A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sandra Regina Araujo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11492
Resumo: Essa dissertação tem por objetivo principal pesquisar a recepção do Pan-Africanismo no Brasil pelos intelectuais do movimento social negro e da imprensa negra, suas contribuições para o pensamento social no Brasil, além de investigar os intelectuais da imprensa negra brasileira paulista da década de 20 a 30, que permitiram promover um diálogo entre o Pensamento Pan-Africano e a realidade nacional brasileira (que possui um discurso de negação do racismo, apesar deste encontrar-se estruturalmente arraigado em nossa sociedade). O movimento fundado pelo Pan-Africanismo gerou debates entre continentes e intelectuais das mais diversas áreas de atuação profissional, desde os espaços culturais ao político. Os intelectuais negros produziram um conhecimento a partir da África e da periferia para compreender e explicar o poder que o processo escravista e colonizador provocou sobre as populações subjugadas. No Brasil, o movimento Pan-Africanista foi divulgado pelos intelectuais da imprensa negra após articulações entre jornalistas da imprensa negra dos EUA com a o Brasil. Estes intelectuais, que atuavam nos EUA, enxergavam no Brasil uma suposta igualdade de interação racial que lhes interessavam investigar. Porém, no Brasil, eram tomados por recepções carregadas de racismo, o que denunciava como falsa a dita igualdade racial. Apesar disto, a imprensa negra em nosso país teve um papel difusor da luta contra o racismo. Nesse sentido, foi consultado o jornal O Clarim d’Alvorada, e na pessoa de José Correia Leite, em busca de compreensão acerca da recepção do Pensamento Pan-Africano. Mais precisamente na coluna O Mundo Negro, onde justamente os textos implicavam no diálogo entre o Pan-Africanismo e a questão racial brasileira, e muitas vezes consistiu exatamente na tradução dos artigos de Marcus Garvey. O discurso em torno da existência de igualdade racial mascarava o conflito, que nunca deixou de ser um problema político/social e nem um objeto de interesse sociológico. O que comprovava isso, era a situação do negro nas primeiras décadas do século XX. Após as primeiras décadas de abolição da escravatura, a situação do negro ainda era de miséria e de grande exclusão social, com os negros destinados à marginalidade, em empregos subalternos, sem acesso à educação e vivendo em condições paupérrimas
id UFRRJ-1_6aceda1f3bc9013e7d17df266d9854b7
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/11492
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Almeida, Sandra Regina Araujo dePerruso, Marco Antonio008.837.567-65http://lattes.cnpq.br/3639998450131320Perruso, Marco Antonio008.837.567-65http://lattes.cnpq.br/3639998450131320Pereira, Luena Nascimento Nuneshttp://lattes.cnpq.br/6004516715704075Pereira, Amilcar Araujohttps://orcid.org/0000-0001-7781-6882http://lattes.cnpq.br/6346712809070450029.443.377-50http://lattes.cnpq.br/81317961977529012023-12-22T01:53:08Z2023-12-22T01:53:08Z2019-05-27ALMEIDA, Sandra Regina Araujo de. A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11492Essa dissertação tem por objetivo principal pesquisar a recepção do Pan-Africanismo no Brasil pelos intelectuais do movimento social negro e da imprensa negra, suas contribuições para o pensamento social no Brasil, além de investigar os intelectuais da imprensa negra brasileira paulista da década de 20 a 30, que permitiram promover um diálogo entre o Pensamento Pan-Africano e a realidade nacional brasileira (que possui um discurso de negação do racismo, apesar deste encontrar-se estruturalmente arraigado em nossa sociedade). O movimento fundado pelo Pan-Africanismo gerou debates entre continentes e intelectuais das mais diversas áreas de atuação profissional, desde os espaços culturais ao político. Os intelectuais negros produziram um conhecimento a partir da África e da periferia para compreender e explicar o poder que o processo escravista e colonizador provocou sobre as populações subjugadas. No Brasil, o movimento Pan-Africanista foi divulgado pelos intelectuais da imprensa negra após articulações entre jornalistas da imprensa negra dos EUA com a o Brasil. Estes intelectuais, que atuavam nos EUA, enxergavam no Brasil uma suposta igualdade de interação racial que lhes interessavam investigar. Porém, no Brasil, eram tomados por recepções carregadas de racismo, o que denunciava como falsa a dita igualdade racial. Apesar disto, a imprensa negra em nosso país teve um papel difusor da luta contra o racismo. Nesse sentido, foi consultado o jornal O Clarim d’Alvorada, e na pessoa de José Correia Leite, em busca de compreensão acerca da recepção do Pensamento Pan-Africano. Mais precisamente na coluna O Mundo Negro, onde justamente os textos implicavam no diálogo entre o Pan-Africanismo e a questão racial brasileira, e muitas vezes consistiu exatamente na tradução dos artigos de Marcus Garvey. O discurso em torno da existência de igualdade racial mascarava o conflito, que nunca deixou de ser um problema político/social e nem um objeto de interesse sociológico. O que comprovava isso, era a situação do negro nas primeiras décadas do século XX. Após as primeiras décadas de abolição da escravatura, a situação do negro ainda era de miséria e de grande exclusão social, com os negros destinados à marginalidade, em empregos subalternos, sem acesso à educação e vivendo em condições paupérrimasCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation aims to investigate the reception of Pan-Africanism in Brazil by the intellectuals of the black social movement and the black press, their contributions to social thought in Brazil, and to investigate the intellectuals of the Brazilian black press from the 1920s to 30, which allowed the promotion of a dialogue between Pan-African Thinking and the Brazilian national reality (which has a discourse of denial of racism, although this is structurally rooted in our society). The movement founded by Pan-Africanism generated debates between continents and intellectuals from the most diverse areas of professional activity, from cultural to political spaces. Black intellectuals produced knowledge from Africa and the periphery to understand and explain the power that the enslaving and colonizing process has engendered over subjugated populations. In Brazil, the Pan-Africanist movement was spread by intellectuals of the black press after articulations between journalists of the black press of the USA and Brazil. These intellectuals, who worked in the United States, saw in Brazil a supposed equality of racial interaction that they were interested in investigating. But in Brazil, they were taken by receptions loaded with racism, which denounced as false the said racial equality. Despite this, the black press in our country had a diffusing role in the fight against racism. In this sense the newspaper O Clarim d'Alvorada was consulted, and in the person of José Correia Leite, in search of understanding about the reception of Pan-African Thinking. More precisely, in the column "The Black World", where precisely the texts implied the dialogue between Pan-Africanism and the Brazilian racial question, and often consisted exactly in the translation of Marcus Garvey's articles. Discourse around the existence of racial equality masked the conflict, which never ceased to be a political / social problem or an object of sociological interest. What proved this was the situation of the Negro in the first decades of the twentieth century. After the first decades of the abolition of slavery, the situation of the Negro was still of misery and of great social exclusion, with blacks destined for marginality, in subaltern jobs, without access to education and living in poor conditionsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisPan-africanismoPensamento social brasileiroMovimento negroimprensa negraPan-africanismBrazilian social thoughtBlack movementBlack pressCiências SociaisA recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvoradaThe reception of pan-africanist thinking in Brazil: o mundo negro column in o clarim d'alvorada.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Sandra Regina Araújo, (2016), Educação Popular: entre a emancipação e a cidadania, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ ALTHUSSER, Louis, (1983), Aparelhos Ideológicos de Estado, Ed. Graal - Rio de Janeiro. AMBRÓSIO, Gabriel e DIÉMÉ, Kassoum, Cheikh Anta Diop e a produção do conhecimento. Pag. 75 - 109 ANDREWS, George Reid, (1997), Democracia racial brasileira 1900-1990: um contraponto americano, Estudos Avançados 11(30) Scielo, São Paulo. APPIAH, K. Anthony, (1994), Identity, Authenticity, Survival: Multicultural Societes and Social Reproduction, In; TAYLOR, Charles, Multiculturalism: Examining the politics of recognition, publicação Princeton University Press. ARAÚJO, Marcia Luiza Pires, (2013), A escolarização de crianças negras paulistas (1920-1940), Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo. ARROYO, Miguel, (2012) Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Ed. Saraiva – São Paulo. BALEEIRO, Eliomar (2012), Constituições Brasileiras VOL. II 1891, 3ª edição, Senado Federal, Secretaria de Editoração e Publicações Brasília. BARBOSA, Muryatan Santana, (2015), Pan-africanismo: unidade e diversidade de um ideal na Présence Africaine (1956-6), XVIII Simpósio Nacional de História, Lugares dos historiadores: velho e novos desafios, Florianópolis-SC. BARROS, Roque Spencer Maciel de, (1960), Diretrizes e bases da educação nacional. Ed. Pioneira – São Paulo. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci e KOSSOY, Boris (org.) (2003), A imprensa confiscada pelo DEOPS 1924-1954, Ateliê Editorial, São Paulo. DEVÉS-VALDÉS, Eduardo, (2008), O Pensamento Africano Sul-Saariano: Conexões e paralelos com o pensamento Latino-Americano e o Asiático, CLASCO e Educam - São Paulo. 93 DOMINGUES, Petrônio, (2007), Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos, Tempo, Vol. 12, núm. 23, pp.100-122, UFF, Niterói-RJ. DOMINGUES, Petrônio, (2017), O “Moisés dos Pretos”: Marcus Garvey no Brasil, Revista Novos Estudos, V36.03, p.129-150 CEBRAP, nov, São Paulo. DAVID, Eltis & RICHARDSON, David, (2010), Atlas do comércio transatlântico de escravos, publicado pela Universidade de Yale, New Raven, Connecticut. ENGELS, Friedrich, e MARX, Karl, (2007), Manifesto Comunista, Ed. Boitempo - São Paulo. FAGUNDES, Anamaria de Souza, (2006), Imprensa e movimentos sociais: considerações antropológicas, Programa Nacional de Apoio a Pesquisa - MinC FANON. Franz, (1983), Pele negra, máscaras brancas. Ed. Fator -Rio de Janeiro. FELIX, João Batista de Jesus, (2009), As primeiras formas de lutas contra o racismo no Brasil republicano, Revista Templo da Ciência (16) 32:67-80, 2º semestre, UFT, Tocantins. FERREIRA, Maria Cláudia Cardoso, (2011), Pelo interesse dos Homens Pretos, Noticioso, literário e de Combate. O jornal O Clarim d’Alvorada no pós abolição (1924-1932), Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, julho, São Paulo. FRANCISCO, Dalmir, (1997), Negro, etnia, cultura e democracia, In: Negro brasileiro Negro, (org.) Joel Rufino dos Santos, Revista do Patrimônio; Histórico e Artístico Nacional, Ministério da Cultura, Nª 25. FRANCISCO, Flávio Thales Ribeiro, (2014), A redenção da raça negra em uma perspectiva internacional: discursos do Garveysmo no jornal O Clarim da Alvorada, Faces da História, V.1 Nº1 p.89-105, jan-jul, Assis-SP. FRANCISCO, Flávio Thales Ribeiro, (2017), Um novo abolicionismo para a ascensão na nação da Mãe Preta: Discursos sobre a fraternidade racial no jornal O Clarim da Alvorada (1924-1932), Revista Antíteses, V.10, Nº 19, p. 376-396, jan/jul, Londrina-Parana. FRASER, Nancy, (2007), Reconhecimento sem ética? In; MATTOS, Patrícia e SOUZA, Jessé, (Org.), Teoria da crítica no século XXI, Ed. Annablume - São Paulo. 94 GADOTTI, Moacir, e ROMÃO, José Eustáquio, (2012) Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes, Ed. e Liv. Instituto Paulo Freire, São Paulo. GILROY, Paul, (2001), O Atlântico Negro: Modernidade e dupla consciência, UCAM/CEAA, Editora 34, São Paulo. GOMES, Nilma Lino, (2012, Relações étnico-Raciais, educação e descolonização dos currículos; In Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1 98-109, Jan/abril - UFMG GOMES, Arilson dos Santos, (2009), O Primeiro Congresso Nacional do Negro e a sua importância para a integração social dos negros brasileiros e a ascensão material da Sociedade Floresta Aurora, Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, ano I – Número I – junho de 2009 - RS GUIMARÃES Antônio Sérgio Alfredo, (2008), A recepção de Fanon no Brasil e a identidade negra, Revista Novos Estudos /CEBRAP, V-81, julho, São Paulo. HABERMAS, Jürgen, (1994), Struggles for Recognition in Democratic Constitucional State, In: TAYLOR, Charles, Multiculturalism: Examining the politics of recognition, Princeton University Press – Canada. HALL, Stuart, (2003), Da diáspora: identidades e mediações culturais, (org.) Liv. Sovik, UNESCO/UFMG - Belo Horizonte MG. HONNETH, Axel, (2007), Reconhecimento ou redistribuição? A mudança de perspectiva na ordem moral da sociedade, In; MATTOS, Patrícia e SOUZA, Jessé, (Org.), Teoria da crítica no século XXI, Ed. Annablume - São Paulo. LEITE, Jose Correia, e CUTI, (1992), ...E disse o velho militante José Correia Leite, Secretaria Municipal de Cultura, Coordenadoria Especial do Negro, São Paulo. MACEDO, José Rivair, (2016), O Pensamento Africano no Século XX, outras expressões - São Paulo. MARTINELLI, Marisa e FIQUEIREDO, Armando, (1977), telejornal documentário O negro da senzala ao soul, TV Cultura, São Paulo MARX, Karl, (2005), Crítica da filosofia do direito de Hegel, Ed. Boitempo, São Paulo. 95 MATTOS, Patrícia, (2007). O reconhecimento social e sua refundação filosófica em Charles Taylor, In; MATTOS, Patrícia e SOUZA, Jessé, (Org.), Teoria da crítica no século XXI, Ed. Annablume - São Paulo. MIGNOLO, Walter, e PINTO, Júlio R. Souza, (2015), A modernidade é de fato universal? Reemergência, desocidentalização e opção colonial, Civitas Revista de Ciências Sociais, v. 15, n. 3, p. 381-402, jul/set.–Porto Alegre-RS NASCIMENTO, Elisa Larkin (2009), Afrocentricidade; uma abordagem epistemológica inovadora (org.) Sankofa VOL 4, Selo Negro, São Paulo. NASCIMENTO, Elisa Larkin, (2008), A Matriz Africana no Mundo (org.), Sankofa VOL 4, Selo Negro, São Paulo. NASCIMENTO, Elisa Larkin, (1981), Pan-Africanismo na América do Sul; emergência de uma rebelião negra, Ed. Vozes, São Paulo. NKOSI, Deivison, (2017), Entrevista com Abdias do Nascimento – Brasil de Fato, - Educação e africanidade, Grupo Kilombagem, https://kamugere.wordpress.com/tag/pan-africanismo/ Publicado por Deivison Nkosi - São Paulo. PAIM, Márcio, (2014), Pan-africanismo: tendências políticas, Nkrumah e a crítica do livro Na Casa De Meu Pai, Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana Ano VII, NºXIII, julho – São Paulo. PAULA, Benjamin Xavier, (2013), Os estudos Africanos no contexto das diásporas, Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 1 – jan. /jul. UFVJM- Teófilo Otoni-MG. PEREIRA, Amauri Mendes, (2008), Trajetória e Perspectiva do Movimento Negro Brasileiro, Ed. Nandyala, Belo Horizonte - MG. PEREIRA, Amilcar Araújo, (2013),O mundo negro; Relações raciais e a constituição do Movimento Negro contemporâneo no Brasil, Ed. Pallas/FAPERJ - Rio de Janeiro. PEREIRA, José Maria Nunes, (2008), Os estudos africanos na américa latina: um estudo de caso. O Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA), In; Los Estudios Afro americanos y 96 Africanos em América Latina herencia, presencia y visiones del outro. CLACSO – Buenos Aires. PEREIRA, Luena Nunes, (2008),O ensino e a pesquisa sobre África no Brasil e a LEI 10.639, In; Los Estudios Afro americanos y Africanos em América Latina herencia, presencia y visiones del outro. CLACSO – Buenos Aires. PERRUSO, Marco Antonio, (2016). Educação popular, pensamento social e classes populares no Brasil, Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política Volume 7, Número 2. UENF – Rio de Janeiro. PRADO, Maria Lígia Coelho, (2018), Projetos Nacionais de Universidades e Ditaduras no Brasil e Argentina, In; Educação e Regimes ditatoriais: 50 anos do Golpe Militar no Brasil, (org.) SASS, Odair, JÚNIOR, Carlos A. G., MARTINEZ, Domenica, Ciampi, Helenice, RODRIGUES, Leda M. O. e ZAMPRONHA, Maria A. G., J.M. Editora e Comercial LDTA. SP RIOS, Flávia Mateus, (2009) Movimento negro brasileiro nas Ciências Sociais (1950-2000), Sociedade e Cultura, V. 12, n. 2, p. 263-274, jul./dez. Revista UFG, Goiânia-GO. ROLIM, Gustavo Koszeniwski, A Revolução e a cultura no pensamento de Franz Fanon e Amílcar Cabral. Pag. 167 a 198 ROSA, Isabel Cristina Clavelin, (2014) Imprensa Negra: descobertas para o jornalismo brasileiro, DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p555-568 Universidade Católica de Brasília SANTOS, Renan Rosa, (2018), O Brasil que a raça negra, gratuitamente desbravou, povoou e enriqueceu – o debate sobre raça nas páginas do O Clarim d’Alvorada, UNIFESP, Guarulhos-São Paulo. SHERER, Mathias Inácio, Kwame Nkrumah, o neocolonialismo e o pan-africanismo. Pag. 143 a 166 SILVA, Mário Augusto Medeiros, (2013), Franz Fanon e o ativismo político-cultural negro no Brasil: 1960/1980, Est. Hist., vol. 26, nº 52, p. 369-390, julho-dezembro - Rio de Janeiro. TAVARES, Fernando Jorge Pina, (2015) Pan-Africanismo e educação das relações étnico-raciais. Contributo para a constituição de uma filosofia da educação sul-sul, Universidade de Santiago - Cabo Verde, Revista Eletrônica Itinerários de Filosofia da Educação. TAYLOR, Charles, (1994), The Politics of Recognition, In; TAYLOR, Multiculturalism: Examining the politics of recognition, Princeton University Press – Canada. VILLEN, Patrícia. (2013), Amílcar Cabral e a crítica ao colonialismo, Ed. Expressão Popular, São Paulo.https://tede.ufrrj.br/retrieve/70358/2019%20-%20Sandra%20Regina%20Ara%c3%bajo%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5893Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-08-17T12:43:21Z No. of bitstreams: 1 2019 - Sandra Regina Araújo de Almeida.pdf: 1937492 bytes, checksum: b5db6e4f2d8d2edb1af4145cb582e5a8 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-17T12:43:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Sandra Regina Araújo de Almeida.pdf: 1937492 bytes, checksum: b5db6e4f2d8d2edb1af4145cb582e5a8 (MD5) Previous issue date: 2019-05-27info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2019 - Sandra Regina Araújo de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2090https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11492/1/2019%20-%20Sandra%20Regina%20Ara%c3%bajo%20de%20Almeida.pdf.jpgf9d025ae013cfd7489c603a569045b34MD51TEXT2019 - Sandra Regina Araújo de Almeida.pdf.txtExtracted Texttext/plain250100https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11492/2/2019%20-%20Sandra%20Regina%20Ara%c3%bajo%20de%20Almeida.pdf.txtb285f5d8852b151ce26de5d7aa11f458MD52ORIGINAL2019 - Sandra Regina Araújo de Almeida.pdf2019 - Sandra Regina Araújo de Almeidaapplication/pdf1937492https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11492/3/2019%20-%20Sandra%20Regina%20Ara%c3%bajo%20de%20Almeida.pdfb5db6e4f2d8d2edb1af4145cb582e5a8MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11492/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/114922023-12-21 22:53:09.026oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T01:53:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The reception of pan-africanist thinking in Brazil: o mundo negro column in o clarim d'alvorada.
title A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada
spellingShingle A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada
Almeida, Sandra Regina Araujo de
Pan-africanismo
Pensamento social brasileiro
Movimento negro
imprensa negra
Pan-africanism
Brazilian social thought
Black movement
Black press
Ciências Sociais
title_short A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada
title_full A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada
title_fullStr A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada
title_full_unstemmed A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada
title_sort A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada
author Almeida, Sandra Regina Araujo de
author_facet Almeida, Sandra Regina Araujo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sandra Regina Araujo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perruso, Marco Antonio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 008.837.567-65
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3639998450131320
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Perruso, Marco Antonio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 008.837.567-65
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3639998450131320
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pereira, Luena Nascimento Nunes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6004516715704075
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pereira, Amilcar Araujo
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7781-6882
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6346712809070450
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 029.443.377-50
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8131796197752901
contributor_str_mv Perruso, Marco Antonio
Perruso, Marco Antonio
Pereira, Luena Nascimento Nunes
Pereira, Amilcar Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Pan-africanismo
Pensamento social brasileiro
Movimento negro
imprensa negra
topic Pan-africanismo
Pensamento social brasileiro
Movimento negro
imprensa negra
Pan-africanism
Brazilian social thought
Black movement
Black press
Ciências Sociais
dc.subject.eng.fl_str_mv Pan-africanism
Brazilian social thought
Black movement
Black press
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais
description Essa dissertação tem por objetivo principal pesquisar a recepção do Pan-Africanismo no Brasil pelos intelectuais do movimento social negro e da imprensa negra, suas contribuições para o pensamento social no Brasil, além de investigar os intelectuais da imprensa negra brasileira paulista da década de 20 a 30, que permitiram promover um diálogo entre o Pensamento Pan-Africano e a realidade nacional brasileira (que possui um discurso de negação do racismo, apesar deste encontrar-se estruturalmente arraigado em nossa sociedade). O movimento fundado pelo Pan-Africanismo gerou debates entre continentes e intelectuais das mais diversas áreas de atuação profissional, desde os espaços culturais ao político. Os intelectuais negros produziram um conhecimento a partir da África e da periferia para compreender e explicar o poder que o processo escravista e colonizador provocou sobre as populações subjugadas. No Brasil, o movimento Pan-Africanista foi divulgado pelos intelectuais da imprensa negra após articulações entre jornalistas da imprensa negra dos EUA com a o Brasil. Estes intelectuais, que atuavam nos EUA, enxergavam no Brasil uma suposta igualdade de interação racial que lhes interessavam investigar. Porém, no Brasil, eram tomados por recepções carregadas de racismo, o que denunciava como falsa a dita igualdade racial. Apesar disto, a imprensa negra em nosso país teve um papel difusor da luta contra o racismo. Nesse sentido, foi consultado o jornal O Clarim d’Alvorada, e na pessoa de José Correia Leite, em busca de compreensão acerca da recepção do Pensamento Pan-Africano. Mais precisamente na coluna O Mundo Negro, onde justamente os textos implicavam no diálogo entre o Pan-Africanismo e a questão racial brasileira, e muitas vezes consistiu exatamente na tradução dos artigos de Marcus Garvey. O discurso em torno da existência de igualdade racial mascarava o conflito, que nunca deixou de ser um problema político/social e nem um objeto de interesse sociológico. O que comprovava isso, era a situação do negro nas primeiras décadas do século XX. Após as primeiras décadas de abolição da escravatura, a situação do negro ainda era de miséria e de grande exclusão social, com os negros destinados à marginalidade, em empregos subalternos, sem acesso à educação e vivendo em condições paupérrimas
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T01:53:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T01:53:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Sandra Regina Araujo de. A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11492
identifier_str_mv ALMEIDA, Sandra Regina Araujo de. A recepção do pensamento pan-africanista no Brasil: a coluna o mundo negro em o clarim d’alvorada. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ALMEIDA, Sandra Regina Araújo, (2016), Educação Popular: entre a emancipação e a cidadania, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ ALTHUSSER, Louis, (1983), Aparelhos Ideológicos de Estado, Ed. Graal - Rio de Janeiro. AMBRÓSIO, Gabriel e DIÉMÉ, Kassoum, Cheikh Anta Diop e a produção do conhecimento. Pag. 75 - 109 ANDREWS, George Reid, (1997), Democracia racial brasileira 1900-1990: um contraponto americano, Estudos Avançados 11(30) Scielo, São Paulo. APPIAH, K. Anthony, (1994), Identity, Authenticity, Survival: Multicultural Societes and Social Reproduction, In; TAYLOR, Charles, Multiculturalism: Examining the politics of recognition, publicação Princeton University Press. ARAÚJO, Marcia Luiza Pires, (2013), A escolarização de crianças negras paulistas (1920-1940), Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo. ARROYO, Miguel, (2012) Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Ed. Saraiva – São Paulo. BALEEIRO, Eliomar (2012), Constituições Brasileiras VOL. II 1891, 3ª edição, Senado Federal, Secretaria de Editoração e Publicações Brasília. BARBOSA, Muryatan Santana, (2015), Pan-africanismo: unidade e diversidade de um ideal na Présence Africaine (1956-6), XVIII Simpósio Nacional de História, Lugares dos historiadores: velho e novos desafios, Florianópolis-SC. BARROS, Roque Spencer Maciel de, (1960), Diretrizes e bases da educação nacional. Ed. Pioneira – São Paulo. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci e KOSSOY, Boris (org.) (2003), A imprensa confiscada pelo DEOPS 1924-1954, Ateliê Editorial, São Paulo. DEVÉS-VALDÉS, Eduardo, (2008), O Pensamento Africano Sul-Saariano: Conexões e paralelos com o pensamento Latino-Americano e o Asiático, CLASCO e Educam - São Paulo. 93 DOMINGUES, Petrônio, (2007), Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos, Tempo, Vol. 12, núm. 23, pp.100-122, UFF, Niterói-RJ. DOMINGUES, Petrônio, (2017), O “Moisés dos Pretos”: Marcus Garvey no Brasil, Revista Novos Estudos, V36.03, p.129-150 CEBRAP, nov, São Paulo. DAVID, Eltis & RICHARDSON, David, (2010), Atlas do comércio transatlântico de escravos, publicado pela Universidade de Yale, New Raven, Connecticut. ENGELS, Friedrich, e MARX, Karl, (2007), Manifesto Comunista, Ed. Boitempo - São Paulo. FAGUNDES, Anamaria de Souza, (2006), Imprensa e movimentos sociais: considerações antropológicas, Programa Nacional de Apoio a Pesquisa - MinC FANON. Franz, (1983), Pele negra, máscaras brancas. Ed. Fator -Rio de Janeiro. FELIX, João Batista de Jesus, (2009), As primeiras formas de lutas contra o racismo no Brasil republicano, Revista Templo da Ciência (16) 32:67-80, 2º semestre, UFT, Tocantins. FERREIRA, Maria Cláudia Cardoso, (2011), Pelo interesse dos Homens Pretos, Noticioso, literário e de Combate. O jornal O Clarim d’Alvorada no pós abolição (1924-1932), Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, julho, São Paulo. FRANCISCO, Dalmir, (1997), Negro, etnia, cultura e democracia, In: Negro brasileiro Negro, (org.) Joel Rufino dos Santos, Revista do Patrimônio; Histórico e Artístico Nacional, Ministério da Cultura, Nª 25. FRANCISCO, Flávio Thales Ribeiro, (2014), A redenção da raça negra em uma perspectiva internacional: discursos do Garveysmo no jornal O Clarim da Alvorada, Faces da História, V.1 Nº1 p.89-105, jan-jul, Assis-SP. FRANCISCO, Flávio Thales Ribeiro, (2017), Um novo abolicionismo para a ascensão na nação da Mãe Preta: Discursos sobre a fraternidade racial no jornal O Clarim da Alvorada (1924-1932), Revista Antíteses, V.10, Nº 19, p. 376-396, jan/jul, Londrina-Parana. FRASER, Nancy, (2007), Reconhecimento sem ética? In; MATTOS, Patrícia e SOUZA, Jessé, (Org.), Teoria da crítica no século XXI, Ed. Annablume - São Paulo. 94 GADOTTI, Moacir, e ROMÃO, José Eustáquio, (2012) Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes, Ed. e Liv. Instituto Paulo Freire, São Paulo. GILROY, Paul, (2001), O Atlântico Negro: Modernidade e dupla consciência, UCAM/CEAA, Editora 34, São Paulo. GOMES, Nilma Lino, (2012, Relações étnico-Raciais, educação e descolonização dos currículos; In Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1 98-109, Jan/abril - UFMG GOMES, Arilson dos Santos, (2009), O Primeiro Congresso Nacional do Negro e a sua importância para a integração social dos negros brasileiros e a ascensão material da Sociedade Floresta Aurora, Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, ano I – Número I – junho de 2009 - RS GUIMARÃES Antônio Sérgio Alfredo, (2008), A recepção de Fanon no Brasil e a identidade negra, Revista Novos Estudos /CEBRAP, V-81, julho, São Paulo. HABERMAS, Jürgen, (1994), Struggles for Recognition in Democratic Constitucional State, In: TAYLOR, Charles, Multiculturalism: Examining the politics of recognition, Princeton University Press – Canada. HALL, Stuart, (2003), Da diáspora: identidades e mediações culturais, (org.) Liv. Sovik, UNESCO/UFMG - Belo Horizonte MG. HONNETH, Axel, (2007), Reconhecimento ou redistribuição? A mudança de perspectiva na ordem moral da sociedade, In; MATTOS, Patrícia e SOUZA, Jessé, (Org.), Teoria da crítica no século XXI, Ed. Annablume - São Paulo. LEITE, Jose Correia, e CUTI, (1992), ...E disse o velho militante José Correia Leite, Secretaria Municipal de Cultura, Coordenadoria Especial do Negro, São Paulo. MACEDO, José Rivair, (2016), O Pensamento Africano no Século XX, outras expressões - São Paulo. MARTINELLI, Marisa e FIQUEIREDO, Armando, (1977), telejornal documentário O negro da senzala ao soul, TV Cultura, São Paulo MARX, Karl, (2005), Crítica da filosofia do direito de Hegel, Ed. Boitempo, São Paulo. 95 MATTOS, Patrícia, (2007). O reconhecimento social e sua refundação filosófica em Charles Taylor, In; MATTOS, Patrícia e SOUZA, Jessé, (Org.), Teoria da crítica no século XXI, Ed. Annablume - São Paulo. MIGNOLO, Walter, e PINTO, Júlio R. Souza, (2015), A modernidade é de fato universal? Reemergência, desocidentalização e opção colonial, Civitas Revista de Ciências Sociais, v. 15, n. 3, p. 381-402, jul/set.–Porto Alegre-RS NASCIMENTO, Elisa Larkin (2009), Afrocentricidade; uma abordagem epistemológica inovadora (org.) Sankofa VOL 4, Selo Negro, São Paulo. NASCIMENTO, Elisa Larkin, (2008), A Matriz Africana no Mundo (org.), Sankofa VOL 4, Selo Negro, São Paulo. NASCIMENTO, Elisa Larkin, (1981), Pan-Africanismo na América do Sul; emergência de uma rebelião negra, Ed. Vozes, São Paulo. NKOSI, Deivison, (2017), Entrevista com Abdias do Nascimento – Brasil de Fato, - Educação e africanidade, Grupo Kilombagem, https://kamugere.wordpress.com/tag/pan-africanismo/ Publicado por Deivison Nkosi - São Paulo. PAIM, Márcio, (2014), Pan-africanismo: tendências políticas, Nkrumah e a crítica do livro Na Casa De Meu Pai, Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana Ano VII, NºXIII, julho – São Paulo. PAULA, Benjamin Xavier, (2013), Os estudos Africanos no contexto das diásporas, Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 1 – jan. /jul. UFVJM- Teófilo Otoni-MG. PEREIRA, Amauri Mendes, (2008), Trajetória e Perspectiva do Movimento Negro Brasileiro, Ed. Nandyala, Belo Horizonte - MG. PEREIRA, Amilcar Araújo, (2013),O mundo negro; Relações raciais e a constituição do Movimento Negro contemporâneo no Brasil, Ed. Pallas/FAPERJ - Rio de Janeiro. PEREIRA, José Maria Nunes, (2008), Os estudos africanos na américa latina: um estudo de caso. O Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA), In; Los Estudios Afro americanos y 96 Africanos em América Latina herencia, presencia y visiones del outro. CLACSO – Buenos Aires. PEREIRA, Luena Nunes, (2008),O ensino e a pesquisa sobre África no Brasil e a LEI 10.639, In; Los Estudios Afro americanos y Africanos em América Latina herencia, presencia y visiones del outro. CLACSO – Buenos Aires. PERRUSO, Marco Antonio, (2016). Educação popular, pensamento social e classes populares no Brasil, Terceiro Milênio: Revista Crítica de Sociologia e Política Volume 7, Número 2. UENF – Rio de Janeiro. PRADO, Maria Lígia Coelho, (2018), Projetos Nacionais de Universidades e Ditaduras no Brasil e Argentina, In; Educação e Regimes ditatoriais: 50 anos do Golpe Militar no Brasil, (org.) SASS, Odair, JÚNIOR, Carlos A. G., MARTINEZ, Domenica, Ciampi, Helenice, RODRIGUES, Leda M. O. e ZAMPRONHA, Maria A. G., J.M. Editora e Comercial LDTA. SP RIOS, Flávia Mateus, (2009) Movimento negro brasileiro nas Ciências Sociais (1950-2000), Sociedade e Cultura, V. 12, n. 2, p. 263-274, jul./dez. Revista UFG, Goiânia-GO. ROLIM, Gustavo Koszeniwski, A Revolução e a cultura no pensamento de Franz Fanon e Amílcar Cabral. Pag. 167 a 198 ROSA, Isabel Cristina Clavelin, (2014) Imprensa Negra: descobertas para o jornalismo brasileiro, DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p555-568 Universidade Católica de Brasília SANTOS, Renan Rosa, (2018), O Brasil que a raça negra, gratuitamente desbravou, povoou e enriqueceu – o debate sobre raça nas páginas do O Clarim d’Alvorada, UNIFESP, Guarulhos-São Paulo. SHERER, Mathias Inácio, Kwame Nkrumah, o neocolonialismo e o pan-africanismo. Pag. 143 a 166 SILVA, Mário Augusto Medeiros, (2013), Franz Fanon e o ativismo político-cultural negro no Brasil: 1960/1980, Est. Hist., vol. 26, nº 52, p. 369-390, julho-dezembro - Rio de Janeiro. TAVARES, Fernando Jorge Pina, (2015) Pan-Africanismo e educação das relações étnico-raciais. Contributo para a constituição de uma filosofia da educação sul-sul, Universidade de Santiago - Cabo Verde, Revista Eletrônica Itinerários de Filosofia da Educação. TAYLOR, Charles, (1994), The Politics of Recognition, In; TAYLOR, Multiculturalism: Examining the politics of recognition, Princeton University Press – Canada. VILLEN, Patrícia. (2013), Amílcar Cabral e a crítica ao colonialismo, Ed. Expressão Popular, São Paulo.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11492/1/2019%20-%20Sandra%20Regina%20Ara%c3%bajo%20de%20Almeida.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11492/2/2019%20-%20Sandra%20Regina%20Ara%c3%bajo%20de%20Almeida.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11492/3/2019%20-%20Sandra%20Regina%20Ara%c3%bajo%20de%20Almeida.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11492/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f9d025ae013cfd7489c603a569045b34
b285f5d8852b151ce26de5d7aa11f458
b5db6e4f2d8d2edb1af4145cb582e5a8
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107952230563840