O Programa Mais Educação e seus entrelaces com a Educação Integral: desafios e perspectivas para as escolas do município de Nova Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Luiza Pedra Climaco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13139
Resumo: O crescente debate em torno das urgências populares e a busca por uma educação que se qualifique, potencializando a vida e a sociedade, no mundo contemporâneo, tem ressoado nas políticas públicas educacionais. As contribuições para que outras formas de educação sejam elaboradas nas escolas, na perspectiva de recriá-las com arte, acolhendo as diferenças, incentivando igualdades democráticas e intensificando os movimentos de autonomia, surgem como uma tendência em busca de afirmação, tendo, contudo que enfrentar com rigor, o modelo de educação em vigência. É no bojo desses empenhos e tentativas, que não estão isentos de contradições e ambivalências, que procuramos pesquisar o Programa Mais Educação, atentando para as modalidades de ampliação da jornada escolar, que através deste vem se processando nas escolas públicas. As propostas de educação em tempo integral vêm se expandindo, como uma alternativa para promoção da inclusão social, no município de Nova Iguaçu - Estado do Rio de Janeiro. No entanto, verifica-se que a implantação do Programa, não tomou com apreço, a participação dos professores e as condições adversas que as escolas públicas são submetidas. O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, ancorada na análise dos documentos oficiais que tratam da implantação do Programa Mais Educação, bem como na revisão da literatura específica e nas observações do cotidiano escolar. Assim, a presente pesquisa, analisa a trajetória da Educação Integral no município de Nova Iguaçu, suscitando a reflexão sobre as experiências que estão sendo construídas no âmbito do horário integral, na perspectiva de contribuir para ampliação e (re)significação dos espaços de aprendizagem, tendo em vista a criação incessante de políticas educacionais, em que a educação possa se realizar cada vez mais viva e integralmente.
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As contribuições para que outras formas de educação sejam elaboradas nas escolas, na perspectiva de recriá-las com arte, acolhendo as diferenças, incentivando igualdades democráticas e intensificando os movimentos de autonomia, surgem como uma tendência em busca de afirmação, tendo, contudo que enfrentar com rigor, o modelo de educação em vigência. É no bojo desses empenhos e tentativas, que não estão isentos de contradições e ambivalências, que procuramos pesquisar o Programa Mais Educação, atentando para as modalidades de ampliação da jornada escolar, que através deste vem se processando nas escolas públicas. As propostas de educação em tempo integral vêm se expandindo, como uma alternativa para promoção da inclusão social, no município de Nova Iguaçu - Estado do Rio de Janeiro. No entanto, verifica-se que a implantação do Programa, não tomou com apreço, a participação dos professores e as condições adversas que as escolas públicas são submetidas. O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, ancorada na análise dos documentos oficiais que tratam da implantação do Programa Mais Educação, bem como na revisão da literatura específica e nas observações do cotidiano escolar. Assim, a presente pesquisa, analisa a trajetória da Educação Integral no município de Nova Iguaçu, suscitando a reflexão sobre as experiências que estão sendo construídas no âmbito do horário integral, na perspectiva de contribuir para ampliação e (re)significação dos espaços de aprendizagem, tendo em vista a criação incessante de políticas educacionais, em que a educação possa se realizar cada vez mais viva e integralmente.The growing debate about popular urgencies and the pursuit for an education that qualifies itself, empowering life and society, in the contemporary world, has surely resonated in public educational policies. As a result, other forms of education have been emerging as an effort of recreating schools as art, welcoming diversity and encouraging equality democracies and intensifying autonomy democratic movements, in an attempt to place itself in this context despite having to face the current education model. In this educational scenarium, which involves a number of efforts and attempts, contradictions and ambivalences, this study aims at investigating the “Much Education” Program, focusing on the expansion of the public school schedules. Proposals for full-time education are expanding through the “Much Education” Program as an alternative to consolidate public inclusion policies in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. However, it can be said that, in practice, the program implementation have not taken into consideration teachers participation and the adverse conditions in which public schools are inserted. This study is a qualitative research, based on the analysis of official documents about the implementation of the Program, as well as on the specific literature review and observation of everyday school life. Thus, the aim of this research is to analyze the trajectory of Full Time Education in Nova Iguaçu, promoting a reflection on the experiences that are being built in the research context, in an attempt to contribute and (re)significate the learning spaces, due to necessity of the creation of new educational policies in which education can be alive and full.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuPrograma Mais EducaçãoEducação IntegralHorário IntegralMore Education ProgramFull-time EducationIntegral ScheduleEducaçãoO Programa Mais Educação e seus entrelaces com a Educação Integral: desafios e perspectivas para as escolas do município de Nova IguaçuThe “Programa Mais Educação” and its interweaving with a Comprehensive Education: challenges and prospects in local schools of New Iguaçu.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALTMANN, Helena. 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description O crescente debate em torno das urgências populares e a busca por uma educação que se qualifique, potencializando a vida e a sociedade, no mundo contemporâneo, tem ressoado nas políticas públicas educacionais. As contribuições para que outras formas de educação sejam elaboradas nas escolas, na perspectiva de recriá-las com arte, acolhendo as diferenças, incentivando igualdades democráticas e intensificando os movimentos de autonomia, surgem como uma tendência em busca de afirmação, tendo, contudo que enfrentar com rigor, o modelo de educação em vigência. É no bojo desses empenhos e tentativas, que não estão isentos de contradições e ambivalências, que procuramos pesquisar o Programa Mais Educação, atentando para as modalidades de ampliação da jornada escolar, que através deste vem se processando nas escolas públicas. As propostas de educação em tempo integral vêm se expandindo, como uma alternativa para promoção da inclusão social, no município de Nova Iguaçu - Estado do Rio de Janeiro. No entanto, verifica-se que a implantação do Programa, não tomou com apreço, a participação dos professores e as condições adversas que as escolas públicas são submetidas. O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, ancorada na análise dos documentos oficiais que tratam da implantação do Programa Mais Educação, bem como na revisão da literatura específica e nas observações do cotidiano escolar. Assim, a presente pesquisa, analisa a trajetória da Educação Integral no município de Nova Iguaçu, suscitando a reflexão sobre as experiências que estão sendo construídas no âmbito do horário integral, na perspectiva de contribuir para ampliação e (re)significação dos espaços de aprendizagem, tendo em vista a criação incessante de políticas educacionais, em que a educação possa se realizar cada vez mais viva e integralmente.
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