Influências da religiosidade diante da morte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14382 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender influências da religiosidade diante da morte, entrevistando praticantes do Catolicismo, do Candomblé e da etnia indígena Guarani-Mbyá, para montar uma compreensão da temática, utilizando o referencial teórico da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, em conjunto com outras áreas do conhecimento humano, como: tanatologia, história, sociologia, antropologia, biologia, teologia, bem como o conhecimento do respectivo praticante. Para compor a pesquisa, foram entrevistados cinco praticantes/adeptos do Candomblé (Ilê Omiojuarô – Nova Iguaçu, RJ), do Catolicismo (Matriz de São Sebastião, Barra Mansa, RJ) e da religião Guarani-Mbyá (Aldeia Sapukai, Angra dos Reis, RJ), perfazendo o total de quinze participantes. A partir do saber colhido na pesquisa de campo, com a aplicação de uma entrevista semiestruturada e utilizando os recursos do processamento simbólico-arquetípico, observou-se que a influência da religiosidade diante da morte se manifesta de muitas formas, de acordo com cada grupo religioso. Assim, a noção da continuidade da vida, o valor da ancestralidade, a esperança de ir para um lugar melhor, a manutenção da saúde e da identidade, entre outros aspectos, foram influências compreendidas no trabalho. Por ser uma pesquisa que priorizou o contexto e a compreensão de símbolos na coletividade, o trabalho apresenta narrativas sobre as crenças relacionadas à morte na interação e influência indivíduo-grupo, resultando na percepção da vivência da morte dentro dos mitos e ritos de cada religião pesquisada. Desse modo, foram destacadas as influências da religiosidade diante da morte em cada contexto coletivo pesquisado, evidenciando suas particularidades, enquanto prática religiosa, e o potencial arquetípico da morte, enquanto transmutação, transformação e renovação através da continuidade da vida, para além da dimensão física |
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Ayres, AmandaSilva, Nilton Sousa da54322030734http://lattes.cnpq.br/3803335892269540Berkenbrock, Volney JoséMonteiro, Aloisio Jorge de Jesus13878713746http://lattes.cnpq.br/54567994509011892023-12-22T03:00:34Z2023-12-22T03:00:34Z2017-08-31Ayres, Amanda. Influências da religiosidade diante da morte. 2017. [134 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14382Este trabalho tem como objetivo compreender influências da religiosidade diante da morte, entrevistando praticantes do Catolicismo, do Candomblé e da etnia indígena Guarani-Mbyá, para montar uma compreensão da temática, utilizando o referencial teórico da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, em conjunto com outras áreas do conhecimento humano, como: tanatologia, história, sociologia, antropologia, biologia, teologia, bem como o conhecimento do respectivo praticante. Para compor a pesquisa, foram entrevistados cinco praticantes/adeptos do Candomblé (Ilê Omiojuarô – Nova Iguaçu, RJ), do Catolicismo (Matriz de São Sebastião, Barra Mansa, RJ) e da religião Guarani-Mbyá (Aldeia Sapukai, Angra dos Reis, RJ), perfazendo o total de quinze participantes. A partir do saber colhido na pesquisa de campo, com a aplicação de uma entrevista semiestruturada e utilizando os recursos do processamento simbólico-arquetípico, observou-se que a influência da religiosidade diante da morte se manifesta de muitas formas, de acordo com cada grupo religioso. Assim, a noção da continuidade da vida, o valor da ancestralidade, a esperança de ir para um lugar melhor, a manutenção da saúde e da identidade, entre outros aspectos, foram influências compreendidas no trabalho. Por ser uma pesquisa que priorizou o contexto e a compreensão de símbolos na coletividade, o trabalho apresenta narrativas sobre as crenças relacionadas à morte na interação e influência indivíduo-grupo, resultando na percepção da vivência da morte dentro dos mitos e ritos de cada religião pesquisada. Desse modo, foram destacadas as influências da religiosidade diante da morte em cada contexto coletivo pesquisado, evidenciando suas particularidades, enquanto prática religiosa, e o potencial arquetípico da morte, enquanto transmutação, transformação e renovação através da continuidade da vida, para além da dimensão físicaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis research aims at the influences of religion before death, interviewing practitioners of Catholicism, Candomblé and indigenous Guarani-Mbyá ethnic group, to build a sense of the subject using the theoretical framework of Analytical Psychology by Carl Gustav Jung, with other areas of human knowledge, such as: tanatology, history, sociology, anthropology, biology, theology, and also the knowledge of the respective practitioner. To compose a research, five practitioners / supporters of Candomblé (Ilê Omiojuarô - Nova Iguaçu, RJ), Catholicism (São Sebastião, Barra Mansa, RJ) and Guarani-Mbyá religion (Sapukai Village, Angra dos Reis, RJ), making a total of fifteen participants. From the knowledge collected in the research field, through the application of a semi-structured interview and using the resources of symbolic-archetypal processing, it was noticed that the influence of religiosity before death is manifested in many ways according to each religious group. So, the notion of the continuity of life, the value of ancestry, the hope of going to a better place, the maintenance of health and identity, among other aspects, were influences understood in the project. As a research that prioritized the context and the understanding of symbols in the collective, the project presents narratives about the beliefs related to death in the interaction and individual-group influence, resulting in the perception of the experience of death within the myths and rites of each religion researched. Thus, the influences of religiosity before death in each researched collective context were highlighted, highlighting their particularities as a religious practice, and the archetypal potential of death, as transmutation, transformation and renewal through the continuity of life, beyond the physical dimensionapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoReligiosidadeMortePsicologia analíticaReligiosityDeathAnalytical psychologyCiências HumanasInfluências da religiosidade diante da morteInfluences of Religiosity Before Deathinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVARENGA, Maria Zélia. Concepção mítico-simbólica. Vida e morte – Morte e vida. In: MONTEIRO, Dulcinéia da Mata. Espiritualidade e finitude: aspectos psicológicos. São Paulo: Paulus, 2006. ALVES, Luís Alberto Souza. A Morte na Cultura Mbyá-Guarani. In:Anais dos Simpósios da ABHR, v. 13, 2012,São Luís. 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Este trabalho tem como objetivo compreender influências da religiosidade diante da morte, entrevistando praticantes do Catolicismo, do Candomblé e da etnia indígena Guarani-Mbyá, para montar uma compreensão da temática, utilizando o referencial teórico da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, em conjunto com outras áreas do conhecimento humano, como: tanatologia, história, sociologia, antropologia, biologia, teologia, bem como o conhecimento do respectivo praticante. Para compor a pesquisa, foram entrevistados cinco praticantes/adeptos do Candomblé (Ilê Omiojuarô – Nova Iguaçu, RJ), do Catolicismo (Matriz de São Sebastião, Barra Mansa, RJ) e da religião Guarani-Mbyá (Aldeia Sapukai, Angra dos Reis, RJ), perfazendo o total de quinze participantes. A partir do saber colhido na pesquisa de campo, com a aplicação de uma entrevista semiestruturada e utilizando os recursos do processamento simbólico-arquetípico, observou-se que a influência da religiosidade diante da morte se manifesta de muitas formas, de acordo com cada grupo religioso. Assim, a noção da continuidade da vida, o valor da ancestralidade, a esperança de ir para um lugar melhor, a manutenção da saúde e da identidade, entre outros aspectos, foram influências compreendidas no trabalho. Por ser uma pesquisa que priorizou o contexto e a compreensão de símbolos na coletividade, o trabalho apresenta narrativas sobre as crenças relacionadas à morte na interação e influência indivíduo-grupo, resultando na percepção da vivência da morte dentro dos mitos e ritos de cada religião pesquisada. Desse modo, foram destacadas as influências da religiosidade diante da morte em cada contexto coletivo pesquisado, evidenciando suas particularidades, enquanto prática religiosa, e o potencial arquetípico da morte, enquanto transmutação, transformação e renovação através da continuidade da vida, para além da dimensão física |
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