Avaliação de processo de transferência de tecnologia de automação de baixo custo para irrigação: estudo de caso na Escola Família Agrícola de Jacaré – Itinga (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Viviane Cristina Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10462
Resumo: A agricultura é a atividade humana que mais utiliza água, sendo necessário reavaliar seu manejo, bem como inserir no contexto da agricultura familiar novas tecnologias, que sejam capazes de conciliar produtividade agrícola e racionalização dos recursos hídricos. Entretanto, essas ações devem ser emancipatórias, envolvendo tanto a comunidade científica quanto as famílias agricultoras e seus saberes populares. Nesse sentido, este estudo foi desenvolvido na região do Vale do Jequitinhonha, mais especificamente na Escola Família Agrícola de Jacaré, Itinga, MG. O objetivo geral do estudo foi avaliar de forma participativa a adequabilidade do ‘acionador automático de irrigação’ a realidade dos sistemas de produção familiares em Itinga – MG. E como objetivo específico: avaliar, de forma participativa com os estudantes da EFA Jacaré, a adequabilidade da tecnologia em questão quando instalado na escola. A pesquisa foi do tipo qualitativa tendo como metodologia aplicada o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram: implantação de uma Unidade de Observação questionários, diário de campo e registros fotográficos. Em relação a dificuldade em montar o ‘acionador automático para irrigação’ na escola os estudantes elegeram a conexão das peças como sendo a tarefa mais difícil, já quando questionados quanto as dificuldades em montar a tecnologia em casa, responderam que encontrar as peças na região como maior entrave. A economia de água e a valorização do trabalhador foram respectivamente identificadas como aspectos ambiental e social da tecnologia em questão. Todos os estudantes identificaram aspectos econômicos no acionador. O estudo concluiu que o ‘acionador automático para irrigação’ é uma tecnologia adequada aos sistemas produtivos de Itinga, tendo desempenho satisfatório quando avaliado na Unidade de Observação da escola, não havendo desta forma necessidade de ajustes da tecnologia em questão.
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Entretanto, essas ações devem ser emancipatórias, envolvendo tanto a comunidade científica quanto as famílias agricultoras e seus saberes populares. Nesse sentido, este estudo foi desenvolvido na região do Vale do Jequitinhonha, mais especificamente na Escola Família Agrícola de Jacaré, Itinga, MG. O objetivo geral do estudo foi avaliar de forma participativa a adequabilidade do ‘acionador automático de irrigação’ a realidade dos sistemas de produção familiares em Itinga – MG. E como objetivo específico: avaliar, de forma participativa com os estudantes da EFA Jacaré, a adequabilidade da tecnologia em questão quando instalado na escola. A pesquisa foi do tipo qualitativa tendo como metodologia aplicada o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram: implantação de uma Unidade de Observação questionários, diário de campo e registros fotográficos. Em relação a dificuldade em montar o ‘acionador automático para irrigação’ na escola os estudantes elegeram a conexão das peças como sendo a tarefa mais difícil, já quando questionados quanto as dificuldades em montar a tecnologia em casa, responderam que encontrar as peças na região como maior entrave. A economia de água e a valorização do trabalhador foram respectivamente identificadas como aspectos ambiental e social da tecnologia em questão. Todos os estudantes identificaram aspectos econômicos no acionador. O estudo concluiu que o ‘acionador automático para irrigação’ é uma tecnologia adequada aos sistemas produtivos de Itinga, tendo desempenho satisfatório quando avaliado na Unidade de Observação da escola, não havendo desta forma necessidade de ajustes da tecnologia em questão.Agriculture is the human activity that uses water the most, so is necessary to reassess its management, as well as insert in the family farming technologies context, able to reconcile agricultural productivity and water resources rationalization. However, these actions must be emancipatory, involving both the scientific community as farming families and their popular knowledge. Thus, this study was developed in the region Vale do Jequitinhonha, specifically at Escola Família Agrícola de Jacaré, Itinga, MG. The overall objective of this study was to evaluate in a participatory way, the ‘automatic controler to water plants’ suitability to the reality of family production systems in Itinga – MG. As a specific goal: evaluate, in a participatory manner with EFA Jacaré students, the suitability of technology in the spotlight, when installed in school. The research was a qualitative, having case research as used methodology. The instruments of data collection were: deployment of an Observation Facility, questionnaires, daily field and photographic records. Regarding the difficulty in mounting the ‘automatic controler to water plants' in school, the students elected the connection of the parts the most difficult task, however, when asked about the difficulties in setting up the technology at home, they said find the parts in the region was the biggest difficulty. Water savings and appreciation of worker were respectively identified as environmental and social aspects of the technology. All students recognized the economic characteristics in the device. The study concluded that 'automatic irrigation trigger ' is a suitable technology to production systems in Itinga, having satisfactory performance when evaluated at the school’s Observatory Facility, thus there is no need for adjustments of the assess technology.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Agricultura OrgânicaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaTransferência de tecnologiaSemiáridoIrrigaçãoTechnology transferSemiaridIrrigationAgronomiaAvaliação de processo de transferência de tecnologia de automação de baixo custo para irrigação: estudo de caso na Escola Família Agrícola de Jacaré – Itinga (MG)Evaluation of the transfer process for a low cost automatic controller to water plants: case research at Escola Família Agrícola de Jacaré – Itinga (MG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAFONSO, C. R. O papel do treinamento na empresa. In: Manual de Treinamento e Desenvolvimento. 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description A agricultura é a atividade humana que mais utiliza água, sendo necessário reavaliar seu manejo, bem como inserir no contexto da agricultura familiar novas tecnologias, que sejam capazes de conciliar produtividade agrícola e racionalização dos recursos hídricos. Entretanto, essas ações devem ser emancipatórias, envolvendo tanto a comunidade científica quanto as famílias agricultoras e seus saberes populares. Nesse sentido, este estudo foi desenvolvido na região do Vale do Jequitinhonha, mais especificamente na Escola Família Agrícola de Jacaré, Itinga, MG. O objetivo geral do estudo foi avaliar de forma participativa a adequabilidade do ‘acionador automático de irrigação’ a realidade dos sistemas de produção familiares em Itinga – MG. E como objetivo específico: avaliar, de forma participativa com os estudantes da EFA Jacaré, a adequabilidade da tecnologia em questão quando instalado na escola. A pesquisa foi do tipo qualitativa tendo como metodologia aplicada o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram: implantação de uma Unidade de Observação questionários, diário de campo e registros fotográficos. Em relação a dificuldade em montar o ‘acionador automático para irrigação’ na escola os estudantes elegeram a conexão das peças como sendo a tarefa mais difícil, já quando questionados quanto as dificuldades em montar a tecnologia em casa, responderam que encontrar as peças na região como maior entrave. A economia de água e a valorização do trabalhador foram respectivamente identificadas como aspectos ambiental e social da tecnologia em questão. Todos os estudantes identificaram aspectos econômicos no acionador. O estudo concluiu que o ‘acionador automático para irrigação’ é uma tecnologia adequada aos sistemas produtivos de Itinga, tendo desempenho satisfatório quando avaliado na Unidade de Observação da escola, não havendo desta forma necessidade de ajustes da tecnologia em questão.
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