A gestão escolar democrática e sua aplicabilidade no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina segundo as percepções dos seus servidores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9895 |
Resumo: | O estudo caracterizou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizando dados quantitativos, partindo de uma investigação de fontes bibliográficas, documentais, observação de campo e questionário tipo misto com questões abertas e fechadas. O objetivo geral da presente pesquisa foi caracterizar as concepções de gestão do IFES-Campus Itapina e identificar ideias e ações que se aproximam da gestão democrática e participativa. Com advento da Lei 11.892 de 29/12/2008, que transformou a Escola Agrotécnica Federal de Colatina em um dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), denominado Campus Itapina, a gestão teve que se adequar as alterações trazidas pela nova legislação. Nos últimos 10 anos, apesar de possuir praticamente a mesma infraestrutura, houve um acréscimo expressivo na quantidade de alunos, cursos e servidores e como consequência também aumentaram as atividades, projetos, custos, problemas e conflitos que demandam esforço para os gestores e demais membros da comunidade escolar. As preocupações iniciais da pesquisa concentraram-se no ponto de vista das práticas de gestão existentes no Ifes-Campus Itapina, face à sua realidade atual. Assim, partiu-se de uma análise macro dos referenciais teóricos na área, do ponto de vista conceitual da gestão educacional e gestão democrática e participativa, para embasar o processo de caracterização da gestão existente no Ifes-Campus Itapina. A seguir apresentaram-se os referenciais teórico-metodológicos que contribuíram para fundamentar a presente investigação. A partir deste embasamento, buscou-se analisar através de documentos legais, a caracterização da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo através da descrição de sua estrutura organizacional, seu marco histórico e a dos campi que o compõe. E de forma mais abrangente, devido ser o foco da pesquisa, caracterizamos o Campus Itapina através da descrição das suas características estruturais e de gestão, mediante os documentos oficiais da instituição. Ao final, realizamos as análises dos dados coletados do questionário aplicado, resultando na identificação de várias características presentes na gestão praticada no Campus e diversas sugestões de melhorias, trazidos pelos servidores participantes da pesquisa. A contribuição principal do estudo foi a possibilidade de socializar experiências e conhecimentos sobre a gestão do Ifes e do Campus Itapina e o levantamento das possíveis práticas de gestão para melhoria do seu funcionamento. O aprofundamento do tema levou a uma reflexão sobre a importância da gestão educacional democrática e participativa para o Instituto Federal do Espírito Santo e demais Instituições de ensino do país |
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Pires, Marcos Antonio de AlmeidaSouza, Nádia Maria Pereira de739.514.557-72https://orcid.org/0000-0002-6001-8275http://lattes.cnpq.br/3482614478463727Souza, Nádia Maria Pereira de739.514.557-72https://orcid.org/0000-0002-6001-8275http://lattes.cnpq.br/3482614478463727Paiva, Liz Denize Carvalhohttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674http://lattes.cnpq.br/9816342888670620Barbosa, Jane Rangel Alveshttp://lattes.cnpq.br/0937248866076875005.152.267-50http://lattes.cnpq.br/75565481130398362023-12-21T18:54:25Z2023-12-21T18:54:25Z2020-05-20PIRES, Marcos Antonio de Almeida. A gestão escolar democrática e sua aplicabilidade no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina segundo as percepções dos seus servidores. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9895O estudo caracterizou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizando dados quantitativos, partindo de uma investigação de fontes bibliográficas, documentais, observação de campo e questionário tipo misto com questões abertas e fechadas. O objetivo geral da presente pesquisa foi caracterizar as concepções de gestão do IFES-Campus Itapina e identificar ideias e ações que se aproximam da gestão democrática e participativa. Com advento da Lei 11.892 de 29/12/2008, que transformou a Escola Agrotécnica Federal de Colatina em um dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), denominado Campus Itapina, a gestão teve que se adequar as alterações trazidas pela nova legislação. Nos últimos 10 anos, apesar de possuir praticamente a mesma infraestrutura, houve um acréscimo expressivo na quantidade de alunos, cursos e servidores e como consequência também aumentaram as atividades, projetos, custos, problemas e conflitos que demandam esforço para os gestores e demais membros da comunidade escolar. As preocupações iniciais da pesquisa concentraram-se no ponto de vista das práticas de gestão existentes no Ifes-Campus Itapina, face à sua realidade atual. Assim, partiu-se de uma análise macro dos referenciais teóricos na área, do ponto de vista conceitual da gestão educacional e gestão democrática e participativa, para embasar o processo de caracterização da gestão existente no Ifes-Campus Itapina. A seguir apresentaram-se os referenciais teórico-metodológicos que contribuíram para fundamentar a presente investigação. A partir deste embasamento, buscou-se analisar através de documentos legais, a caracterização da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo através da descrição de sua estrutura organizacional, seu marco histórico e a dos campi que o compõe. E de forma mais abrangente, devido ser o foco da pesquisa, caracterizamos o Campus Itapina através da descrição das suas características estruturais e de gestão, mediante os documentos oficiais da instituição. Ao final, realizamos as análises dos dados coletados do questionário aplicado, resultando na identificação de várias características presentes na gestão praticada no Campus e diversas sugestões de melhorias, trazidos pelos servidores participantes da pesquisa. A contribuição principal do estudo foi a possibilidade de socializar experiências e conhecimentos sobre a gestão do Ifes e do Campus Itapina e o levantamento das possíveis práticas de gestão para melhoria do seu funcionamento. O aprofundamento do tema levou a uma reflexão sobre a importância da gestão educacional democrática e participativa para o Instituto Federal do Espírito Santo e demais Instituições de ensino do paísCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe study was characterized by a qualitative research and using quantitative data, starting from an investigation of bibliographic, documentary sources, field observation and mixed questionnaire with open and closed questions. The general objective of this research was to characterize the management conceptions of IFES-Campus Itapina and identify ideas and actions that approach democratic and participatory management. With the advent of Law 11,892 of 12/29/2008, which transformed the Federal Agrotechnical School of Colatina into one of the Campi of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (IFES), called Campus Itapina, the management had to adapt the changes brought about by the new legislation. In the last 10 years, despite having practically the same infrastructure, there has been a significant increase in the number of students, courses and civil servants and, as a consequence, activities, projects, costs, problems and conflicts have also increased that demand effort for managers and other members of the school community. The initial concerns of the research focused on the point of view of the existing management practices at Ifes- Campus Itapina, given its current reality. Thus, we started with a macro analysis of the theoretical references in the area, from the conceptual point of view of educational management and democratic and participatory management, to support the process of characterizing the existing management at Ifes-Campus Itapina. The following are the theoretical and methodological frameworks that contributed to support the present investigation. From this basis, we sought to analyze through legal documents, the characterization of the management of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo through the description of its organizational structure, its historical landmark and that of the campuses that compose it. And more broadly, due to the focus of the research, we characterize the Campus Itapina through the description of its structural and management characteristics, through the official documents of the institution. At the end, we performed the analysis of the data collected from the applied questionnaire, resulting in the identification of several characteristics present in the management practiced on the Campus and several suggestions for improvements, brought by the employees participating in the research. The main contribution of the study was the possibility of socializing experiences and knowledge about the management of Ifes and Campus Itapina and the survey of possible management practices to improve their functioning. The deepening of the theme led to a reflection on the importance of democratic and participatory educational management for the Federal Institute of Espírito Santo and other educational institutions in the countryapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaGestão democráticaGestão participativaAvaliação institucionalDemocratic managementParticipative managementInstitutional evaluationEducaçãoA gestão escolar democrática e sua aplicabilidade no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina segundo as percepções dos seus servidoresA gestão escolar democrática e sua aplicabilidade no Instituto Federal do Espírito Santo-Campus Itapina segundo as percepções dos seus servidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília,1996 ______. 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Cria, transforma e extingue cargos e funções; reestrutura cargos e carreiras; altera a remuneração de servidores; altera a remuneração de militares de ex-Territórios Federais; altera disposições sobre gratificações de desempenho; dispõe sobre a incidência de contribuição previdenciária facultativa sobre parcelas remuneratórias; e modifica regras sobre requisição e cessão de servidores. 75 GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação e educação Brasileira Contemporânea. IN Educação e Sociedade. CEDES, nº8. São Paulo: Cortez, 1981. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. MICHEL, M.H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2009. MINAYO, Maria Cecília de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. FREITAS, Antônia Dalila Saldanha de et al. 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Paiva, Liz Denize Carvalho |
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Gestão democrática Gestão participativa Avaliação institucional Democratic management Participative management Institutional evaluation Educação |
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O estudo caracterizou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizando dados quantitativos, partindo de uma investigação de fontes bibliográficas, documentais, observação de campo e questionário tipo misto com questões abertas e fechadas. O objetivo geral da presente pesquisa foi caracterizar as concepções de gestão do IFES-Campus Itapina e identificar ideias e ações que se aproximam da gestão democrática e participativa. Com advento da Lei 11.892 de 29/12/2008, que transformou a Escola Agrotécnica Federal de Colatina em um dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), denominado Campus Itapina, a gestão teve que se adequar as alterações trazidas pela nova legislação. Nos últimos 10 anos, apesar de possuir praticamente a mesma infraestrutura, houve um acréscimo expressivo na quantidade de alunos, cursos e servidores e como consequência também aumentaram as atividades, projetos, custos, problemas e conflitos que demandam esforço para os gestores e demais membros da comunidade escolar. As preocupações iniciais da pesquisa concentraram-se no ponto de vista das práticas de gestão existentes no Ifes-Campus Itapina, face à sua realidade atual. Assim, partiu-se de uma análise macro dos referenciais teóricos na área, do ponto de vista conceitual da gestão educacional e gestão democrática e participativa, para embasar o processo de caracterização da gestão existente no Ifes-Campus Itapina. A seguir apresentaram-se os referenciais teórico-metodológicos que contribuíram para fundamentar a presente investigação. A partir deste embasamento, buscou-se analisar através de documentos legais, a caracterização da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo através da descrição de sua estrutura organizacional, seu marco histórico e a dos campi que o compõe. E de forma mais abrangente, devido ser o foco da pesquisa, caracterizamos o Campus Itapina através da descrição das suas características estruturais e de gestão, mediante os documentos oficiais da instituição. Ao final, realizamos as análises dos dados coletados do questionário aplicado, resultando na identificação de várias características presentes na gestão praticada no Campus e diversas sugestões de melhorias, trazidos pelos servidores participantes da pesquisa. A contribuição principal do estudo foi a possibilidade de socializar experiências e conhecimentos sobre a gestão do Ifes e do Campus Itapina e o levantamento das possíveis práticas de gestão para melhoria do seu funcionamento. O aprofundamento do tema levou a uma reflexão sobre a importância da gestão educacional democrática e participativa para o Instituto Federal do Espírito Santo e demais Instituições de ensino do país |
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PIRES, Marcos Antonio de Almeida. A gestão escolar democrática e sua aplicabilidade no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina segundo as percepções dos seus servidores. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
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