O ensino e a aprendizagem da matemática na educação escolar indígena da etnia Sateré-Mawé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Darlane Cristina Maciel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12952
Resumo: O presente trabalho foi realizado no munícipio de Maués – AM em uma comunidade indígena localizada na Terra Indígena Andirá-Marau, rio Marau, com membros da comunidade acadêmica da Escola Municipal Indígena Mypynugkuri. Essa pesquisa foi impulsionada a partir da inquietação que surgiu quando vivenciamos a prática docente do ensino da matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Maués, onde recebemos alunos oriundos de distintas formas de escolarização, dentre elas, a Educação Escolar Indígena. A pesquisa teve como objetivo investigar os processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática e sua relação com o cotidiano de uma aldeia da Etnia Sateré-Mawé. Para essa reflexão, nos apoiamos na Etnomatemática, pois entendemos que ela se preocupa não apenas com os fins, mas também com o modo e as técnicas utilizadas na abordagem da matemática nos mais diversos grupos sociais. Utilizamos as técnicas de entrevistas e observações para coleta de dados, com foco na prática pedagógica dos professores da escola participante da pesquisa e, os dados coletados foram analisados segundo o referencial teórico. Com a realização desta pesquisa, foi possível descrever ferramentas didáticas utilizadas pelos professores da Escola Municipal Indígena Mypynugkuri, além de visualizar através da atividades escolares a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade desenvolvidas na escola visando os processos de ensino e de aprendizagem dos componentes curriculares. Verificamos como a Educação Indígena tem sido fundamental para apoiar a Educação Escolar Indígena na comunidade participante da pesquisa, pois, contribui de modo efetivo para a escolarização de seus membros
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spelling Saraiva, Darlane Cristina MacielMattos, José Roberto Linhares de549.417.927-34http://lattes.cnpq.br/1508772914490157Mattos, Sandra Maria Nascimento deOrey, Daniel Clarkhttp://lattes.cnpq.br/61756237146922522023-12-22T02:31:57Z2023-12-22T02:31:57Z2016-05-30Saraiva, Darlane Cristina Maciel. O ensino e a aprendizagem da matemática na educação escolar indígena da etnia Sateré-Mawé. 2016. [83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12952O presente trabalho foi realizado no munícipio de Maués – AM em uma comunidade indígena localizada na Terra Indígena Andirá-Marau, rio Marau, com membros da comunidade acadêmica da Escola Municipal Indígena Mypynugkuri. Essa pesquisa foi impulsionada a partir da inquietação que surgiu quando vivenciamos a prática docente do ensino da matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Maués, onde recebemos alunos oriundos de distintas formas de escolarização, dentre elas, a Educação Escolar Indígena. A pesquisa teve como objetivo investigar os processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática e sua relação com o cotidiano de uma aldeia da Etnia Sateré-Mawé. Para essa reflexão, nos apoiamos na Etnomatemática, pois entendemos que ela se preocupa não apenas com os fins, mas também com o modo e as técnicas utilizadas na abordagem da matemática nos mais diversos grupos sociais. Utilizamos as técnicas de entrevistas e observações para coleta de dados, com foco na prática pedagógica dos professores da escola participante da pesquisa e, os dados coletados foram analisados segundo o referencial teórico. Com a realização desta pesquisa, foi possível descrever ferramentas didáticas utilizadas pelos professores da Escola Municipal Indígena Mypynugkuri, além de visualizar através da atividades escolares a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade desenvolvidas na escola visando os processos de ensino e de aprendizagem dos componentes curriculares. Verificamos como a Educação Indígena tem sido fundamental para apoiar a Educação Escolar Indígena na comunidade participante da pesquisa, pois, contribui de modo efetivo para a escolarização de seus membrosThe present study was carried out in the municipality of Maués - AM in an indigenous community localized in Andirá-Marau Indigenous Land, Marau River, with members of the academic community of the Mypynugkuri Indigenous Municipal School. This research was propelled from the unease that arose when we experienced the teaching practice of mathematics teaching at the Federal Institute of Science, Education and Technology of Amazon (IFAM) - Campus Maués, where we received students from different forms of schooling, among them, Indigenous school education. The research aimed to investigate the teaching and learning processes of mathematics and its relations with the daily life of a village Sateré-Mawé ethnicity. For this reflection, we relied on Ethnomatematics, because we understand that it is worried not only with the purpose but also with the way and the techniques used in approach of the mathematics in various social groups. We use the techniques of interviews and observations to data collection, focusing on pedagogical practice of teachers of the research participant school, and the collected datas were analyzed according with the theoretical framework. With this research, it was possible to describe didactic tools used by teachers of Indigenous Municipal School Mypynugkuri, besides visualizing through school activities the interdisciplinarity and transdisciplinarity developed in school aiming the processes of teaching and learning of the curriculum components. We verified how the Indigenous Education has been fundamental to support the Indigenous School Education in the research participant community because contributes effectively to the schooling of its membersapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaIndigenous School EducationEthnomatematicsMathematicsSateré-MawéEducação Escola IndígenaEtnomatemáticaMatemáticaSateré-MawéCiências HumanasO ensino e a aprendizagem da matemática na educação escolar indígena da etnia Sateré-MawéThe teching and learning of Mathematics in Indigenous School Education in Sateré-Mawé ethnicityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Juliana. Memória dos brasileiros: saberes e fazeres: o guaraná de Maués. São Paulo: Museu da Pessoa, 2007. ALVAREZ, Gabriel O. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v.1, n.2, p.9- 44, dez. 2004. ALVAREZ, Gabriel O. 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description O presente trabalho foi realizado no munícipio de Maués – AM em uma comunidade indígena localizada na Terra Indígena Andirá-Marau, rio Marau, com membros da comunidade acadêmica da Escola Municipal Indígena Mypynugkuri. Essa pesquisa foi impulsionada a partir da inquietação que surgiu quando vivenciamos a prática docente do ensino da matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Maués, onde recebemos alunos oriundos de distintas formas de escolarização, dentre elas, a Educação Escolar Indígena. A pesquisa teve como objetivo investigar os processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática e sua relação com o cotidiano de uma aldeia da Etnia Sateré-Mawé. Para essa reflexão, nos apoiamos na Etnomatemática, pois entendemos que ela se preocupa não apenas com os fins, mas também com o modo e as técnicas utilizadas na abordagem da matemática nos mais diversos grupos sociais. Utilizamos as técnicas de entrevistas e observações para coleta de dados, com foco na prática pedagógica dos professores da escola participante da pesquisa e, os dados coletados foram analisados segundo o referencial teórico. Com a realização desta pesquisa, foi possível descrever ferramentas didáticas utilizadas pelos professores da Escola Municipal Indígena Mypynugkuri, além de visualizar através da atividades escolares a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade desenvolvidas na escola visando os processos de ensino e de aprendizagem dos componentes curriculares. Verificamos como a Educação Indígena tem sido fundamental para apoiar a Educação Escolar Indígena na comunidade participante da pesquisa, pois, contribui de modo efetivo para a escolarização de seus membros
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