Uma inserção de recursos institucionais na disciplina de construções rurais: o uso de materiais alternativos disponíveis na microrregião de Satuba nas construções de instalações rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Francisco de Assis Verçosa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12988
Resumo: No presente trabalho, buscou-se a participação de alunos dos terceiros anos do Curso de Agropecuária com o intuito de despertar, neles e por meio deles, o interesse da comunidade circunvizinha à Escola Agrotécnica Federal de Satuba/AL, para a utilização dos materiais alternativos disponíveis na sua microrregião, para construção de instalações rurais de criações de animais de subsistência familiar. Para isso se usou as técnicas alternativas rústicas de construção civil, as quais foram “desconstruídas” e “reconstruídas” através da “elaboração do conhecimento” e da “metodologia de projetos” com o intuito de adaptá-las as construções de instalações de criações animais. Diante desse desafio, o trabalho foi organizado em quatro momentos. No primeiro momento, ocorreu o envolvimento dos alunos, por meio de um questionário sobre a possibilidade de uso de materiais alternativos na construção rural, com fibras, folhas de palmeiras, sacos de fibra de ráfia e polipropileno, pneus velhos, embalagem PET, argila, etc. E, por conseguinte se apresentou exemplos de construções rústicas para moradias humanas e instalações zootécnicas, existentes na literatura, internet e também as difundido popularmente entre os moradores da microrregião de Satuba. No segundo momento, se buscou através da “elaboração do conhecimento” construir as instalações animais mais utilizadas na circunvizinhança na produção familiar de subsistência, utilizandose dos materiais alternativos disponíveis na microrregião de Satuba, e do saber popular. No terceiro momento, levantou-se, organizou-se e elaborou-se um documento para utilização institucional, com técnicas de instalações rústicas tradicionalmente consolidadas, para assim, com a “construção do conhecimento” despertasse nos alunos, possíveis desenvolvimentos de novas idéias para as construções de instalações rústicas para criação de animais. Bem assim motivar todo um círculo produtivo, desde a coleta desses materiais até a construção de instalações rurais para produção animal, ocupando as famílias em uma atividade alternativa, ecologicamente correta, sem exigir grandes investimentos. No quarto momento, buscou-se avaliar com a apresentação do mesmo questionário apresentado no primeiro momento a modificação que a vivência com a construção por materiais alternativos exerceu sobre os alunos. Concluiu-se que a proposta é viável e pode ser incorporada pela comunidade, com o auxílio dos alunos, num processo de elaboração do conhecimento com aplicabilidade das técnicas de construção com materiais alternativos, nas instalações de criações animais.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12988No presente trabalho, buscou-se a participação de alunos dos terceiros anos do Curso de Agropecuária com o intuito de despertar, neles e por meio deles, o interesse da comunidade circunvizinha à Escola Agrotécnica Federal de Satuba/AL, para a utilização dos materiais alternativos disponíveis na sua microrregião, para construção de instalações rurais de criações de animais de subsistência familiar. Para isso se usou as técnicas alternativas rústicas de construção civil, as quais foram “desconstruídas” e “reconstruídas” através da “elaboração do conhecimento” e da “metodologia de projetos” com o intuito de adaptá-las as construções de instalações de criações animais. Diante desse desafio, o trabalho foi organizado em quatro momentos. No primeiro momento, ocorreu o envolvimento dos alunos, por meio de um questionário sobre a possibilidade de uso de materiais alternativos na construção rural, com fibras, folhas de palmeiras, sacos de fibra de ráfia e polipropileno, pneus velhos, embalagem PET, argila, etc. E, por conseguinte se apresentou exemplos de construções rústicas para moradias humanas e instalações zootécnicas, existentes na literatura, internet e também as difundido popularmente entre os moradores da microrregião de Satuba. No segundo momento, se buscou através da “elaboração do conhecimento” construir as instalações animais mais utilizadas na circunvizinhança na produção familiar de subsistência, utilizandose dos materiais alternativos disponíveis na microrregião de Satuba, e do saber popular. No terceiro momento, levantou-se, organizou-se e elaborou-se um documento para utilização institucional, com técnicas de instalações rústicas tradicionalmente consolidadas, para assim, com a “construção do conhecimento” despertasse nos alunos, possíveis desenvolvimentos de novas idéias para as construções de instalações rústicas para criação de animais. Bem assim motivar todo um círculo produtivo, desde a coleta desses materiais até a construção de instalações rurais para produção animal, ocupando as famílias em uma atividade alternativa, ecologicamente correta, sem exigir grandes investimentos. No quarto momento, buscou-se avaliar com a apresentação do mesmo questionário apresentado no primeiro momento a modificação que a vivência com a construção por materiais alternativos exerceu sobre os alunos. Concluiu-se que a proposta é viável e pode ser incorporada pela comunidade, com o auxílio dos alunos, num processo de elaboração do conhecimento com aplicabilidade das técnicas de construção com materiais alternativos, nas instalações de criações animais.Within this study, we aimed the participation of students on thirth year of Agriculture Course in order to awaken, them and through them, the interest of the community surrounding Federal Agrotechnical School of Satuba/AL for the use of alternative materials, available at this micro-region, for construction of rural breeding of family subsistence, through alternative techniques of rustic construction, using " knowledge development " and "design methodology". Faced with this challenge, the work was organized in four stages. At first stage, there was the involvement of students through a questionnaire about the possibility of using alternative materials for rural construction, such as fibers, palm leaves, polypropylene fiber raffia bags, old tires, PET, clay, etc., followed by the presentation of examples of rustic buildings and facilities for housing animals, reported in the literature, on the Internet and orally among the inhabitants of Satuba micro-region. In the second stage, we seek "knowledge development” based on the construction of diverse animal facilities for family subsistence production, using alternative materials found in Satuba micro-region, together with the community. In the third period, we reviewed, cataloged, organized and worked out an institutional document, as an embryonic proposed model of rustic facilities for breeding, using techniques and alternative materials, developed at the collective research, in order to boost an entire productive circle, from the collection of these materials until the construction of rural facilities for animal production, thus occupying families in an alternative activity, environmentally adequated, without requiring large investments. On fourth stage, we sought to evaluate the change that the experience of rural buildings construction with alternative materials had on the students. It was concluded that the proposal is viable and can be incorporated into the community, with students help, as a process of knowledge elaboration.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação Baseada em CompetênciasPecuáriaMateriais AlternativosInstalações ZootécnicasConstruções RuraisCompetency Based EducationCattle RisingAnimal FacilitiesAlternative MaterialsRural ConstructionsEducaçãoUma inserção de recursos institucionais na disciplina de construções rurais: o uso de materiais alternativos disponíveis na microrregião de Satuba nas construções de instalações ruraisAn Insertion of Institutional Resources in the Discipline of Rural Constructions: The Use of Alternative Materials Available in Satuba Microregion in the Construction of Rural Facilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DO PET. 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Amorim, Francisco de Assis Verçosa
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description No presente trabalho, buscou-se a participação de alunos dos terceiros anos do Curso de Agropecuária com o intuito de despertar, neles e por meio deles, o interesse da comunidade circunvizinha à Escola Agrotécnica Federal de Satuba/AL, para a utilização dos materiais alternativos disponíveis na sua microrregião, para construção de instalações rurais de criações de animais de subsistência familiar. Para isso se usou as técnicas alternativas rústicas de construção civil, as quais foram “desconstruídas” e “reconstruídas” através da “elaboração do conhecimento” e da “metodologia de projetos” com o intuito de adaptá-las as construções de instalações de criações animais. Diante desse desafio, o trabalho foi organizado em quatro momentos. No primeiro momento, ocorreu o envolvimento dos alunos, por meio de um questionário sobre a possibilidade de uso de materiais alternativos na construção rural, com fibras, folhas de palmeiras, sacos de fibra de ráfia e polipropileno, pneus velhos, embalagem PET, argila, etc. E, por conseguinte se apresentou exemplos de construções rústicas para moradias humanas e instalações zootécnicas, existentes na literatura, internet e também as difundido popularmente entre os moradores da microrregião de Satuba. No segundo momento, se buscou através da “elaboração do conhecimento” construir as instalações animais mais utilizadas na circunvizinhança na produção familiar de subsistência, utilizandose dos materiais alternativos disponíveis na microrregião de Satuba, e do saber popular. No terceiro momento, levantou-se, organizou-se e elaborou-se um documento para utilização institucional, com técnicas de instalações rústicas tradicionalmente consolidadas, para assim, com a “construção do conhecimento” despertasse nos alunos, possíveis desenvolvimentos de novas idéias para as construções de instalações rústicas para criação de animais. Bem assim motivar todo um círculo produtivo, desde a coleta desses materiais até a construção de instalações rurais para produção animal, ocupando as famílias em uma atividade alternativa, ecologicamente correta, sem exigir grandes investimentos. No quarto momento, buscou-se avaliar com a apresentação do mesmo questionário apresentado no primeiro momento a modificação que a vivência com a construção por materiais alternativos exerceu sobre os alunos. Concluiu-se que a proposta é viável e pode ser incorporada pela comunidade, com o auxílio dos alunos, num processo de elaboração do conhecimento com aplicabilidade das técnicas de construção com materiais alternativos, nas instalações de criações animais.
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