Fotografia e trabalho: um roteiro para a reflexão crítica sobre relações de classe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Arnaldo de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15029
Resumo: A presente dissertação será elaborada a partir de um trabalho pedagógico com foco na história do trabalho no Brasil. O ponto de partida será o debate sobre fotos produzidas pelos próprios alunos registrando diversos aspectos das experiências de trabalho no seu meio social. A partir desse uso da linguagem fotográfica, será estimulada a reflexão crítica dos alunos sobre o seu lugar na sociedade, seus direitos como cidadãos e trabalhadores (ou futuros trabalhadores). Posteriormente, o trabalho terá continuidade com a reflexão em sala de aula sobre a realidade retratada em fotografias selecionadas da exposição “Trabalho e Trabalhadores no Brasil”. A sistematização dessa experiência gerará um projeto de ação pedagógica que será uma sugestão de modelo de roteiro para que outros educadores em sala de aula possam trabalhar com fotografia no mundo do trabalho. Nosso trabalho tem como eixo a história do trabalho, cidadania e a imagem. A proposta vai além da discussão sobre imagem como recurso para pesquisa, pois o ponto é imagem como recurso para o ensino, com a finalidade crítica e cidadã de gerar recursos e dispositivos que interfiram na percepção de mundo dos alunos e alunas por meio do foco específico na história do trabalho. Pretendemos que a dissertação contenha uma reflexão crítico-teórica sobre a questão da imagem e o despertar da consciência. O nosso enfoque serão os alunos que ao mesmo tempo são trabalhadores. Contudo, a grande maioria não trabalha em fábricas e sim em outras atividades laborais, como no setor de serviços. O público alvo são estudantes do Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que moram na área periférica do município de Nova Iguaçu, em bairros e sub-bairros como Grão Pará, Pantanal e localidades de ocupação conhecidas como “Guaxa” e “Sem Terra” e estudam no CIEP 356 – Augusto Ruschi, localizado na mesma área periférica. No primeiro capítulo será elaborado um panorama da história do trabalho no Brasil durante o período republicano. Enquanto que no segundo capítulo será dedicado à relação entre imagem e ensino. Por fim, o terceiro capítulo será a descrição do trabalho com os alunos relatando as conclusões alcançadas.
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spelling Ramos, Arnaldo de OliveiraFortes, Alexandre405.490.890-04http://lattes.cnpq.br/3783212871067960Fontes, PauloAzevedo, Patrícia Bastos deFerreira, Marieta de Moraes092.204.197-00http://lattes.cnpq.br/74342858166678962023-12-22T03:09:41Z2023-12-22T03:09:41Z2016-09-29RAMOS, Arnaldo de Oliveira. Fotografia e trabalho: um roteiro para a reflexão crítica sobre relações de classe. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15029A presente dissertação será elaborada a partir de um trabalho pedagógico com foco na história do trabalho no Brasil. O ponto de partida será o debate sobre fotos produzidas pelos próprios alunos registrando diversos aspectos das experiências de trabalho no seu meio social. A partir desse uso da linguagem fotográfica, será estimulada a reflexão crítica dos alunos sobre o seu lugar na sociedade, seus direitos como cidadãos e trabalhadores (ou futuros trabalhadores). Posteriormente, o trabalho terá continuidade com a reflexão em sala de aula sobre a realidade retratada em fotografias selecionadas da exposição “Trabalho e Trabalhadores no Brasil”. A sistematização dessa experiência gerará um projeto de ação pedagógica que será uma sugestão de modelo de roteiro para que outros educadores em sala de aula possam trabalhar com fotografia no mundo do trabalho. Nosso trabalho tem como eixo a história do trabalho, cidadania e a imagem. A proposta vai além da discussão sobre imagem como recurso para pesquisa, pois o ponto é imagem como recurso para o ensino, com a finalidade crítica e cidadã de gerar recursos e dispositivos que interfiram na percepção de mundo dos alunos e alunas por meio do foco específico na história do trabalho. Pretendemos que a dissertação contenha uma reflexão crítico-teórica sobre a questão da imagem e o despertar da consciência. O nosso enfoque serão os alunos que ao mesmo tempo são trabalhadores. Contudo, a grande maioria não trabalha em fábricas e sim em outras atividades laborais, como no setor de serviços. O público alvo são estudantes do Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que moram na área periférica do município de Nova Iguaçu, em bairros e sub-bairros como Grão Pará, Pantanal e localidades de ocupação conhecidas como “Guaxa” e “Sem Terra” e estudam no CIEP 356 – Augusto Ruschi, localizado na mesma área periférica. No primeiro capítulo será elaborado um panorama da história do trabalho no Brasil durante o período republicano. Enquanto que no segundo capítulo será dedicado à relação entre imagem e ensino. Por fim, o terceiro capítulo será a descrição do trabalho com os alunos relatando as conclusões alcançadas.The present dissertation will be elaborated from a pedagogical work focusing on the history of work in Brazil. The starting point will be the debate about photos produced by the students themselves recording various aspects of the work experiences in their social environment. From this use of the photographic language, the students' critical reflection on their place in society, their rights as citizens and workers (or future workers) will be stimulated. Subsequently, the work will continue with the reflection in the classroom about the reality portrayed in selected photographs of the exhibition "Work and Workers in Brazil". The systematization of this experience will generate a pedagogical action project that will be a suggestion of a script model so that other educators in the classroom can work with photography in the world of work. Our work has as axis the history of the work, citizenship and the image. The proposal goes beyond the discussion about image as a resource for research, because the point is image as a resource for teaching, with the critical and citizen purpose of generating resources and devices that interfere in the perception of the world of students through the specific focus In the history of work. We intend that the dissertation contains a critical-theoretical reflection on the question of the image and the awakening of consciousness. Our focus will be the students who are at the same time workers. However, the vast majority do not work in factories, but in other labor activities, such as in the service sector. The target audience are regular high school and youth and adult education (EJA) students living in the outskirts of the municipality of Nova Iguaçu, in neighborhoods and sub-neighborhoods such as Grão Pará, Pantanal and localities known as "Guaxa" and "Sem Terra" and study at CIEP 356 - Augusto Ruschi, located in the same peripheral area. In the first chapter an overview of the history of work in Brazil during the republican period will be elaborated. While in the second chapter will be dedicated to the relationship between image and teaching. Finally, the third chapter will be the description of the work with the students reporting the conclusions reachedapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisHistória do Trabalhofotografiaconsciência de classeHistory of workphotographyclass consciousnessCiências HumanasFotografia e trabalho: um roteiro para a reflexão crítica sobre relações de classePhotography and work: a roadmap for critical reflection on class relationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAMOVAY, Miriam. CASTRO, Mary Garcia. (coord.) Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. UNESCO, INEP (Observatório de violência nas escolas): Brasília, 2006. AMÂNCIO, Iris Maria da Costa; GOMES, Nilma Lino; JORGE, Miriam Lúcia dos Santos. Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 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description A presente dissertação será elaborada a partir de um trabalho pedagógico com foco na história do trabalho no Brasil. O ponto de partida será o debate sobre fotos produzidas pelos próprios alunos registrando diversos aspectos das experiências de trabalho no seu meio social. A partir desse uso da linguagem fotográfica, será estimulada a reflexão crítica dos alunos sobre o seu lugar na sociedade, seus direitos como cidadãos e trabalhadores (ou futuros trabalhadores). Posteriormente, o trabalho terá continuidade com a reflexão em sala de aula sobre a realidade retratada em fotografias selecionadas da exposição “Trabalho e Trabalhadores no Brasil”. A sistematização dessa experiência gerará um projeto de ação pedagógica que será uma sugestão de modelo de roteiro para que outros educadores em sala de aula possam trabalhar com fotografia no mundo do trabalho. Nosso trabalho tem como eixo a história do trabalho, cidadania e a imagem. A proposta vai além da discussão sobre imagem como recurso para pesquisa, pois o ponto é imagem como recurso para o ensino, com a finalidade crítica e cidadã de gerar recursos e dispositivos que interfiram na percepção de mundo dos alunos e alunas por meio do foco específico na história do trabalho. Pretendemos que a dissertação contenha uma reflexão crítico-teórica sobre a questão da imagem e o despertar da consciência. O nosso enfoque serão os alunos que ao mesmo tempo são trabalhadores. Contudo, a grande maioria não trabalha em fábricas e sim em outras atividades laborais, como no setor de serviços. O público alvo são estudantes do Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que moram na área periférica do município de Nova Iguaçu, em bairros e sub-bairros como Grão Pará, Pantanal e localidades de ocupação conhecidas como “Guaxa” e “Sem Terra” e estudam no CIEP 356 – Augusto Ruschi, localizado na mesma área periférica. No primeiro capítulo será elaborado um panorama da história do trabalho no Brasil durante o período republicano. Enquanto que no segundo capítulo será dedicado à relação entre imagem e ensino. Por fim, o terceiro capítulo será a descrição do trabalho com os alunos relatando as conclusões alcançadas.
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