. Os sorrisos do choro. S?o Paulo: Global choro music. Rio de Janeiro, 2011. KUBIK, Gehard. Natureza e estrutura das escalas africanas. Lisboa, Junta de Investiga??es do Ultramar, 1970. MARIANO, Cesar Camargo. Solo. S?o Paulo: Leya, 2011. MELLO, Jos? Eduardo (Zuza). Homem de. A Era dos Festivais ? Uma Par?bola. S?o Paulo: Editora 34, 2003. . M?sica Popular Brasileira. S?o Paulo: Melhoramentos, Editora da Universidade de S?o Paulo, 1976. MENESCAL, Roberto & FONTE, Bruna. Essa tal de Bossa Nova. S?o Paulo: Prumo, 2012. MICELI, Sergio. Vanguardas em retrocesso. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2012. 129 MIDANI, Andr?. M?sica, ?dolos e poder: do vinil ao download. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. MIS. Pixinguinha. S?rie Depoimentos. Rio de Janeiro: UERJ, 1997. MORAES, Vinicius de. Para uma menina com uma flor. Rio de Janeiro: Jos? Olympio, 1981. . Samba falado ? cr?nicas musicais. Rio de Janeiro: Azougue, 2008. MOTTA, Nelson. Mem?ria musical. Porto Alegre: Sulina, 1990. . Noites Tropicais - Solos, improvisos e mem?rias musicais. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000. MUNIZ, Ion. Functional improvisation technique. Helsinki: VAPK Pub. Series of educational publications / Sibelius Academy, 7, 1991. NAPOLITANO, Marcos. A arte engajada e seus p?blicos (1955/1968) . In Estudos Hist?ricos, Rio de Janeiro, n?28,2001,p.103-124. Esquerdas, pol?tica e cultura no Brasil (1950-1970): um balan?o historiogr?fico. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. N.58, p.35-50. Jun.2014. Hist?ria & m?sica ? hist?ria cultural da m?sica popular / Marcos Napolitano. ? Belo Horizonte: Aut?ntica, 2002. 120p. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e t?picas. Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 2011, p.103-112. NAVES, Santuza Cambraia, COELHO, Frederico Oliveira & BACAL, Tatiana. MPB em discuss?o ? Entrevistas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. . A can??o popular entre a biblioteca e a rua. In Eisenberg, Jos? et al (Org.). Decantando a rep?blica: invent?rio hist?rico e pol?tico da can??o popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p.79-95. . A entrevista como recurso etnogr?fico. Matraga, vol. 14, n? 21, 2007. . Can??o popular no Brasil: a can??o cr?tica. Rio de Janeiro: Civiliza??o Brasileira, 2010. . Da bossa nova ? Tropic?lia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. . DA BOSSA NOVA ? TROPIC?LIA: conten??o e excesso na m?sica popular. In: REVISTA BRASILEIRA DE CIE?NCIAS SOCIAIS - VOL. 15 No 43, 2000. . O viol?o azul: modernismo e m?sica popular. Rio de Janeiro: Funda??o Get?lio Vargas, 2001. NEDER, A. O estudo cultural da m?sica popular brasileira... Per Musi , Belo Horizonte, n.22, 2010, p.181-195. OCHOA, Ana Mar?a. M?sicas locales en tiempos de globalizaci?n. Bogot?, Grupo Editorial Norma, 2003. OLIVEIRA PINTO, Tiago de. Som e Musica. Quest?es de uma Antropologia Sonora. In: 130 PAIS, Jos? Machado. Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens, Mil Plat?s e o Futuro. Porto, Ambar, 2001. PARKER, Charlie. Transcriptions from his recorded solos. Atlantic: J. Aebersold, 1978. PECCI, Eduardo. Samba/Jazz: frases (pr?tica de leitura). S?o Paulo: Ed. Novas Metas, 1989. PERRENOUD, Marc. Les m?sicos: enquete sur des musiciens ordinaires. Paris: La d?couvert, 2007. PIEDADE, Ac?cio Tadeu. Jazz, m?sica brasileira e fric??o de musicalidades. Opus: Revista da Associa??o Nacional de Pesquisa e P?s-Gradua??o em M?sica - ANPPOM, ANPPOM/Ed. da UNICAMP, v. 11, n. 1, p.113-123, 2005. Jazz, m?sica brasileira e fric??o de musicalidades. Opus, v.11, 2005, p.197-207. PLAISANCE, Eric. Pol?miques sur l?authenticit?. Le jazz a-t-il pervert la musique br?silienne? Pixinguinha et les jazz bands parisiense em 1922. In: Les Cahiers du jazz. Nouvelle serie, no. 10. Paris, 2013. PUTERMAN, Paulo. Ind?stria cultural: a agonia de um conceito. S?o Paulo: Editora Perspectiva, 1994. REVISTA DE ANTROPOLOGIA, S?O PAULO, USP, 2001, V. 44 n? 1. RIBEIRO, Guilherme & D?ALC?NTARA, Daniel. Samba-jazz. S?o Paulo: Editora Souza Lima, 2008. RIDENTE, Marcelo. Artistas e intelectuais no Brasil p?s-1960. In Tempo Social, revista de sociologia da USP, v.17, n.1. 2004. Em Busca do Povo Brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000. RINK, Jhon. Sobre a performance. O ponto de vista da musicologia. Revista m?sica, v. 13, no 1, 2012,p. 32-60. Da Bossa nova ? tropic?lia. Rio de Janeiro. Zahar, 2001. Can??o popular no Brasil: a can??o critica. Rio de Janeiro. Civiliza??o brasileira, 2010. 131 RODRIGUES, Jo?o Carlos.JohnnyAlf: duas ou tr?s coisas que voc? n?o sabe. S?o Paulo: Imprensa Oficial do Estado de S?o Paulo, 2012. SADIE, Stanley (Ed.) Dicion?rio Grove de M?sica: edi??o concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1994. SANDRONI, Carlos. Adeus ? MPB. In Eisenberg, Jos? et al (Org.). Decantando a rep?blica: invent?rio hist?rico e pol?tico da can??o popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 23-35. . Feiti?o decente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. SARAIVA, Joana Martins. A inven??o do sambajazz: discursos sobre a cena musical de Copacabana no final dos anos de 1950 e in?cio dos anos de 1960. Disserta??o de Mestrado ? Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio de Janeiro, Departamento de Hist?ria. Rio de Janeiro. 2007 . Da influ?ncia do jazz e outras notas. In Emerson, Giumbelli et al (Org.). Leituras sobre m?sica popular: reflex?es sobre sonoridade e cultura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p.83-97. S?VE, Mario. O vocabul?rio do choro. Rio de Janeiro, Lumiar Editora: 1999. SODR?, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro, Ed. Mauad, 1998. SOUZA, T?rik de; ANDREATO, Elifas. Rostos e gostos da MPB. Porto Alegre: LP&M, 1979. SPIELMANN, Daniela. ?Tarde de Chuva?: A Contribui??o Interpretativa de Paulo Moura para o saxofone no samba-choro e na gafieira, a partir da d?cada de 70. 2008. Disserta??o (Mestrado em M?sica) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. TABORDA, Marcia. Viol?o e identidade nacional. Rio de Janeiro: Civiliza??o Brasileira, 2011. TAUBKIN, Benjamim. Viver de m?sica: di?logos com artistas brasileiros. S?o Paulo BEI comunica??o, 2011. TINHOR?O, Jos? R. Pequena hist?ria da m?sica popular: da modinha ao tropicalismo. 5? ed. S?o Paulo: Art, 1986. TINHOR?O, Jos? R. Pequena hist?ria da m?sica popular: da modinha ao tropicalismo. 5? ed. S?o Paulo: Art, 1986. TRAVASSOS, Elizabeth. Mandarins milagrosos: Arte e Etnografia em M?rio de Andrade e B?la Bart?k. Rio de Janeiro: Minist?rio da Cultura /Funarte/Jorge Zahar Editor, 1997. 132 VEIGA, Felipe Berocan. "O Ambiente Exige Respeito": etnografia urbana e mem?ria social da Gafieira Estudantina. Tese (Doutorado em Antropologia). Niter?i: PPGA-UFF, 2011. 2 vols. VELLOSO, Rafael Henrique. A Jazz Band Sul Americana. Trabalho apresentado no 13o congresso da IASPM em Roma ? It?lia, julho de 2005. Dispon?vel em http://www.rafaelvelloso.com.br/pdf/jazzband.pdf. Acesso em: 10/7/2012. VELOSO, Caetano. O Mundo n?o ? chato. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2005. . Verdade Tropical. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2002. VIANNA, Hermano. O Mist?rio do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar UFRJ, 2002. VIANNA, Luis Werneck. Os ?simples? e as classes cultas na MPB. In Eisenberg, Jos?et al (Org.). Decantando a rep?blica: invent?rio hist?rico e pol?tico da can??o popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 69-78. WISNIK,Jos? Miguel. Entre o erudito e o popular. Revista de Hist?ria, n. 157,2007, p.55- 72. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Hist?ria |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ci?ncias Humanas e Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/8/2018+-+Pedro+Larruba+Guerra.pdf.jpg http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/7/2018+-+Pedro+Larruba+Guerra.pdf.txt http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/6/2018+-+Pedro+Larruba+Guerra.pdf http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/2/license.txt http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/3/license.txt http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/4/license.txt http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/5/license.txt http://localhost:8080/tede/bitstream/jspui/5453/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10019d8aaec1dfe03ef062238c4c8f2b 52560a916bcaf92cd9d6b702633b35a2 67d7be8734c49673193cd5a04ac5e201 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1800313543749271552 |