O “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a República

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ismael, César de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11444
Resumo: O objeto central desta pesquisa foi reconhecer os objetivos e as implicações históricas, políticas e sociológicas que nortearam a vida e a obra do compositor campineiro Antônio Carlos Gomes (1836-96), e que, mesmo no ápice do movimento abolicionista, culminaram com a substituição do negro pelo índio como personagem central de sua ópera Lo Schiavo [O Escravo], finalizada em 1888, retomando assim a mesma personagem de sua ópera O Guarani, composta dezoito anos antes. Enfocou-se neste trabalho a relação cultural e social entre o Estado e a produção artística do compositor vinculada à política imperial, e, a partir disso, buscou-se refletir também acerca das relações sociais do maestro Carlos Gomes. A pesquisa acerca da vida e da obra do maestro campineiro é aqui concebida como um meio para refletir sobre as ideias político-culturais que emanavam da sociedade brasileira urbana e instruída da época, como o indigenismo – expressão máxima do Romantismo brasileiro.
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Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2014.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11444O objeto central desta pesquisa foi reconhecer os objetivos e as implicações históricas, políticas e sociológicas que nortearam a vida e a obra do compositor campineiro Antônio Carlos Gomes (1836-96), e que, mesmo no ápice do movimento abolicionista, culminaram com a substituição do negro pelo índio como personagem central de sua ópera Lo Schiavo [O Escravo], finalizada em 1888, retomando assim a mesma personagem de sua ópera O Guarani, composta dezoito anos antes. Enfocou-se neste trabalho a relação cultural e social entre o Estado e a produção artística do compositor vinculada à política imperial, e, a partir disso, buscou-se refletir também acerca das relações sociais do maestro Carlos Gomes. A pesquisa acerca da vida e da obra do maestro campineiro é aqui concebida como um meio para refletir sobre as ideias político-culturais que emanavam da sociedade brasileira urbana e instruída da época, como o indigenismo – expressão máxima do Romantismo brasileiro.FAPERJThe purpose of this thesis is to recognize the aims and the historical, political and sociological implications that guided the life and work of Brazilian composer Antônio Carlos Gomes (1836-96), which at the apex of the abolitionist movement led to replacement of a black person by a native Brazilian as the main character of his opera Lo Schiavo [The Slave], finished in 1888; he thus repeated the same character utilized in O Guarani, composed eighteen years before. The text focused on the cultural and social relationship between the State and the composer’s artistic production linked to Brazil’s imperial politics; bearing this in mind, an effort was made to ponder the objectives and political implications that led Gomes to substitute a native Brazilian for a black character in The Slave. The research on the life and work of the Brazilian conductor is here conceived as a means for reflecting on the political-cultural ideas that emerged in late nineteenth-century Brazilian urban and educated society, such as Indianism, the greatest form of Brazilian romanticism, and on concepts such as “patrimonialization” in the moment of the formation of a national social and historical thought.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisCultural Policy during the EmpireBrazilian Social ThoughtArt and Social MemoryPolítica Cultural no ImpérioPensamento Social BrasileiroArte e memória SocialCiências SociaisO “maestro da abolição” e sua ópera O Escravo: dilemas do pensamento social na transição para a Repúblicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5729/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20480/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26789/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33228/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39622/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45998/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52352/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58856/2014%20-%20C%c3%a9sar%20de%20Carvalho%20Ismael.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1813Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-06-21T21:18:11Z No. of bitstreams: 1 2014 - César de Carvalho Ismael.pdf: 4365455 bytes, checksum: 247293494dd734bbbb0f2c44014faa5d (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-21T21:18:11Z (GMT). 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