Os desafios da Educação Popular no Contexto de Guerra Cosmopolita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leandro Machado dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13240
Resumo: atual, que na nossa percepção se expressa em um cenário generalizado de guerra, de estado de sítio planetário. Para ser fiel à perspectiva da educação popular seja na elaboração do pensamento seja na exposição das idéias, optamos pela forma ensaística de exposição de nossas análises, na tentativa de garantir uma relação não-hierárquica na utilização das fontes de pesquisa, que vão de fontes primárias, relatos de experiências às nossas próprias percepções sobre a realidade, em outras palavras, organizamos uma verdadeira coletânea de ensaios sobre o tema. Para tanto, travamos um fecundo dialogo com os teóricos da teoria crítica marxista, especialmente com os pensadores da escola de Frankfurt, dentre outros, com o intuito de garantir o rigor científico de nosso texto. Assim sendo, deve ficar claro que a nossa intenção se restringiu a dar uma modesta contribuição àquilo que se tem pensado sobre Educação Popular no Brasil Contemporâneo, sem a pretensão de esgotar o debate. Pelo contrário, esperamos que nossas reflexões possam estimular outras indagações.
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spelling Santos, Leandro Machado dosSilva, Roberta Maria Lobo da056.033.467-28http://lattes.cnpq.br/1306253672621273Monteiro, Aloísio Jorge de JesusBrito, Felipe Mello da SilvaCampos, Marília Lopes077.229.767-35http://lattes.cnpq.br/04970533844817692023-12-22T02:42:59Z2023-12-22T02:42:59Z2011-02-23SANTOS, Leandro Machado dos. Os desafios da Educação Popular no Contexto de Guerra Cosmopolita. 2011. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13240atual, que na nossa percepção se expressa em um cenário generalizado de guerra, de estado de sítio planetário. Para ser fiel à perspectiva da educação popular seja na elaboração do pensamento seja na exposição das idéias, optamos pela forma ensaística de exposição de nossas análises, na tentativa de garantir uma relação não-hierárquica na utilização das fontes de pesquisa, que vão de fontes primárias, relatos de experiências às nossas próprias percepções sobre a realidade, em outras palavras, organizamos uma verdadeira coletânea de ensaios sobre o tema. Para tanto, travamos um fecundo dialogo com os teóricos da teoria crítica marxista, especialmente com os pensadores da escola de Frankfurt, dentre outros, com o intuito de garantir o rigor científico de nosso texto. Assim sendo, deve ficar claro que a nossa intenção se restringiu a dar uma modesta contribuição àquilo que se tem pensado sobre Educação Popular no Brasil Contemporâneo, sem a pretensão de esgotar o debate. Pelo contrário, esperamos que nossas reflexões possam estimular outras indagações.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.We aim with this research reflect on the challenges of Popular Education in the current context, that, in our perception, is expressed in a generalized scenario of war, of state of planetary siege. To be faithful to the perspective of popular education, whether in the elaboration of thought or in the exposition of ideas, we chose the essay form of exposure of our analysis, in an attempt to ensure a non-hierarchical relation in the use of research sources, which go to primary sources, experience reports, to our own perceptions of reality; in other words, we organize a real collection of essays on the topic. To this end, we caught a fruitful dialogue with the theorists of the Marxist critical theory, especially with the thinkers of the Frankfurt School, among others, in order to ensure the scientific rigor of our text. Therefore, it should be clear that our intention was restricted to give a modest contribution to what has been thought about Popular Education in Contemporary Brazil, without pretending to exhaust the debate. On the contrary, we hope that our reflections stimulate other questions.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoEducação popularguerra cosmopolita;educação e luta socialpopular educationcosmopolitan wareducation and social struggleEducaçãoOs desafios da Educação Popular no Contexto de Guerra CosmopolitaThe challenges of the Popular Education in the Context of Cosmopolitan Warinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO, Theodor W. O Ensaio como Forma. In: ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. Tradução Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2008. (Coleção Espírito Crítico). 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description atual, que na nossa percepção se expressa em um cenário generalizado de guerra, de estado de sítio planetário. Para ser fiel à perspectiva da educação popular seja na elaboração do pensamento seja na exposição das idéias, optamos pela forma ensaística de exposição de nossas análises, na tentativa de garantir uma relação não-hierárquica na utilização das fontes de pesquisa, que vão de fontes primárias, relatos de experiências às nossas próprias percepções sobre a realidade, em outras palavras, organizamos uma verdadeira coletânea de ensaios sobre o tema. Para tanto, travamos um fecundo dialogo com os teóricos da teoria crítica marxista, especialmente com os pensadores da escola de Frankfurt, dentre outros, com o intuito de garantir o rigor científico de nosso texto. Assim sendo, deve ficar claro que a nossa intenção se restringiu a dar uma modesta contribuição àquilo que se tem pensado sobre Educação Popular no Brasil Contemporâneo, sem a pretensão de esgotar o debate. Pelo contrário, esperamos que nossas reflexões possam estimular outras indagações.
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