O papel dos Institutos Federais com a pesquisa aplicada e a importância do Marco Legal da Inovação: proposta de comunicação para incentivo ao empreendedorismo acadêmico no IFRJ - Pinheiral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Greicianne Sousa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15082
Resumo: O Brasil, apesar do seu potencial científico, assiste a uma baixa incorporação do conhecimento em inovação. Na medida em que a inovação é um diferencial competitivo na sociedade pós industrial, tal situação traz consequências socioeconômicas ao país. Assim sendo, ao considerar um cenário de mais de 13 milhões de pessoas à busca de emprego em 2018, a academia necessita oferecer novas respostas ao desenvolvimento da sociedade. Destaca-se, ainda, a necessidade da academia de se fortalecer diante do declínio de repasses públicos. Nesse contexto, ressalta-se que os Institutos Federais (IFs) têm propósitos que vão ao encontro do empreendedorismo acadêmico, sendo eles o de promover o desenvolvimento socioeconômico através da aplicação da ciência e da tecnologia. Tem-se em vista, ainda, que o Marco Legal da Inovação (Lei nº 13.243/2016) estimula a relação entre academia-mercado para criação e desenvolvimento de tecnologia com vistas ao progresso social e econômico. Assim sendo, com a finalidade de incentivar o empreendedorismo acadêmico no Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro, este estudo propõe a disseminação de informações a respeito dos propósitos dos IFs e da legislação supracitada. Apresenta-se, dessa forma, um plano de comunicação. A justificativa do produto se sustenta na premissa de que o conhecimento a respeito dos propósitos do IFs e do incentivo da legislação é capaz de direcionar políticas e ações da comunidade para estímulo ao empreendedorismo acadêmico. Quanto à abordagem teórica, este estudo se estruturou nas concepções da hélice tríplice e da universidade empreendedora para observar a relação academia, empresa e governo. O estudo foi aplicado e descritivo, estruturado na metodologia do estudo de caso do tipo único com caráter qualitativo, tendo os seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisas bibliográficas e documentais e questionário semiestruturado. A pesquisa analisou o caso de um laboratório da unidade que possui parceria com uma empresa do setor aviário e examinou a situação da instituição frente às etapas de transformações rumo ao empreendedorismo acadêmico. Foram entrevistados gestores do Campus Pinheiral e do IFRJ e o estudo contou com a perspectiva do pesquisador responsável pelo laboratório em análise e do administrador da empresa parceira. O trabalho abordou o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir da integração com o mercado. Apresentou, também, as perspectivas de desenvolvimento dessa relação a partir do Marco Legal da Inovação. Dentre as principais interferências, a pesquisa concluiu que o Marco Legal da Inovação favorece a relação ICT-empresa para criação e desenvolvimento de tecnologia. Por outro lado, o desconhecimento da comunidade acerca dessa legislação é um entrave para a prática de suas possibilidades jurídicas. Destaca-se, ainda, que há a necessidade de uma nova concepção de trabalho em que se ofereça espaço ao ethos empreendedor em lugar da predominância do ethos acadêmico na instituição em pesquisa. Enfim, concluiu-se, também, que os Institutos Federais foram concebidos em lei ao encontro das concepções da universidade empreendedora
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Na medida em que a inovação é um diferencial competitivo na sociedade pós industrial, tal situação traz consequências socioeconômicas ao país. Assim sendo, ao considerar um cenário de mais de 13 milhões de pessoas à busca de emprego em 2018, a academia necessita oferecer novas respostas ao desenvolvimento da sociedade. Destaca-se, ainda, a necessidade da academia de se fortalecer diante do declínio de repasses públicos. Nesse contexto, ressalta-se que os Institutos Federais (IFs) têm propósitos que vão ao encontro do empreendedorismo acadêmico, sendo eles o de promover o desenvolvimento socioeconômico através da aplicação da ciência e da tecnologia. Tem-se em vista, ainda, que o Marco Legal da Inovação (Lei nº 13.243/2016) estimula a relação entre academia-mercado para criação e desenvolvimento de tecnologia com vistas ao progresso social e econômico. Assim sendo, com a finalidade de incentivar o empreendedorismo acadêmico no Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro, este estudo propõe a disseminação de informações a respeito dos propósitos dos IFs e da legislação supracitada. Apresenta-se, dessa forma, um plano de comunicação. A justificativa do produto se sustenta na premissa de que o conhecimento a respeito dos propósitos do IFs e do incentivo da legislação é capaz de direcionar políticas e ações da comunidade para estímulo ao empreendedorismo acadêmico. Quanto à abordagem teórica, este estudo se estruturou nas concepções da hélice tríplice e da universidade empreendedora para observar a relação academia, empresa e governo. O estudo foi aplicado e descritivo, estruturado na metodologia do estudo de caso do tipo único com caráter qualitativo, tendo os seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisas bibliográficas e documentais e questionário semiestruturado. A pesquisa analisou o caso de um laboratório da unidade que possui parceria com uma empresa do setor aviário e examinou a situação da instituição frente às etapas de transformações rumo ao empreendedorismo acadêmico. Foram entrevistados gestores do Campus Pinheiral e do IFRJ e o estudo contou com a perspectiva do pesquisador responsável pelo laboratório em análise e do administrador da empresa parceira. O trabalho abordou o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir da integração com o mercado. Apresentou, também, as perspectivas de desenvolvimento dessa relação a partir do Marco Legal da Inovação. Dentre as principais interferências, a pesquisa concluiu que o Marco Legal da Inovação favorece a relação ICT-empresa para criação e desenvolvimento de tecnologia. Por outro lado, o desconhecimento da comunidade acerca dessa legislação é um entrave para a prática de suas possibilidades jurídicas. Destaca-se, ainda, que há a necessidade de uma nova concepção de trabalho em que se ofereça espaço ao ethos empreendedor em lugar da predominância do ethos acadêmico na instituição em pesquisa. Enfim, concluiu-se, também, que os Institutos Federais foram concebidos em lei ao encontro das concepções da universidade empreendedoraCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBrazil, despite its scientific potential, has poorly incorporated knowledge into innovation. To the extent that innovation is a competitive differential in post-industrial society, this situation brings negative socio-economic consequences for the country. Therefore, given a scenario of more than 13 million people to seek employment in 2018, scholars need to offer new perspectives concerning societal development. Being so, this study also highlights the need of such scholars to strengthen academic spheres in which they are found in the face of declining public investments. In this context, the Federal Institutes (FIs) actually present particular potentials that meet the academic entrepreneurship by promoting socioeconomic development through the application of science and technology. It is also worth observing that the Legal Framework for Innovation (Law 13,243 / 2016) stimulates the relationship between academia and the market for the sake the of creation and development of technology for social and economic progress. Thus, with the purpose of encouraging academic entrepreneurship at the Federal Institute of Rio de Janeiro, Pinheiral Campus, this study proposes to widespread information regarding the purposes of the FIs (Federal Institutes) and the aforementioned legislation. In this way, a communication plan is presented. The justification for developing the educational product at stake is based on the premise that knowledge about the purposes of the FIs as well as the legislative motivation are able to direct the community’s policies and actions so as to stimulate academic entrepreneurship. As for the theoretical approach, this study was structured according to the conceptions of the triple helix and of the entrepreneurial university in order to observe the relations comprising academia, companies and the government altogether. The descriptive study was applied and methodologically structured according to the case study the unique type with qualitative character, presenting the following instruments of data collection: bibliographical and documentary researches and semi-structured questionnaire. The research analyzed the case of a unit laboratory which has partnered with an aviary company and examined the situation of the institution given the stages of transformation towards academic entrepreneurship. In this enterprise, managers from IFRJ, Pinheiral Campus were interviewed. Moreover, the study highlighted the perspective of the researcher responsible for the laboratory under analysis as well as the partner company’s administrator’s standpoint. The work approached the strengthening of teaching, research and extension activities through market integration. It also presented perspectives for developing this relationship based on the Legal Framework for Innovation. Among the main achievements, the research concluded that the Legal Framework for Innovation favors the ICT-company relationship for the creation and development of technology. On the other hand, the community’s ignorance about this legislation is an obstacle to put these legal possibilities into practice. In addition, the work stresses the need of a new working conception according to which space is offered to the entrepreneurial ethos instead of the predominance of the academic ethos in the research institution. At last, the study also concluded that the Federal Institutes were legally conceived to suit the profile of an entrepreneurial university. Keywords: Federal Institutes; academic entrepreneurship; Legal Framework for Innovation.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasInstitutos FederaisEmpreendedorismo acadêmicoMarco Legal da InovaçãoFederal InstitutesAcademic entrepreneurshipLegal Framework for Innovation.AdministraçãoO papel dos Institutos Federais com a pesquisa aplicada e a importância do Marco Legal da Inovação: proposta de comunicação para incentivo ao empreendedorismo acadêmico no IFRJ - PinheiralThe role of the Federal Institutes with applied research and the importance of the Legal Framework for Innovation: a communication proposal to encourage academic entrepreneurship in the IFRJ - Pinheiralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAUDY, J. L. N.. Entre a Tradição e a Renovação: os desafios da universidade empreendedora. In: AUDY, J. N.; MOROSINI, M. C (Org.). 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Decreto nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018.Regulamenta a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, a Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, o art. 24, § 3º, e o art. 32, § 7º, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o art. 1º da Lei nº 8.010, de 29 de março de 1990, e o art. 2º, caput, inciso I, alínea "g", da Lei nº 8.032, de 12 de abril de 1990, e altera o Decreto nº 6.759, de 5 de fevereiro de 2009, para estabelecer medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional. Diário Oficial da União, Brasília, 2018. CLARK, B., The Entrepreneurial University: Demand and Response, Tertiary Education and Management, v. 4, n. 1, p. 5-16. 1998.80 CLARK, B. Creating Entrepreneurial Universities. Oxford: IAU Press – Elsevier Science Ltd, 2003. CLARK, B. "Em busca da Universidade Empreendedora", In: AUDY, J. 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description O Brasil, apesar do seu potencial científico, assiste a uma baixa incorporação do conhecimento em inovação. Na medida em que a inovação é um diferencial competitivo na sociedade pós industrial, tal situação traz consequências socioeconômicas ao país. Assim sendo, ao considerar um cenário de mais de 13 milhões de pessoas à busca de emprego em 2018, a academia necessita oferecer novas respostas ao desenvolvimento da sociedade. Destaca-se, ainda, a necessidade da academia de se fortalecer diante do declínio de repasses públicos. Nesse contexto, ressalta-se que os Institutos Federais (IFs) têm propósitos que vão ao encontro do empreendedorismo acadêmico, sendo eles o de promover o desenvolvimento socioeconômico através da aplicação da ciência e da tecnologia. Tem-se em vista, ainda, que o Marco Legal da Inovação (Lei nº 13.243/2016) estimula a relação entre academia-mercado para criação e desenvolvimento de tecnologia com vistas ao progresso social e econômico. Assim sendo, com a finalidade de incentivar o empreendedorismo acadêmico no Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro, este estudo propõe a disseminação de informações a respeito dos propósitos dos IFs e da legislação supracitada. Apresenta-se, dessa forma, um plano de comunicação. A justificativa do produto se sustenta na premissa de que o conhecimento a respeito dos propósitos do IFs e do incentivo da legislação é capaz de direcionar políticas e ações da comunidade para estímulo ao empreendedorismo acadêmico. Quanto à abordagem teórica, este estudo se estruturou nas concepções da hélice tríplice e da universidade empreendedora para observar a relação academia, empresa e governo. O estudo foi aplicado e descritivo, estruturado na metodologia do estudo de caso do tipo único com caráter qualitativo, tendo os seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisas bibliográficas e documentais e questionário semiestruturado. A pesquisa analisou o caso de um laboratório da unidade que possui parceria com uma empresa do setor aviário e examinou a situação da instituição frente às etapas de transformações rumo ao empreendedorismo acadêmico. Foram entrevistados gestores do Campus Pinheiral e do IFRJ e o estudo contou com a perspectiva do pesquisador responsável pelo laboratório em análise e do administrador da empresa parceira. O trabalho abordou o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir da integração com o mercado. Apresentou, também, as perspectivas de desenvolvimento dessa relação a partir do Marco Legal da Inovação. Dentre as principais interferências, a pesquisa concluiu que o Marco Legal da Inovação favorece a relação ICT-empresa para criação e desenvolvimento de tecnologia. Por outro lado, o desconhecimento da comunidade acerca dessa legislação é um entrave para a prática de suas possibilidades jurídicas. Destaca-se, ainda, que há a necessidade de uma nova concepção de trabalho em que se ofereça espaço ao ethos empreendedor em lugar da predominância do ethos acadêmico na instituição em pesquisa. Enfim, concluiu-se, também, que os Institutos Federais foram concebidos em lei ao encontro das concepções da universidade empreendedora
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