A relação entre as tiras do Armandinho e diferentes gêneros textuais: uma proposta pedagógica de ensino de leitura
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15377 |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa do Profletras (Mestrado Profissional em Letras), que buscou investigar a dificuldade dos alunos do 3º ciclo (6º e 7º ano) do Ensino Fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro em identificar a relação de intertextualidade entre o gênero textual tiras (especificamente, as tiras do Armandinho, de Alexandre Beck) e outros gêneros multimodais. Foram assumidos como objetivos específicos: a) incentivar a compreensão da linguagem mista presente nas tiras como algo importante para as construções humana, histórica, social e cultural dos alunos como determina a BNCC; b) identificar as características presentes nas tiras e relacionar os diferentes componentes delas para compreender o texto; c) desenvolver nos alunos uma consciência crítica para que possam se expressar melhor, se posicionar e partilhar informações no seu meio social; d) ampliar o conhecimento enciclopédico e linguístico dos educandos através da leitura de diferentes textos multimodais; e) incentivá-los a conhecer e perceber os efeitos de sentido nos textos, identificando as críticas estabelecidas em relação ao intertexto; f) localizar informações explícitas e implícitas ao texto por meio de inferências; g) ler, compreender e interpretar o gênero a ser discutido, observando as características que o compõem e o meio em que circulam. Com o intuito de atingir esses objetivos, realizamos uma pesquisa inserida na área da Linguística Textual. Desse modo, pautamo-nos nas teorias de Bakhtin (1997, 2011), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2018), Dionísio (2008), Rojo (2012, 2015), Vergueiro (2018), Ramos (2017), entre outros, além dos documentos oficiais de ensino - PCN (1998) e BNCC (2017). Para isso, foi utilizada a metodologia da sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). No início da pesquisa, aplicamos algumas atividades de diagnose para constatar a hipótese levantada. Como as atividades não puderam ser aplicadas devido a epidemia do coronavírus (SARS-CoV-2), a estrutura do presente trabalho foi pautada na elaboração de um plano de trabalho baseado na proposta de Kaufman e Rodríguez (1995) e um caderno de atividades, contemplando os objetivos traçados inicialmente. Por fim, destaca-se a importância da leitura de textos de diferentes gêneros textuais e a ampliação do conhecimento de mundo dos educandos. |
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Freitas, Mariana Garcia deCosta, Wagner Alexandre dos Santoshttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561023.791.607-08http://lattes.cnpq.br/5356522896007792Costa, Wagner Alexandre dos Santoshttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561023.791.607-08http://lattes.cnpq.br/5356522896007792Coelho, Fábio André Cardosohttp://lattes.cnpq.br/8667782812462850Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha T Rodrigues dohttp://lattes.cnpq.br/5021940333606914102.358.407-77http://lattes.cnpq.br/27713528372711422023-12-22T03:16:43Z2023-12-22T03:16:43Z2023-04-09FREITAS, Mariana Garcia de. A relação entre as tiras do Armandinho e diferentes gêneros textuais: uma proposta pedagógica de ensino de leitura. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15377Esta dissertação é resultado de uma pesquisa do Profletras (Mestrado Profissional em Letras), que buscou investigar a dificuldade dos alunos do 3º ciclo (6º e 7º ano) do Ensino Fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro em identificar a relação de intertextualidade entre o gênero textual tiras (especificamente, as tiras do Armandinho, de Alexandre Beck) e outros gêneros multimodais. Foram assumidos como objetivos específicos: a) incentivar a compreensão da linguagem mista presente nas tiras como algo importante para as construções humana, histórica, social e cultural dos alunos como determina a BNCC; b) identificar as características presentes nas tiras e relacionar os diferentes componentes delas para compreender o texto; c) desenvolver nos alunos uma consciência crítica para que possam se expressar melhor, se posicionar e partilhar informações no seu meio social; d) ampliar o conhecimento enciclopédico e linguístico dos educandos através da leitura de diferentes textos multimodais; e) incentivá-los a conhecer e perceber os efeitos de sentido nos textos, identificando as críticas estabelecidas em relação ao intertexto; f) localizar informações explícitas e implícitas ao texto por meio de inferências; g) ler, compreender e interpretar o gênero a ser discutido, observando as características que o compõem e o meio em que circulam. Com o intuito de atingir esses objetivos, realizamos uma pesquisa inserida na área da Linguística Textual. Desse modo, pautamo-nos nas teorias de Bakhtin (1997, 2011), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2018), Dionísio (2008), Rojo (2012, 2015), Vergueiro (2018), Ramos (2017), entre outros, além dos documentos oficiais de ensino - PCN (1998) e BNCC (2017). Para isso, foi utilizada a metodologia da sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). No início da pesquisa, aplicamos algumas atividades de diagnose para constatar a hipótese levantada. Como as atividades não puderam ser aplicadas devido a epidemia do coronavírus (SARS-CoV-2), a estrutura do presente trabalho foi pautada na elaboração de um plano de trabalho baseado na proposta de Kaufman e Rodríguez (1995) e um caderno de atividades, contemplando os objetivos traçados inicialmente. Por fim, destaca-se a importância da leitura de textos de diferentes gêneros textuais e a ampliação do conhecimento de mundo dos educandos.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation is the result of a Profletras’ research (professional Master degree in Languages) which sought to investigate the difficulties that students of the third circle (years 6 and 7) of high school in the public education system in the city of Rio de Janeiro have to identify the intertextual relation between the textual genre strips (specifically, the strips of Armandinho, by Alexandre Beck) with other multimodal genres. The specific objectives assumed were: (a) to encourage students to understand the mixed language present in the strips as something important for their human, historical, social and cultural construction as determined by the BNCC; (b) to identify the characteristics presented in the strips and to relate their different components to understand the text; (c) to develop students' critical awareness so that they can express themselves in a better way, place themselves and share information in their social environment; (d) to expand students' world knowledge through the reading of different multimodal texts; (e) to encourage students to know and notice the effects of meaning in texts, identifying the established criticisms as well as the effects of the intertext; (f) to find explicit and implicit information to the text through inferences; (g) to read, to understand and to interpret the genre to be discussed, observing the characteristics that compose it and the environment in which they circulate. In order to achieve these objectives, we conducted a research inserted in the area of Textual Linguistics. In this way, we are guided by theories of Bakhtin (1997, Marcuschi (2005, 2008), Koch (2018), Dionísio (2008), Rojo (2012, 2015), Vergueiro (2018), Ramos (2017), among others, in addition to the official teaching documents- PCN (1998) and BNCC (2006). For this the methodology of didactic sequence of Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004) was used. At the beginning of the research, we applied some diagnostic activities to verify the hypothesis raised. As the research could not be applied due to the coronavirus (SARS-CoV-2) epidemic, the structure of the present research was built on the elaboration of a lesson plan based on Kaufman and Rodriguez (1995) proposal and also an activity notebook, keeping the objectives outlined initially. Finally, the importance of reading texts from different text genres and expanding students' world knowledge is highlighted.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisgênero textual tiraintertextualidadeleituratext genre stripintertextualityreadingLetrasA relação entre as tiras do Armandinho e diferentes gêneros textuais: uma proposta pedagógica de ensino de leituraThe relation between Armandinho´s strips and different text genres: a pedagogical propose of teaching readinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-https://tede.ufrrj.br/retrieve/73495/2021%20-%20Mariana%20Garcia%20de%20Freitas.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6652Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-06-01T14:30:10Z No. of bitstreams: 1 2021 - Mariana Garcia de Freitas.pdf: 7557779 bytes, checksum: c1105f45691b74b935516520e2cede40 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-01T14:30:11Z (GMT). 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