Ativismo conservador e educação: relações entre campo político, campo religioso e campo educacional em uma escola de periferia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Camila Tavares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13136
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral investigar as relações entre campo político, campo religioso e campo educacional a partir das formulações de Pierre Bourdieu. Nosso trabalho veio a se constituir na análise de um estudo de caso em uma escola pública de um município da periferia fluminense. Trabalhamos com uma “abordagem etnográfica”, considerando a escola como um pequeno fragmento do campo educacional no qual estariam incidindo efeitos de ações políticos/religiosas. Foram de fato observadas ações “evangélicas” intencionais relacionadas ao exercício da função docente, que incidem sobre os estudantes, com práticas de vigilância moral e efeitos concretos sobre os padrões comportamentais de espectros religiosos de conformação dos costumes reproduzidos e reafirmados no ambiente escolar. Estando essas ações de fundo “evangélico” relacionadas a reprodução da condição de classe e inserção mais favorável no campo econômico, uma vez que estão diretamente relacionadas ao modo de ingresso no serviço público da maior parte dos funcionários da escola, ocorridos através das ações de clientelismo político por parte de um grupo de uma oligarquia conservadora local, que desde 1960 domina o município, porém adequando-se a novos formatos do agir clientelístico, na qual a “reafirmação de identidades e princípios religiosos” se tornou uma garantia de permanência de vínculos empregatícios mediante construção de clientela política local.
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Nosso trabalho veio a se constituir na análise de um estudo de caso em uma escola pública de um município da periferia fluminense. Trabalhamos com uma “abordagem etnográfica”, considerando a escola como um pequeno fragmento do campo educacional no qual estariam incidindo efeitos de ações políticos/religiosas. Foram de fato observadas ações “evangélicas” intencionais relacionadas ao exercício da função docente, que incidem sobre os estudantes, com práticas de vigilância moral e efeitos concretos sobre os padrões comportamentais de espectros religiosos de conformação dos costumes reproduzidos e reafirmados no ambiente escolar. Estando essas ações de fundo “evangélico” relacionadas a reprodução da condição de classe e inserção mais favorável no campo econômico, uma vez que estão diretamente relacionadas ao modo de ingresso no serviço público da maior parte dos funcionários da escola, ocorridos através das ações de clientelismo político por parte de um grupo de uma oligarquia conservadora local, que desde 1960 domina o município, porém adequando-se a novos formatos do agir clientelístico, na qual a “reafirmação de identidades e princípios religiosos” se tornou uma garantia de permanência de vínculos empregatícios mediante construção de clientela política local.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe general objective of the research was to investigate the relations between the political field, the religious field and the educational field based on Pierre Bourdieu's formulations. Our work came to be the analysis of a case study in a public school in a city on the outskirts of Rio de Janeiro. We work with an “ethnographic approach”, considering the school as a small fragment of the educational field in which the effects of political/religious actions would be affecting. In fact, intentional “evangelical” actions related to the exercise of the teaching function were observed, which affect students, with practices of moral surveillance and concrete effects on the behavioral patterns of religious spectrums of conformation of the reproduced and reaffirmed customs within the school environment. Being these actions of “evangelical” background are related to the reproduction of the class condition and more favorable insertion in the economic field, since it is directly related to the way most school employees enter through the actions of political patronage, a group of a local conservative oligarchy that has dominated the city since 1960, but adapting itself to new formats of clientelistic behavior, in which the “reaffirmation of identities and religious principles” became a guarantee of permanence of employment ties through the construction of local political clientele.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoCampo religiosoCampo educacionalNeopentecostalismoReligious fieldeducational fieldNeo-PentecostalismEducaçãoAtivismo conservador e educação: relações entre campo político, campo religioso e campo educacional em uma escola de periferiaConservative activism and education: relations between political field, religious field and educational field in a school in the peripheryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALBUQUERQUE, E. A. A. Beija-Flor de Nilópolis e Nilópolis da Beija-Flor: mecanismos de uma construção identitária e de poder na Baixada Fluminense. Revista Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 14, nº 2, pág. 162-181, julho-dezembro, 2018. ALBUQUERQUE, E. A. A. O samba e a cidade: uma análise sociopolítica no município de Nilópolis-rj. CaderNAU-Cadernos do Núcleo de Análises Urbanas, v. 7, nº 1, p. 130-148, 2014, ALVES, J. C. S. Dos Barões ao Extermínio: Uma História da Violência na Baixada Fluminense. Duque da Caxias, RJ: APPH-CLIO, 2003. Alves, J. E. D. et alters. A transição religiosa brasileira e o processo de difusão das filiações evangélicas no Rio de Janeiro. Revista Horizonte. Dossiê: Religião e Demografia, v. 36, nº 12, p. 1055-1085, 2014. Disponível em http://dx.doi.org/10.5752/P.2175- 5841.2014v12n36p1055. Acesso em 13 de setembro de 2019. BEZERRA, L. A. A Família Beija-Flor. 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