Concepções e práticas de estágio supervisionado no Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Suíze Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13014
Resumo: As mudanças no trabalho, na produção e na mediação do conflito de classes desencadeadas nas últimas décadas são responsáveis também pelas reformulações na Educação Profissional e, consequentemente, no respectivo estágio supervisionado – uma das práticas sociais mais comuns e polêmicas na formação para o trabalho –, com vistas a ajustar a formação do trabalhador às demandas atuais de competitividade e produtividade das empresas. Esta pesquisa analisa as concepções e práticas de estágio supervisionado e seu impacto na formação de técnicos de nível médio. Para isto, toma-se como referência empírica o trabalho educativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O IFRJ é um dos 38 Institutos Federais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cujas diretrizes pedagógicas e administrativas são referência para outras instituições de ensino do país. Quanto à metodologia da pesquisa, trata-se de uma pesquisa básica de tipo “levantamento”, de caráter descritivo, valendo-se de análise qualitativa, sendo usados, para a coleta de dados, questionários, entrevistas semiestruturadas, observação não participante e técnica de grupo focal, além de fontes bibliográficas primárias e secundárias. Para tal análise, tomam-se como amostra os cursos técnicos de nível médio ofertados no Campus Duque de Caxias do IFRJ: o Curso Técnico em Plásticos e o Curso Técnico em Petróleo e Gás, nas modalidades integrado e concomitante; o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade concomitante; o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade integrado, ofertado no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A análise indicou que a atividade de estágio supervisionado, no IFRJ, por vezes, afasta-se de seu papel formativo, devido à sua descaracterização como atividade curricular teórico-prática, como demonstram as diferentes lacunas presentes nas atividades de estágio supervisionado na instituição investigada. Soma-se a isso a falta de articulação entre o estágio supervisionado e a proposta pedagógica dos cursos. Nesse cenário, constatou-se grande expectativa, por parte dos alunos, professores, gestores e demais sujeitos envolvidos nas atividades de estágio supervisionado, de que essa experiência tenha caráter substantivo no processo formativo, expressando certa supervalorização da prática em detrimento da teoria na formação dos técnicos, como se fosse possível fragmentar teoria-prática em dois processos cognitivos distintos. Desses resultados, pode-se concluir que a potencialidade desse ato educativo está aquém do aspecto formativo esperado, de modo que essas atividades de estágio supervisionado transformam-se em propícia oportunidade para que algumas empresas concedentes contratem estagiários para exercerem atividades produtivas, em vez de atividades formativas, a baixo custo e sem encargos trabalhistas, caracterizando deturpação do estágio transformado em trabalho precário.
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Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13014As mudanças no trabalho, na produção e na mediação do conflito de classes desencadeadas nas últimas décadas são responsáveis também pelas reformulações na Educação Profissional e, consequentemente, no respectivo estágio supervisionado – uma das práticas sociais mais comuns e polêmicas na formação para o trabalho –, com vistas a ajustar a formação do trabalhador às demandas atuais de competitividade e produtividade das empresas. Esta pesquisa analisa as concepções e práticas de estágio supervisionado e seu impacto na formação de técnicos de nível médio. Para isto, toma-se como referência empírica o trabalho educativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O IFRJ é um dos 38 Institutos Federais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cujas diretrizes pedagógicas e administrativas são referência para outras instituições de ensino do país. Quanto à metodologia da pesquisa, trata-se de uma pesquisa básica de tipo “levantamento”, de caráter descritivo, valendo-se de análise qualitativa, sendo usados, para a coleta de dados, questionários, entrevistas semiestruturadas, observação não participante e técnica de grupo focal, além de fontes bibliográficas primárias e secundárias. Para tal análise, tomam-se como amostra os cursos técnicos de nível médio ofertados no Campus Duque de Caxias do IFRJ: o Curso Técnico em Plásticos e o Curso Técnico em Petróleo e Gás, nas modalidades integrado e concomitante; o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade concomitante; o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade integrado, ofertado no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A análise indicou que a atividade de estágio supervisionado, no IFRJ, por vezes, afasta-se de seu papel formativo, devido à sua descaracterização como atividade curricular teórico-prática, como demonstram as diferentes lacunas presentes nas atividades de estágio supervisionado na instituição investigada. Soma-se a isso a falta de articulação entre o estágio supervisionado e a proposta pedagógica dos cursos. Nesse cenário, constatou-se grande expectativa, por parte dos alunos, professores, gestores e demais sujeitos envolvidos nas atividades de estágio supervisionado, de que essa experiência tenha caráter substantivo no processo formativo, expressando certa supervalorização da prática em detrimento da teoria na formação dos técnicos, como se fosse possível fragmentar teoria-prática em dois processos cognitivos distintos. Desses resultados, pode-se concluir que a potencialidade desse ato educativo está aquém do aspecto formativo esperado, de modo que essas atividades de estágio supervisionado transformam-se em propícia oportunidade para que algumas empresas concedentes contratem estagiários para exercerem atividades produtivas, em vez de atividades formativas, a baixo custo e sem encargos trabalhistas, caracterizando deturpação do estágio transformado em trabalho precário.Overall changes in work, production, and in the mediation of class conflicts that took place in the last decades have been deemed responsible also for the reformulations in Professional Education, and consequently for the corresponding supervised internship – one of the most common and controversial social practices within the area of training for the workplace –, with the purpose of adjusting such training to the current requirements of competitiveness and productivity of enterprises. The thesis herein presented analyses conceptions and practices of supervised internship, as well as its impact upon the training of mid-level technicians [those holding and/or pursuing a secondary education degree]. For that matter, empirical references are taken from the educational activities conducted in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ), Brazil. The IFRJ is one of the 38 Federal Institutes of the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education, the pedagogical and administrative guidelines of which serve as reference for other similar educational institutions in the country. As for research methodology, it is a basic, descriptive, survey-type research, utilizing qualitative analysis; data gathering resorted to questionnaires, semi structured interviews, non-participant observation, and focus group techniques, in addition to primary and secondary bibliographic sources. For this analysis, it was taken as a sample some mid-level (secondary school level) technical courses available at the IFRJ’s Duque de Caxias Campus, namely: Technical Coursework in Plastics, and Technical Coursework in Petroleum and Gas; Technical Coursework in Occupational Safety; and the Technical Coursework on Maintenance and Support in Informatics, offered within the scope of the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education, in the Education of Youngsters and Adults (PROEJA) modality. The analysis revealed that the supervised internship in the researched field gets away from its formative role due to its mischaracterization as theoretical-practical curricular activity, which is demonstrated by different gaps present in the development of the IFRJ supervised internship activities. To this, it must be added the lack of articulation between the supervised internship and the pedagogical proposals of the courses. In this scenario, great expectations that such experience have substantive character in the formative process were noticed on the part of students, teachers, managers, and other subjects involved in the development of supervised internship activities, which expresses some overvaluing of practice in detriment of theory in the training of technicians as if it were possible to fragment theory-practice into two distinct cognitive processes. These results allowed to concluding that the potential of this educational act is beneath the expected formative aspect, in a way such that sometimes these internship activities turn into opportunities some grantor companies use in order to hire interns for productive, rather than formative, activities, with low wages and void of benefits, depriving internship activities of its characteristics turned into precarious labor.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoEstágio supervisionadoEnsino TécnicoEnsino MédioEducação ProfissionalQualificação ProfissionalSupervised InternshipTechnical TrainingSecondary EducationProfessional EducationProfessional QualificationEducaçãoConcepções e práticas de estágio supervisionado no Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de JaneiroSupervised Internship Conceptions and Practices in the Duque de Caxias Campus of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64361/2014%20-%20Su%c3%adze%20Gomes%20Martinez.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4474Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-03-23T21:40:12Z No. of bitstreams: 1 2014 - Suíze Gomes Martinez.pdf: 2268912 bytes, checksum: e7108ad118f999e9ad3f7410d84bd823 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-23T21:40:12Z (GMT). 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