Pensando o sentido das aulas práticas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Vanessa de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14963
Resumo: Apresento neste trabalho a pesquisa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PGEduCIMAT), iniciada em março de 2016, a qual investiga o sentido dado às propostas de "aulas práticas", "aulas experimentais", "atividades práticas", "aulas diferentes", empregadas no ensino de Ciências no município de Seropédica, entre os professores de Ciências e a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Seropédica (SMECE) frente a pluralidade de sentidos encontrados na literatura acadêmica, nos livros didáticos mais usados, e na legislação específica de Educação para o Ensino de Ciências, apontando os possíveis fatores que dificultam a utilização dessa estratégia nas aulas de ciências pelos professores e os seus avanços sobre o tema. Proponho uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e explicativa, implementada em uma escola do município de Seropédica-RJ. Tive acesso a toda a comunidade escolar, suas relações e interações bem como contato direto com três professores de Ciências, os quais constituem o público alvo da pesquisa, cuja coleta de dados brutos teve a duração de cerca um ano letivo. Os instrumentos de coleta de dados visavam captar não somente as falas, mas também os aspectos emocionais e o contexto em que os entrevistados estavam envolvidos por meio de anotações que realizei em caderno de campo. Foi feita uma revisão historiográfica do surgimento da ideia de aulas práticas para o ensino de Ciências, uma pesquisa documental das perspectivas teóricas sobre aulas práticas no Ensino Fundamental na literatura acadêmica e um dos textos e documentos oficiais que tramitam entre a Unidade Escolar e a Secretaria Municipal de Educação. Foi feita a triangulação de dados para a análise considerando três objetos a fim de entrelaçar três fontes de dados que compõem a relação das teorias com os pontos de vista dos informantes e dos documentos analisados. As três estratégias utilizadas na triangulação foram: (1) análise documental; (2) entrevista aberta com os atores da pesquisa e (3) observação não participante. O protocolo das entrevistas não-estruturadas com os professores e com a SMECE, a observação não participante nas suas aulas, assim como a análise de documentos públicos teve como resultado a criação de duas categorias com base na observação e na análise do conteúdo obtido a partir da triangulação dos dados a respeito das suas concepções e situações vivenciadas sobre as aulas práticas, a frequência de sua utilização, os avanços e as dificuldades enfrentadas para a realização.
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Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14963Apresento neste trabalho a pesquisa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PGEduCIMAT), iniciada em março de 2016, a qual investiga o sentido dado às propostas de "aulas práticas", "aulas experimentais", "atividades práticas", "aulas diferentes", empregadas no ensino de Ciências no município de Seropédica, entre os professores de Ciências e a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Seropédica (SMECE) frente a pluralidade de sentidos encontrados na literatura acadêmica, nos livros didáticos mais usados, e na legislação específica de Educação para o Ensino de Ciências, apontando os possíveis fatores que dificultam a utilização dessa estratégia nas aulas de ciências pelos professores e os seus avanços sobre o tema. Proponho uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e explicativa, implementada em uma escola do município de Seropédica-RJ. Tive acesso a toda a comunidade escolar, suas relações e interações bem como contato direto com três professores de Ciências, os quais constituem o público alvo da pesquisa, cuja coleta de dados brutos teve a duração de cerca um ano letivo. Os instrumentos de coleta de dados visavam captar não somente as falas, mas também os aspectos emocionais e o contexto em que os entrevistados estavam envolvidos por meio de anotações que realizei em caderno de campo. Foi feita uma revisão historiográfica do surgimento da ideia de aulas práticas para o ensino de Ciências, uma pesquisa documental das perspectivas teóricas sobre aulas práticas no Ensino Fundamental na literatura acadêmica e um dos textos e documentos oficiais que tramitam entre a Unidade Escolar e a Secretaria Municipal de Educação. Foi feita a triangulação de dados para a análise considerando três objetos a fim de entrelaçar três fontes de dados que compõem a relação das teorias com os pontos de vista dos informantes e dos documentos analisados. As três estratégias utilizadas na triangulação foram: (1) análise documental; (2) entrevista aberta com os atores da pesquisa e (3) observação não participante. O protocolo das entrevistas não-estruturadas com os professores e com a SMECE, a observação não participante nas suas aulas, assim como a análise de documentos públicos teve como resultado a criação de duas categorias com base na observação e na análise do conteúdo obtido a partir da triangulação dos dados a respeito das suas concepções e situações vivenciadas sobre as aulas práticas, a frequência de sua utilização, os avanços e as dificuldades enfrentadas para a realização.I present in this work the dissertation research of Masters in the program of Postgraduate Education in Science and Mathematics (PGEduCIMAT), initiated in March 2016, wich investigates the meaning given to “practical lessons”, “experimental classes”, “practical activities”, “diferente classes”, employed in Science education in the city of Seropédica, among Science teachers and the Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Seropédica (SMECE) [the City Departament of Education Culture and Sport of Seropédica] front of the plurarity of meanings found in the academic literature, in the most used textbooks, and in the specific legislation of Education for teaching Science, pointing out the possible factors that hinder the use of strategy in the Science classes by teachers and their progresso n topic. I propose a qualitative research, applied in nature explanatory, implemented in a school in the city of Seropédica-RJ. I had access to the entire school community, its relationships and interactions as well as direct contact with three Science teachers, which are target audience of research whose raw data collection lasted about a year. The data collection instruments aimed at capturing not only the words, but also the emotional aspects and the context in which the respondentes were involved through the annotations that I performed in field notebook. A historiographic review of the emergence of the idea of practical lessons for teaching Science, a documentary research of the theoretical perspectives on practical classes in the elementary school in the academic literature ando ne of the texts and oficial documents that were between the school unit and the City Departamento f Education (SMECE). The triangulation of data for the analysis considering three objects in order to interweave three sources of data that make up the relationship of theories with the views of informants and documents examined. The three strategies used in triangulation were: (1) documentation analysis; (2) open interview with the actors of research and (3) non-participant observation. The Protocol of the non-structured interviews with the teachers and with the SMECE, the non-participant observation in their classes, as well asthe analysis of public documents has returned in the creation of two categories based on observation and contend analysis obtained from the triangulation of the data about their frequency of use, the progress and the difficulties faced to the achievement.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaUFRRJBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãoaulas práticasEnsino de CiênciasFormação de Professores de Ciênciaspractical lessonsTraining of Science teachersScience classesMatemáticaPensando o sentido das aulas práticas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: limites e possibilidadesThinking about the meaning of practical classes in science in the final years of Elementary School: limits and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRADE, M. 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Matemática
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Training of Science teachers
Science classes
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description Apresento neste trabalho a pesquisa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PGEduCIMAT), iniciada em março de 2016, a qual investiga o sentido dado às propostas de "aulas práticas", "aulas experimentais", "atividades práticas", "aulas diferentes", empregadas no ensino de Ciências no município de Seropédica, entre os professores de Ciências e a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Seropédica (SMECE) frente a pluralidade de sentidos encontrados na literatura acadêmica, nos livros didáticos mais usados, e na legislação específica de Educação para o Ensino de Ciências, apontando os possíveis fatores que dificultam a utilização dessa estratégia nas aulas de ciências pelos professores e os seus avanços sobre o tema. Proponho uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e explicativa, implementada em uma escola do município de Seropédica-RJ. Tive acesso a toda a comunidade escolar, suas relações e interações bem como contato direto com três professores de Ciências, os quais constituem o público alvo da pesquisa, cuja coleta de dados brutos teve a duração de cerca um ano letivo. Os instrumentos de coleta de dados visavam captar não somente as falas, mas também os aspectos emocionais e o contexto em que os entrevistados estavam envolvidos por meio de anotações que realizei em caderno de campo. Foi feita uma revisão historiográfica do surgimento da ideia de aulas práticas para o ensino de Ciências, uma pesquisa documental das perspectivas teóricas sobre aulas práticas no Ensino Fundamental na literatura acadêmica e um dos textos e documentos oficiais que tramitam entre a Unidade Escolar e a Secretaria Municipal de Educação. Foi feita a triangulação de dados para a análise considerando três objetos a fim de entrelaçar três fontes de dados que compõem a relação das teorias com os pontos de vista dos informantes e dos documentos analisados. As três estratégias utilizadas na triangulação foram: (1) análise documental; (2) entrevista aberta com os atores da pesquisa e (3) observação não participante. O protocolo das entrevistas não-estruturadas com os professores e com a SMECE, a observação não participante nas suas aulas, assim como a análise de documentos públicos teve como resultado a criação de duas categorias com base na observação e na análise do conteúdo obtido a partir da triangulação dos dados a respeito das suas concepções e situações vivenciadas sobre as aulas práticas, a frequência de sua utilização, os avanços e as dificuldades enfrentadas para a realização.
publishDate 2018
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