As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Karla Cristina Gomes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14369
Resumo: A presente dissertação, intitulada “As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial”, tem por objetivo geral analisar as relações arquitetônicas e artísticas, sejam, semelhanças ou diferenças, entre o Barroco Português e o Espanhol, na arquitetura religiosa do Brasil no período colonial, lançando luz sob a edificação da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco em Salvador – Bahia, datada de 1703. Dito isso, o estudo considera o conjunto artístico do seu interior e de sua fachada principal, leva-se em consideração os benefícios e a importância do bem cultural relacionado ao estudo. Além disso compreender a conservação das igrejas como um legado para a História, Arte e o Patrimônio Cultural do Brasil. Igualmente, o estudo almeja ainda debater a funcionalidade dos processos de conservação e restauro da igreja. Relacionada a investigação feita, a metodologia adotada foi baseada em pesquisa de campo, fontes bibliográficas e documentais, no intuito de alcançar os objetivos propostos. Espera-se que o estudo, empreendido no campo multidisciplinar, possa trazer à tona questões que impliquem em contribuições teóricas e metodológicas no campo dos estudos sobre patrimônio.
id UFRRJ-1_72be75662d6adf748aaefafe7ca9e61b
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/14369
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Carvalho, Karla Cristina Gomes deMacêdo, Fabio Ricardo Reis de814.968.267-87http://lattes.cnpq.br/6904450078250156Macêdo, Fabio Ricardo Reis deSampaio, Julio Cesar RibeiroMotta Junior, Edson033.672.207-95http://lattes.cnpq.br/12053604809211972023-12-22T03:00:22Z2023-12-22T03:00:22Z2021-07-30CARVALHO, Karla Cristina Gomes. As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial. 2021. 162 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14369A presente dissertação, intitulada “As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial”, tem por objetivo geral analisar as relações arquitetônicas e artísticas, sejam, semelhanças ou diferenças, entre o Barroco Português e o Espanhol, na arquitetura religiosa do Brasil no período colonial, lançando luz sob a edificação da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco em Salvador – Bahia, datada de 1703. Dito isso, o estudo considera o conjunto artístico do seu interior e de sua fachada principal, leva-se em consideração os benefícios e a importância do bem cultural relacionado ao estudo. Além disso compreender a conservação das igrejas como um legado para a História, Arte e o Patrimônio Cultural do Brasil. Igualmente, o estudo almeja ainda debater a funcionalidade dos processos de conservação e restauro da igreja. Relacionada a investigação feita, a metodologia adotada foi baseada em pesquisa de campo, fontes bibliográficas e documentais, no intuito de alcançar os objetivos propostos. Espera-se que o estudo, empreendido no campo multidisciplinar, possa trazer à tona questões que impliquem em contribuições teóricas e metodológicas no campo dos estudos sobre patrimônio.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta disertación, titulada "Las posibles relaciones arquitectónicas entre el barroco luso-brasileño y el barroco hispanoamericano en el período del Brasil colonial", tiene como objetivo analizar las relaciones arquitectónicas y artísticas, sean semejanzas o diferencias, entre el barroco portugués y el español, en arquitectura religiosa de Brasil en el período colonial, arrojó luz sobre el edificio de la Iglesia de la Tercera Orden de São Francisco en Salvador - Bahía, de 1703. Dicho esto, el estudio considera el conjunto artístico de su interior y su fachada principal, la Se tienen en cuenta los beneficios y la importancia de los bienes culturales relacionados con el estudio. Además, entender la conservación de las iglesias como un legado para la Historia, el Arte y el Patrimonio Cultural de Brasil. Asimismo, el estudio también tiene como objetivo debatir la funcionalidad de los procesos de conservación y restauración de la iglesia. En relación con la investigación realizada, la metodología adoptada se basó en investigaciones de campo, fuentes bibliográficas y documentales, con el fin de alcanzar los objetivos propuestos. Se espera que el estudio, realizado en el campo multidisciplinar, pueda sacar a la luz cuestiones que implican aportes teóricos y metodológicos en el campo de los estudios patrimoniales.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e SociedadeUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuArquiteturaPatrimônio CulturalBarrocoArquitecturaPatrimonio CulturalSociologiaAs possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonialPosibles relaciones arquitectónicas entre el barroco luso-brasileño y el barroco hispanoamericano en el Brasil colonialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Capistrano de. 1853-1924. Capítulos de história colonial: 1500-1800, Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 1998. ALBERNAZ, Maria Paula; LIMA, Cecília Modesto. Dicionário ilustrado de arquitetura. 1a ed. São Paulo: Pro Editores, 1998. ALCAIDE, Víctor Manuel Nieto; MORALES, Alfredo José; CREMADES, Fernando Checa, Arquitectura del Renacimiento en España, 1488-1599, Cátedra, 2009. ALVES, Marieta, História da Venerável Ordem 3ª da Penitência do seráfico Pe. São Francisco da Congregação da Bahia, Gráfica Nacional da Cidade do Rio de Janeiro, 1948. ALVIM, Sandra Poleshuck de Faria, Arquitetura religiosa colonial no Rio de Janeiro: as três fases. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ-Faperj. 2014. ANDRADE, Mario de. A arte Religiosa no Brasil, São Paulo: ed. Experimento; Giordano, 1993. ARGAN, Giulio Carlo. FAGIOLO, Maurizio. Guia de História da Arte. Tradução: M. F. Gonçalves de Azevedo. 1ª edição. Lisboa: Editorial Estampa, 1992, p. 39. ÁVILA, Affonso, Barroco: Teoria e Análise, editora: Perspectiva. Coleção: Stylus – Vol.10, 1997. BAETA, Rodrigo Espina. Teoria do Barroco, Salvador: EDUFBA: PPGAU, 2012. 214 p. BAZIN, Germain, Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Vol.1, Rio de Janeiro: Record, 1984. ______________, Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Vol.2, Rio de Janeiro: Record, 1984 ______________, Barroco e Rococó, editora: Martins Fontes, São Paulo, 1993. BRASIL. Decreto-Lei nº25, de 30 de novembro de 1937 – Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Disponível em: Acesso em: 12 de mai. 2020. BURY, John, Arquitetura e arte no Brasil Colônia. São Paulo: Nobel, 1991. CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos, Mentalidade e Estética na Bahia Colonial: a Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Bahia, Empresa Gráfica da Bahia – Salvador, 1996. CHOAY, Françoise, 1925- A alegoria do patrimônio/Françoise Choay; tradução de Luciano Vieira Machado. 4ª ed. – São Paulo: estação Liberdade: UNESP, 2006. CLOULAS, Annie. Origines et évolution de terme "plateresco": a propos d'un article de J. B. Bury. In: Mélanges de la Casa de Velázquez, tome 16, 1980. pp. 151-161. COSTA, Sebastião Héber Vieira da. Alguns aspectos da religiosidade afro-brasileira em vista de uma adequada pastoral da iniciação cristão. In: BRANDÃO, Sylvana (Org.) História das religiões no Brasil, Recife: UFPE, 2001. v. 1. CUSTÓDIO, Luiz Antonio Bolcato, Soberania e administração do Novo mundo: das leis. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, n.39, p 65-75, 2018. ETZEL, Eduardo, O Barroco no Brasil, Ed. Melhoramentos, 1974. FAUSTO, Boris. História do Brasil - 14ª Ed. Edusp 2012. FILHO, Nestor Goulart Reis, Quadro da Arquitetura no Brasil, Ed. Perspectiva, 1970. FILHA, Maria Berthilde Moura e Ivan Cavalcanti Filho. Ordens Terceiras Franciscanas Setecentistas: três casos de emancipação espacial na arquitetura brasileira, Downloads/Ordens%20Terceiras%20Franciscanas%20Setecentistas%20três%20casos%20de%20emancipação%20espacial%20na%20arquitetura%20brasileira%20(2).pdf. FLEXOR, Maria Helena Ochi. Igrejas e conventos da Bahia –Brasília, DF: Iphan /vol. 2. Iphan /Programa Monumenta, 2010. FREIRE, José Ribamar Bessa, Aldeamentos Indígenas do Rio de Janeiro, Ed. Eduerj, 2009. FREIRE, Gilberto, Casa Grande e Senzala: Formaçao da familia brasileira sob o regime Patriarcal, 48º ed. São Paul: Global, 2003. FREIRE, Luiz. A talha na Bahia do século XVIII. In: Cultura Visual, n. 13, maio/2010, Salvador: EDUFBA, p. 137-151. Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas. História da arte e restauro: um diálogo necessário, 25º Encontro da ANPAP. Arte: seus espaços e/em nosso tempo, Porto Alegre- RS, 2016. FRIDMAN, Fania. Freguesias Fluminenses ao final do setecentos, artigo publicado: Anais do X Seminario de Historia da Cidade e do Urbanismo – ANPUR/UFP, 2008. GARCEZ, Angelina Nobre Rolim, Ordem Terceria de Sao Francisco de Assis da Bahia, Salvador. EDUFBA, 2007. GOMBRICH, E.H. A História da Arte, 16ª edição. Editora: LTC, 2000. HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva, Edições Vértice, 1990. HANI, Jean. O Simbolismo do templo Cristão, capa de Ed. 70, 1998. HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 26ª Ediçao.1995. JABOATÃO, Frei Antônio de Santa Maria, OFM, 1858-62 – Novo Orbe Seráfico Brasílico ou Chronica dos Frades Menores da Provincia do Brasil. Rio de Janeiro: Typografia Brasiliense de Maximiano Gomes Ribeiro. JANSON. H.W, Iniciação à História da Arte, Ed. Martins Fontes, 2ª Edição, 1996. JIMÉNEZ, José Miguel Muñoz, La arquitectura del Plateresco en la provincia de Guadalajara", en Wad-al-hayara, nº 21, 1994. pp. 141. KUBLER, George. A Arquitectura Portuguesa Chã. Entre as Especiarias e os Diamantes: 1521 - 1706, Lisboa: Editorial Vega, 1988. LE GOFF, Jacques. História. In: LE GOFF, Jacques História e Memória. 5ª. Campinas, SP: UNICAMP, 2003. LINS, Eugênio de Ávila, O trabalho do Mestre Carpinteiro Gabriel Ribeiro na Ordem Terceira de São Francisco de Salvador, https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/os-franciscanos-no-mundo-portugues-ii-as-veneraveis-ordens-terceiras-de-sao-francisco/o-trabalho-do-mestre-carpinteiro-gabriel-ribeiro-na-ordem-terceira-de-sao-francisco-de-salvador, 2012. MAIA, Pedro Moacir, Vistas e Festas Lisboeta em Azulejos na Bahia: Ordem Terceira de São Francisco – Salvador: IPAC, 2002. MACEDO, Emiliano Unzer, Religiosidade popular brasileira colonial: um retrato sincrético, revista Ágora, Vitoria, n.7, 2008, p. 1-20. MARAVALL, José Antônio. A cultura do Barroco como conceito da época: análise de uma estrutura histórica. São Paulo, editora da Universidade de São Paulo: Edusp, 1997. MARTINEZ, Socorro Targino. Ordens Terceiras: Ideologia e Arquitetura, UFBA, 1969. MARX, Murillo. Nosso chão: do sagrado ao profano. São Paulo: Edusp, 1989. MAZA, Francisco de la, El Churrigueresco em la ciudad de México. Mexico, 1969. Disponível: https://nanopdf.com/download/barroco-churrigueresco_pdf. MELLO, Suzy de. Barroco, Ed. Brasiliense, 1983. MENDES, Francisco; VERÍSSIMO, Francisco; BITTAR, William. Arquitetura no Brasil: de Cabral a D. João VI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009. (Coleção Arquitetura no Brasil; v. 1). NIEVES, Román Hernández. Reflexiones en torno al Plateresco em Extremadura. Revista: NORBA-ARTE XVI, págs. 57-82, 1996. NICOLINI, Alberto. La ciudad hispanoamericana, medieval, renacentista y americana, Atrio: Revista de História del Arte, nº 10-11, 2005. NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993. OLIVEIRA, Lucia Lippi, Cultura é Patrimônio, Um Guia, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; PEREIRA, Sonia Gomes; LUZ, Ângela Ancora da História da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 3. Ed. 2013. OLIVERIA, Myriam Andrade Ribeiro de; CAMPOS, Adalgisa Arantes. Barroco e Rococó nas igrejas de Ouro Preto e Mariana /. – Brasília, DF: Iphan / Programa Monumenta, 2010. 2 v. (Roteiros do Patrimônio; 10. OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Barroco e Rococó nas igrejas do Rio de Janeiro. Brasília, DF: Iphan/Programa Monumenta, 2008. (Roteiros do Patrimônio; Volumes: 1, 2 e 3). OLIVEIRA, Myriam A. Ribeiro de. O rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac Naify, 2003. PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. Tradução. Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979, Capítulo I. PEREIRA, Sonia Gomes. Arte, ensino e academias: estudos e ensaios sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Mauad: FAPERJ, 2016. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, nº 10, 1992. PRIORE, Mary del. Religião e Religiosidade no Brasil colonial, coleção: História em Movimento, Ed. Ática, 1994. _________________, Histórias da gente brasileira: volume 1: colônia. São Paulo: Leya, 2016. PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte, São Paul, Ed. Ática, 2005. RABELLO, Sonia. O Estado na preservação dos bens culturais: o tombamento/Sonia Rabello. – Rio de Janeiro: IPHAN, 2009. REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. RIBEIRO, Darcy, O Povo Brasileiro. A Formação e o Sentido do Brasil. Companhia das Letras – 1995, São Paulo.2ª Edição. SALLES, Fritz Teixeira de Associações Religiosas no ciclo do Ouro: introdução ao estudo do comportamento social das Irmandades de Minas no século XVIII, 2ª edição, São Paulo: Perspectiva, 2007. SANT’ANNA, Affonso Romano de. Barroco: do quadrado à elipse, editora: Rocco, Rio de Janeiro, 2000. SANTOS, Milton. O Centro da Cidade do Salvador: Estudo de Geografia Urbana 1 - 2. ed. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Salvador: Ed. UFBA, 2008. SANTOS, Paulo Ferreira. Formação de cidades no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001. SILVA TELLES, Augusto C. da. Arquitetura na formação do Brasil, Edição publicada pela Representação da UNESCO no Brasil, 2006. SIMÃO, Maria Cristina Rocha. Preservação do patrimônio cultural em cidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 (Turismo, Cultura e Lazer, 3, p.128). SMITH, Robert Chester. Arquitetura Civil do Período Colonial. In: FAU/USP – MEC/IPHAN: Arquitetura Civil I: textos escolhidos da Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. São Paulo: FAU/USP, 1975 (p. 95-190). SOUSTELLI, Jacques, A civilização Asteca, Ed. Jorge Zahar. Ed. 1987. SOUZA, Jessé, A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. - Rio de Janeiro: Leya, 2017. SCOMPARIM, Almir Flavio, A iconografia na Igreja Católica, Ed. Paulus, 2008. TIRAPELLI, Percival, Arte Indígena: do Pré-colonial à Contemporaneidade, São Paulo: Companhia Editora Nacional, (Coleção Brasileira), 2006. __________________, Iconografia da Fachada da igreja da Ordem Terceira de São Francisco em Salvador, Bahia, 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios”, 2010. Bahia. __________________, Patrimônio Colonial Latino-americano, Edições Sesc São Paulo, 2018. VALLADARES, Clarival do Prado, Nordeste Histórico e Monumental. Salvador, fund. Odebrecht, Vol. I. VELÁZQUEZ, Antonio Sáseta, Arte Churrigueresco el transparente de Toledo, Cuarderno de Los Amigos de Los Museos de Osuna, Nº 12, 2010. WEHLING, Arno. Wehling, Maria José C. M. Formação do Brasil Colonial. Ed. Nova Fronteira, 4ª Ed, 2005. WOLFFLIN, Heinrich, Renascença e Barroco, ed. Perspectiva, 1988. ZANINI, Walter, História geral da arte no Brasil, São Paulo, Instituto Walter Moreira Salles, 1983. Vol.2.https://tede.ufrrj.br/retrieve/73165/2021%20-%20Karla%20Cristina%20Gomes%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6574Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-05-08T17:25:43Z No. of bitstreams: 1 2021 - Karla Cristina Gomes de Carvalho.pdf: 4792598 bytes, checksum: 3d71d7a7786ce1781abed9e89bf57af5 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-08T17:25:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Karla Cristina Gomes de Carvalho.pdf: 4792598 bytes, checksum: 3d71d7a7786ce1781abed9e89bf57af5 (MD5) Previous issue date: 2021-07-30info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2021 - Karla Cristina Gomes de Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3705https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14369/1/2021%20-%20Karla%20Cristina%20Gomes%20de%20Carvalho.pdf.jpg10bb822e9f557a839be801e52dbe5f07MD51TEXT2021 - Karla Cristina Gomes de Carvalho.pdf.txtExtracted Texttext/plain336058https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14369/2/2021%20-%20Karla%20Cristina%20Gomes%20de%20Carvalho.pdf.txt65cb0f1b6aa9ea34de2beca7a84dd6cfMD52ORIGINAL2021 - Karla Cristina Gomes de Carvalho.pdfapplication/pdf4792598https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14369/3/2021%20-%20Karla%20Cristina%20Gomes%20de%20Carvalho.pdf3d71d7a7786ce1781abed9e89bf57af5MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14369/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/143692023-12-22 00:00:22.012oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv Posibles relaciones arquitectónicas entre el barroco luso-brasileño y el barroco hispanoamericano en el Brasil colonial
title As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial
spellingShingle As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial
Carvalho, Karla Cristina Gomes de
Arquitetura
Patrimônio Cultural
Barroco
Arquitectura
Patrimonio Cultural
Sociologia
title_short As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial
title_full As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial
title_fullStr As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial
title_full_unstemmed As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial
title_sort As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial
author Carvalho, Karla Cristina Gomes de
author_facet Carvalho, Karla Cristina Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Karla Cristina Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macêdo, Fabio Ricardo Reis de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 814.968.267-87
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6904450078250156
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Macêdo, Fabio Ricardo Reis de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sampaio, Julio Cesar Ribeiro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Motta Junior, Edson
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 033.672.207-95
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1205360480921197
contributor_str_mv Macêdo, Fabio Ricardo Reis de
Macêdo, Fabio Ricardo Reis de
Sampaio, Julio Cesar Ribeiro
Motta Junior, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Patrimônio Cultural
Barroco
topic Arquitetura
Patrimônio Cultural
Barroco
Arquitectura
Patrimonio Cultural
Sociologia
dc.subject.spa.fl_str_mv Arquitectura
Patrimonio Cultural
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Sociologia
description A presente dissertação, intitulada “As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial”, tem por objetivo geral analisar as relações arquitetônicas e artísticas, sejam, semelhanças ou diferenças, entre o Barroco Português e o Espanhol, na arquitetura religiosa do Brasil no período colonial, lançando luz sob a edificação da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco em Salvador – Bahia, datada de 1703. Dito isso, o estudo considera o conjunto artístico do seu interior e de sua fachada principal, leva-se em consideração os benefícios e a importância do bem cultural relacionado ao estudo. Além disso compreender a conservação das igrejas como um legado para a História, Arte e o Patrimônio Cultural do Brasil. Igualmente, o estudo almeja ainda debater a funcionalidade dos processos de conservação e restauro da igreja. Relacionada a investigação feita, a metodologia adotada foi baseada em pesquisa de campo, fontes bibliográficas e documentais, no intuito de alcançar os objetivos propostos. Espera-se que o estudo, empreendido no campo multidisciplinar, possa trazer à tona questões que impliquem em contribuições teóricas e metodológicas no campo dos estudos sobre patrimônio.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:00:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:00:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Karla Cristina Gomes. As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial. 2021. 162 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14369
identifier_str_mv CARVALHO, Karla Cristina Gomes. As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial. 2021. 162 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2021.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ABREU, Capistrano de. 1853-1924. Capítulos de história colonial: 1500-1800, Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 1998. ALBERNAZ, Maria Paula; LIMA, Cecília Modesto. Dicionário ilustrado de arquitetura. 1a ed. São Paulo: Pro Editores, 1998. ALCAIDE, Víctor Manuel Nieto; MORALES, Alfredo José; CREMADES, Fernando Checa, Arquitectura del Renacimiento en España, 1488-1599, Cátedra, 2009. ALVES, Marieta, História da Venerável Ordem 3ª da Penitência do seráfico Pe. São Francisco da Congregação da Bahia, Gráfica Nacional da Cidade do Rio de Janeiro, 1948. ALVIM, Sandra Poleshuck de Faria, Arquitetura religiosa colonial no Rio de Janeiro: as três fases. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ-Faperj. 2014. ANDRADE, Mario de. A arte Religiosa no Brasil, São Paulo: ed. Experimento; Giordano, 1993. ARGAN, Giulio Carlo. FAGIOLO, Maurizio. Guia de História da Arte. Tradução: M. F. Gonçalves de Azevedo. 1ª edição. Lisboa: Editorial Estampa, 1992, p. 39. ÁVILA, Affonso, Barroco: Teoria e Análise, editora: Perspectiva. Coleção: Stylus – Vol.10, 1997. BAETA, Rodrigo Espina. Teoria do Barroco, Salvador: EDUFBA: PPGAU, 2012. 214 p. BAZIN, Germain, Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Vol.1, Rio de Janeiro: Record, 1984. ______________, Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Vol.2, Rio de Janeiro: Record, 1984 ______________, Barroco e Rococó, editora: Martins Fontes, São Paulo, 1993. BRASIL. Decreto-Lei nº25, de 30 de novembro de 1937 – Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Disponível em: Acesso em: 12 de mai. 2020. BURY, John, Arquitetura e arte no Brasil Colônia. São Paulo: Nobel, 1991. CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos, Mentalidade e Estética na Bahia Colonial: a Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Bahia, Empresa Gráfica da Bahia – Salvador, 1996. CHOAY, Françoise, 1925- A alegoria do patrimônio/Françoise Choay; tradução de Luciano Vieira Machado. 4ª ed. – São Paulo: estação Liberdade: UNESP, 2006. CLOULAS, Annie. Origines et évolution de terme "plateresco": a propos d'un article de J. B. Bury. In: Mélanges de la Casa de Velázquez, tome 16, 1980. pp. 151-161. COSTA, Sebastião Héber Vieira da. Alguns aspectos da religiosidade afro-brasileira em vista de uma adequada pastoral da iniciação cristão. In: BRANDÃO, Sylvana (Org.) História das religiões no Brasil, Recife: UFPE, 2001. v. 1. CUSTÓDIO, Luiz Antonio Bolcato, Soberania e administração do Novo mundo: das leis. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, n.39, p 65-75, 2018. ETZEL, Eduardo, O Barroco no Brasil, Ed. Melhoramentos, 1974. FAUSTO, Boris. História do Brasil - 14ª Ed. Edusp 2012. FILHO, Nestor Goulart Reis, Quadro da Arquitetura no Brasil, Ed. Perspectiva, 1970. FILHA, Maria Berthilde Moura e Ivan Cavalcanti Filho. Ordens Terceiras Franciscanas Setecentistas: três casos de emancipação espacial na arquitetura brasileira, Downloads/Ordens%20Terceiras%20Franciscanas%20Setecentistas%20três%20casos%20de%20emancipação%20espacial%20na%20arquitetura%20brasileira%20(2).pdf. FLEXOR, Maria Helena Ochi. Igrejas e conventos da Bahia –Brasília, DF: Iphan /vol. 2. Iphan /Programa Monumenta, 2010. FREIRE, José Ribamar Bessa, Aldeamentos Indígenas do Rio de Janeiro, Ed. Eduerj, 2009. FREIRE, Gilberto, Casa Grande e Senzala: Formaçao da familia brasileira sob o regime Patriarcal, 48º ed. São Paul: Global, 2003. FREIRE, Luiz. A talha na Bahia do século XVIII. In: Cultura Visual, n. 13, maio/2010, Salvador: EDUFBA, p. 137-151. Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas. História da arte e restauro: um diálogo necessário, 25º Encontro da ANPAP. Arte: seus espaços e/em nosso tempo, Porto Alegre- RS, 2016. FRIDMAN, Fania. Freguesias Fluminenses ao final do setecentos, artigo publicado: Anais do X Seminario de Historia da Cidade e do Urbanismo – ANPUR/UFP, 2008. GARCEZ, Angelina Nobre Rolim, Ordem Terceria de Sao Francisco de Assis da Bahia, Salvador. EDUFBA, 2007. GOMBRICH, E.H. A História da Arte, 16ª edição. Editora: LTC, 2000. HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva, Edições Vértice, 1990. HANI, Jean. O Simbolismo do templo Cristão, capa de Ed. 70, 1998. HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 26ª Ediçao.1995. JABOATÃO, Frei Antônio de Santa Maria, OFM, 1858-62 – Novo Orbe Seráfico Brasílico ou Chronica dos Frades Menores da Provincia do Brasil. Rio de Janeiro: Typografia Brasiliense de Maximiano Gomes Ribeiro. JANSON. H.W, Iniciação à História da Arte, Ed. Martins Fontes, 2ª Edição, 1996. JIMÉNEZ, José Miguel Muñoz, La arquitectura del Plateresco en la provincia de Guadalajara", en Wad-al-hayara, nº 21, 1994. pp. 141. KUBLER, George. A Arquitectura Portuguesa Chã. Entre as Especiarias e os Diamantes: 1521 - 1706, Lisboa: Editorial Vega, 1988. LE GOFF, Jacques. História. In: LE GOFF, Jacques História e Memória. 5ª. Campinas, SP: UNICAMP, 2003. LINS, Eugênio de Ávila, O trabalho do Mestre Carpinteiro Gabriel Ribeiro na Ordem Terceira de São Francisco de Salvador, https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/os-franciscanos-no-mundo-portugues-ii-as-veneraveis-ordens-terceiras-de-sao-francisco/o-trabalho-do-mestre-carpinteiro-gabriel-ribeiro-na-ordem-terceira-de-sao-francisco-de-salvador, 2012. MAIA, Pedro Moacir, Vistas e Festas Lisboeta em Azulejos na Bahia: Ordem Terceira de São Francisco – Salvador: IPAC, 2002. MACEDO, Emiliano Unzer, Religiosidade popular brasileira colonial: um retrato sincrético, revista Ágora, Vitoria, n.7, 2008, p. 1-20. MARAVALL, José Antônio. A cultura do Barroco como conceito da época: análise de uma estrutura histórica. São Paulo, editora da Universidade de São Paulo: Edusp, 1997. MARTINEZ, Socorro Targino. Ordens Terceiras: Ideologia e Arquitetura, UFBA, 1969. MARX, Murillo. Nosso chão: do sagrado ao profano. São Paulo: Edusp, 1989. MAZA, Francisco de la, El Churrigueresco em la ciudad de México. Mexico, 1969. Disponível: https://nanopdf.com/download/barroco-churrigueresco_pdf. MELLO, Suzy de. Barroco, Ed. Brasiliense, 1983. MENDES, Francisco; VERÍSSIMO, Francisco; BITTAR, William. Arquitetura no Brasil: de Cabral a D. João VI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009. (Coleção Arquitetura no Brasil; v. 1). NIEVES, Román Hernández. Reflexiones en torno al Plateresco em Extremadura. Revista: NORBA-ARTE XVI, págs. 57-82, 1996. NICOLINI, Alberto. La ciudad hispanoamericana, medieval, renacentista y americana, Atrio: Revista de História del Arte, nº 10-11, 2005. NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993. OLIVEIRA, Lucia Lippi, Cultura é Patrimônio, Um Guia, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; PEREIRA, Sonia Gomes; LUZ, Ângela Ancora da História da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 3. Ed. 2013. OLIVERIA, Myriam Andrade Ribeiro de; CAMPOS, Adalgisa Arantes. Barroco e Rococó nas igrejas de Ouro Preto e Mariana /. – Brasília, DF: Iphan / Programa Monumenta, 2010. 2 v. (Roteiros do Patrimônio; 10. OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Barroco e Rococó nas igrejas do Rio de Janeiro. Brasília, DF: Iphan/Programa Monumenta, 2008. (Roteiros do Patrimônio; Volumes: 1, 2 e 3). OLIVEIRA, Myriam A. Ribeiro de. O rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac Naify, 2003. PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. Tradução. Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979, Capítulo I. PEREIRA, Sonia Gomes. Arte, ensino e academias: estudos e ensaios sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Mauad: FAPERJ, 2016. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, nº 10, 1992. PRIORE, Mary del. Religião e Religiosidade no Brasil colonial, coleção: História em Movimento, Ed. Ática, 1994. _________________, Histórias da gente brasileira: volume 1: colônia. São Paulo: Leya, 2016. PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte, São Paul, Ed. Ática, 2005. RABELLO, Sonia. O Estado na preservação dos bens culturais: o tombamento/Sonia Rabello. – Rio de Janeiro: IPHAN, 2009. REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. RIBEIRO, Darcy, O Povo Brasileiro. A Formação e o Sentido do Brasil. Companhia das Letras – 1995, São Paulo.2ª Edição. SALLES, Fritz Teixeira de Associações Religiosas no ciclo do Ouro: introdução ao estudo do comportamento social das Irmandades de Minas no século XVIII, 2ª edição, São Paulo: Perspectiva, 2007. SANT’ANNA, Affonso Romano de. Barroco: do quadrado à elipse, editora: Rocco, Rio de Janeiro, 2000. SANTOS, Milton. O Centro da Cidade do Salvador: Estudo de Geografia Urbana 1 - 2. ed. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Salvador: Ed. UFBA, 2008. SANTOS, Paulo Ferreira. Formação de cidades no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001. SILVA TELLES, Augusto C. da. Arquitetura na formação do Brasil, Edição publicada pela Representação da UNESCO no Brasil, 2006. SIMÃO, Maria Cristina Rocha. Preservação do patrimônio cultural em cidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 (Turismo, Cultura e Lazer, 3, p.128). SMITH, Robert Chester. Arquitetura Civil do Período Colonial. In: FAU/USP – MEC/IPHAN: Arquitetura Civil I: textos escolhidos da Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. São Paulo: FAU/USP, 1975 (p. 95-190). SOUSTELLI, Jacques, A civilização Asteca, Ed. Jorge Zahar. Ed. 1987. SOUZA, Jessé, A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. - Rio de Janeiro: Leya, 2017. SCOMPARIM, Almir Flavio, A iconografia na Igreja Católica, Ed. Paulus, 2008. TIRAPELLI, Percival, Arte Indígena: do Pré-colonial à Contemporaneidade, São Paulo: Companhia Editora Nacional, (Coleção Brasileira), 2006. __________________, Iconografia da Fachada da igreja da Ordem Terceira de São Francisco em Salvador, Bahia, 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios”, 2010. Bahia. __________________, Patrimônio Colonial Latino-americano, Edições Sesc São Paulo, 2018. VALLADARES, Clarival do Prado, Nordeste Histórico e Monumental. Salvador, fund. Odebrecht, Vol. I. VELÁZQUEZ, Antonio Sáseta, Arte Churrigueresco el transparente de Toledo, Cuarderno de Los Amigos de Los Museos de Osuna, Nº 12, 2010. WEHLING, Arno. Wehling, Maria José C. M. Formação do Brasil Colonial. Ed. Nova Fronteira, 4ª Ed, 2005. WOLFFLIN, Heinrich, Renascença e Barroco, ed. Perspectiva, 1988. ZANINI, Walter, História geral da arte no Brasil, São Paulo, Instituto Walter Moreira Salles, 1983. Vol.2.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14369/1/2021%20-%20Karla%20Cristina%20Gomes%20de%20Carvalho.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14369/2/2021%20-%20Karla%20Cristina%20Gomes%20de%20Carvalho.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14369/3/2021%20-%20Karla%20Cristina%20Gomes%20de%20Carvalho.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14369/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 10bb822e9f557a839be801e52dbe5f07
65cb0f1b6aa9ea34de2beca7a84dd6cf
3d71d7a7786ce1781abed9e89bf57af5
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107937857732608