Habilidades de pensamento na comunidade de investigação docente: narrativas de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adão, Grazielly Candida Sabadin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14524
Resumo: Esta pesquisa investiga, por meio da análise narrativa dialógica, as habilidades de pensamento de professores participantes de uma comunidade de investigação docente em uma escola pública do RJ, em Seropédica. Apoiou-se na proposta metodológica da Comunidade de Investigação de Matthew Lipman. O autor considera que o filosofar inquieta o indivíduo, fazendo-o sair de sua zona de conforto, sendo-lhe um incentivo intelectual. Lipman funda a proposta da comunidade para o desenvolvimento das habilidades dialógico-investigativas. Diálogos possibilitam a seus protagonistas a percepção de si e do outro, construindo e reconstruindo seu pensamento, aplicando-o à prática cotidiana. Este estudo é descritivo, de cunho qualitativo. Nos encontros da comunidade, foram coletadas narrativas com foco nas habilidades de pensamento dos professores do primeiro ciclo do ensino fundamental. Houve cinco encontros de duas horas de duração, os temas de debate foram às práticas e experiências docentes, priorizando: filosofia, psicologia, educação e infância. As principais ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram à gravação e o diário dos professores. Houve a transcrição dos encontros e o exame dos diários. A análise de dados teve por objetivos específicos: a) identificar o processo de produção de pensamento sobre o próprio pensamento de professores participantes de uma comunidade de investigação; b) investigar marcas narrativas docentes que apontam o habitus de ser e estar na docência; e c) verificar o processo de construção docente da consciência de ser professor. Como resultado da pesquisa foi possível observar que, por meio do diálogo, os docentes monitoraram e autorregularam seus processos cognitivos. Enfim, constatamos que a comunidade foi capaz de produzir pensamentos reflexivos, rigorosos, críticos, profundos, criativos, cuidadosos, contextualizados e autocorretivos a respeito da prática docente, pois o fazer filosófico implica o exame de como pensamos, e de como nos percebemos no mundo.
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Apoiou-se na proposta metodológica da Comunidade de Investigação de Matthew Lipman. O autor considera que o filosofar inquieta o indivíduo, fazendo-o sair de sua zona de conforto, sendo-lhe um incentivo intelectual. Lipman funda a proposta da comunidade para o desenvolvimento das habilidades dialógico-investigativas. Diálogos possibilitam a seus protagonistas a percepção de si e do outro, construindo e reconstruindo seu pensamento, aplicando-o à prática cotidiana. Este estudo é descritivo, de cunho qualitativo. Nos encontros da comunidade, foram coletadas narrativas com foco nas habilidades de pensamento dos professores do primeiro ciclo do ensino fundamental. Houve cinco encontros de duas horas de duração, os temas de debate foram às práticas e experiências docentes, priorizando: filosofia, psicologia, educação e infância. As principais ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram à gravação e o diário dos professores. Houve a transcrição dos encontros e o exame dos diários. A análise de dados teve por objetivos específicos: a) identificar o processo de produção de pensamento sobre o próprio pensamento de professores participantes de uma comunidade de investigação; b) investigar marcas narrativas docentes que apontam o habitus de ser e estar na docência; e c) verificar o processo de construção docente da consciência de ser professor. Como resultado da pesquisa foi possível observar que, por meio do diálogo, os docentes monitoraram e autorregularam seus processos cognitivos. Enfim, constatamos que a comunidade foi capaz de produzir pensamentos reflexivos, rigorosos, críticos, profundos, criativos, cuidadosos, contextualizados e autocorretivos a respeito da prática docente, pois o fazer filosófico implica o exame de como pensamos, e de como nos percebemos no mundo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research examines, using dialogical narrative analysis, the thinking skills of the members of a teacher-only community of inquiry at the public school in Seropédica, Rio de Janeiro. It was methodologically based on Matthew Lipman’s Community of Inquiry. This author considers that the philosophical knowledge arises curiosity amongst individuals; it is an intellectual boost that make people step out of their comfort zone. Lipman’s theories aim to develop both investigative and dialogical abilities. Dialogues provide the perception of the self and the other to their participants, building and rebuilding their thoughts, turning thinking into a daily activity. This paper presents a descriptive and qualitative research. From each Community of Inquiry meeting at the school, narratives have been collected, focusing on the thinking skills of the teachers from the primary school. There have been five meetings, each lasting for two hours, whose subjects were the teaching practise and experiences. Philosophical, psychological, educational and infancy-related themes were prioritised. All the meetings had been recorded, and the teachers had journals. Those recordings’s transcriptions and the texts’s examination were the main data sources for this study. The data analysis aimed to: a) identify the involved teachers’s metacognitive production process when they are attending a community of inquiry; b) examine the teaching narrative impressions which denote the professorial habitus; c) verify the teaching construction process on the teachers’s consciences. The research results show that the teachers, by means of dialogue, self-regulated and oversaw their cognitive process. Finally, this study also concluded that the members of this Community of Inquiry were able to develop reflective, critical, creative, empathetic and into-context thoughts about the teaching practise, because the philosophical attitude leads to an examination of our thoughts and of the perception of ourselves in the world.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de Educaçãoeducação para o pensarcomunidade de investigaçãopensar sobre o pensarthinking educationcommunity of inquirythinking about thinkingPsicologiaHabilidades de pensamento na comunidade de investigação docente: narrativas de professores.Thinking skills in a community ofinquiry: teachers’s narratives.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, S. F. C. de; PAULO, T. S. Formação de professores: desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento profissional: apontamentos para uma reflexão necessária. 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Adão, Grazielly Candida Sabadin
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description Esta pesquisa investiga, por meio da análise narrativa dialógica, as habilidades de pensamento de professores participantes de uma comunidade de investigação docente em uma escola pública do RJ, em Seropédica. Apoiou-se na proposta metodológica da Comunidade de Investigação de Matthew Lipman. O autor considera que o filosofar inquieta o indivíduo, fazendo-o sair de sua zona de conforto, sendo-lhe um incentivo intelectual. Lipman funda a proposta da comunidade para o desenvolvimento das habilidades dialógico-investigativas. Diálogos possibilitam a seus protagonistas a percepção de si e do outro, construindo e reconstruindo seu pensamento, aplicando-o à prática cotidiana. Este estudo é descritivo, de cunho qualitativo. Nos encontros da comunidade, foram coletadas narrativas com foco nas habilidades de pensamento dos professores do primeiro ciclo do ensino fundamental. Houve cinco encontros de duas horas de duração, os temas de debate foram às práticas e experiências docentes, priorizando: filosofia, psicologia, educação e infância. As principais ferramentas utilizadas para a coleta de dados foram à gravação e o diário dos professores. Houve a transcrição dos encontros e o exame dos diários. A análise de dados teve por objetivos específicos: a) identificar o processo de produção de pensamento sobre o próprio pensamento de professores participantes de uma comunidade de investigação; b) investigar marcas narrativas docentes que apontam o habitus de ser e estar na docência; e c) verificar o processo de construção docente da consciência de ser professor. Como resultado da pesquisa foi possível observar que, por meio do diálogo, os docentes monitoraram e autorregularam seus processos cognitivos. Enfim, constatamos que a comunidade foi capaz de produzir pensamentos reflexivos, rigorosos, críticos, profundos, criativos, cuidadosos, contextualizados e autocorretivos a respeito da prática docente, pois o fazer filosófico implica o exame de como pensamos, e de como nos percebemos no mundo.
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