A arte indígena como instrumento para o ensino da geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ronaldo Cardoso da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12941
Resumo: Esta dissertação retrata uma pesquisa realizada com alunos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária PRO-EJA Indígena do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, situado no Município de Tabatinga, localizado no oeste do estado do Amazonas. Tem, entre outras, a finalidade de propor estratégias didáticas para os processos de ensino e aprendizagem da Geometria, baseada na relação dos conteúdos de geometria com padrões geométricos observados nos processos de confecção e nos artesanatos dos povos indígenas da etnia Ticuna da Comunidade indígena Umariaçú, bem como sugerir algumas atividades pedagógicas para serem trabalhadas utilizando esses elementos. A metodologia deste trabalho consiste na aplicação de um questionário para avaliar o nível de entendimento e a importância da geometria para os alunos e para o curso, em observações detalhadas da apresentação dos alunos durante os seminários onde os discentes apresentaram resultados de suas pesquisas. A realização de oficinas de confecção de artesanatos visando estabelecer relação entre os padrões geométricos estudados com os encontrados nesse processo, e sua possível aplicação em problemas do seu cotidiano. Durante os seminários e nas atividades de confecção percebeu-se que os artesanatos facilitaram o entendimento dos conteúdos básicos de geometria por fazerem parte do contexto sociocultural do discente. A satisfação e motivação pelo reconhecimento de sua cultura foram evidenciados na avaliação. Desta forma, pode-se afirmar que os artesanatos indígenas, podem facilitar os processos de ensino e aprendizagem da geometria para estes discentes. Este trabalho pretende ainda dar uma modesta contribuição aos docentes de matemática das escolas indígenas com algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas pelos alunos da comunidade com o intuito de tornar a aprendizagem mais significativa e prazerosa para os discentes e também fortalecer a cultura tradicional dos Ticunas.
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Tem, entre outras, a finalidade de propor estratégias didáticas para os processos de ensino e aprendizagem da Geometria, baseada na relação dos conteúdos de geometria com padrões geométricos observados nos processos de confecção e nos artesanatos dos povos indígenas da etnia Ticuna da Comunidade indígena Umariaçú, bem como sugerir algumas atividades pedagógicas para serem trabalhadas utilizando esses elementos. A metodologia deste trabalho consiste na aplicação de um questionário para avaliar o nível de entendimento e a importância da geometria para os alunos e para o curso, em observações detalhadas da apresentação dos alunos durante os seminários onde os discentes apresentaram resultados de suas pesquisas. A realização de oficinas de confecção de artesanatos visando estabelecer relação entre os padrões geométricos estudados com os encontrados nesse processo, e sua possível aplicação em problemas do seu cotidiano. Durante os seminários e nas atividades de confecção percebeu-se que os artesanatos facilitaram o entendimento dos conteúdos básicos de geometria por fazerem parte do contexto sociocultural do discente. A satisfação e motivação pelo reconhecimento de sua cultura foram evidenciados na avaliação. Desta forma, pode-se afirmar que os artesanatos indígenas, podem facilitar os processos de ensino e aprendizagem da geometria para estes discentes. Este trabalho pretende ainda dar uma modesta contribuição aos docentes de matemática das escolas indígenas com algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas pelos alunos da comunidade com o intuito de tornar a aprendizagem mais significativa e prazerosa para os discentes e também fortalecer a cultura tradicional dos Ticunas.This dissertation portrays a research carried out with students of the Integrated Technical Course on Agropecuária PRO-EJA Indigenous of the Federal Institute of Amazonas - IFAM, in the Municipality of Tabatinga, located in the western part of the state of Amazonas. It has, among others, the purpose of proposing didactic strategies for the teaching and learning processes of Geometry, based on the relation of the contents of geometry with geometric patterns observed in the confection processes and handicrafts of the Ticuna indigenous peoples of the Umariaçú Indigenous Community, as well as suggest some pedagogical activities to be worked using these elements. The methodology of this work consists in the application of a questionnaire to evaluate the level of understanding and the importance of geometry for the students and for the course, in detailed observations of the student’s presentation during the seminars where the students presented results of their researches. The realization of craft workshops aiming to establish a relationship between the geometric patterns studied and those found in this process, and their possible application in problems of their daily life. During the seminars and in the confection activities it was noticed that the handicrafts facilitated the understanding of the basic contents of geometry because they are part of the socio-cultural context of the student. The satisfaction and motivation for the recognition of their culture were evidenced in the evaluation. In this way, it can be said that indigenous handicrafts can facilitate the teaching and learning processes of geometry for these students. This work also intends to make a modest contribution to the mathematics teachers of the indigenous schools with some suggestions of activities that can be developed by the students of the community with the intention of making the learning more meaningful and pleasant for the students and also to strengthen the traditional culture of the Ticunasapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaIndigenous HandicraftsMotivationGeometry TeachingCultureArtesanato IndígenaMotivaçãoEnsino De GeometriaCulturaArte IndígenaEnsino de GeometriaIndigenous ArtGeometry TeachingEducaçãoA arte indígena como instrumento para o ensino da geometriaIndigenous art as an instrument for the teaching of geometryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte, Brasil: Autêntica, 2006. 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