Conservatória: a construção das serenatas como patrimônio cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Gorett de Oliveira Silva de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11507
Resumo: Serestas e serenatas são manifestações musicais que ocorrem por todo país, mas tem expressiva significação no distrito de Conservatória, na região serrana do Rio de Janeiro. Essa dissertação visa apresentar uma abordagem analítica da construção dessas manifestações agenciadas pelo movimento dos seresteiros de Conservatória, gerador de simbolismos, mitos e disputas. A construção das serenatas como patrimônio teve início na década de 1950, com atuação de alguns seresteiros que passaram a normatizar e sistematizar as atividades das serestas e serenatas, numa elaboração conjunta com a apropriação simbólica de elementos da natureza, históricos e materiais, consolidando estas manifestações. Além da observação do ritual das serenatas, foco desta dissertação, outras práticas musicais existentes no distrito foram analisadas. Essas, surgidas posteriormente ao movimento seresteiro, também constam como atrações do turismo local, embasadas na evocação de memórias, nostalgia e saudosismo. Detecta-se assim, uma ambientação turística musical formada por diversos matizes simbólicos e musicais. Etnograficamente, as narrativas dos agentes das manifestações foram de grande importância, possibilitando o entendimento das emocionalidades geradas, das performances realizadas, suas representações, significações e das memórias produzidas no contexto conservatoriano.
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Essa dissertação visa apresentar uma abordagem analítica da construção dessas manifestações agenciadas pelo movimento dos seresteiros de Conservatória, gerador de simbolismos, mitos e disputas. A construção das serenatas como patrimônio teve início na década de 1950, com atuação de alguns seresteiros que passaram a normatizar e sistematizar as atividades das serestas e serenatas, numa elaboração conjunta com a apropriação simbólica de elementos da natureza, históricos e materiais, consolidando estas manifestações. Além da observação do ritual das serenatas, foco desta dissertação, outras práticas musicais existentes no distrito foram analisadas. Essas, surgidas posteriormente ao movimento seresteiro, também constam como atrações do turismo local, embasadas na evocação de memórias, nostalgia e saudosismo. Detecta-se assim, uma ambientação turística musical formada por diversos matizes simbólicos e musicais. Etnograficamente, as narrativas dos agentes das manifestações foram de grande importância, possibilitando o entendimento das emocionalidades geradas, das performances realizadas, suas representações, significações e das memórias produzidas no contexto conservatoriano.Serestas and serenatas are musical manifestations that occur throughout the country, but has significant meaning in the district of Conservatoria, in the mountain region of Rio de Janeiro. This dissertation aims to present an analytical approach to the construction of these manifestations, organized by the Conservatoria’s seresteiros movement, which generates symbolism, myths and disputes. The construction of the serenatas as heritage began in the 1950s, with the work of some seresteiros who began to standardize and systematize the activities of serestas and seresteiros, in a joint elaboration with the symbolic appropriation of elements of nature, historical and material, consolidating these manifestations.In addition to the observation of the serenatas ritual, focus of this dissertation, other musical practices in the district were analyzed. These, which emerged after the seresteiro movement, also appear as attractions of local tourism, based on the evocation of memories and nostalgia. It is thus detected, a musical tourist environment formed by various symbolic and musical hues. Ethnographically, the narratives of the agents of the manifestations were of great importance, enabling the understanding of the emotionalities generated, the performances performed, their representations, their meanings and the memories produced in the conservatoriano context.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais Aplicadasserestas e serenatastradiçãomemóriaritualserestas and serenatastraditionmemoryritualCiências SociaisConservatória: a construção das serenatas como patrimônio culturalConservatória: construction of the serenatas as cultural heritageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALERJ – Projeto de Lei nº 1027/2007 – Ementa: Cria o Polo Cultural, Histórico e Turístico de Conservatória. Disponível em http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro0711.nsf/, acessado em 02/03/2018. BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos Objetos. Ed. 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