Educação indígena: construções dialógicas entre os saberes tradicionais e conhecimentos científicos no Campus Avançado do Oiapoque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mário Rodrigues da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12298
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a contextualização dos saberes tradicionais na construção de um processo dialógico entre a pedagogia do ensino escolar indígena e os conhecimentos científicos desenvolvidos no Campus Avançado de Oiapoque. A pesquisa foi realizada na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá situada na Aldeia do Manga da etnia Karipuna. Com uma população aproximada de 500 habitantes, a aldeia está localizada na terra indígena Uaçá, no município de Oiapoque, distante 18 quilômetros da sede do município. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo-fenomenológico em que foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, as informações obtidas por meio da pesquisa bibliográfica, documental, registro fotográfico, a observação e a entrevista direta através da metodologia da história oral. Na construção do referencial teórico sobre a educação escolar indígena e a não indígena, tanto o marco regulatório legal quanto aos autores estudados, apontam para a unilateralidade, caracterizando suas especificidades onde os objetivos, princípios e fundamentos são diferentes, não existindo nenhum mecanismo de aproximação dialógico entre os processos pedagógicos indígenas e a educação tradicional. Neste contexto, o estudo procurou entender como se dá o processo de construção da educação escolar indígena, em que os saberes e os fazeres são a base do planejamento escolar. Para responder essa questão foram estudados os próprios sujeitos ativos desse processo: o pajé, o cacique, docentes indígenas, sábios, pais e alunos indígenas. O método da história oral foi o mais apropriado para obtenção dos dados, em função da flexibilidade da forma de apresentar o conteúdo e pessoalidade interpretativa da informação de cada sujeito pesquisado. Na coleta e análise dos dados, considerando o nível de subjetividade apresentado pela dinâmica do método da história oral, as perguntas foram alinhadas de forma diferente para cada informante, obedecendo ao tempo, a disposição, a capacidade de construção do raciocínio de cada um. Os dados foram analisados, agrupados e contextualizados sendo possível identificar o processo transformador dos arranjos da educação indígena sendo trabalhados e aplicados nos procedimentos pedagógicos da educação escolar indígena na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019).https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12298A presente pesquisa tem como objeto de estudo a contextualização dos saberes tradicionais na construção de um processo dialógico entre a pedagogia do ensino escolar indígena e os conhecimentos científicos desenvolvidos no Campus Avançado de Oiapoque. A pesquisa foi realizada na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá situada na Aldeia do Manga da etnia Karipuna. Com uma população aproximada de 500 habitantes, a aldeia está localizada na terra indígena Uaçá, no município de Oiapoque, distante 18 quilômetros da sede do município. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo-fenomenológico em que foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, as informações obtidas por meio da pesquisa bibliográfica, documental, registro fotográfico, a observação e a entrevista direta através da metodologia da história oral. Na construção do referencial teórico sobre a educação escolar indígena e a não indígena, tanto o marco regulatório legal quanto aos autores estudados, apontam para a unilateralidade, caracterizando suas especificidades onde os objetivos, princípios e fundamentos são diferentes, não existindo nenhum mecanismo de aproximação dialógico entre os processos pedagógicos indígenas e a educação tradicional. Neste contexto, o estudo procurou entender como se dá o processo de construção da educação escolar indígena, em que os saberes e os fazeres são a base do planejamento escolar. Para responder essa questão foram estudados os próprios sujeitos ativos desse processo: o pajé, o cacique, docentes indígenas, sábios, pais e alunos indígenas. O método da história oral foi o mais apropriado para obtenção dos dados, em função da flexibilidade da forma de apresentar o conteúdo e pessoalidade interpretativa da informação de cada sujeito pesquisado. Na coleta e análise dos dados, considerando o nível de subjetividade apresentado pela dinâmica do método da história oral, as perguntas foram alinhadas de forma diferente para cada informante, obedecendo ao tempo, a disposição, a capacidade de construção do raciocínio de cada um. Os dados foram analisados, agrupados e contextualizados sendo possível identificar o processo transformador dos arranjos da educação indígena sendo trabalhados e aplicados nos procedimentos pedagógicos da educação escolar indígena na Escola Indígena Estadual Jorge IaparráCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present research has as object of study the contextualization of the traditional knowledge in the construction of a dialogical process between the pedagogy of indigenous school education and the scientific knowledge developed in the Advanced Campus of Oiapoque. The research was conducted at the Jorge Iaparrá State Indigenous School located in the Manga Village of the Karipuna ethnic group. With an approximate population of 500 inhabitants, the village is located in the indigenous land of Uaçá, in the municipality of Oiapoque, far from the county seat 18 kilometers away. This study was desendivido through a research of qualitative nature, of a descriptive-phenomenological character in which the information obtained through the bibliographical research, documentary, photographic record, the observation and the direct interview through the methodology were used as instruments of data collection. of oral history. In the construction of the theoretical reference on indigenous and non-indigenous school education, both the legal regulatory framework and the authors studied, point to unilaterality, characterizing its specificities where the objectives, principles and foundations are different, and there is no mechanism of dialogic approximation between indigenous pedagogical processes and traditional education. In this context, the study sought to understand how the process of construction of indigenous school education takes place, in which knowledge and actions are the basis of school planning. To answer this question the active subjects of this process were studied: the shaman, the cacique, indigenous teachers, sages, parents and indigenous students. The method of oral history was the most appropriate to obtain the data, due to the flexibility of the way of presenting the content and the interpretive personality of the information of each subject searched. In the collection and analysis of the data, considering the level of subjectivity presented by the dynamics of the method of oral history, the questions were aligned differently for each informant, obeying the time, the disposition, the capacity to construct the reasoning of each one. The data were analyzed, grouped and contextualized, and it was possible to identify the transforming process of the indigenous education arrangements being worked and applied in the pedagogical procedures of indigenous school education in the Jorge Iaparrá State Indigenous Schoolapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação indígenaEducação escolar indígenaCampus Avançado OiapoqueIndigenous educationIndigenous school educationAdvanced Campus OiapoqueEducaçãoEducação indígena: construções dialógicas entre os saberes tradicionais e conhecimentos científicos no Campus Avançado do OiapoqueIndigenous education: dialogical constructions between traditional knowledge and scientific knowledge in the Advanced Campus of Oiapoqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMAPÁ (Estado). Resolução 083, de 13 de setembro de 2002. 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description A presente pesquisa tem como objeto de estudo a contextualização dos saberes tradicionais na construção de um processo dialógico entre a pedagogia do ensino escolar indígena e os conhecimentos científicos desenvolvidos no Campus Avançado de Oiapoque. A pesquisa foi realizada na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá situada na Aldeia do Manga da etnia Karipuna. Com uma população aproximada de 500 habitantes, a aldeia está localizada na terra indígena Uaçá, no município de Oiapoque, distante 18 quilômetros da sede do município. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo-fenomenológico em que foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, as informações obtidas por meio da pesquisa bibliográfica, documental, registro fotográfico, a observação e a entrevista direta através da metodologia da história oral. Na construção do referencial teórico sobre a educação escolar indígena e a não indígena, tanto o marco regulatório legal quanto aos autores estudados, apontam para a unilateralidade, caracterizando suas especificidades onde os objetivos, princípios e fundamentos são diferentes, não existindo nenhum mecanismo de aproximação dialógico entre os processos pedagógicos indígenas e a educação tradicional. Neste contexto, o estudo procurou entender como se dá o processo de construção da educação escolar indígena, em que os saberes e os fazeres são a base do planejamento escolar. Para responder essa questão foram estudados os próprios sujeitos ativos desse processo: o pajé, o cacique, docentes indígenas, sábios, pais e alunos indígenas. O método da história oral foi o mais apropriado para obtenção dos dados, em função da flexibilidade da forma de apresentar o conteúdo e pessoalidade interpretativa da informação de cada sujeito pesquisado. Na coleta e análise dos dados, considerando o nível de subjetividade apresentado pela dinâmica do método da história oral, as perguntas foram alinhadas de forma diferente para cada informante, obedecendo ao tempo, a disposição, a capacidade de construção do raciocínio de cada um. Os dados foram analisados, agrupados e contextualizados sendo possível identificar o processo transformador dos arranjos da educação indígena sendo trabalhados e aplicados nos procedimentos pedagógicos da educação escolar indígena na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá
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