Concepções e práticas de estágio supervisionado no Campus Macapá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fátima Sueli Oliveira dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12813
Resumo: O estudo desenvolvido trata das concepções e práticas do estágio supervisionado na formação de técnicos de nível médio, no Campus Macapá, do Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Amapá (IFAP/Macapá). Seu objetivo foi analisar os desafios, limites e contradições que permeiam a realização das atividades de estágio supervisionado no IFAP/Macapá. Para isto, tomaram-se como referência as transformações educacionais ocorridas a partir dos anos 1990, tendo como aporte teórico a crise do capital e a decorrente reestruturação produtiva e o surgimento de novas exigências de formação de trabalhadores de novo tipo para atender às demandas empresariais de produtividade e competitividade diante de um novo contexto da mundialização do capital. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter descritivo, que se enquadra na categoria de pesquisa de tipo levantamento. Os sujeitos da pesquisa são os estudantes, docentes e gestores do IFAP/Campus Macapá. Para a coleta de dados, utilizam-se questionários eletrônicos, entrevistas semiestruturadas, grupo focal, observação participante e análise de fontes bibliográficas primárias. A partir da análise dos dados, constataram-se inúmeras dificuldades para que o estágio supervisionado cumpra o seu papel pedagógico na formação de técnicos de nível médio. Dentre essas dificuldades, destacam-se a escassez de vagas de estágio, a dificuldade de mediação entre a escola e as empresas, a supervalorização da prática profissional como elemento formador e a desarticulação entre as atividades de estágio e o desenvolvimento curricular dos cursos investigados. O estudo conclui que é preciso rever o papel do estágio na formação do técnico de nível médio na instituição investigada, de maneira que os estudantes e os docentes possam entender o estágio supervisionado como ação formativa e não como primeira experiência profissional ou como primeiro emprego. Embora o estudo não se proponha a esgotar o tema abordado, reconhece a necessidade de uma análise crítica por parte das instituições de ensino profissionalizante em face das contradições da relação capital-trabalho e seu contexto histórico brasileiro. É nessa perspectiva que se abre a possibilidade de se estabelecerem novas estratégias de mediação entre a escola e o mundo do trabalho, de modo a superar a lógica de mercado e fazer prevalecer os princípios formativos de um trabalhador cidadão, capaz de intervir no meio social e no mundo do trabalho de forma autônoma, onde o estágio supervisionado seja visto como uma oportunidade de consolidação da práxis na formação do técnico de nível médio.
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Para isto, tomaram-se como referência as transformações educacionais ocorridas a partir dos anos 1990, tendo como aporte teórico a crise do capital e a decorrente reestruturação produtiva e o surgimento de novas exigências de formação de trabalhadores de novo tipo para atender às demandas empresariais de produtividade e competitividade diante de um novo contexto da mundialização do capital. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter descritivo, que se enquadra na categoria de pesquisa de tipo levantamento. Os sujeitos da pesquisa são os estudantes, docentes e gestores do IFAP/Campus Macapá. Para a coleta de dados, utilizam-se questionários eletrônicos, entrevistas semiestruturadas, grupo focal, observação participante e análise de fontes bibliográficas primárias. A partir da análise dos dados, constataram-se inúmeras dificuldades para que o estágio supervisionado cumpra o seu papel pedagógico na formação de técnicos de nível médio. Dentre essas dificuldades, destacam-se a escassez de vagas de estágio, a dificuldade de mediação entre a escola e as empresas, a supervalorização da prática profissional como elemento formador e a desarticulação entre as atividades de estágio e o desenvolvimento curricular dos cursos investigados. O estudo conclui que é preciso rever o papel do estágio na formação do técnico de nível médio na instituição investigada, de maneira que os estudantes e os docentes possam entender o estágio supervisionado como ação formativa e não como primeira experiência profissional ou como primeiro emprego. Embora o estudo não se proponha a esgotar o tema abordado, reconhece a necessidade de uma análise crítica por parte das instituições de ensino profissionalizante em face das contradições da relação capital-trabalho e seu contexto histórico brasileiro. É nessa perspectiva que se abre a possibilidade de se estabelecerem novas estratégias de mediação entre a escola e o mundo do trabalho, de modo a superar a lógica de mercado e fazer prevalecer os princípios formativos de um trabalhador cidadão, capaz de intervir no meio social e no mundo do trabalho de forma autônoma, onde o estágio supervisionado seja visto como uma oportunidade de consolidação da práxis na formação do técnico de nível médio.The study deals with developed conceptions and practices of supervised internship in training middle level technicians in Macapá Campus of the Federal Institute of Education, Science Technology of Amapá (IFAP / Macapá). Its goal is to analyze the limitations, challenges and contradictions that permeate the completion of Supervised Internship activities in IFAP / Macapá. For this purpose, taking as reference the educational changes that occurred since the 1990, having with theoretical approach the crisis of capital and the resulting restructuring of production and the emergence of new demands for training workers to meet the new type of business claims for productivity and competitiveness in face of the new context of the capital globalization. This is a basic research, a qualitative analysis of descriptive nature, that falls into the category of survey research type. The subjects are students, teachers and administrators of the IFAP / Campus Macapá. For data collection, we used electronic questionnaires, semi-structured interviews, focus groups, participant observation and analysis of primary literature sources The data analysis showed that there are numerous difficulties for the supervised training to fulfill its educational role in the formation of middle level technicians. Among these difficulties, we highlight the shortage of apprenticeship positions, the difficulty in mediating between schools and businesses, the overvaluation of professional practice as a formative element and the disarticulation between the internship and the curriculum development of the investigated courses. The study concludes that it is necessary to review the role of internship in the training of mid-level technicians from the studied institution, so that students and teachers can understand the supervised training as a formative activity and not as a first professional experience or as a first job. Although the study does not propose to exhaust the topic addressed, it recognizes the need for a critical analysis of the institutions of vocational education facing the contradictions of capital-labor relationship and its Brazilian historical context. This perspective opens the possibility of establishing new strategies for mediation between the school and the world of work, in order to overcome the logic of the market and enforce the formative principles of a citizen worker, able to intervene in the social environment and the world of work autonomously, where the supervised training is seen as an opportunity to consolidate the practice in the training of mid-level technician.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação ProfissionalEnsino técnicoEstágio supervisionadoPrática de ensinoInstituto Federal de EducaçãoCiência e Tecnologia do AmapáEducaçãoConcepções e práticas de estágio supervisionado no Campus Macapá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do AmapáConceptions and practices of supervised Campus Macapá the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10750/2014%20-%20F%c3%a1tima%20Sueli%20Oliveira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15536/2014%20-%20F%c3%a1tima%20Sueli%20Oliveira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21882/2014%20-%20F%c3%a1tima%20Sueli%20Oliveira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28236/2014%20-%20F%c3%a1tima%20Sueli%20Oliveira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34650/2014%20-%20F%c3%a1tima%20Sueli%20Oliveira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41020/2014%20-%20F%c3%a1tima%20Sueli%20Oliveira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47424/2014%20-%20F%c3%a1tima%20Sueli%20Oliveira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53838/2014%20-%20F%c3%a1tima%20Sueli%20Oliveira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2927Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-09-27T21:41:54Z No. of bitstreams: 1 2014 - Fátima Sueli Oliveira dos Santos.pdf: 2523171 bytes, checksum: 5c85fa61844639796618d5e7028711aa (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-27T21:41:54Z (GMT). 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